Quem o diz é o chefe de gestão de produtos da AMD.
Aparentemente a questão sobre a validade dos leaks do Github, e os rumores do uso de uma solução externa à AMD para Ray Tracing, na PS5 não tem qualquer fundamento.
Quem o diz é o Chefe de Gestão de produtos da AMD, Mithun Chandrashekhar, que numa recente conferência de imprensa referiu o seguinte:
AMD AS A COMPANY…STRONGLY BELIEVES IN THE VALUE AND CAPABILITY OF RAYTRACING. RDNA 2, THE NEXT-GEN, WILL SUPPORT RAYTRACING. BOTH THE NEXT-GEN XBOX AND PLAYSTATION WILL SUPPORT HARDWARE RAYTRACING WITH RADEON NATIVELY. WE WILL BE SURE TO HAVE THE CONTENT THAT GAMERS CAN ACTUALLY USE TO RUN ON THOSE GPUS
WE BELIEVE IN OUR RAYTRACING, AND WE WILL HAVE IT WHEN THE TIME IS RIGHT.
Traduzindo:
A AMD como companhia… acredita verdadeiramente no valor e nas capacidades do Ray Tracing do RDNA 2, a proxima geração, com suporte Ray tracing. Tanto a Xbox como a Playstation de próxima geração, suportarão Ray Tracing por hardware de forma nativa com a Radeon. Garantiremos que terão o conteúdo que os os Gamers possam usar para correr nesses GPUs.
Acreditamos no nosso Ray tracing, e tê-lo-emos, na altura devida.
Esta frase não é um rumor, esta frase não é de interpretação. Esta é uma frase que nos é transmitida como sendo textual do chefe de gestão de produtos da AMD. E nela ele parece dizer que ambas as futuras consolas serão baseadas no RDNA 2, e usarão nativamente a solução RT da AMD.
O que isto implicaria? Bem, que a solução da Sony, mesmo que se revele algo diferente da da Microsoft por alterações proprietárias de ambas as marcas, deverá ter a mesma base, o RT da AMD. Isto, a confirmar-se põem fim à teoria de um RT externo e de terceiros usado pela consola da Sony (apesar que personalizações e melhorias vindas de ambas as marcas ainda podem ser uma realidade).
Mas da mesma forma põem fim às conclusões retiradas do leak do Github. Nesse leak os APUs Oberon e Ariel ali testados eram RDNA 1, e não possuíam RT. Ora perante esta revelação, isto a ser assim, significa que esses APUs, mesmo que em tempos tenham sido pensados para a PS5, não estarão actualmente a ser usados, ou pelo menos, se o estão, sofreram alterações radicais.
Quer isto igualmente dizer que perante a realidade de um novo chip ou de alterações de fundo, o limite de 36 CU anteriormente existente deixa de ser visto como se tendo forçosamente mantido e o rumor de uma PS4 a 9.2 Tflops deverá cair por terra.
Este é um dado relevante, mas que no entanto não nos esclarece totalmente. Como já referido, somente com a revelação da PS5 haverá certezas. Mas se efectivamente o APU da PS5 for RDNA 2, está mantido sob segredo, não tendo existido qualquer vazamento sobre qualquer APU nessa situação que tenha sido associado à consola da Sony.
Daí que no capítulo das performances, tudo continuaria em aberto.
Essa é uma boa notícia, mostra que os dois consoles vão trazer o que tem de melhor da AMD no momento. Provavelmente vão ser notavelmente semelhantes, claro que pode muito bem haver algumas outras otimizações no próximo projeto AMD Navi implementado no console que ainda não estamos cientes, simplesmente porque as peças de PC baseadas na arquitetura mais recente ainda não estão disponíveis para serem experimentadas. A conclusão é que no aqui e agora, pelo menos, o novo console da Microsoft possui uma GPU maior do que qualquer coisa que a AMD tenha no mercado de PCs, mas que também é baseada na tecnologia mais recente. Do lado da Sony ainda falta a confirmação das suas especificações. Essa nova geração vai trazer um grande salto no poder de processamento. Se dependesse de mim eu compraria ambos os consoles, porque os seus exclusivos vão ser fascinantes, principalmente no lado da Sony.
E lá vamos nós kkk
Já tô começando concordar com os caixistas daqui e de todo mundo e ficar p…. com a Sony😤
Mostra logo essa porra que eu já quero vender o Meu rim
Revoltado com esse segredo a sete chaves da Sony embora os fãs concordem e achem lindo passou da hora dela revelar algo.
Lindo eu acho que não, mas oq realmente me revoltar foi n ter conseguido jogar the last of us em fevereiro! Aqui no Brasil era feriado e eu tinha feito uma cirurgia, fiquei em casa 🤧
Sony com 2 triple AAA pra lançar esse ano, por mim ps5 só ano que vem 🤷
Eu sou desses que não ligam.
O negócio só vai lançar no fim do ano, até lá nem adianta saber muita coisa pois ninguém vai ter um mesmo
Se falarem bom, se não falar, não muda nada também.
O que eu não gosto é como fizeram antes, mostra primeiro o controle, depois as specs só depois o console em si…
Mostra logo tudo de uma vez lá pra setembro/outubro e pronto
Não sei porquê… Em vez de andarem a sofrer por quererem saber hardware futuro, já pensaram em experimentar a demo de FF VII que foi disponibilizada na store este fim de semana? Está fantástico!
Está toda a gente ansiosa com a necessidade da nova geração… Mas ninguém considera o seguinte..
Tanto MS como Square Enix anunciaram que o primeiro ano não terá exclusivos da nova geração. Não sabemos se mais lhes juntarao. Isto significa que durante o primeiro ano estaremos a ter os mesmos jogos que temos agora.
Então eu pergunto.. porquê lançar o novo hardware agora?
Enquanto sofrem por notícias de novo hardware eu limito-me a jogar. Tenho tantos título s excelentes para terminar..
Demo ta bem maneira mesmo! vou jogar novamente quando chegar em casa.
Pessoal só ta nessa pilha pq o a MS já falou das suas specs, senao estariam calados. rsrsrsrs
O último rumor que vi, falava em 2 consolas ps5!
(IGN Portugal) https://pt.ign.com/games/85136/news/sony-deve-lancar-dois-modelos-da-playstation-5
A principal com 9 teraflops e outra que será a ps5 pro para rivalizar com a Xbox SX
Nao sei se recordam, mas e algo que tinha considerado desde que os valores do Oberon chegaram. 9.216 e precisamente 5x mais a PS4 e e o dobro (recorrendo ao conceito da Pro) seriam precisamente 18.432 ou seja 10x mais a PS5. Logo, faria sentido o Oberon ser a base e a Pro ser duas vezes o Oberon…
Mas.. com toda esta teoria de RT externo, nao externo, oberon ser RDNA1, ja nem na minha propria ideia acredito.
Não podemos descartar nada neste momento Bruno. Eu pelo menos até uma confirmação oficial por meios oficiais, continua a deixar em aberto absolutamente todas as hipoteses.
E nesse sentido há neste momento quatro.
1 – As afirmações da AMD não são precisas, e nesse sentido caímos novamente no Oberon do Github, com 9.2 Tflops e RT externo..
2 – As afirmações da AMD são precisas, mas a PS5 continua com 9.2 Tflops, agora RDNA 2, e um RT externo, mas totalmente integrado com o GPU e os Radeon Rays, e desenvolvido em parceria entre a Sony e AMD.
3 – As afirmações da AMD são precisas, a PS5 subiu as performances e usa RDNA 2 com o seu RT standard.
4 – O mesmo do 2, mas com a PS5 com mais performances.
Não sei se acompanhas o Neogaf, mas o Tommy Fisher mandou ao moderador provas do que diz para não ser banido.
E o certo é que não foi banido.
Não sei o conteúdo, não sei o que conversaram. Não sei nada.
Apenas sei o que ele afirmou antes:
Just need to remind you things that i said before for the last time\ GPU: PS5>SeX ~10%
RayTracing Accelerators: PS5>X1 (PS5’s RT works by using acceleration structures and algorithms much like nVidia’s RTX cores)
CPU: Sex>PS5 ~ 6%
Memory: PS5>Sex for the size and bandwidth
SSD: PS5>Sex ~ Over twice as fast (this is the biggest and most noticable difference)
Fan noise (Dev-Kit): Sex>PS5 (not as egregious 1x vs. Pro).
Vale o que vale… Nem sequer coloco isto como notícia pois como já o venho a dizer há uns meses, neste momento não acredito em nada que não seja oficial.
Mas fica a curiosidade.
Falando nisso estou a aguardar artigos do Warren e do Schreier.
O primeiro diz que acompanhou o desenvolvimento das consolas e sabe muita coisa sobre o que se passou (tb afirma que SeX>PS5, mas as fontes deles sao todas MS). O que diz e que a Stadia causou um panico que alterou a estrategia de uma empresa, e que uma certa empresa teve problemas com refrigeramento que levaram a corte nas performances.
O segundo, que tem conversado com muitos DEVs sobre subcricoes, que o sentimento generalizado e de puro panico sobre essa realidade e que tem imensos testemnhos sobre a realidade dos servicos.
Mas isto foi ha quase dois meses atras, ou mais, e ate agora nada.
OFF-TOPIC: a suportar o meu argumento dos 18 Tflops, foi calculada a performance expectavel da topo de gama amepere em 33 Tflops! E isto com base em dados de benchmarks. Normalmente, quando temos isso o chip esta praticamente confirmado.
Ora com topo de gamas nessa zona (33 Tflops), 18 tornam-se algo na gama media, ou nao?
Tens noção que essa Ampere vai certamente para a casa dos 2 mil euros, certo?
Quem disse? A Titan atual foi lançada a 999€.
https://www.kuantokusta.pt/informatica/Placas-Video/Placas-Graficas/Nvidia-GeForce-RTX-Titan-24GB-GDDR6-PCIE-900-1G150-2500-000-p-1-570725
Na Amazon está abaixo dos 1500. Depende da loja e do local.
Seja como for, isso para o topo de gama. 33 TFLOPS. Até 18… Cobres muitos mais gamas por menor preço.
Não sabes isso… qual o custo de um GPU com 18?
A AMD prepara um para 999 euros!
Daqui a um ano está em quanto 600? Mesmo assim mais do que uma consola!
@Mario nao estou a dizer que sei. Sei apenas que ha gamas e se a topo de gama anda nos 33 Tflops, teras a alta gama nos 28-22 e a media a comecar abaixo dos 20, logo nao e dificil fazer a extrapolacao! Tal como agora tens a 2080 nos 8, a 2070 nos 7 e a 2060 nos 6, enquanto a 2080 ti anda nos 14.
Alem do mais… foi revelado uma segundo GPU ainda maior, com 128 SMs. Isto muda tudo. Normalmente, no portfolio destas empresas na varias placas para uma gama (neste caso tens RTX 2080, RTX 2070, RTX2060) e uma so placa enorme da gama titan com valores muito maiores que o resto. Ora havendo uma outra placa maior, mas com um numero pouco superior de cuda cores, significa que esta nao e a gama titan mas a gama alta.
Sobre a AMD, eu ja aqui o tinha afirmado que a empresa perdeu uma oportunidade de ouro para se impor no mercado. Os rumores de uma nVidia killer e da Big Navi circulam desde antes da RX 5700. Se a nVidia killer for essa dos 40 WGPS/80CUs, entao ja chegara ao mercado ultrapassada. Seja como for amanha saberemos.
O tommy fisher deu umas imagens do DS5… uma delas tem dados do Photoshop…
Outra fonte aponta para 11.4 a 11.6 Tflops, dependendo da térmica.
Isto há para todos os gostos.
Há pessoas que acreditam que esses consoles custarão até 800 dólares
Não custarão. Mas mesmo que custassem tens GPU, APU, SSD, Drive BD, Ram, Motherboard, caixa, fonte de alimentação, etc, incluidos no preço.
Eu acredito num preço de lançamento na ordem dos 499€ para a ps5 e possivelmente para a Xbox SX (se não, mais 50€)
Sinceramente estou curioso com os jogos da próxima geração
A Ps4 e a Xbox one foram criticadas devido às performances antes de serem lançadas e tivemos jogos espetaculares. (Days gone, Horizon zero dawn e por aí adiante).
Na nova geração as mesmas não aparentam ser fracas ou vulneráveis. E ainda nem se sabe os limites da mesma.
Pois eu também o que tenho curiosidade é em ver um jogo… Gameplay de próxima geração, não trailers cinemáticos, gameplay mesmo
Quero ver o que é que farão de diferença, que nem o PC mais potente hoje pode fazer (em termos de evolução gráfica dos modelos, mundo etc) pois tem o freio de mão puxado por conta dos consoles (imagino eu)
Edson, no Brasil possivelmente custará o equivalente a isso (ou mais) pra nós infelizmente
Talvez chegue aos 1000 dólares por aqui
Talvez a Sony consiga uma forma de baixar a consola, nesse mercado, na próxima geração. Ter uma fábrica de montagem aí no Brasil, para se fabricar a ps5, nem que seja pequena. Pelo menos, era o que eu tentaria fazer pois vocês são numerosos!!!
Se conseguirem ter um preço interessante aí, era uma vantagem para o número aumentar mais rapidamente
É esperar para ver!
@Mario Supostamente do DS5… eu so gostava de saber quem e que, com uma foto daquelas, decide logo que fica aprovado. Porque, numa altura onde consegues ate por 3D printing fazer o que for, aquela foto nao prova nada.
.
Sim, os seus comentários entram… desde que não continuem a ser baseados em nada, e inflamatórios.
Também estava gostando de solução com o RT separada.
Vi esse rumor no twitter. 13.3 TF
duvido mas sei lá kkkk
https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1234248004481306624
Ontem discuti este rumor no Beyond3D. Houve logo quem chamasse a atenção que o que é dito é Radeon Ray Tracing e não Navi Raytracing. Não sei se deva prestar atenção a esse pormenor, mas Radeon Raytracing pode implicar soluções diferentes com a mesma base de compatibilidade, ao passo que navi Ray Tracing seria a solução standard da AMD.
Como sempre teremos de esperar e ver. Aqui apenas discutimos as notícias, mas tudo o que se diga, até ser oficial, é especulação.
Citando uma das respostas:
“Both the next-gen Xbox and Playstation will support hardware raytracing with Radeon natively”.
He doesn’t say “both Xbox and Playstation will use our hardware raytracing”. Nor “both Xbox and Playstation will use Radeon Raytracing” -> both sentences that could be easily used as 100% confirmation that both consoles are using the same approach as AMD’s on the PC space.
He says both consoles will support hardware raytracing that will work natively with their Radeon GPU. What does “natively” mean here, other than “developers will have access to raytracing using official SDKs”?
Basicamente o que fica claro é que a solução de ambas se apoia no suporte RDNA ao Ray Tracing e que ambas são compatíveis com o RT da AMD. Mas a implementação e suporte do hardware pode ser diferente!
Não vamos especular que sim, nem que não, mas a realidade é que as palavras da AMD não matam a hipótese de diferentes implementações.
…e deixar a disputa para o que interessa que é o software:
1º nem deveria haver disputa, pois cada um escolhe jogar onde gosta e onde quer ou onde pode
2º O que interessa é muito relativo, é como a velha questão, qual é mais importante na F1, o piloto ou o carro?? Sem hardware o software não funciona, mas só hardware sem software também não funciona, pelo que na minha opinião o que interessa é um equilíbrio entre o hard e o soft de maneira a que ambos beneficiem da outra vertente e o resultado seja harmonioso e equilibrado
3º Acho que o RT separado limita o criador do jogo, pois ele quer fazer um jogo em que aparecem 500+ NPC ao mesmo tempo e para isso acontecer ele pode tirar recursos do RT e alocar á sua visão do jogo, se o RT for separado ele apenas pode ligar ou desligar, sendo que o desligar não oferece vantagem nas outras vertentes da programação e portanto o jogo pode ser uma porcaria mas estará sempre muito bem iluminado 🙂
1- eu tambem gostava de um mundo sem probreza e com cuidados médicos e justiça igual para todos. Mas não sou utópico.
2- naturalmente que o Piloto e o carro contam. Mas tens de ter os dois, o que não foi o caso. Na geração Xbox One, por exemplo, a Microsoft não tinha carro, e nem sequer apostou no piloto.
3- 500 NPCs é CPU. Não tem nada a ver com RT. Um RT externo só teria como desvantagens o poder não ser adequado à performance do GPU (que no caso de uma consola não deveria acontecer pois seria criado para uma potência fixa), e de ser uma solução proprietária e não standard de mercado.
Vitor,”o que interessa é relativo” você diz, e no seu caso é verdade
É verdade, se um fanboy vê que o software não está do seu lado, ele vai direcionar para a potência o seu “interesse”
E vice versa
Agora no meu caso, o software é o que manda. Como já disse, eu prefiro PC 1000x, mas por conta de alguns jogos muito relevantes pra mim não estarem lá, ele perde importância frente a um medíocre hardware de Playstation 4
Impossível ser mais claro
Sobre o terceiro ponto, o achismo vale o que vale… ou seja absolutamente nada.
O que interessa para o criador do jogo e ter os raios gerados. Num sistema hibrido ele tem poder sobre o controlo de quantos raios podem ser gerados e pode liberar o hardware para fazer outras coisas, teoricamente, mas…
Sera que interessa? As pessoas parecem esquecer-se que o RT nao e algo que vai ser acrescentado, mas sim que vai substituir a iluminacao tipica. Logo, sera que e admissivel sequer considerar que alguem pode controlar seja o que for com o RT, ou o que mais convem e ter o sistema sempre activo, gerando a iluminacao sempre? Porque sistema de iluminacao nao e algo opcional, e algo que precisas de ter em qualquer parte do jogo!
Sim e não Bruno… Podes sempre usar sistemas hibridos com RT em primeiro plano e rasterização em segundo. Nesse aspecto terem todos a mesma base hibrida da AMD é uma virtude.
Mais ainda, a Sony tem uma carrada de patentes sobre photon Mapping, que apesar de algumas desvantagens que podem ser cobertas por rasterização tem a virtude de não depender da geometria. E isso quer dizer que a complexidade da cena não tem impacto nas performances.
O uso de soluções hibridas é uma boa alternativa. Poens o máximo que podes no RT em primeiro plano aumentando a qualidade da imagem ao máximo. O resto, usas soluções clássicas, mas com pouco peso no GPU porque o nível de detalhe é baixo por serem coisas em segundo e terceiro plano.
O caso e o mesmo com photon mapping. A diferenca entre RT standard e photon mapping e que este ultimo consiste na emicao de um numero limitado de raios apartir da fonte luminosa (ao inves de raio por pixel do ecra) e na fase final, os raios emitidos sao todos recolhidos numa area (ao invez de uma kd-tree). O grande problema do ray tracing que e a geracao de raios por reflexos e refraccao nao fica resolvido e isto pode pesar nas performances se o hardware for hibrido.
Ou seja, havera sempre um limite, porque o RT nao sera sempre o mesmo dependendo da cena. Quantas mais superficies reflexivas ou transparentes tiveres, pior. Isto nao tem nada a haver Como referi em cima, depende da implementacao, mas o RT se implementado nao e opcional. Como vimos antes, alguns jogos suportando RT da nVidia nao tens os mesmos efeitos cozinhados que teriam sem RT. Ou seja, tendo RT nao usas sistemas secundarios. A unica opcao e nao usar RT, mas la esta, depende se o teu titulo precisas dos raios e para que precisa. Nesse aspeto, ter um sistema separado e sempre uma virtude, pois gerate os raios a parte sem prejuizo da performance da pipeline de rasterizacao. A natureza hibrida, pode cobrir efeitos secundarios opcionais.
A construção das KD-trees são o grande motivo pelo qual o RT é lento. Fugir a isso poderá ter de ser uma realidade. A piorar a coisa o RT classicos faz bounces e como tal a complexidade da geometria pesa muito. O Photon Mapping não tem esse problema.
Mas o Photon mapping não funciona com iluminação global, não é bom com transparencias e outros. Daí que algo misto entre o RT, Photon mapping e Rasterização seria a solução ideal.
É nesse aspecto que a solução da AMD é melhor que a da Nvidia, e o motivo pelo qual a Microsoft criticou o RT da Nvidia. A ideia dos RT cores é excelente no sentido que liberta o GPU, mas no caso da Nvidia um sistema hibrido fica de fora pois o RT quase não comunica com o GPU nos passos intermédios, e daí ou o RT ou Raster.
A AMD não funciona assim. Apesar de poderem na mesma existir estruturas aceleradoras externas, o RT é feito nas TMUs, o que implica que à partida há uma integração total com a pipeline de rasterização.
Mas teremos de ver… isto é falar de cor. Não sei o que a AMD vai ter, e se vai ser igual na X e na PS.
Mas conta com o hibrido. Não estou a ver o Photon Mapping como solução única e não vejo o RT, sem aceleração externa a fazer kd-trees para 4K 60 fps,
A mistura destes dois, e eventualmente até metendo rasterização à mistura, seria a melhor forma de superar todos esses limites.
Se é o que vai acontecer, é o que falta ver.
Pois é…..A ser verdade RDNA 2 no PS5 e talvez esses 13,5 TF a Sony soube esconder muito bem suas especificações e até confundir insiders.
Acho que o Fernando não ia gostar muito hehe
Não tomes isso como verdade… Os 13 TFLOPS são um rumor como os 9.2. Vamos apenas basearmos no que sabemos e que neste momento é… Nada. O resto é especular, seja para baixo ou para cima.
Mesmo a frase da AMD não sendo dita num contexto oficial é de ser tomada apenas como referência.