PS5 vs Xbox série X – O que valem como leitores de Blue Ray

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

A análise mostra que uma das consolas tem vários problemas, ao passo que a outra apresenta resultados excelentes.

A PS5 e a Xbox série X foram comparadas como leitores de Blue Ray, e os resultados foram um pouco fora daquilo que seria de esperar.

Quando colocadas lado a lado, os resultados visuais são radicalmente diferentes, com a Xbox a apresentar problemas com os cromáticos, tanto horizontalmente como verticalmente, consequentemente perdendo qualidade visual. O resultado é uma imagem mais escura e onde se perde bastante detalhe visual.



Os degradês também aparecem de forma radicalmente diferente com as transições de cor a serem muito mais suaves na PS5 do que na Xbox, que apresenta bandas e ocasionalmente faixas de brilho algo perdidas.

A culpa desta situação é que a PS5 transmite a imagem num modo YCbCr444, ao passo que a Xbox trabalha num modo RGB444. Estes dois modos são radicalmente diferentes, com o modo RGB a trabalhar com 3 imagens sobrepostas, uma em tons de Vermelho, outra em tons de Verde e outra em tons de Azul, que são sobrepostas, dando a cor final.

Já o modo YCbCr trabalha de forma radicalmente diferente. Basicamente temos uma imagem em tons de cinza (preto e branco) e dois e ecrãs adicionais, um com a Luminância e outro com a Cromância, ou seja, ecrãs com o brilho e cor do pixel, respetivamente. Esta metodologia permite um muito maior controlo das cores e brilhos do pixels que o RGB. Ambas as consolas trabalham com informação 4:4:4, ou seja, informação distinta para todos os pixels.

Uma outra diferença é que, apesar do HDR trabalhar com 10 bits de cor, a PS5 trabalha a imagem com 12 bits de cor, ao passo que a Xbox se fica pelos 10. Apesar de o output ser igual, a situação da PS5 funciona como uma espécie de super sampling, onde as amostragens de cor são mais precisas.



Apesar de a Xbox suportar este modo de output e esta precisão de cor, mesmo quando se força os mesmos nos menus, ao reproduzir Blurays os valores voltam a estes, impedindo assim qualquer tipo de ajuste. Esta é uma situação claramente influenciada pelo design PC da consola.

Nenhuma das consolas é no entanto perfeita ao bit, sendo que para tal um leitor BD dedicado se torna necessário. No entanto, para o utilizador normal ambas  as consolas apresentam boa qualidade, com a PS5 a ser a melhor das duas.

A Xbox mostrou ainda que, quando se usa as funções de avanço e recuo, esta salta um fotograma ou dois, sendo que nos vídeos a 24 fps a consola apresenta stuttering a cada 42 segundos. A questão é que os filmes BD possuem por norma uma cadência de 23,976 fotogramas por segundo, mas no entanto existem alguns filmes a 24 fotogramas exatos. Ora a Xbox não consegue perceber isto, representando o video nos mesmos 23.976 fps, o que a cada 42 segundo faz com que esta tenha de saltar um fotograma para voltar a acertar o vídeo. Já a PS5 deteta estas nuances e atualiza o seu refrescamento de forma correta, tornando-a assim na melhor consola para visualização de conteúdo UHD.

Eis o vídeo da HDTVtest que analisa esta situação ao pormenor:



 

 



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
39 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
22 dias atrás

O Xbox sempre teve uma imagem com os pretos mais fortes , desde o Xbox 360. Sempre achei que o Xbox causa Black crush , mesmo em games.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A cada dia uma nota negativa a respeito do xbox… anos a fio. Por favor, por notícias positivas, uma que fosse, de vez em quando

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Acredito que não é uma critica a você, Mário. E sim a Microsoft mesmo. Ele deu 5 estrelas no artigo.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Na realidade a única coisa que não gosto no Series X é a memória, o resto está bom pra mim.
O comentário foi mais por que não compreendo porquê a MS não capricha mais nas suas coisas.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

Exato Sparrow. Obrigado.

Relvas
Relvas
Responder a  Carlos Zidane
22 dias atrás

A xbox é melhor em outras coisas, como por exemplo ser muito mais silenciosa que a ps5.
O facto de os comandos terem bateria amovível também é uma vantagem.
Tem uma retrocampatibilidade do melhor que existe no mundo.
Tem um ssd amovível, na ps5 quando avariar dá direito a consola nova.
Tem o gamepass.

Relvas
Relvas
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Esquece Mário, é uma batalha perdida para a ps5, que eu tenho mas já tive vários contactos com a XSX.
A ps5 é silenciosa até veres a XBSX que nem sabes que está ligada, literalmente.

O gamepass depende de cda um é verdade.

Tens de comprar baterias boas.

Também há quem ache o gatilhos haptios uma maravilha e para mim é coisa para se desligar.

Relvas
Relvas
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Lol, não gasto dinheiro nisso. Há por aí pilhas muito boas e baratas. As do ikea são excelentes para o preço.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Vou contar minha experiencia, tenho o XSX e tenho jogado muito o PS5 na casa de um primo e sim o XSX é mais silencioso, quanto aos gatilhos do dualsense, é algo fantástico, não tem como desligar aquilo de jeito nenhum, e o battery pack da Microsoft, tenho um firme e forte desde 2013

Sparrow81
Sparrow81
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É o console do stuttering? Em games tá sendo frequente e agora em filmes também? Eita, Microsoft!

Relvas
Relvas
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O leitor sa SX é exactamente o mesmo do da one s.
O da ps5 é novo, pois a ps4 não tinha 4k.

Nunca vi filme nenhum em bluray!

Off-topic- A minha ps5 tem coilwhine, apenas incomoda a jogar com volume baixo. Estou na dúvida se devo acionar a garantia.

Relvas
Relvas
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Nem sabia que havia pessoa que usavam as consolas para ver filmes 🙂
Como em que nunca sequer pensei…

Relvas
Relvas
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Epáh, ninguém deixou de comprar uma ps4 por não ter leitor 4k!
Isto não é a época do DVD.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Relvas
20 dias atrás

O que é o coilwhine?

Livio
Livio
Responder a  AlexandreR
20 dias atrás

É um estilo de zumbido que vc escuta vir de dentro do aparelho eletrônico ocasionado por bobina ou transformadores, é mais frequente nas fontes de alimentação. A solução pode ser a troca da bobina/transformador, de componentes próximos ou algum abafamento por exemplo alguma capa cobrindo o componente.

Meu Home theater Sony tem CoilWhine quando o coloco em modo de economia, não consegui resolver e acabei me acostumando a não colocar em tal modo

Felipe Leite
Felipe Leite
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu sigo o HDTVtest há anos, recebi a notificação do vídeo, vi o vídeo e até pensei em comentar aqui no site.
O que me fez desistir, foi saber que iria causar mais uma guerra 🙄
Mais uma vez parabéns pelo artigo e pela pesquisa Mário. É só a verdade e com informação de um dos canais de tecnologia mais respeitados da Internet.
Doa em quem doer, é só informação sobre o que se passa.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OFF A análise do NXGamer (https://www.youtube.com/watch?v=d7XsniMdxz0) sobre The Medium nos esclarece novos factos sobre as versões das consolas.

O Alex Battaglia na sua análise já havia destacado vários reflexos de Ray Tracing ausentes Xbox Series X. Mas o Michael foi além, mostrando que os reflexos de Ray Tracing no Xbox Series X são mostrados ocasionalmente. Em vários momentos, o Xbox Series X apresenta os mesmos reflexos planos do Xbox Series S (que não tem Ray Tracing neste jogo).

Outro ponto foi o Michael dizer abertamente que o Xbox Series S não possui Ray Tracing neste jogo provavelmente por falta de RAM. E foi além dizendo que a quantidade e largura de banda da RAM é o calcanhar de aquiles desta consola, assim como também foi para o PS4 Pro.

E por fim, enquanto a Digital Foundry achou quadros de 900p no mundo duplo, o Michael achou quadros ainda menores com 756p no Xbox Series X. E deixou claro que o jogo não apresentou 4k nativos em nenhum momento, prevalecendo 1440p no mundo simples.

Hawf
Hawf
Responder a  Carlos Eduardo
22 dias atrás

Infelizmente pra muitos fanboys aí por fora o Séries S vai ser a âncora que vai segurar o Séries X e muito provavelmente o PS5 nessa geração.
Eu não entendo oq a MS estava pensando por dividir a memória RAM e ainda por cima deixar um limite tão pequeno no Séries S.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hawf
22 dias atrás

O SS não será âncora de nada! Só um maluco pode imaginar que um desenvolvedor decente vai limitar o SX em seu jogo para o SS não fazer feio. Isso seria um baita de um tiro no pé, principalmente da Microsoft, pois o SX sendo limitado para atender melhor o SS, significa que a distância do PS5 – que não tem compromisso com hardware inferior na geração – para o SX seria grande.
O que vai acontecer? Se atende PS5 e SX e faz o que dá pra fazer nessa bizarrice chamada SS.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

Desde que eu vi jogos de Wii e Wii U serem portados pra 3ds , jogos de PS3 portados pra ps vita e os ports que o switch vem recebendo , eu acho que o séries S vai se sair muito bem. Eu comprei o Séries S e me surpreendi positivamente com o console , muito melhor do que pintam por aí. Obviamente , eu sei das limitações de hardware do console , mas não acho que será esse desastre todos que vocês pintam.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Felipe Horvath
22 dias atrás

Claro que vai rodar… Mas se espera 1440p em triple A, esqueça. Se espera ter os mesmo assets da versão ps5 e SX, esqueça! Se espera mundos abertos de cair o queixo como ps5 e SX esqueça.
Compara Doom Eternal no PS4 e no Switch. Compara The Witcher no PS4 e no Switch.
Se vc não se importa com essa diferença e jogar na faixa dos 1080p, tranquilo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hawf
22 dias atrás

Pessoalmente não acho que o SeriesS vai segurar o X. Como está no mesmo pipeline, provavelmente farão no X e reescalar para o S.

Agora, a conversa é que iria reescalar apenas resolução. E o que estamos vendo na prática é que a diferença entre as duas consolas é grande demais para cortar apenas resolução. Provavelmente envolverá mais efeitos.

nETTo
nETTo
Responder a  Hawf
22 dias atrás

Em exclusivos Sony não tem como XSS segurar o PS5.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
22 dias atrás

Terminei esse game na semana passada, é muito bom, história que te prende muito, porém é um game realmente muito mal otimizado

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Molina
22 dias atrás

Fiquei besta de ver o Battaglia desativar os efeitos de Ray Tracing no PC, e o game ter quedas repentinas de 100fps para menos de 30fps, mesmo sem entrar no mundo duplo.

De facto é mal otimizado, não tem estabilidade.

Só para deixar claro, o que foi dito pelo Michael sobre a versão do Xbox Series X não significa que falta capacidade em hardware. Mas por se tratar de consolas embarcadas, a priorização sempre será em tentar segurar o FPS, diferente do PC onde pode-se configurar o que quer.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
22 dias atrás

Tem muita gente reclamando que mesmo com pc bem parrudo, o game roda bem mal, foi lançado um patch pra ele, não sei se melhorou alguma coisa

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
22 dias atrás

o alex fez um video de 12min dando zoom de 200x procurando defeito no RT do spiderman.

nesse ele não viu hahaahahahah

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
22 dias atrás

Joguei em PCs e console ao longo de 15 anos. Hoje fiquei com o console, pois cansei de ver PCs se defasando em um período curtíssimo, fora os problemas que quando quero só jogar, o Pc pede pra instalar isso ou atualizar aquilo, etc. O que eu sempre quis foi só jogar, sem preocupações com um monte de drivers e besteiras que o mundo Pc trás no pacote.

O que percebi nesse anos passados e que vem crescendo mais recentemente é que alguns pcistas (que tem máquinas consideradas médias geralmente), tem uma certa birra com PlayStation… Por que? Simplesmente porque a maioria dos jogos de PlayStation não saem no Pc e eles tem que buscar algo pra desmerecer os exclusivos, para afirmar para eles mesmos que o PC é melhor em tudo. Eu vejo o Alex nesse grupo aí (eu só não sei porque, já que tem condições suficientes para ter todos os sistemas e aproveitar o melhor de todos os mundos), com dificuldades de ver virtudes no PlayStation e seus exclusivos, simplesmente porque esses jogos não estão disponíveis no Pc. Isso também explica porque eles são mais amigáveis com Xbox, pois tudo que está no console, TB está no PC e aí eles nem se atrevem a criticar a Microsoft com mais peso.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

Tô vendo o vídeo do Alex de melhores jogos de 2020.

Um monte de jogo Indie com gráfico simples… Half life 1… Remaster de command e conquer de 1998.. só oq não tem no PS4,xone, ps5, SX etc.

Aí bota o Doom em primeiro e fica todo defensivo q “em primeiro é um jogo de PC” “120fps faz diferença”

No caso desse cara, metade de tudo que ele faz parece ter junto um recalque com consoles.

Me lembro um pouco aqui no BR, que caixista se achava elite por jogar no Xbox e não no PS2 “de favelado jogador de uiniim elevim” e ficava recalcado do PS2 ser o famoso do “entre a maioria”

Mais ou menos o Alex falando de jogos e o sujeito responde normal e não especialista “viu só o God of War? Ganhou o GOTY, vou comprar o PS4” ao invés de hypar RT do cyberpunk na 3090 dele ahhahahah

Acho q é recalque pq o que ele gosta não é popular e em geral se ele for falar com alguém a chance é do cara jogar no PS4 e não na 3090…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
22 dias atrás

Xbox vs PS2 é de facto uma discussão muito interessante. E talvez foi a última geração de grandes diferenças entre consolas, sejam em poder ou jogos exclusivos.

Deixar PS2 de lado era muito difícil, porque a biblioteca desta consola é muito vasta, cheia de jogos exclusivos com muito peso.

Entretando, a Xbox me parecia uma consola bem mais robusta, com jogos espetaculares visualmente.

Já na geração PS3 vs Xbox 360, preferi investir apenas na PS3 + PC. Perdi alguns grandes jogos, Halo 3, Gears 3, Forza 3 e Horizon (Alan Wake joguei no PC). Mas diferentemente da geração PS2 vs Gamecube vs Xbox, a meu ver já se tratava de uma geração com menores diferenças visuais (exceto Bayonetta e alguns outros), e a grande maioria dos jogos tinha em ambas as consolas (exceto a Nintendo).

error: Conteúdo protegido