Programadores preocupados com a Xbox série S ir prender a geração.

Desta vez não são apenas pequenos programadores de jogos Indie, mas sim programadores ligados a grandes empresas e grandes jogos. E eles mostram preocupação com a Xbox série S poder ser o gargalo que vai prender a geração.

Programadores séniores de Remedy, ID Software, Infinity Ward e outros mostraram preocupação com as especificações da Xbox série S que consideram ser demasiadamente próximas da anterior geração, e demasiadamente afastadas das novas consolas de topo, criando assim um gargalo ao desenvolvimento da nova geração de jogos.

Remedy

Sasan Sepehr – Senior technical producer

Como consumidor adoro isto.
Como produtor técnico só vejo sarilhos.

Infinity Ward

David Mickner – Designer de multi joggador

… mas não consigo deixar de pensar no facto que eles estão a lançar uma consola com menores especificações que vai servir como um gargalo…

Squanch Games

Dan Weiss –  programador de jogabilidade



Vamos começar pelo CPU. Tem menor velocidade de relógio, e sim, não é muito, mas não é zero. Podem argumentar o que quiserem acerca da consola ser apontada à menor resolução, mas isso não conta nada para o CPU. vamos ter coisas como código de jogo no CPU no seu thread próprio.

Agora o GPU. No papel isto faz sentido –  ter uma caixa apontada aos 1440p 60 fps invés de 2160p 60 fps, e cortar no GPU. Mas sejamos perfeitamente honestos, nem a Xbox série X, nem a PS5 são consolas de 4K 60 fps, a não ser que cortemos na qualidade de imagem da ultima geração…

ID Software

Axel Gneiting – Programador principal de motor

Bastante chateado com esta situação da RAM na série S. Isto não é fácil de compensar e arrasta bastante para baixo as especificações base dos jogos multi plataforma de próxima geração. O aumento da RAM já era pequeno face a gerações anteriores, mas assim é quase inexistente. O Ray Tracing e as Bounding Volume Hierarquies tambem requerem uma boa quantidade de memória.

Billy Khan – Programador principal de motor

A situação da memória é um grande problema na S. A pequena quantidade de RAM e os bancos de memória divididos com velocidades drasticamente inferiores vão ser um grande problema. Agressivamente descer as resoluções de renderização vai ajudar marginalmente, não não vai atacar completamente as deficiências.

A Microsoft tem novamente uma Xbox One nas mãos… Uma consola inferior a todas as outras e que desta vez não é apenas inferior… é muito inferior. É uma boa escolha para quem quer a nova geração a 1080p sem gastar muito dinheiro, mas a consola vai sofrer e vai arrastar a geração, pelo que poderá vir a ser preterida pelos programadores, de forma a ostraciza-la e removê-la da equação.



121 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson
Edson
14 de Setembro de 2020 10:01

Mário, bom dia! Parabéns pelo artigo! Bem, vc em uma determinada parte, colocou one X no lugar de series X, quase no começo da matéria, na escrita do desenvolvedor da Squanch Games.rs

Edson
Edson
Responder a  Edson
14 de Setembro de 2020 10:02

Vc já corrigiu! Foi rápido hein!rsrrs

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 12:11

Aquela parte entrou como xbox one X, mas quando fui ler novamente, já estava series X.

andrio
andrio
14 de Setembro de 2020 10:07

Aqui no Brasil pelo o que eu tô vendo esse console será um sucesso. Pessoal só está olhando para o preço e esquecendo todo o resto.
Eu entendo que estamos passando uma situação bem difícil, mas sinceramente querer entrar numa nova geração a todo custo pra mim é besteira. Isso me deixa bem triste já muitas pessoas n estão se importando tanto com a qualidade dos jogos. Já gente dizendo que “já era, n tem motivos para comprar Playstation”
????

Espero que a Sony quarta mostre vários Gameplays fazendo o povo ver o que realmente importa!
E um preço competitivo ?

andrio
andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 10:28

Ficarei no aguardo do artigo.
Já tentei explicar algumas coisas para alguns amigos próximos e não me deram bola, talvez seu artigo ajude 🙂

Eu mesmo talvez só compre um ps5
na metade do ano que vem ou 2022. Prefiro ter calma e entrar na geração de forma correta. Ah, se eu fosse de Xbox séries o Séries X antes que alguém distorça minhas palavras e entenda que a forma correta seria comprar so PS.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  andrio
14 de Setembro de 2020 10:15

Concordo com você, aqui no Brasil esse console vai ser um sucesso por pior que ele seja e ainda com vários youtubers colocando que ele é o melhor negócio.
Logicamente não sou a Sony, mas eu tentaria colocar o preço do ps5 entre 450 e 400 dólares para ficar justamente entre os xbox’s.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 14:01

Existe aqui o fator da diminuição do processo de fabrico que tão cedo não deve diminuir muito ou seja o preço das consolas vai se manter lá em cima mais tempo, logo a S é uma maneira de combater isso.

Na era x360 o processo passou dos 90 nm para 45 nm, na geração xbox one passou dos 28nm para 14 nm nm salvo erro, e com isso foi possivel baixar preços, nesta geração se baixar dos 7nm+ para 5 ou 4 nm já não vai ser mau.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 18:16

Não torna a consola melhor, mas possibilita quem não quer gastar ou não pode gastar 499 euros numa nova consola consiga aceder a uma nova geração já desde o inicio e como os preços tão cedo não devem baixar é uma vantagem para a microsoft desde o inicio só isso.

bruno
bruno
Responder a  Rui
14 de Setembro de 2020 14:52

Rui a S nao e forma de combater nada… a nao ser evolucao grafica.

Esta e talvez a transicao de geracoes mais surreal que ja vi.

Estamos a dois meses do lancamento das duas e…

Xbox – apresenta duas consolas, uma de 12 Tflops para supostamente 4K/120 fps, nenhum dos quais seguramente nao vai conseguir entregar indo para a frente, e outra de 4 Tflops, que levanta duvidas sobre o que conseguira fazer acima da geracao atual. Para piorar a situacao, esta a tentar convencer os clientes a largarem as atuais consolas com… ou indies ou jogos AAA que posso jogar nas atuais consolas.

PS5 – uma consola, ao que sabemos, de 10 Tflops supostamente para 4K/30 fps, embora as especificacoes apontem para reconstrucao. Mas falha em apresentar software que diga – isto e next-gen – excepto uma techdemo que sabemos la nos quando se tornara standard em videojogos.

Sim, porque a excepecao de Horizon II, que nao passa de um trailer sem gameplay, e de Kena, que chegara a PS4, mais nenhum titulo apresentado nos indica uma evolucao grafica que peca por troca de hardware…

Ratchet e Clank – o unico com gameplay, mas so com uma lupa se consegue ver melhoria. A unica coisa notoria que se sabe que nao seria possivel na atual geracao e a capacidade de transitar entre niveis distintos em menos de 2 segundos (e veremos o quao scriptado e, porque se for scriptado, menos impacto tem) e o RT puramente cosmetico. Tudo o resto… foi visto na atual geracao e nao ha motivos nenhuns para acreditar que uma eventual sequela do jogo de 2016 nao conseguisse atingir o mesmo em hardware atual.

GT7 – copia de GT Sport com RT.

Project Athia – CGI mais snippets de gameplay que nao revela nada de extraordinario.

Stray, Little Devil Inside, Astrobot, Sackboy- indie com RT e se nao fosse este… nada faria crer que nao seria possivel na geracao atual.

E a primeira vez que vejo tentarem vender uma geracao sem jogos… de nova geracao.

O contraste com o que ocorreu em 2013 e tao evidente que a coisa se torna ridicula para o que se esta a passar agora.

Em 2013 a primeira coisa que a Sony mostrou foram os graficos de nova geracao e bastou um techdemo da media molecule para se notar imediatamente a melhoria.

Agora,… sem comentarios.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 19:57

Infelizmente profissional ou pessoa com ética no Brasil é difícil, existem mas não se encontra facilmente, tem até profissional que não respeita o juramento feito em formatura só porque o cliente/paciente pensa o inverso.

andrio
andrio
Responder a  Daniel Torres
14 de Setembro de 2020 10:31

Sim, tem muitos Youtubers e sites colocando esse console no pedestal. Já vi canal de tecnologia dizendo que esse séries S é melhor tecnicamente que o ps5 por preço menor. Pode isso?

Julio Esteves
Julio Esteves
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 11:54

Bom artigo.
Mário, muitos dos canais são da fanbase do xbox e estavam sem munição para sobreviver a “console war”, devido as politicas contraditórias ou pouco claras da MS.
Como muitos canais cativaram inscritos tendo como base o antagonismo Sony X MS desde a época do xbox360/PS3 eles se agarram ao 300$ do XSS como tábua de salvação, pois o futuro não é muito promissor diante do que a MS mostrou e a Sony pode mostrar no PS5.
Os canais maiores tem medo de desagradar aos fans e já foi ventilado que muitos esperam ” mimos da MS” e por isto eufenizam todas as decisões questináveis da MS, temos o caso de youtuber fan de longa data do xbox que virou ovelha negra da comunidade BR por falar verdades e criticar a MS, ele joga e elogia jogos da Sony, muitos dos canais tem medo de uma futura supremacia da Sony e para lutar contra isto vale tudo, até desinformar os seus inscritos.
Esta é minha opinião.

Last edited 3 anos atrás by Julio Esteves
nETTo
nETTo
Responder a  andrio
14 de Setembro de 2020 11:45

aqui no Brasil será sucesso se o preço for o mesmo do One SAD, 1.700,00. Se vier por 3 mil que é o que eu acho que acontecerá não acho que o sucesso será grande assim não.

Só complementando o meu argumento, o One X era vendido no Brasil antes da pandemia por até 1.800,00 e vendia absurdamente menos que o One S que se comprava por 1.200,00. Pós pandemia os valores mudaram, o One S custa 1.800,00 e o One X usado na OlX vc so encontra por 2.500,00. De modo que valores acima de 2.000 tem uma certa dificuldade em se vender por aqui.

Last edited 3 anos atrás by nETTo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  andrio
14 de Setembro de 2020 12:04

Pode ser um sucesso inicial…até começarem a chegar os games da corrente e o aspecto muito acima do apresentado nos multis e jogos feitos pela Microsoft

Daniel
Daniel
Responder a  Sparrow81
14 de Setembro de 2020 23:47

Ou então o Series S rodar em 720/900p hahahaha. As novas tecnologias podem ajudar a apaziguar o problema com upscalling e tal, mas em 2022/23 jogar abaixo de 1080P deverá “arder” os olhos de quem já estiver acostumado com, se não 4k, algo próximo pelo menos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel
15 de Setembro de 2020 0:20

Pode ser. Se esse console for pra 720p, melhor pra todos. Se paga pouco por produtos capados. . agora a Microsoft está promovendo ele como se fosse console para 2k…e eu duvido que seja console para 2k como é a propaganda. Se rodar a 2k será com upscaling ou em jogos da Microsoft da atual geração, como grounded, battletoads e outros joguinhos…

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
14 de Setembro de 2020 11:43

Tudo vai depender da qualidade dos Ports, se a Switch recebe versões bizarras de jogos multiplataformas desta geração, porque nao esperarmos o mesmo do XSS. Sim, vai receber as versões “Bizarras” a um preço de talvez 100 dólares a menos.

Vai limitar o XSX quanto ao conteúdo Xbox Game Studios.

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 12:13

Meu medo é essa política dar certo e a Sony querer fazer o mesmo, caso o ps5 não tenha tanto êxito assim.

bruno
bruno
Responder a  Edson
14 de Setembro de 2020 14:55

Duvido. A XsS teve zero impacto nos principais mercados da Sony. Perde em todos os poll para a XsX e sobretudo… para a PS5. Esta consola muito certamente tera o mesmo destino do kinect e contribuira para afundar ainda mais a imagem da Xbox.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 14:11

… más se a realidade for essa mesmo até a Sony vai sofrer nos jogos multi, já que os produtores vão nivelar a qualidade pelo console de menor capacidade. E posso estar enganado, mas pensando no preço, o console vai ter boas vendas. Por mais que sejam pontuados as deficiencias do console, o preço é fundamental, ainda mais aqui no Brasil onde o dolar tá muito alto. O consumidor comun tbm não está tão atento a especificações, se ele pider jogar os mesmos jogos que ps5 e x… ele nao vai se importar com a qualidade

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 14:54

Espero vem que sim Mário, eu quero evolução e não retrocesso, retrocesso por retrocesso às pessoas que continuem na geração que estamos.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Cardoso
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 14:57

Pelo contrario, o mais provavel e que o codigo seja feito para a pS5 e depois portado para as Xboxes… da forma que for possivel.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2020 0:02

Vai ser interessante essa briga. Com certeza deve forçar a Sony a reduzir um pouco o preço da versao digital pra nao ficar tão acima da Microsoft. Otimo pro consumidor…
Más fico abismado com os preços. Infelizmente o mercado de games ainda exige consoles por 400 dolares em média, hoje um smartphone intermediario ultrapassa facil esse valor, ainda mais considerando que um console tem que durar pelo menos 5 anos

bruno
bruno
Responder a  Rafael
14 de Setembro de 2020 14:57

A Sony so sofre nos jogos multi se a XsS tiver peso no mercado. Mas ao que tudo indica.. nao tera. O mais provavel e a consola ser votada ao esquecimento e ser recordada daqui a 3 anos com mais um produto falhado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
14 de Setembro de 2020 12:34

O Switch recebe versões de jogos porque querendo ou não lá se vende os jogos a preço cheio! A pergunta é outra: Será que a desenvolvedora vai se preocupar em gastar dinheiro e tempo para fazer um jogo para determinada plataforma, que é um console com público que não compra jogos e vive de serviço? É esse o raciocínio lógico. Aguardem cada vez mais desenvolvedores abandonando o sistema Xbox para desenvolverem para PlayStation e Pc. Por mais que a Microsoft ache que o PC é dela, não é e lá se tem a.liberdade de lançar os jogos sem precisar lançar também nos Xbox.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
14 de Setembro de 2020 14:58

Pois, mas a Switch so recebe versoes de alguns jogos. Na sua maioria, remakes ou remasters da anterior geracao e alguns da geracao atual, mas com graficos ultrapassados e abaixo do que a concorrencia entregue.

bruno
bruno
Responder a  nETTo
14 de Setembro de 2020 14:54

Ou nao vai receber nada… Toda a gente fala da switch, mas a verdade e que os ports de jogo que tem recebdido… nao chegam a centena.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 16:51

Nao li, mas o que referes nao me espanta. Isto so demonstra que conversoes entre sistemas requerem equipas dedicadas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 de Setembro de 2020 12:01

Bom dia meus caros,

1) Antes de mais nada, como o Mário disse em um comentário acima, a preocupação é a longo prazo. As especificações desta consola atendem por agora. Mas e depois? A geração possui cerca de 7 anos.

2) Creio que será uma consola essencialmente 1080p. Veremos jogos 1440p nela, mas creio que em proporção semelhante que víamos jogos a 1080p no Xbox 360.

3) A meu ver, o principal gargalo é a largura de banda, onde 224GB/s é incrivelmente baixo. Penso que 6 módulos a 336GB/s teria um resultado muito melhor e bem menos questionável. Preferiram 4 módulos a 224GB/s para economizar. Mesmo que seja a mesma memória GDDR6 alcançando 56GB/s por módulo (14gb/s x 32 / 8), apenas 4 módulos afeta muito a intercalação de memória. O Xbox Series X terá 10 módulos realizando intercalação, e o PS5 terá 8 módulos. E ainda tem o gargalo da memória assimétrica.

4) Estou vendo um movimento desesperado de pessoas tentando virar especialistas em specs de consolas da noite para o dia, visando defender essa consola a todo custo. Já vi até youtuber dizendo que os 512GB de SSD se equivalem a 1TB de HDD, alegando que os jogos estarão “comprimidos” no SSD. A pessoa diz isso na mais completa ignorância, como se o Xbox One não armazenasse jogos em formato comprimido no HD, e não usasse ZLIB para fazer descompressão na RAM. E a maior loucura que vejo é a tentativa de “empurrar” o argumento que se tens texturas em 2k, os jogos ocuparão metade da RAM e metade do espaço em SSD, como se um jogo não tivesse mais assets além de texturas.

Esse vídeo que fizeram é um bom exemplo disso: https://www.youtube.com/watch?v=PyWhEbIdMYc&t=339s

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Setembro de 2020 12:10

Só deixando claro que também acho 4 Teraflops um gargalo, assim como 10GB de RAM. Mas como dizem por aqui, essa largura de banda foi “para acabar com o piqui do Goiás”.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
bruno
bruno
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Setembro de 2020 14:59

O que ele esquece e que se ha texturas 2K para uma e 4K para outra, teve que haver trabalho por tras. A questao e se alguem se ira dar a esse trabalho?…

Paulinho150
Paulinho150
14 de Setembro de 2020 12:10

Se vai limitar agora vamos ver quando lançarem a Playstation 5 “pro” ou a xbox séries X “pro”
Acho impossível não lançarem essas consolas no futuro. Vamos ver

Paulinho150
Paulinho150
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 17:09

Pois, tudo vai depender do sucesso de vendas da S. Se for um sucesso de vendas os estúdios vão continuar a produzir jogos para ela querem lá eles saber do resto. E esse puff não vai acontecer.
Depois anunciaram a consola quase no lançamento da mesma. Pode ser que as pessoas se informem mais um pouco e não vão a correr para a comprar no dia do lançamento, porque agora o que está a interessar é o preço e as notícias a mostrar videos a correr o gears 5 a 120fps. A ver vamos.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2020 0:10

Espero que usem tecnicas iguais ao que usaram em horizon ou algo parecido com o dlss, nao fax muito sentido gastar maior parte do hardware pra trazer resolução nativa em 4k…
Aproveitando, nao sei como andam as vendas do ps4 pro e oneX… até agora Mario, o que vc acha que A Sony é Microsoft levam de bagagem sobre os consoles de meia geracao? Será que teremos novamente?

Marco Antonio Brasil
14 de Setembro de 2020 12:20

Está excelente o debate sobre a SS aqui no site!
Eu também fiquei com a impressão que a SS é demasiado fraca. Talvez fosse impossível obter esse preço e melhorar um pouco as especificações ou talvez seja estratégia da MS mesmo.
Mas tirando mercados pobres como o Brasil não sei se esse console vai fazer tanto sucesso assim. E mesmo aqui…quando começarem a sair os jogos true nextgen no PS5 e no SX acho que poucos vão se animar a comprar a SS. Faço o seguinte raciocínio: imagino que poucos que hoje tem um PS4 ou XBOX vão vender seus consoles para comprar um SS ao invés de guardar um pouco mais e comprar SX ou PS5. Os aficcionados por tecnologia dificilmente se contentarão com um produto tão inferior. Acho que o maior publico da SS serão pessoas que já não iriam comprar SX/PS5.

E falando em jogos next gen:

OFF

Assisti o ultimo trailer de demons souls em uma OLED e…wow!
Vale a pena levar o pendrive em uma loja e pedir para fazer um teste kkkkk

C:\Users\marco.brasil\Downloads\tumblr_442054312a57ee61b40b62a17caaf552_d6c249f9_500.gif

Last edited 3 anos atrás by Marco Antonio Brasil
Sparrow81
Sparrow81
14 de Setembro de 2020 12:29

Enquanto a Sony afirmando com clareza que acredita em gerações, que só assim os jogos evoluem e é capaz de novas experiências, a Microsoft é o oposto. Agora vão querer abocanhar a fatia “sem condições de ter um console”? Eu não sei, mas acho difícil essa estratégia dar certo em pequeno/médio prazo… Os First Party Sony estão chegando sem compromissos com essa aberração que é o SS e as pessoas vão comparar… Pode ser a pessoa mais sem noção de tecnologia do mundo que vai comparar…
Mais um detalhe que muitos estão esquecendo: Quem optar por esse console, dificilmente vai comprar jogos de thirds que sejam triple A. Vão viver de serviço! Onde está a vantagem disso para as thirds com games de grande orçamento? É muito pior do que uma análise de aspecto dos games… É ser um fracasso de vendas para eles! É um console a custo de 5 triple A hoje!
A tendência é estúdios grandes fazendo parceira de exclusividades com a Sony novamente e abandonando completamente a Microsoft. Alguém se lembra de uma empresa que está aí até hoje ser abandonada por muitos thirds que viram mais facilidade e novas possibilidades com a mídia CD vs cartuchos? Então… Pior, agora a limitação é muito maior e esse console pode ser um sucesso inicial, mas logo as pessoas começam a comparar e isso sim leva a lama o nome da empresa… É o de sempre: O BARATO, SAI CARO!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Sparrow81
14 de Setembro de 2020 13:12

??????

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
14 de Setembro de 2020 13:04

O que me vou rir dos malucos que comprarem esse seris S, vão gastar dinheiro a toa, o que é barato sai caro a longo médio prazo, e daqui a 3 anos toca a gastar mais uns 300 ou 400 numa nova consola, as pessoas não têm visão que isso está ultrapassado e a desculpa é sempre o PC, “ah más o pc roda o jogo numa configuração mais baixa, ok até ai e verdade, más sera que essa sua configuração vai durar a geração toda, ai é que esta o ponto, se o seu pc deixar de rodar o jogo para quem criou o jogo, eles depois estão-se nas tintas se o seu PC roda o jogo ou não, e se por acaso a ps5 tiver o sucesso como foi com a ps4 eles não vão estar a atrasar a geração por causa dessa carroça chamada S, ou seja começam a receber os jogos mais tarde e todos remendados e é se receber depois o jogo, temos o exemplo do wii u, hardware mais forte do que ps3 e xbox 360 más mais fraco do que ps4 e xone e depois vejam o que aconteceu!!!?

Posso ainda enumerar mais coisas para esse S ficar com a vida ainda mais complicada, por exemplo venda de jogos, as pessoas agora estão a crer tudo day one no game pass e se cujo jogo vender pouco na xsx e s e muito na ps5 é mais um motivo para eles menosprezar essa consola, além de atrasar a geração e vender pouco jogo, ainda está a prejudicar o ps5, e se o sucesso do ps5 que se espera que seja muito grande é mais um motivo para as devs encostar essa consola logo de início. Por isso volto a dizer o que sai barato sai caro, por isso um conselho de amigo para quem vai comprar um xbox de nova gen, vão de Series x ao menos essa dura a geração toda e não vão ter que fazer uma substituição durante a geração, e ainda a possibilidade de vir um ainda mais forte do que esse X no meio da gen, depois não se queixem da má compra que fizeram.

Parabéns Mário por mais um excelente artigo.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Cardoso
Julio Esteves
Julio Esteves
14 de Setembro de 2020 14:06

O XSS prejudica o potencial do XSX fica evidente pelos comentários dos devs.
Mas quetiono qual é a jusstificativa que a MS tem para este tiro no pé?Será que o caso do Xbox one em 2014 não foi um alerta? Ou será que ela tem uma carta na manga? Parece até que a MS não quer vender video game, mas também não quer que a Sony venda.

Last edited 3 anos atrás by Julio Esteves
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Julio Esteves
14 de Setembro de 2020 14:16

Também tenho essa ideia do tipo, já que nós não vamos vender, vamos fazer de tudo para vós prejudicar também, nem que com isso estraguemos a geração… Essa é uma ideia que tenho.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Cardoso
Deto
Deto
Responder a  Julio Esteves
15 de Setembro de 2020 0:36

é que deu muito certo o xone e xone X, console mais fraco e mais barato e o console mais poderoso e mais caro… ai ela quer repetir isso já day one.

as vezes parece que a MS é comandada por fanboy de internet… adoravam arrotar “MS wins, vai prensar a Sony com o console mais fraco e mais barato e o mais caro e mais poderoso” ai vc perguntava “mas não é o mesmo com xone S e xone X agora?”

nunca tinham resposta HAHAHAHAHA

Julio Esteves
Julio Esteves
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2020 13:56

Deto, não entendi se foi ironia!
Mas caso não seja, acho que não foi sucesso xbox one/ xbox one x, pois a Sony continuou vendendo mais e o Switch também vendeu mais que o xbox.
A questão de 2 consoles pressionando a sony é inteligente, mas com XSS
retirando e limitando o XSX atenua a pressão. Acho que a Sony vai ficar na
dela 400$/digital e 500$/disco e deixar que os seus jogos falem por ela.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Julio Esteves
16 de Setembro de 2020 0:28

Tô com você nos preços… Isso eu acho que é o mínimo. Mesmo um 450/550 avaliando custo x benefício a Sony sai na frente.

Davi
Davi
14 de Setembro de 2020 14:22

Só esqueceu de falar daqueles que não acham isso, teve um desenvolvedor que até fez piada desses que estão preocupados.
Pois é, toda história tem pelo menos dois lados.?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Davi
14 de Setembro de 2020 15:08

Eu li sobre um dev de Battlefield 6 dizendo isso. Só que se trata de um game para sair no ano que vem, logo está em estágio avançado de desenvolvimento, e provavelmente não faz uso do hardware das consolas ao limite.

Digo isso até por motivos óbvios, se usar 12 teraflops do Xbox Series X ao limite, irá exigir RTX 2080 como requisito mínimo no PC?

Os devs que mais reclamam como os da ID Software são justamente aqueles que lançarão jogos daqui 3, 4 anos, onde os requisitos mínimos no PC serão muito maiores do que os atuais. Logo rapidamente ultrapassarão as specs básicas do Xbox Series S.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 15:46

https://twitter.com/JacksFlavour/status/1304051988984987648?s=20

Teve este dev também que falou mais em questão de custos. Mas achei interessante ele complementar com “de-scope a bit”. Então é óbvio que segura, mesmo que segundo ele não seja muito.

https://twitter.com/RiotRMD/status/1303695013466066944?s=20

Esse dev acima já falou em GPU bound, logo a maioria LOL.

https://twitter.com/fourzerotwo/status/1303817116047388672?s=20

Esse dev já achei beem politicamente correcto.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 15:33

Parece que ele apagou o tweet, mas segue o tweet do Xboxnews com o print.

https://twitter.com/XboxNewsReddit/status/1304272421441110021?s=20

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 19:36

O sujeito apagou a postagem no Twitter após a guerra de fanboys explodir.

Tem um da EA, que dizem estar a esclarecer que não irá limitar a nova geração.

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
14 de Setembro de 2020 16:48

Falando BF EA, temos aqui um FIFA Senior Game Designer falando sobre o Series S. o video tem mais de 1h e em 1h:12m ele fala que para a grande maioria dos desenvolveres nao deveria ser gargalo o series S. Pra ele teria gargalo se o Series S tivesse HD e não SSD.

https://www.twitch.tv/podquestbr

Deto
Deto
Responder a  Andrio
14 de Setembro de 2020 19:22

Eu escutava esse podcast aí
Parei depois que eles passaram anos hypando mass effect andrômeda, pq o sujeito aí trabalhava no jogo, para sair aquela carniça braba, e passaram um podcast inteiro falando como Horizon Zero Dawn é uma merda.

Para mim pareceu recalque só pq o sujeito que fazia um GaaS safado sem liberdade nenhuma e agora faz Fifa anual de recalque pq o estúdio da Sony e quem trabalha lá tem liberdade de sair de um FPS para um mundo aberto e ainda correr ao GOTY tga e ganhar vários outros GOTYs.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
14 de Setembro de 2020 19:29

Ih, falaram mal de Horizon Zero Dawn, negativo.

Sempre curti Killzone, joguei centenas de horas no MP do shadowfall, fazia parte de clã (BALA) e tudo mais.

Mas Horizon Zero Dawn pra mim foi um dos games mais espetaculares dessa geração. Guerrilla se superou.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Deto
14 de Setembro de 2020 19:35

so para deixar claro, o problema foi ele ficar 1 ano inteiro hypando mass effect andromeda, sair aquilo que saiu… sendo um GaaS safado e depois ficar 2h falando como “horizon zero dawn é ruim” e não tinha absolutamente nenhum elogio ao jogo em 2h de podcast.

tudo era ruim em HZD…

para mim quando vc fica 1 ano hypando um flop ridiculo igual ME:A e depois passa 2h falando como um jogo que concorreu ao GOTY no TGA e ganhou vários outros prêmios GOTYs é ruim e não tem nada de bom, parece uma pessoa que tem tendência ao recalque.

talvez ele esteja frustrado pq está trabalhando na linha de montagem do FIFA anual que a unica inovação que vai ter no gameplay na nova geração vai ser loading zero, ao contrário de um Horizon Forbidden West que com certeza vai ter coisas só possíveis no PS5 com desenvolvimento exclusivo de nova geração, e que segundo o mesmo nem devia exitir já que não tem nada que preste no primeiro jogo.

Resumindo, um desenvolvedor que vê uma empresa que fazia a 20 anos apenas um FPS de nazistas espaciais mudar pra um mundo aberto que concorre ao GOTY e não elogia e so encontra defeitos no jogo, para mim não tem outra explicação que não seja recalque e frustração.

Andrio
Andrio
Responder a  Deto
14 de Setembro de 2020 20:16

entao, eu só trouxe esse exemplo pq estava conversando sobre isso num grupos de whats de amigos e me mandaram. Se vc assistir o video completo parece mais uma propaganda para o Series S do que uma avaliacao da maquina em si.

Eu prefiro acreditar no cada da Id pq ele trouxe uma conversa mais tecnica e detalhando sobre o possivel problema

Deto
Deto
Responder a  Andrio
14 de Setembro de 2020 21:03

sim, é valido vc trazer isso aqui.

eu nem me lembrava desse sujeito, e parece que o twitch dele tá bem flopado.. 800 e poucos incritos.

vai ver muita gente percebeu algo similar ao que eu percebi e comentei aqui.

AlexandreR
AlexandreR
14 de Setembro de 2020 18:45

Como já era de esperar, a Xbox SS vai limitar a geração.
O que eventualmente irá acontecer, durante a geração, é a xbox SS, ir para resoluções de 720p. E é um compromisso que as pessoas tem que fazer se querem poupar algum.
No caso da ps5, não é crítico não ter 4k nativos ou lá perto, desde que mostre o salto em qualidade gráfica.

Ps: Pelos vistos a Microsoft estava a tentar recomprar a Bungie. (Segundo vários rumores)
Enfim, tiveram um grande estúdio em mãos e deixaram nos escapar…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 19:18

VRS, patentes de DLSS, checkerboard, temporal injection.

É bem provável que a resolução nativa, pixel por pixel, ficará em segundo plano e vão seguir o plano da tech-demo, ou seja, encher nossos olhos com centenas de milhões de polígonos.

Nisso será curioso, porque você sair de 4k nativo para 1440p nativos, corta mais de 4 milhões de pixels. Mas sair de 1440p nativos para 720p, corta menos de 3 milhões de pixels. Ou seja, caso de facto um “show off gráfico de 1440p” no Ps5/Xsx, tenho dúvidas até se o XSS seguraria 720p.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo
Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 19:53

Mário, pela sua experiencia e o que foi apresentado até agora dos novos consoles, pra voce qual terá melhor desempenho nos jogos multiplataforma, o Series X ou o Play 5??

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 20:03

Concordo plenamente!! Aliás, durante a geração iremos ter melhorias nesse sentido. O aumentando a qualidade das texturas (8k), como vimos no trailer da epica games, e a diminuição da resolução. Claro que irá ser gradualmente… Por isso acredito numa ps5 pro, daqui a pelo menos uns 5 anos.
Isso irá “matar” completamente a xbox ss, pois a ps5 será usada como base.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
14 de Setembro de 2020 20:09

Mario e demais amigos,

Uma curiosidade, para não falar dúvida.

No Xbox Series X temos 16GB RAM, sendo 2.5GB para o Windows, 3.5GB para a CPU executar o game, e os 10GB restantes como VRAM para a GPU.

No Xbox Series S temos 10GB RAM, sendo prováveis 2.5GB para o Windows, e 7.5GB restantes, onde não tenho certeza se são 2GB para GPU e 5.5GB como VRAM para a GPU.

Me soa uma abordagem estranha, porque o Series X tem 6GB para a CPU. A separação de 2GB do Series S não ficou claro para mim se são para o sistema ou se são para a CPU executar os jogos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 22:20

Obrigado Mário.

Caso não tenha visto, confirmou Wi-FI 5 para o Xbox Series S|X.

Lembras que o PS5 tem fortes rumores de Wi-Fi 6.

https://www.resetera.com/threads/xbox-series-s-x-brand-new-official-pages-wi-fi-5-ac-confirmed.286544/page-5

eduard08
eduard08
14 de Setembro de 2020 22:21

A Microsoft ja disse que vai continuar a fazer os seus jogos para as 2 gerações por 2 anos, agora a pergunta que me faço e? Sera que indirectamente tambem esta a dar o prazo de vida da XSS?
E que depois va sair uma mais potente, baixar o preço da XSX e deixa-la como entrada de gama?

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Setembro de 2020 22:49

Sim isso eu sei, aqui em minha casa a minha box ja tem wi-fi 6 e o meu pc tambem, mas acredito que muita gente nao tera essa oportunidade assim tao cedo

Last edited 3 anos atrás by eduard08
nETTo
nETTo
Responder a  eduard08
15 de Setembro de 2020 10:01

Ao que parece os jogos da Microsoft só irão sair daqui a 2 anos também, logo, ela já largou esta geração.

Vejam os dados do NPD de agosto e as vendas dos consoles Xbox. Pífias

eduard08
eduard08
14 de Setembro de 2020 23:14

Para quem gosta de comparaçoes, e para ver o quanto sao optimisadas as consolas para terem o tamanho que tem
comment image

Ja agora a amd 6000 nao parece ser mais pequena
comment image

Last edited 3 anos atrás by eduard08
Lucas
Lucas
15 de Setembro de 2020 2:36

[OFF]

Vixi deu ruim…..

Sony reduz previsão de PlayStation 5 em 4 milhões devido a problemas com chips

https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-09-15/sony-is-said-to-cut-ps5-forecast-by-4-million-due-to-chip-woes

Last edited 3 anos atrás by Lucas
Lucas
Lucas
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 7:35

Bom, na noticia também diz isso: “Um porta-voz da Sony não quis comentar”

Estranho não? também não respondeu a CNBC.

https://www.cnbc.com/2020/09/15/sony-playstation-5-production-cut-report.html

“Sony did not immediately respond to CNBC’s request for comment”

As ações caíram 2,41% na terça-feira depois de ver quedas ou mais de 3% antes durante o dia de negociação.

Last edited 3 anos atrás by Lucas
bruno
bruno
Responder a  Lucas
15 de Setembro de 2020 8:08

Sabes uma questao que tenho com essa noticia Lucas?

Esta – a PS5 e mais fraca em teraflops que a XsX e isso traduziu-se tambem numa APU de tamanho consideravelmente menor que o da XsX. Os rumores apontavam para algo na ordem dos 300 mm2 para a PS5 e dos 350 mm2 para XsX (este aqui ja sabemos ser verdade).

Com base naquilo que foi estipulado para a PS5 (mas curiosamente nunca confirmado oficialmente, apenas sugerido), teremos 8 nucleos zen 2 e um gpu de 36 CUs, e com base no que existe no mercado sabemos que a area sera aproximadamente 300 mm2 (talve 305 ou 315…) o que ia de encontro aos rumores iniciais

Ora quem esta familiarizado com o processo de producao de chips tem nocao disto… quanto mais pequeno o chip… melhor. Melhor os yields (percentagem de chips bons vs defeituosos) e como consequencia mais barato fica.

Ora, usando tanto a MS como a Sony a mesma empresa para os fabricar… a TSMC, e incrivelmente estranho que a Sony esteja a ter problemas ao fabricar um chip mais pequeno… e da MS nao saibamos nada.

So ha algumas explicacoes para isto:

1 – a noticia e treta;

2- a noticia e verdadeira e a MS ainda tem problemas maiores, mas ninguem os noticia por um motivo qualquer.

3 – O chip da PS5 nao e tao pequeno conforme estimado, o que significa que nao sabemos tudo o que la tem.

As hipoteses 2 e 3 sao verdadeiramente intrigantes.

Last edited 3 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 10:10

Quanto para a 3070?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 11:37

Ja viste o rumor sobre rdna3 e chiplets?

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 12:44

To no hype mas acho q o evento vai ser morno.
Acho q só vai ter jogos e preço.

Queria ver 2 coisas no evento

-Nova UI
-O Console

Mas acho que não vai rolar

nETTo
nETTo
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2020 13:06

Vcs viram que Cory Barlog tá no Hype por uma suposta aparição de Silent Hill no evento de amanhã?

bruno
bruno
Responder a  nETTo
15 de Setembro de 2020 13:10

Sim? Eu nao vi..

Andrio
Andrio
Responder a  nETTo
15 de Setembro de 2020 13:17

Eu acho que é brincadeira dele. No twitter ele gosta de trollar a galera que fica o ano todo perguntando por GOW

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 12:48

Parece que sim… So uma nota contudo. A patente refere tanto segundo APU ou segundo GPU. A tecnologia funcionara para ambos. Eu preferiria segundo APU, sobretudo porque acredito que, se bem desenhado, sai mais barato na producao, mas este implica que nao possam haver mais que uma versao da consola. Ja segundo GPU permite que possa haver sim uma segundo versao da consola.

Sim, eu tambem nao sei se sera amanha, com base no texto do anuncio do evento, que refere updates aos jogos (ja ficarei bastante satisfeito se vir Demons Souls em accao e Horizon II)

Mas a Sony esta a ficar sem tempo…. e nao sei que aguarda para revelar isso (NDA ate 28 de Outubro?). Como disse antes, esta nova geracao e surreal.

Falando nisso, conheces a radeon pro 5600M? E a que equipa o novo macbook pro. O que me interessa nesse GPU e o layout… gostava de saber a area do GPU.

Last edited 3 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 14:58

Uma APU de 300 mm2 talvez?

Mais o complexo i/o? Se for separado?

Muitas variaveis em jogo..

Deto
Deto
Responder a  bruno
15 de Setembro de 2020 14:44

tambem achei estranho todos esses rumores.

não bate sair rumor que vai aumentar em 50% a produção para aparecer outro rumor que tem problema de produção.

acho que não tem como saber de onde saiu isso… pensei em analisar com “quem ganha e quem perde com esse rumor”

problema que isso pode beneficiar e prejudicar a Sony…

os fanboys vão dizer “PS5 super aquecendo, APU estragada hurrr durrrr”

o consumidor normal vai pensar “melhor comprar logo na pré venda, senão fico sem”

acha que está certa essa minha analise de quem ganha e quem perde com esse rumor?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 16:55

Hoje, na verdade ontem, a Sony Brasil anunciou que fechará a fábrica brasileira e encerrará as atividades de venda de TVs, áudio e câmeras.

Ficará somente o setor de entretenimento, entre eles a plataforma PlayStation.

Eu iria para a terceira TV seguida da Sony pois quando fosse o tempo iria pegar uma 4K. Foram aparelhos que aqui em casa tivemos um bom histórico( no total forma 3 TVs da marca). Uma outra marca que gostamos foi a Philips, a imagem é boa mais a TV tem um input lag horrível fora que agora não é a Philips que fabrica as TVs e sim uma outra marca que adquiriu o direito de uso da marca.

Deto
Deto
Responder a  Livio
15 de Setembro de 2020 17:55

Eles vão continuar importando.

faz nem uma semana que a Sony BR começou a vender aquela TV LED top de linha 75 polegas “pronta para PS5” no BR por 30 mil reais, acho que é a Série Z9

Eles decidiram parar de montar eletronicos no BR, e quando tiver vai ser importado.

Last edited 3 anos atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Deto
15 de Setembro de 2020 18:52

Pode até ser(importar), mas duvido.

Essas TVs da Sony “preparadas para o PS5” irão custar no Br uma fortuna, mas tem um fato curioso, o preço cobrado aqui é praticamente a conversão direta do Dólar para o Real. Ela custa 6 mil dólares e no Brasil vai custar 31 mil reais.

Ontem até estava respondendo a outro leitor, acho que Danilo ou Daniel, que falou que quem ia comprar o Series S iria somente gastar dinheiro e a minha resposta era concordando no fato de muito provavelmente quem comprar um Series S em breve irá trocar a TV por uma 4K e nesse ponto, se quiser aproveitar a TV em 100% teria que trocar o Series S pelo X ou o V caso realmente exista. Nesse meu comentário eu tinha citado o bom histórico que tenho com TVs Sony, aqui em casa já são 3, 2 deles irão fazer 10 anos de uso em setembro de 2021 e a terceira completará 6 anos em dezembro, todas em pleno funcionamento. A minha próxima TV, na qual uma 4K(sem previsão) seria uma Sony, mas mesmo ela importando eu perdi a confiança em relação a peças sobressalentes.

Last edited 3 anos atrás by Livio
Andrio
Andrio
Responder a  Lucas
15 de Setembro de 2020 18:51
marcio
marcio
Responder a  Andrio
15 de Setembro de 2020 19:39

Mais um FUD

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Setembro de 2020 19:50

Boa.
Problema é que essas Fakenews pode influenciar os players mais casuais na hora de comprar o console, e ate fazer o mesmo de desistir da compra… tento imaginar pq fazem isso mas nao vem nada logico na minha mente…

Edson
Edson
Responder a  marcio
15 de Setembro de 2020 21:35

Marcio, isso não é novo e é bem típico de empresa Estadunidense. Na guerra dos consoles entre Sega e Nintendo, a Sega usou de FUD por todos os lados para prejudicar a Nintendo ( Msm a Sega sendo japonesa, o FUD era feito pela Sega Estadunidense
de Kalinske), mas naquele tempo, a Sega fazia qualidade. No caso da MS, o FUD dela é tiro no pé, pois dali só saem bla bla blas e nada de games apelativos, que demonstrem qualidade.

Last edited 3 anos atrás by Edson
Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2020 1:44

Exatamente, Mário! Essas das ações chega a ser ridículo! A que era referente aos problemas nos chips, a Sony negou! Ironicamente, essas coisas aparecem tudo de uma vez só, logo um dia antes do evento da Sony… Que coincidência!rsrsrs

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Setembro de 2020 7:18

Nao e a primeira vez… a Bloomberg tambem noticiou ha coisa de uns meses que os servidores de varias empresas como Amazon u Apple sofreram um ataque por parte de hackers chineses, que conseguiram acesso as informacoes de clientes. Isto nunca se confirmou.

error: Conteúdo protegido