Primeiros resultados comparativos entre s série X e a PS5 aparecem

5 3 votes
Avalie o nosso artigo

Esta será uma situação a desenvolver com o tempo, mas a série X tem ligeiramente melhor retro compatibilidade, e acima de tudo por norma, melhores tempos de carga.

Os primeiros testes relativos a retro compatibilidade estão ai. E o que vemos é que a Xbox série X tem ligeiramente melhor retrocompatibilidade, com a maior parte dos jogos a correr melhor. Tal pode no entanto melhorar no futuro! No entanto os jogos da PS4 Pro, pela sua menor resolução base, por norma correm mais fluido.

Basicamente pode-se dizer que, no global, e até porque a Sony tem menos experiência na área, e a coisa poderá melhorar com o tempo, ambas as consolas lidaram exemplarmente com a retro compatibilidade e isso é a conclusão essencial a ser tirada.

Eis alguns jogos a correrem na PS5 com grandes ganhos:



Outra situação que ocorre, acreditando-se que tal deriva da forma como a retro compatibilidade é executada, é que se é uma realidade que ambas as consolas, quando executam os jogos a partir do SSD, ganham bastante nos tempos de carga, são poucos os casos em que a PS5 leva vantagem face à Xbox.

 

Num dado de elevado relevo, a Gamespot avança com uma informação de que os jogos PS5 não podem, nem mesmo temporariamente, ser armazenados num HDD externo. Uma situação que, a confirmar-se que se manterá (e refere-se que isto será alterado com um novo firmware), é um tiro no pé de todo o tamanho para a Sony dado o seu pequeno SSD e actual ausência de soluções de expansão, dado que não só a slot de expansão virá desativada no lançamento, como a Sony não indicou ainda qualquer SSD compatível com a consola.

Foi igualmente mostrada a mudança rápida entre jogos na PS5 (o suposto Switcher), que aparentemente, não é muito mais do que uma mudança rápida entre jogos, mas sem guardar os estados de jogo pois no vídeo os jogos arrancam nos menus de entrada.



Foi ainda mostrado um tour ao interface da nova consola da Sony:



5 3 votes
Avalie o nosso artigo
42 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Em matéria de frame rate pareceu-me ver 60fps mais consistentes na PS5 que na Series X sendo o Assassin’s Creed Unity das poucas exceções, a Series X ganha no auto hdr.

nETTo
nETTo
Responder a  José Galvão
22 dias atrás

Sejamos honestos, se a Sony se preparou melhor pra trazer novidades nextgen em termos de games o mesmo se pode dizer sobre a Microsoft e a Retro.

Não que a do PS5 seja ruim, não, ela é ótima. Mas a do XSX é melhor não só pelo Auto HDR mas também pelo legado que o One X deixa pro seu sucessor, melhores resoluções nos jogos ao peso de uma performance inferior a do PS5 em alguns títulos.

Mas pra quem tem preferencia pelo Playstation como é o meu caso, temos de concordar que é uma melhora imensa quanto a antiga geração onde tinhamos Retro nos consoles Xbox e não nos Playstations. Diante disso, a Retro do PS5 conta mais a favor dele do que contra.

Os tempos de loading melhores no XSX certamente são surpreendentes, visto que a diferença de performance entre os SSD’s é considerável, claro sempre levando em conta que são jogos pensados pro HD mecanico, de forma, que a depender de como os jogos são desenvolvidos, dos sistemas operacionais, e da própria maneira como a Retro funciona, ficam muitas perguntas ao ar.

PS: Li em um forum aqui no BR uma explicação que tem sentido pra isso, segundo ela, a Retro do PS5 ao decectar um jogo PS4, como Assassins Unity por exemplo ativo o modo de compatibilidade, reduzindo e adequando a APU a um perfil de velha geração, epecificamente o jogo corre como no PS4, ao passo que no XSX a Retro faz uso da maior capacidade do console da Microsoft, como maiores clocks tanto no CPU quanto ao GPU assim carregando também mais rapidamente os dados necessários, e segundo Jhon Leaneman da DF o jogo ainda corre a 30fps no PS5, exatamente como o PS4, e a 60fps no XSX com resolução fixa em 900p, isso na versão física e sem update algum em ambos os consoles.

Livio
Livio
Responder a  nETTo
22 dias atrás

Mas é o que o Mário sempre falou, quando a PS5 detecta que é um jogo p/ PS4 a APU entra em modo de compatibilidade, fazendo o PS5 funcionar como um PS4.

Marco Antonio Brasil
Responder a  nETTo
22 dias atrás

Excelente Netto, concordo contigo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
22 dias atrás

Jogos que carregam mais rápido na SX já carregavam mais rápido no One X frente ao PS4 pro. A retro, quando não aplicado patchs de atualização, vai correr conforme corre nos consoles antigos, simples assim.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
22 dias atrás

Creio que ainda temos muito o que explorar e descobrir na retro.

O Xbox Series X tem maiores resoluções por causa do OneX. Mas em alguns jogos ficou constantemente abaixo dos 60fps: Sekiro, Hitman e Assetto Corsa são exemplos. Todos foram mostrados nos vídeos da Digital Foundry.

Já o PS5 está rodando em menor resolução (PS4 Pro), mas conseguiu sólidos 60fps na imensa maioria dos jogos. Assassin’s Creed Unity foi o único que apresentou instabilidades, mas mesmo assim em vários momentos este jogo também apresentou 60fps.

O que tudo isso significa? Que se o PS5 mantém sólidos 60fps sem nenhum drop, pode estar rodando os jogos com certa folga. Precisa subir a resolução para ver se manterá os sólidos 60fps, ou se começará a apresentar performances inferiores ao alvo de 60fps.

Resumindo: enquanto o Xbox Series X atingiu seu teto em alguns jogos, esse teto não foi visto no PS5. Mas é necessário ressaltar a diferença de resolução. Então fica essa incógnita.

Vitor hugo
Vitor hugo
22 dias atrás

O que vc achou Mario da retro do ps5? Acha que alguns jogos rodando um pouco pior que o xbox series x é devido a falta de optimização?

Vitor hugo
Vitor hugo
22 dias atrás

Com tudo que está sendo mostrado sobre o ps5, Mario vc acredita que as hipóteses levantadas pelo pc manias sobre as tecnologias que o ps5 possivelmente vai ter, irão se concretizar ? Levando em conta mais alguns dados que estão saindo

Vitor hugo
Vitor hugo
22 dias atrás

Não sei porque motivo assassins creed Unit,estava rodando pior no ps5, acho que é devido a falta de otimização da retro

Syegrayn
Syegrayn
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Segue uma análise interessante da Games Industry: Se Xbox é Netflix, PS5 é cinema.
https://www.gamesindustry.biz/articles/2020-11-06-if-xbox-is-netflix-then-ps5-is-cinema-console-analysis

nETTo
nETTo
Responder a  Syegrayn
22 dias atrás

kkkk eu gosto de ambos

E agora? Como fico?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
22 dias atrás

Pega os dois. Hahaag

hiago
hiago
22 dias atrás

o tempo de carregamento muito pior que a maioria dos jogos na retro do XSX foi no minimo decepcionante e eu espero e é mais que obvio que nos jogos para nova geração a situação se inverta.

Deixo aqui esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JsNgEBb4ZD0, depois de assitir essa CGI eu comecei a refletir o porquê de não me empolgar com as gameplays demonstradas até agora e percebi de maneira simples que esperava me surpreender com jogos next-gen que estivessem nesse nível igual a CGI ou próximo pelo menos. E com tudo o que foi apresentado e mais algumas informações frustrantes liberadas hoje, posso dizer com certeza que não vale a pena comprar um PS5 agora, é melhor esperar 2 ou 3 anos quando o seu valor estiver menor e mais ofertas de games true next-gen no mercado.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
22 dias atrás

Bom vamos esperar os testes com jogos NextGen porque com retro já vimos que o Super SSD do PS5 não é tão super assim.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Danilo Marciel
22 dias atrás

Next Gen já vimos a PS5 a carregar Miles em 7s se não me falha a memória.
Já a Xbox não vimos nenhum… Há pois não tem!
Até agora o que vi da Xbox é que por 499€ compramos o emulador mais rápido do mercado…

nETTo
nETTo
Responder a  Alexandre Oliveira
22 dias atrás

The Falconer carrega no Menu do Game para gameplay no XSX em 13s, isso segundo o próprio Dev.

Miles Morales carrega do Menu PS, passando ao menu do game até o gameplay em 6s

Levando em conta que um é indie e o outro Triplo A, façam as devidas ressalvas.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Danilo Marciel
22 dias atrás

O motivo de isso acontecer, os jogos retro carregam mais rápido na SX que na PS5, é muito simples!
Na SX todos os jogos retro só funcionam com um patch, por isso que apenas têm cerca de 1000 jogos entre XB360 e One. A vantagem é que os jogos correm usufruindo de todo o hardware da consola.
Na PS5 existem modos de compatibilidade PS4/Pro a nível de hardware, por isso que praticamente todos os jogos PS4 (mais de 4000) funcionam na PS5.
A desvantagem é que os jogos correm como se estivessem a correr na PS4 (com algumas vantagem, por isso os fps fixos), isto faz com que os dados estejam a ser descompactados usando o CPU e não o hardware dedicado da PS5 para o efeito, ao mesmo tempo a velocidade do CPU está limitada à mesma velocidade da PS4. Por este motivo os dados demoram, mais ou menos, o mesmo tempo a descomprimir na PS5 como na PS4.
Há vantagens e desvantagem nos diferentes métodos de retro das consolas.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
Responder a  Rui Teixeira
22 dias atrás

Bela explicação Rui. Mas veja nesse caso não daria pra falar em vantagens e desvantagens dá a perceber que a do XSX é bem superior e só tem vantagens nesse quesito de jogos retro.

Mas sinceramente eu acho um baita desperdicio de Hardware olha só isso … o que custava melhorar um hardware capaz de melhorar os games como no XSX seria incrivel.

https://www.gamevicio.com/noticias/2020/11/bloodborne-no-ps5-continua-rodando-em-30fps-sem-receber-melhorias/

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Danilo Marciel
22 dias atrás

A vantagem de uma é que tem mais jogos compatíveis e fps mais estáveis. A vantagem para a outra é ter jogos com mais resolução e carregam mais rápido.
Não sei muito bem como estão os jogos com modo boost na PS5, não vi muito sobre o assunto.

nETTo
nETTo
Responder a  Danilo Marciel
22 dias atrás

Tem vários jogos no XSX que rodam da mesma forma pelo fato da performance está bloqueada em 30fps. O Próprio Assassins Creed Unity que em sua mídia física sem qualquer update roda no X em 900p/60fps quando atualizado fica em 900p/30fps segundo a DF, e isso porque o Dev bloqueou a performance em 30fps, mesmo caso de Bloodborne.

Nestes casos aí só lançando um patch pra lá libertar a performance em ambos os casos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Rui Teixeira
22 dias atrás

Rui, sua explicação tem lógica mas creio não estar correcta.

FFXV carrega em 1 minuto e 10 segundos no PS5, e 48 segundos no Xbox Series X. E se trata de um jogo que está com boost mode, já que a Digital Foundry realizou seus testes neste game, alcançando 60fps. Caso o jogo estivesse executando nos clocks do PS4 Pro, não alcançaria este desempenho.

Logo a CPU não está executando nos clocks do PS4 Pro.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Não entendi Mário. Está dizendo que FFXV está sendo executado no modo PS4 Pro LEgacy, com relógios de CPU e GPU do Ps4 Pro?

Se for isso, então explica o fato do loading ser mais lento no PS4, já que o Zen2 estará a operar em 2.1GHz. Mas ao mesmo tempo me fascina a idéia de ver o jogo estar a correr facilmente em 60fps sem nenhum tipo de força no PS5.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
22 dias atrás

Outro ponto importante, o Xbox Series X usa o mesmo zlib do Xbox One. Talvez alguns jogos possam estar sendo descompactados no hardware dedicado da consola para descompressão. Já no PS5, como usa Kraken, provavelmente não há como o código zlib ser readaptado automaticamente.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Obrigado Mário! Aprende-se muito aqui na pcmanias 😉

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Rui Teixeira
21 dias atrás

Bem, isto está interessante 🙂 Já vi os vídeos e os comentários e a minha interpretação é que a maioria dos jogos mostrados pela DF a correr na PS5 estão a correr em boost mode (exceto o último que parece estar em modo ps4 original com os clocks desta) com cpu e gpu a full. Seria fantástico se estivessem a correr aos clocks da PS4 Pro e conseguirem esta consistência nos 60 fps “apenas” pela melhoria das caches, largura de banda e eficiência da nova APU, mas sinceramente parece-me curto. Temos casos de jogos com quebras abaixo de 30 fps na ps4 pro e na ps5 locked a 60, é uma diferença grande para ser conseguida sem aumento de clocks. Bem, mas isto não explica os loadings mais lentos na ps5 (embora no witcher seja 3x mais rápido que a series x). Portanto há aqui mais variáveis a desvendar provavelmente relacionadas com o processo de descompressão dos assets do ssd para a ram e posso estar totalmente errado. O mais engraçado é que se estiver errado é uma excelente notícia, porque significa que a ps5 ainda tem uma margem brutal de poder disponível para retro compatibilidade.
Anyway, excelente implementação de retro compatibilidade em ambas as consolas.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Fernando Cardoso
21 dias atrás

Mais uma coisa que me ocorreu, estando a Sx a correr com os clocks ao máximo e em alguns jogos não conseguir manter os 60 fps, como poderia a ps5 manter os 60 fps estando a correr aos clocks da ps4 pro? Ok que na Sx os jogos correm com mais resolução, mas ainda assim seria uma disparidade muito grande.

eduard08
eduard08
20 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Foi confirmado que a memoria interna da XsX e XsS pode ser mudada

https://twitter.com/architectu2/status/1325287217007370249?s=21

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 dias atrás

Sim, desculpa queria dizer ssd interno, as vezes troco as palavras, a força de falar pouco português

nETTo
nETTo
19 dias atrás

Off topic

Produtor de Assassins Creed Valhala confirmou que o jogo no XSX roda igual ao PS5, ou seja, em 4K Dinamic

https://www.videogameschronicle.com/features/interviews/assassins-creed-valhalla/

error: Conteúdo protegido