Primeiras revelações da Sony sobre a PS5, são uma mão cheia… de pouca coisa!

Mark Cerny falou sobre a PS5, e apesar de ter finalmente confirmado muito do que era especulado, o que ele revelou não era no fundo nada que os leitores deste website já não soubessem, sendo que muito pouco foi acrescentado ao que já era dado como esperado.

Mark Cerny colocou os pontos nos is em muitas questões sobre a PS4. No entanto tudo o que ele referiu foi apenas a confirmação de dados que já sabíamos que seriam realidades, sendo que já tínhamos abordado estas situação aqui. Vamos então ver o que ele referiu e analisar esses dados:

CPU

Zen 2 com 8 núcleos.

Este dado era mais do que assente desde à muito tempo. Todas as patentes relacionadas com a Sony no capítulo da retro-compatibilidade passam pelo corte da velocidade de relógio. Uma situação que já tínhamos visto na PS4 Pro. Nesse sentido os 8 núcleos seriam absolutamente necessários para a retro-compatibilidade: por esse motivo e por outros, faz já mais de um ano que todos, mas absolutamente todos os rumores que foram aparecendo, não colocavam outra hipótese que não fosse o facto de o CPU ser 8 núcleos.

Mas agora, está confirmado.



O facto de o CPu ser um Zen 2 era tambem algo mais do que expectável. O Zen e o Zen+ não eram 7nm, o que implicaria que usar os mesmos forçaria a usar as actualmente limitadas linhas de montagem de 7nm e estas ficarem presas à criação de tecnologia obsoleta.

O Zen 2 era por isso uma realidade mais do que expectável, que agora foi confirmada.

Ficou por saber a velocidade de relógio e se o mesmo traz o SMT (o equivalente ao Hyperthread) activo ou não.

GPU

Uma variante da familia Navi.

Mais uma vez tal não é uma surpresa. Desde à muito tempo que se sabe que o GPU da PS5 seria Navi. Aliás foi conhecido que a Sony trabalhou muito próximo da AMD para a criação do Navi, tendo Rada Koduri deslocado a maior parte da equipa de desenvolvimento para este chip, prejudicando assim o Vega. Sabemos também que parte da equipa do Ryzen, a parte responsável pelos baixos consumos deste CPU, também esteve envolvida neste GPU.

O Navi está agora confirmado oficialmente, mas não é uma surpresa.



Fica por saber a velocidade de relógio, e os Tflops do GPU.

SSD

O SSD era esperado, mas apesar de tudo não estava excluída a possibilidade de uma solução mista ou híbrida. Seja como for, que algo do género teria de existir, isso já se sabia. Com os jogos a atingirem os várias centenas de GB de dimensão, e com as necessidades de dados por segundo dos sistemas a aumentarem, necessitando de texturas 4K e mais geometria, a necessidade de um disco mais rápido tornava-se imperativa.

A novidade acrescentada aqui é que o SSD não é tudo. Como Cerny refere, mesmo colocando um SSD do mesmo preço da PS4 numa consola PS4, os resultados não são nada de assombrosos. E Cerny mostrou que no caso da PS5 os ganhos serão um corte nos tempos de leitura de até 19 vezes. Tal deve-se não só à velocidade do disco, mas igualmente ao mecanismo usado de Input-output (do qual estou curioso por saber mais dados), e ao software de gestão de disco usado.

Temos então o SSD confirmado, mas acima de tudo, que o mesmo trará ganhos bem acima do que um mero SSD numa das actuais consolas poderia trazer. Há websites que afirmam que Cerny terá mesmo dito que as performances dos SSD baterão as dos usados em PCs.

Capacidades

Ray tracing



Por muito que isto possa soar a surpresa, não o é. O Ray tracing está presente desde à vários anos nas consolas. A PS4 já o possui, a Xbox One já o possui. Trata-se de uma versão simplificada do raytracing, o Voxel Cone Tracing , que pode ser efectuada no GPGPU com resultados excelentes.

A AMD nos últimos anos tem trabalhado numa extensão completa de raytracing que pode ser executada por software, o Radeon Rays que pode ser aplicada aos seus GPUs, inclusive os actuais, mas que ganhará um novo significado com GPUs mais capazes e com mais poder de processamento.

Sabíamos também que a equipa de Gran Turismo estava a trabalhar num motor de Ray Tracing.

Nesse sentido, Mark Cerny apenas confirmou o expectável, sendo que não acreditamos que haja mais do que isso, com a presença de hardware dedicado, apesar de ser quase certo que os pipelines da Navi deverão ser bastante mais optimizados para este tipo de cálculo.

Audio 3D

Este foi o único elemento novo que Mark Cerny introduziu. Que a PS5 terá uma unidade costumizada para audio 3D que será revolucionária.



Apesar da novidade, muito provavelmente este Chip audio 3D fará parte integrante do Navi, tal como o atual faz parte do Sea Islands da PS4, sendo que a versão da PS5 será apenas uma versão mais refinada.

Leitor de BD

A PS5 não será uma máquina 100% digital. Aqui não há absolutamente novidade nenhuma pois não vemos qualquer vantagem no corte de algo que custa apenas uma dezenas de euros, mas que limita as capacidades da máquina.

Retro-compatibilidade

Fica confirmada parcialmente. A PS5 poderá correr todos os jogos PS4, mas nada é referido quanto às consolas anteriores.

Perante as patentes da Sony conhecidas e relativas a retro compatibilidade, a surpresa seria se isso não acontecesse, especialmente quando a arquitectura se mantêm x86. Eventualmente poderão vir a existir mais novidades sobre este assunto.

8K

Sem novidades aqui. Qualquer GPU atual suporta estas resoluções. Se as mesmas serão suportadas em jogos AAA é outra questão, sendo que tal dificilmente acontecerá sem reconstrução de imagem.



O que acaba por ser novidade aqui, apesar de expectável é que as consolas trabalham com HDMI, e os actuais HDMIs não atingem s 8K a não ser que usem compressão de cor, algo certamente não desejável, sendo que para ultrapassar esse problema os GPUs que o alcançam usam outro tipo de conexão. Daí que ter esse suporte numa consola implica a já esperada presença do HDMI 2.1.

Conclusões

Apesar de pouco de novo ter sido adiantado, as confirmações feitas deixaram-nos curiosos e não podemos deixar de comparar o que está confirmado com um dos primeiros rumores da PS5 que vamos relembrar aqui:

Este rumor, espalhado com um grafismo claramente falso e baseado na apresentação interna da PS4, na altura foi dado como pouco provável por três motivos. A performance do GPU, a RAM e o SSD.



A performance do GPU tem vindo a ser uma das questões que temos abordado ultimamente, e pelo que temos visto, tudo aponta que os 14.2 Tflops, apesar de não confirmados, poderão não ser a utopia que inicialmente se imaginava.

A memória de 32 GB GDDR 6 não está ainda confirmada, mas recordemos que este rumor diz respeito a especificações preliminares, e sujeitos a possíveis mudança.

O SSD de 1 TB era uma aparente utopia, mas agora está confirmado.

A compatibilidade com a PS4/Pro era referida, e tal como no caso de Cerny, nada é referido sobre as consolas anteriores.

Este rumor acertou 3 em 5, apesar de não referir muitos dados sobre o modelo do Zen usado. Será que ele tem mais fundamento do que o que se lhe deu na altura, ou será apenas coincidência?



É o que esperamos para saber…

A realidade é que apesar de tudo isto na altura parecer improvável, a lógica sempre apontou no sentido de um hardware com caracteristicas próximas das de cima, pelo que uma pessoa informada poderia perfeitamente apontar naquele sentido.



error: Conteúdo protegido