PS5 e Xbox série X deverão ser ambas RDNA 2.0 e possuir aceleração RT da AMD

Quem o diz é o chefe de gestão de produtos da AMD.

Aparentemente a questão sobre a validade dos leaks do Github, e os rumores do uso de uma solução externa à AMD para Ray Tracing, na PS5 não tem qualquer fundamento.

Quem o diz é o Chefe de Gestão de produtos da AMD, Mithun Chandrashekhar, que numa recente conferência de imprensa referiu o seguinte:

AMD AS A COMPANY…STRONGLY BELIEVES IN THE VALUE AND CAPABILITY OF RAYTRACING. RDNA 2, THE NEXT-GEN, WILL SUPPORT RAYTRACING. BOTH THE NEXT-GEN XBOX AND PLAYSTATION WILL SUPPORT HARDWARE RAYTRACING WITH RADEON NATIVELY. WE WILL BE SURE TO HAVE THE CONTENT THAT GAMERS CAN ACTUALLY USE TO RUN ON THOSE GPUS

WE BELIEVE IN OUR RAYTRACING, AND WE WILL HAVE IT WHEN THE TIME IS RIGHT.

Fonte

Traduzindo:



A AMD como companhia… acredita verdadeiramente no valor e nas capacidades do Ray Tracing do RDNA 2, a proxima geração, com suporte Ray tracing. Tanto a Xbox como a Playstation de próxima geração, suportarão Ray Tracing por hardware de forma nativa com a Radeon. Garantiremos que terão o conteúdo que os os Gamers possam usar para correr nesses GPUs.

Acreditamos no nosso Ray tracing, e tê-lo-emos, na altura devida.

Esta frase não é um rumor, esta frase não é de interpretação. Esta é uma frase que nos é transmitida como sendo textual do chefe de gestão de produtos da AMD. E nela ele parece dizer que ambas as futuras consolas serão baseadas no RDNA 2, e usarão nativamente a solução RT da AMD.

O que isto implicaria? Bem, que a solução da Sony, mesmo que se revele algo diferente da da Microsoft por alterações proprietárias de ambas as marcas, deverá ter a mesma base, o RT da AMD. Isto, a confirmar-se põem fim à teoria de um RT externo e de terceiros usado pela consola da Sony (apesar que personalizações e melhorias vindas de ambas as marcas ainda podem ser uma realidade).

Mas da mesma forma põem fim às conclusões retiradas do leak do Github. Nesse leak os APUs Oberon e Ariel ali testados eram RDNA 1, e não possuíam RT. Ora perante esta revelação, isto a ser assim, significa que esses APUs, mesmo que em tempos tenham sido pensados para a PS5, não estarão actualmente a ser usados, ou pelo menos, se o estão, sofreram alterações radicais.

Quer isto igualmente dizer que perante a realidade de um novo chip ou de alterações de fundo, o limite de 36 CU anteriormente existente deixa de ser visto como se tendo forçosamente mantido e o rumor de uma PS4 a 9.2 Tflops deverá cair por terra.

Este é um dado relevante, mas que no entanto não nos esclarece totalmente. Como já referido, somente com a revelação da PS5 haverá certezas. Mas se efectivamente o APU da PS5 for RDNA 2, está mantido sob segredo, não tendo existido qualquer vazamento sobre qualquer APU nessa situação que tenha sido associado à consola da Sony.

Daí que no capítulo das performances, tudo continuaria em aberto.



 



44 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
6 meses atrás

Estava realmente gostando da idéia do RT a parte.
Por outro lado vejo como muito positivo hardware’s muito similares nos dois e deixar a disputa pro que interessa que é o software.

Será que haveria possibilidade de regular ou desativar efeitos RT como se faz no PC?! Em prol de mais desempenho? Já ouvi que é diferente mas, caso sim, o meu ficaria desativado praticamente o tempo todo rs.

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Zidane
6 meses atrás

Também estava gostando de solução com o RT separada.

Vi esse rumor no twitter. 13.3 TF
duvido mas sei lá kkkk

https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1234248004481306624

Vitor Calado
Vitor Calado
Responder a  Carlos Zidane
6 meses atrás

…e deixar a disputa para o que interessa que é o software:

1º nem deveria haver disputa, pois cada um escolhe jogar onde gosta e onde quer ou onde pode
2º O que interessa é muito relativo, é como a velha questão, qual é mais importante na F1, o piloto ou o carro?? Sem hardware o software não funciona, mas só hardware sem software também não funciona, pelo que na minha opinião o que interessa é um equilíbrio entre o hard e o soft de maneira a que ambos beneficiem da outra vertente e o resultado seja harmonioso e equilibrado
3º Acho que o RT separado limita o criador do jogo, pois ele quer fazer um jogo em que aparecem 500+ NPC ao mesmo tempo e para isso acontecer ele pode tirar recursos do RT e alocar á sua visão do jogo, se o RT for separado ele apenas pode ligar ou desligar, sendo que o desligar não oferece vantagem nas outras vertentes da programação e portanto o jogo pode ser uma porcaria mas estará sempre muito bem iluminado 🙂

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Vitor Calado
6 meses atrás

Vitor,”o que interessa é relativo” você diz, e no seu caso é verdade

É verdade, se um fanboy vê que o software não está do seu lado, ele vai direcionar para a potência o seu “interesse”
E vice versa

Agora no meu caso, o software é o que manda. Como já disse, eu prefiro PC 1000x, mas por conta de alguns jogos muito relevantes pra mim não estarem lá, ele perde importância frente a um medíocre hardware de Playstation 4

Impossível ser mais claro

bruno
bruno
Responder a  Vitor Calado
6 meses atrás

Sobre o terceiro ponto, o achismo vale o que vale… ou seja absolutamente nada.

O que interessa para o criador do jogo e ter os raios gerados. Num sistema hibrido ele tem poder sobre o controlo de quantos raios podem ser gerados e pode liberar o hardware para fazer outras coisas, teoricamente, mas…

Sera que interessa? As pessoas parecem esquecer-se que o RT nao e algo que vai ser acrescentado, mas sim que vai substituir a iluminacao tipica. Logo, sera que e admissivel sequer considerar que alguem pode controlar seja o que for com o RT, ou o que mais convem e ter o sistema sempre activo, gerando a iluminacao sempre? Porque sistema de iluminacao nao e algo opcional, e algo que precisas de ter em qualquer parte do jogo!

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

O caso e o mesmo com photon mapping. A diferenca entre RT standard e photon mapping e que este ultimo consiste na emicao de um numero limitado de raios apartir da fonte luminosa (ao inves de raio por pixel do ecra) e na fase final, os raios emitidos sao todos recolhidos numa area (ao invez de uma kd-tree). O grande problema do ray tracing que e a geracao de raios por reflexos e refraccao nao fica resolvido e isto pode pesar nas performances se o hardware for hibrido.

Ou seja, havera sempre um limite, porque o RT nao sera sempre o mesmo dependendo da cena. Quantas mais superficies reflexivas ou transparentes tiveres, pior. Isto nao tem nada a haver Como referi em cima, depende da implementacao, mas o RT se implementado nao e opcional. Como vimos antes, alguns jogos suportando RT da nVidia nao tens os mesmos efeitos cozinhados que teriam sem RT. Ou seja, tendo RT nao usas sistemas secundarios. A unica opcao e nao usar RT, mas la esta, depende se o teu titulo precisas dos raios e para que precisa. Nesse aspeto, ter um sistema separado e sempre uma virtude, pois gerate os raios a parte sem prejuizo da performance da pipeline de rasterizacao. A natureza hibrida, pode cobrir efeitos secundarios opcionais.

Rui
Rui
6 meses atrás

Hmmmm eu continuo a ter a mesma ideia que tinha mas isto complicou mais as coisas..

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

O último rumor que vi, falava em 2 consolas ps5!
(IGN Portugal) https://pt.ign.com/games/85136/news/sony-deve-lancar-dois-modelos-da-playstation-5
A principal com 9 teraflops e outra que será a ps5 pro para rivalizar com a Xbox SX

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
6 meses atrás

Nao sei se recordam, mas e algo que tinha considerado desde que os valores do Oberon chegaram. 9.216 e precisamente 5x mais a PS4 e e o dobro (recorrendo ao conceito da Pro) seriam precisamente 18.432 ou seja 10x mais a PS5. Logo, faria sentido o Oberon ser a base e a Pro ser duas vezes o Oberon…

Mas.. com toda esta teoria de RT externo, nao externo, oberon ser RDNA1, ja nem na minha propria ideia acredito.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Falando nisso estou a aguardar artigos do Warren e do Schreier.

O primeiro diz que acompanhou o desenvolvimento das consolas e sabe muita coisa sobre o que se passou (tb afirma que SeX>PS5, mas as fontes deles sao todas MS). O que diz e que a Stadia causou um panico que alterou a estrategia de uma empresa, e que uma certa empresa teve problemas com refrigeramento que levaram a corte nas performances.

O segundo, que tem conversado com muitos DEVs sobre subcricoes, que o sentimento generalizado e de puro panico sobre essa realidade e que tem imensos testemnhos sobre a realidade dos servicos.

Mas isto foi ha quase dois meses atras, ou mais, e ate agora nada.

OFF-TOPIC: a suportar o meu argumento dos 18 Tflops, foi calculada a performance expectavel da topo de gama amepere em 33 Tflops! E isto com base em dados de benchmarks. Normalmente, quando temos isso o chip esta praticamente confirmado.

Ora com topo de gamas nessa zona (33 Tflops), 18 tornam-se algo na gama media, ou nao?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Quem disse? A Titan atual foi lançada a 999€.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Na Amazon está abaixo dos 1500. Depende da loja e do local.

Seja como for, isso para o topo de gama. 33 TFLOPS. Até 18… Cobres muitos mais gamas por menor preço.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

@Mario nao estou a dizer que sei. Sei apenas que ha gamas e se a topo de gama anda nos 33 Tflops, teras a alta gama nos 28-22 e a media a comecar abaixo dos 20, logo nao e dificil fazer a extrapolacao! Tal como agora tens a 2080 nos 8, a 2070 nos 7 e a 2060 nos 6, enquanto a 2080 ti anda nos 14.

Alem do mais… foi revelado uma segundo GPU ainda maior, com 128 SMs. Isto muda tudo. Normalmente, no portfolio destas empresas na varias placas para uma gama (neste caso tens RTX 2080, RTX 2070, RTX2060) e uma so placa enorme da gama titan com valores muito maiores que o resto. Ora havendo uma outra placa maior, mas com um numero pouco superior de cuda cores, significa que esta nao e a gama titan mas a gama alta.

Sobre a AMD, eu ja aqui o tinha afirmado que a empresa perdeu uma oportunidade de ouro para se impor no mercado. Os rumores de uma nVidia killer e da Big Navi circulam desde antes da RX 5700. Se a nVidia killer for essa dos 40 WGPS/80CUs, entao ja chegara ao mercado ultrapassada. Seja como for amanha saberemos.

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Há pessoas que acreditam que esses consoles custarão até 800 dólares

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu acredito num preço de lançamento na ordem dos 499€ para a ps5 e possivelmente para a Xbox SX (se não, mais 50€)
Sinceramente estou curioso com os jogos da próxima geração
A Ps4 e a Xbox one foram criticadas devido às performances antes de serem lançadas e tivemos jogos espetaculares. (Days gone, Horizon zero dawn e por aí adiante).
Na nova geração as mesmas não aparentam ser fracas ou vulneráveis. E ainda nem se sabe os limites da mesma.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  AlexandreR
6 meses atrás

Pois eu também o que tenho curiosidade é em ver um jogo… Gameplay de próxima geração, não trailers cinemáticos, gameplay mesmo
Quero ver o que é que farão de diferença, que nem o PC mais potente hoje pode fazer (em termos de evolução gráfica dos modelos, mundo etc) pois tem o freio de mão puxado por conta dos consoles (imagino eu)

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Edson
6 meses atrás

Edson, no Brasil possivelmente custará o equivalente a isso (ou mais) pra nós infelizmente
Talvez chegue aos 1000 dólares por aqui

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Carlos Zidane
6 meses atrás

Talvez a Sony consiga uma forma de baixar a consola, nesse mercado, na próxima geração. Ter uma fábrica de montagem aí no Brasil, para se fabricar a ps5, nem que seja pequena. Pelo menos, era o que eu tentaria fazer pois vocês são numerosos!!!
Se conseguirem ter um preço interessante aí, era uma vantagem para o número aumentar mais rapidamente
É esperar para ver!

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

@Mario Supostamente do DS5… eu so gostava de saber quem e que, com uma foto daquelas, decide logo que fica aprovado. Porque, numa altura onde consegues ate por 3D printing fazer o que for, aquela foto nao prova nada.

Rodrigo
Rodrigo
6 meses atrás

Essa é uma boa notícia, mostra que os dois consoles vão trazer o que tem de melhor da AMD no momento. Provavelmente vão ser notavelmente semelhantes, claro que pode muito bem haver algumas outras otimizações no próximo projeto AMD Navi implementado no console que ainda não estamos cientes, simplesmente porque as peças de PC baseadas na arquitetura mais recente ainda não estão disponíveis para serem experimentadas. A conclusão é que no aqui e agora, pelo menos, o novo console da Microsoft possui uma GPU maior do que qualquer coisa que a AMD tenha no mercado de PCs, mas que também é baseada na tecnologia mais recente. Do lado da Sony ainda falta a confirmação das suas especificações. Essa nova geração vai trazer um grande salto no poder de processamento. Se dependesse de mim eu compraria ambos os consoles, porque os seus exclusivos vão ser fascinantes, principalmente no lado da Sony.

nETTo
nETTo
6 meses atrás

E lá vamos nós kkk

Já tô começando concordar com os caixistas daqui e de todo mundo e ficar p…. com a Sony😤

Mostra logo essa porra que eu já quero vender o Meu rim

Danilo Marciel
Danilo Marciel
Responder a  nETTo
6 meses atrás

Revoltado com esse segredo a sete chaves da Sony embora os fãs concordem e achem lindo passou da hora dela revelar algo.

andrio
andrio
Responder a  Danilo Marciel
6 meses atrás

Lindo eu acho que não, mas oq realmente me revoltar foi n ter conseguido jogar the last of us em fevereiro! Aqui no Brasil era feriado e eu tinha feito uma cirurgia, fiquei em casa 🤧
Sony com 2 triple AAA pra lançar esse ano, por mim ps5 só ano que vem 🤷

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
6 meses atrás

Eu sou desses que não ligam.
O negócio só vai lançar no fim do ano, até lá nem adianta saber muita coisa pois ninguém vai ter um mesmo

Se falarem bom, se não falar, não muda nada também.

O que eu não gosto é como fizeram antes, mostra primeiro o controle, depois as specs só depois o console em si…
Mostra logo tudo de uma vez lá pra setembro/outubro e pronto

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 meses atrás

Não sei porquê… Em vez de andarem a sofrer por quererem saber hardware futuro, já pensaram em experimentar a demo de FF VII que foi disponibilizada na store este fim de semana? Está fantástico!

Está toda a gente ansiosa com a necessidade da nova geração… Mas ninguém considera o seguinte..

Tanto MS como Square Enix anunciaram que o primeiro ano não terá exclusivos da nova geração. Não sabemos se mais lhes juntarao. Isto significa que durante o primeiro ano estaremos a ter os mesmos jogos que temos agora.

Então eu pergunto.. porquê lançar o novo hardware agora?

Enquanto sofrem por notícias de novo hardware eu limito-me a jogar. Tenho tantos título s excelentes para terminar..

Andrio
Andrio
Responder a  bruno
6 meses atrás

Demo ta bem maneira mesmo! vou jogar novamente quando chegar em casa.
Pessoal só ta nessa pilha pq o a MS já falou das suas specs, senao estariam calados. rsrsrsrs

Carlos
Carlos
6 meses atrás

.

João Magalhães
João Magalhães
6 meses atrás

Pois é…..A ser verdade RDNA 2 no PS5 e talvez esses 13,5 TF a Sony soube esconder muito bem suas especificações e até confundir insiders.

Acho que o Fernando não ia gostar muito hehe

error: Conteúdo protegido