Possuidores da Playstation 5 preferem o físico ao digital

5 8 votes
Avalie o nosso artigo

Esta é mais uma situação que demonstra que, afinal, o digital poderá não acabar com o físico.

Num artigo recente, intitulado “Ainda há justificação para o mercado físico”, mostramos uma realidade que se calhar poucos tem a noção. Que o mercado digital está em crescimento, mas na realidade tal não está a implicar uma quebra no mercado físico. E que na realidade este tem-se mantido mais ou menos constante desde 2014.

Eis o gráfico que colocamos nesse artigo, e que demonstra isso mesmo:

Ora uma outra notícia recente vem-nos demonstrar que efetivamente há certos grupos que preferem o físico ao digital. E curiosamente, neste caso, esse grupo encontra-se nos possuidores da PS5.



O estudo, divulgado pela Global Sales Data mostra que nas vendas ocorridas na PS5 entre Novembro de 2020 e Agosto de 2021, abrangendo as vendas físicas de um total de 23 países, e as digitais de 49 países, o físico vendeu 51% mais do que o digital.

A exceção neste período ocorreu em Novembro de 2020, onde o digital bateu o físico, mas nos restantes meses aconteceu exatamente o contrário, com a média a acabar com a vantagem de 51% no físico que referimos já no parágrafo anterior.

Falamos de um total de 10.14 milhões de jogos vendidos no formato físico, e 7.51 milhões em digital. Ou seja uma proporção 3:2 a favor do físico.

Os motivos atribuídos a tal prendem-se com o custo dos jogos, que acaba por ser melhor justificado com o físico, e o facto que os possuidores da PS5 gostam de manter a sua coleção de jogos nas suas prateleiras.

O facto de os jogos físicos poderem ser revendidos e emprestados são tambem um fator. E por esse motivo, na Playstation, as vendas digitais incidem mais sobre jogos mais antigos.

O curioso de tudo isto é que tal aconteceu em um período onde o COVID-19 esteve presente, e onde seria expectável que o digital proliferasse. Mas tal não aconteceu com os possuidores da PS5.



Fonte

 

 



5 8 votes
Avalie o nosso artigo
15 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eraser
Eraser
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

E ainda bem. O formato digital é uma das coisas mais anti-consumidor que existe, negando coisas básicas.
Digital apenas subscrições de serviços, mais nada.
Mas o ridículo mesmo é que se consegue facilmente o mesmo jogo mais barato em formato físico.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Engraçado , eu e meus amigos só compramos digital no Playstation. Já os jogadores de Xbox preferem não comprar jogos. Kkkkkkkk

Sparrow
Sparrow
Responder a  Felipe Horvath
1 mês atrás

A maioria dos brasileiros não tem condição de casar com o jogo. O físico você faz o que bem entender.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow
1 mês atrás

infelizmente é a nossa realidade. É preciso sempre pensar nos usados e em revenda por aqui.

AlterX
AlterX
Responder a  Felipe Horvath
1 mês atrás

Um flamezinho é sempre bom kkkk

Juca
Juca
Responder a  AlterX
1 mês atrás

“Vamo” deixar quieto! Kkkkkk

Alexandre Gouveia
Alexandre Gouveia
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

eu tenho PS5 e numa primeira fase preferia comprar jogos digitais por causa das suas vantagens na utilização, mas isso tem mudado ultimamente e tenho dado prioridade aos jogos fisicos.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu sou a prova provada disso!
Por todos os motivos o fisico tem sempre prioridade em relação ao digital.
É o mais logico para quem quer o melhor negócio, para quem quer colecionar, e para quem não quer depender de um servidor qualquer….
Compro é meu!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Alexandre Oliveira
1 mês atrás

Com certeza. O físico você não casa com o jogo. Ao meu ver, o digital sempre vai te dar algum tipo de prejuízo a longo prazo.

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Aqui a proporção é de 90% Digital. Mas a preferência é pelo físico

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Isso fica meio óbvio, quando se dá conta que os jogos digitais na loja da Sony quase não sofrem alterações de preços.
Com os jogos da própria empresa antes faziam promoções, eu mesmo comprei o GOW 2018 5 meses depois do lançamento com 60% de desconto do preço full.
Agora os preços na loja não dependem apenas da Sony.
A FROMSOFTWARE por exemplo, demorou muito pra baixar o preço do Sekiro na loja da Sony, enquanto na loja do Xbox já estava com preço bem mais acessível. Depois disso lançaram a tal da “Game of The Year Edition” e colocaram preço full de novo. 😑
E parece ter dado certo, porque depois a Sony fez o mesmo com Ghost of Tsushima Directors Cut.
Tiram a versão integral que estava com preço mais baixo, relançam numa versão cosmética a preço full, e nós bobos que esperamos os preços baixarem ficamos chupando dedo.
Com esse preço de 70 dólares no lançamento, as mídias físicas ainda serão por um bom tempo, uma opção mais versátil e acessível.
As vezes dá a impressão que as empresas criam mecanismos pra não vender tão bem em mídias digitais.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
1 mês atrás

Para mim há fatores bem óbvios que explicam isso. 1) Não há uma biblioteca extensa de games antigos e em promoção de ps5. 2) Nem todo game que tem versão ps4 e ps5 em mídia física, oferece as duas versões na mesma mídia no digital. 3) Por falta de concorrência com a loja online da Sony e a grande concorrência no físico, as versões digitais estão bem mais caras que as físicas. Seja no lançamento, seja em promoções. Isso faz ainda mais diferença com o aumento de preço. 4) Como há poucos donos de ps5, existe menos gente compartilhando contas na psn. O que torna comprar físico e revender ou troca a única opção de reduzir os custos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
1 mês atrás

Minha preferência é midia física. Pena que hoje em dia ela vem só com uma parte do jogo 😅

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu comprei digital, acho físico muito “tralha’ ocupando espaço.

Comprei um SSD de 2TB e tô bem de boa com tudo digital

Mas apoio quem compra mídia física para dar uma regulada no mercado.

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu iria preferir o digital se confiasse na Sony, mas como não confio, compro físico sempre que posso é a minha preferência de compra pro PS5. Digital só os dados na Plus, só se o preço for realmente irrecusável e eu estiver com muita vontade de jogar o game!
No PC já não tem opção, mas pelo menos tem a comunidade que consegue preservar a memória dos games e mesmos jogos bem antigos que já não se vendem mais é possível se jogar com o uso de emuladores ou máquinas virtuais.

error: Conteúdo protegido