PS5 possui capacidades de Deep Learning implementadas no hardware?

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

Quem o refere é o website Tom’s Hardware, que promete abordar o tema com mais detalhe logo à noite.

Nota Introdutória alterada às 17:15. Aparentemente o Tom’s hardware pretendeu apenas conseguir protagonismo usando a PS5. O que vai ser abordado é meramente teórico e sobre o que poderia significar o uso de uma técnica semelhante ao DLSS na PS5.

Segue-se o artigo original:

——

A confirmar-se a informação dada pelo Tom’s Hardware, a PS5 é mesmo uma caixinha de surpresas, e numa altura em que a Microsoft fala de Machine Learning, a Sony implementa capacidades de Deep Leaning na sua consola.



Mas qual a diferença entre Machine Learning e Deep Learning?

Digamos basicamente que o Deep Learning é Machine Learning, mas o Machine Learning precisa de analisar várias amostras previamente identificadas para aprender, ao passo que o Deep Learning tem a capacidade de aprender sozinho criando ele mesmo os seus identificadores.


Basicamente o Deep Learning é uma nova especialização que existe dentro do Machine Learning, tornando-o mais avançado.

Explicando, a Inteligência artificial pode ser conseguida ou não usando Machine Learning, sendo o Machine Learning uma parte especializada da IA que a melhora e automatiza. O mesmo se passa com o Deep Learning, que é uma parte especializada do Machine Learning, que o pode ter ou não, mas que o melhora e que por sua vez melhora também a IA.

E IA temos há anos, Machine Learning há menos, e Deep Learning há ainda menos.



Podem ler mais sobre as diferenças aqui.

Mais dados serão fornecidos logo.

Mas caso o Deep Learning exista, a PS5 terá todas condições de criar uma capacidade estilo DLSS, algo que será mais complexo com apenas Machine Learning.

Curiosamente, apesar de não ter confirmado, o horário parece ser igual ou proximo do State of Play de hoje. Coincidência?





5 2 votes
Avalie o nosso artigo
12 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

No caso tem o horário às 17:00 se não me engano uma hora antes do state of play

By-mission
By-mission
Responder a  By-mission
1 mês atrás

O link do vídeo diz ser as 16:00 uma hora antes do State of Play
https://youtu.be/hqswH7fml8Y

marcio
marcio
Responder a  By-mission
1 mês atrás

boa, obrigado.

marcio
marcio
1 mês atrás

Interessante, por favor Mario, faça uma postagem explicando pra gente depois da apresentação da Toms hardare, obrigado!

Shin (Playstation, Nintendo, Sony e Valve)
Shin (Playstation, Nintendo, Sony e Valve)
1 mês atrás

PS5 tem DLA mas não capacidades DLSS, o DLSS é um Temporal Super Sampling, e o TSS consiste em renderizar os primitivos na etapa Screen Space a uma resolução SSAA 16x, mas rasterizar a informação nos pixel fragment com o mesmo tamanho 4×4 de cada bloco. Portanto, o que fazem é fornecer o índice localização desses primitivos a IA, e seu espaço sombreado a partir do Zbuffer e então upar cada pixel fragment 4×4 para 8×8, os pixels que são repetidos são demarcados, os objetos as inclinações levando em conta os formatos Super Sampling são alisados. Não é perfeito com decalques ou objetos colocados no pós processamento pois é nada mais que uma reconstrução quadro a quadro e não se tem a informação do movimento ( pode ter no futuro).

O PS5 como se supõe possuir as mesmas capacidades PS4pro, devem fazer o mesmo sem DLA via Checkerboard Rendering, e ele tem uma técnica muito boa chamada Temporal Reprojection, este último o que faz e criar um multi frustum no Worldspace com os fragmentos de duas locais distintos, e rasteriza no screen space um com jitter e outro temporalmente fazendo deseleção dos pixels repetidos.

Em RDNA existe a etapa Draw Stream Binner Rasterize, que tipifica a rasterização em bloco. Sony usará este método de renderização para democratizar seu método de renderização para todos usarem pois todo o motor terá de passar pela construção dos blocos e todo pode fazer de reprojeção usando a ID dos blocos.

Por isso IA é dispensável. No futuro no entanto como IA está no roteiro da AMD talvez eles adotem. Mas Mark Cerny gosta de revisão e o DLSS 2.0 atual deteriora um pouco a imagem através da especulação.

Shin (Playstation, Nintendo, Sony e Valve)
Shin (Playstation, Nintendo, Sony e Valve)

E pra que serve o DLA no PS5?
Existe uma patente DLA dedicada ao processamento de video que aplica um método de inferência para super escalar uma imagem de vídeo, estão chamando isso de DLSS da Sony mas na verdade se trata do VCN 3.0 da AMD, que está em RDNA2, se ambas falam do mesmo método, significa que a GPU do PS5 não é RDNA1 Github como rumores apontam. A mesma patente sugere usar o motor de inferência para a recepção da imagem de câmera, ou seja PlayStation Cam, ou seja, tem uma IA capaz de fazer a super escala e o processamento de imagem em Streaming para melhorar a imagem. Sony IE tem duas patentes complementares disso, uma fala de um metodo que rastreia objetos e pessoas em um cenário para ajudar a tipa-los? Pra que serve? PSVR terá câmeras Kinect assim como PlayStation Cam ele sabe que você não é uma cadeira e pode ser programado desde pra te localizar melhor, desde pra te avisar que tem um objeto na sua frente quando o óculos está na sua cabeça.

Também existe uma patente com um método de rastreio das coisas que ocorre com a tela de jogo. Esta sugere um método que junto a um narrador virtual pode descrever para o jogador o que ocorre no jogo. Uma ajuda para jogadores deficientes visuais que poderão ter uma IA que lhe fale o que está escrito em um objeto ou narre a cena. Isso se completa a um acessório desenvolvido para o Dual sense com um touchpad com sensores braille que poderá escrever para pessoa deficiente.

Tem muita IA no PS5 mas não é DLSS.

By-mission
By-mission
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off Topic:

Ao que parece vazou um pequeno clip do modo multiplayer do The Last of Us parte ll…
Pelo que dá para ver no vídeo é uma build de 2018, mas em estado bastante avançado!

https://youtu.be/xoT4pJar1uE

Antes de me acusarem de perseguição ao jogo, só achei muito interessante!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  By-mission
1 mês atrás

Aproveitando o off topic, gostaria de pedir aos users do site que quando forem falar a respeito da história de The last coloquem como spoiler, pois teve umas 3 notícias que nada tinham haver com o jogo e quando fui ler os comentários estavam lotados de spoilers.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Eu agradeço Mário, acredito que o pessoal não tenha feito por mal e também consegui desviar o olhar na hora kkkkkkk

error: Conteúdo protegido