Qual será a diferença de performances entre a PS5 a Xbox série X. Mesmo os devs não se parecem entender!

Se Jason Schreier deu a conhecer que vários criadores de software (devs), lhe dizem que a diferença entre a Xbox série X e a PS5 não é muito grande, há agora quem venha dizer que a diferença é chocante por ser tão grande. Afinal quem tem razão?

Se há algo que me tira do sério nesta geração é a contra informação. Basicamente torna-se impossível dar-se uma informação correcta aos nossos leitores perante tanta informação e contra informação. E isso não é bom para ninguem!

Seria de esperar que, passada a fase dos falsos insiders, a informação começasse a ser mais fiável, mas está-se a ver que não é.

Agora são pessoas ligadas à Microsoft que, mesmo tendo a Microsoft revelado dados oficiais sobre as capacidades de transferência do seu SSD, vem falar que afinal há outra metodologia de compressão que até é mais eficaz do que a da Sony. Mas como se acreditar nisso, quando os dados oficiais estão cá fora, e não mostram nada disso? Será que a Microsoft possui assim tanta incompetência que nem sabe sequer o que a sua consola tem e revela ao público dados errados?

É no mínimo estranho, dando a clara ideia que, ao contrário do que seria de se esperar, os grandes fanboys não são só os utilizadores.



Mas o mais estranho é que os devs não parecem ter opiniões convergentes. Se Jason Schreier referiu à dias que vários lhe diziam que a diferença entre as consolas era muito reduzida, o que colocamos neste artigo.

Curiosamente, alguns dos Devs que lhe diziam isso, avançaram mesmo para posts individuais a dizer o mesmo, confirmando as palavras de Jason.

Mas agora um ex dev da Sony vem dizer que as informações que está a receber de outros devs é que a diferença é chocante por ser tão grande, e a favor da X.

Eis as afirmações:

Basicamente ele refere essa diferença “abismal”, referindo depois que apesar de tudo não deixa de ser possível fazer-se bons jogos na PS5. Mas eis a tradução total.



Conversei com alguns desenvolvedores e eles confirmaram que a diferença de poder é bastante impressionante. No entanto, eles disseram que isso não significa que você não pode fazer bons jogos no PS5. Esses fanboys claramente não se importam com isso e são massivamente abalados.

Basicamente, sem saber se o que é referido é verdade ou mentira, o que choca é a frase final em que chama imediatamente fanboy a quem não acredita nele.

Ora a grande questão é que não é preciso ser-se fanboy para se questionar o que este senhor diz. Porque a realidade é que se formos a ver, nem há razões aparentes para se falar de uma diferença abismal.

A não ser que haja alguma coisa anormal, a diferença entre 10.28 Tflops e 12.1 Tflops é de cerca de 17%. Mas mesmo que acreditassemos nos piores cenários que se pintam, a diferença mesmo assim seria de 31%. Longe de ser algo abismal, pois é menos que a diferença entre a PS4 e a One e a Xbox One X e a PS4 Pro.

Daí que estranho que este senhor desate logo a chamar fanboys às pessoas quando não há neste momento nada a comprovar as suas palavras, e no que toca a supostas afirmações de devs que lhe dizem isso, só temos ainda a palavra dele.

E uma coisa é certa… perante afirmações tão opostas entre o que este senhor diz e o que Jason Schreier e os Devs que vieram a público disseram, alguém está a mentir.



Curiosamente, cerca de uma hora depois deste senhor colocar o seu post no Twitter, um outro aparecia no Resetera. E que dizia (partes relevantes a negrito):

Sou desenvolvedor independente (Kyodai) com um lançamento recente em todas as principais plataformas de consolas (Xbox, PS4 e Switch) e PC. Meu jogo é bastante complexo (usando UE4) – iluminação totalmente dinâmica, materiais PBR, neblina volumétrica, eixos de luz, dof, perfil pesado de pós-processo, etc. Como um pequeno estúdio de duas pessoas, estou a criar todo o material de programação (além das três conversões para consola, com suporte completo para PS4 Pro e Xbox One X), design de som, iluminação, scripts, interface do usuário, otimizações, arte ambiental.

Vou ser breve – pessoalmente, estou mais empolgado com o PS5, devido às velocidades de SSD / io e às oportunidades de VR (estou trabalhando em um título de VR agora). No começo eu projectei o meu jogo com base no desempenho de um o SSD SATA3 – eu queria que tudo fosse perfeito no jogo – sem ecrã de carregamento, tudo para ser transmitido em tempo de execução sem problemas e pausas. E consegui até começar a testar o jogo com um HDD normal e fazer a primeira versão jogável no Xbox One. Mudei bastante o jogo até conseguir que funcionasse correctamente com o HDD (estou usando os elevadores “padrão da industria” para fazer streaming e libertar grandes quantidades de dados em tempo durante a execução. Do meu ponto de vista, os desenvolvedores mais capazes dessa geração estão a fazer magia muito especial com a restrição de 5400 rpm de hoje. Posso entrar em detalhes técnicos, mas será uma parede longa e chata de texto.

Devo acrescentar que a Microsoft, pelo menos no nosso caso, é mais aberta com informações sobre a Scarlett (temos informações relevantes detalhadas há meses). Como eu disse, somos um pequeno desenvolvedor independente da Europa Oriental. A Sony, por outro lado, não é. Isso não significa que a Sony esteja atrasada – talvez eles tenham uma abordagem diferente. Talvez eles tenham mais surpresas (hardware / software) que desejam manter um segredo no momento. E se eles fornecerem informações detalhadas para uma grande quantidade de (pequenos) desenvolvedores, há uma melhor chance de fugas de informação, etc.

Ambas os consolas serão bestas de máquinas e grandes atualizações para o que temos hoje no PS4 / Pro, Xbox One / X. Estou observando uma nova era de ouro da perspectiva do design de jogos. Mesmo na forma AAA.

Agora, o interessante: também conversei com um amigo, que trabalha para um desenvolvedor de AAA (faz jogos multiplataforma há muitos anos) e tem os mais recentes devkits de ambos os consoles. Meu amigo me mostra essa pose em relação à diferença de poder a favor da série X:

Infelizmente, não posso fornecer mais informações por causa da NDA altamente restritiva.

Só mais uma coisa – ele também me disse que, na verdade, a caixa de kits do PS5 é maior que a da Série X. Obviamente, isso pode mudar com a versão comercial dos consoles. O Neo devkit, por exemplo, é enorme e muito diferente em comparação com o design final do Pro.

Basicamente este senhor é mais um que se junta à lista de Schreier, alegando que a diferença é pequena. Mas a realidade é que não vamos dizer que as coisas são A ou são B quando há este nível de contradições. A não ser que haja partes em que a PS5 não seja tão boa, mas que não serão todas.

No meio de tudo isto, como se dar boa informação, a não ser relatando tudo o que se refere?

É o máximo que podemos fazer.

 



 



71 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Corrêa
Daniel Corrêa
3 meses atrás

Mario, sinceramente essa história de poder não é algo que leva toda comunidade do pssd5 a alterar suas preferências. Eu particularmente me importo com isso sim pois estava a pensar em trocar minha placa de vídeo e já não vou mais pois acredito que só passar esse período de pandemia e a Microsoft vai vender localmente o Xsex no Brasil, já não posso afirmar nada a respeito da Sony, pois a mesma não tem esse retrospecto. O Xsex é muito mais capaz em poder bruto e vem por aí features grandiosas, que revelarão todas as qualidades dessa máquina maravilhosa. O pssd5, ainda está sendo otimizado. enquanto o Xsex já está pronto. Tenho acompanhado suas postagens a tentar convencer a massa de fanboys do pssd5 a acreditar em milagres ou quem sabe em alguma revelação bombástica, mas no andar da carruagem nem playmedia (lembram do Xmédia) consegue inverter o dano, e pronto. Esex é um monstro ê acabou! Ia esquecendo, voltem a falar dos jogos é menos danoso!

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

este tipo de post sinceramente vc deveria ignorar, nas primeiras linhas vc já percebe a intensão, dai o que se segue são apenas ataques a sua pessoa, tudo porque de alguma forma este tipo de informação os fere, sei lá.

o ruim de divulgar o teu trabalho é isso, os istas não se seguram e só veem aqui pra atacar o interlocutor, nunca seus argumentos

Fred
Fred
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Mário, você acredita que em jogos multi(open-world) o PS5 levará vantagem? Ou as devs devem nivelar e deixar tudo por igual? Um GTA por exemplo, quase sempre tem problemas com carregamento de texturas, pop-in e coisas assim, o SSD do XSX dará conta? E jogos onde a engine usa bastante o streaming como da Id Tech e Bethesda, veremos esses jogos melhores no PS5?

nETTo
nETTo
Responder a  Daniel Corrêa
3 meses atrás

kkkkk

só kkkk

Davi
Davi
3 meses atrás

Eu acho que todo mundo está puxando a sardinha para seu lado, a verdade é que ninguém ainda sabe quem é mais capaz, é muito achismo.
O único fato concreto são as especificações, e nisso o Xbox Series X em poder bruto é mais poderoso.

nETTo
nETTo
Responder a  Davi
3 meses atrás

então vc concorda com o Mário né, levande em consideração apenas o que se sabe as diferenças são menores que as da última geração (PS4xOne/ProxOneX)

Davi
Davi
Responder a  nETTo
3 meses atrás

Eu acho que tudo vai depender do tipo de jogo e dos desenvolvedores, com certeza nessa nova geração não haverá uma goleada.

João Silva
João Silva
3 meses atrás

Essa discussão não vai ter fim nunca.

Os DEVs dependem de apoio e jamais iriam falar mal do PS5 em hitótese alguma sobre o risco de perder projetos.

É obvio que vão criar todo tipo de teorias malucas e fazem isso tudo em cima da unica vantagem de hardware do PS5 sobre XOX o SSD que pra mim já virou a Sram do Xone é o mesmo papinho e vai acabar que assim como a Sram ele nunca vai mostrar ao que veio.

Digo e repito quem é fã de PS5 não vai deixar de comprar ele por conta dessa diferença de porformance. Olha os jogos que o PS4 apresentou ao mundo nesses anos acha mesmo que alguém vai deixar de ter um PS5 por conta dele ser mais fraco ! Não vai ainda mais que ele com certeza vai ser mais barato a não ser que a Microsoft subsidia o preço do XOX.

Eu sei que no começo a base de fãs ta desesperada arrumando diariamente todo tipo de teoria sobre um hardware inferior ser superior mesmo assim mas isso logo passa foi assim com o Xbox One também logo a comunidade jogou a toalha e admitiu que ele era mais fraco aparecendo só anos depois quando o Xbox One X chegou no mercado.

Então galera relaxa acalmem os animos demora pra digerir mais vai descer e no final das contas não vai significar nada o PS5 vai apresentar jogos fantasticos centenas de vezes mais bonitos que no PS4 mesmo sendo mais fraco do que o XOX e ponto final.

Deto
Deto
3 meses atrás

O sujeito é amigo do “timdog”, o xbox milgrau/ misterxmedia do EUA, e declara algo e quem discordar dele é fanboy.

vou no perfil do sujeito:

Chris Grannell

Founder and CEO @UrbanZooIO

Urban Zoo is a sports technology company helping clubs engage with their fans in new and exciting ways through their Gamechanger platform.

O cara não é mais nem desenvolvedor de jogos HAHAHAHAHAHAHA.

=====================================

vou dar as regras

1- o primeiro a acusar o outro de fanboy é o fanboy, acuse os outros do que voce é e use a defesa preventiva. Igual dizer que nazismo é de esquerda… o sub produto do vitimismo.

Simples.

“diga com quem andas que te direis quem é”

Vc tem que ver com quem ele se relaciona e onde ele trabalha.

Se fossem somentes DEVs da sony elogiando o PS5, eu ficaria com o pé atrás, mas como tem devs third segundo o jason, e eu confio no jason, então sigo achando que a imensa maioria dos DEVs preferem e acham o PS5 melhor.

Aparecem primeiro DEVs elogiando o PS5… ficam alguns dias assim, fanboys do xbox começam a perceber isso, que a narrativa do “mostro” não importa e começam a procurar DEVs que + 17% TF é uma diferença IMENSA “staggering”…

Pq esse DEV falando do SX não estão falando com jornalistas e sim com fanboys de internet do xbox?

Pq esse DEV elogiando o SX só apareceram 1 ou 2 dias depois dos elogiando o PS5?

Edson
Edson
3 meses atrás

Off topic_ Matt Booty anunciou em uma Live para um entrevistador que os estúdios da MS só estão trabalhando em games AA e menores para o game Pass.

nETTo
nETTo
Responder a  Edson
3 meses atrás

Vish

Mas esperado, o serviço já tem longos meses de oferta a 1 real aqui no Brasil, álias eu nem lembro mais quando ele foi oferecido a preço “normal”

By-mission
By-mission
Responder a  Edson
3 meses atrás

Eita 🙁

bruno
bruno
Responder a  Edson
3 meses atrás

Bem, isso nao e completamente verdade com Halo Infinite em cima da mesa. Este pelo menos devera sair AAA, creio… ou nao?

Aproveitando o off-topic, a Epic Games acaba de anunciar parecerias com a Remedy, genDesign e PlayDead. Os proximos jogos destes tres estudios serao publicados pela empresa e sairao para todas as plataformas. Acaba por ser bom para a Epic na medida em que fomenta o uso do Unreal ou entao, ganha algum extra com isso para o motor. Claro, o principal ponto sao as exlucisvidades com a Epic Games Store.

A perda de Fumito Ueda e mais um golpe pesado para a Sony, mas aqui a culpa e da propria empresa.

A situacao da Remedy, torna entao ainda mais inexplicavel o que levou a que Death Stranding fosse parar ao PC. Ou a Sony tinha uma estrategia em cima da mesa que deu com os burros n’agua ou confirma-se mais uma vez que a empresa pensa mesmo que de futuro lancar os seus jogos no PC e uma boa ideia. Alem disso, haviam dois titulos em cima da mesa para a 505 Games. O que ocorreu com esses?

Deto
Deto
Responder a  bruno
3 meses atrás

halo infinite vai ser AA ué.

Halo 5 era um AA, 4h de campanha tosca só para dizer que tem e resto é MP igual qualquer jogo somente MP da MS.

Trevisan
Trevisan
Responder a  Edson
3 meses atrás

Onde está a fonte desta informação ?

Rui
Rui
Responder a  Edson
3 meses atrás

Claro que sim, basta ver a 343i esta a fazer o tetris infinity, a playground o pacman horizon 5, etc etc

Sr mario duas coisas, ps5 mais geometria no ecra? Nao sei aonde foi buscar essa e a geracao passada as consolas nao eram iguais, eram parecidas mas tinham princípios diferentes basta logo ver a esram no silício.

Eu continuo achar que quem tem tanta confiança nos molhos secretos da ps5 vai ter uma desilusão, mas se a ps5 for a melhor consola nos 3dparty e se ambas tiverem um mercado similiar em vendas (sim porque normalmente a consola mais vendida é a mais otimizada) venho aqui e ja o disse venho aqui e digo que percebo é de cebolas e bacalhau.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Rui
3 meses atrás

Rui, não há aqui ninguém com estranha confiança em molhos secretos do que quer que seja, apenas há especulações/ideias do que se poderá fazer e/ou ganhar com um ssd mais rápido. Se isso se traduzirá em reais ganhos, não sabemos, nem ninguém afirma tal coisa.
No entanto vejo muita confiança do outro lado, que os jogos para a XBoxSX serão muito superiores (graficamente falando) em relação aos da PS5. As especificações não nos dizem isso, 2tf não é uma diferença gigantesca. Mas há um ponto que estás a esquecer, mesmo a MS tendo uma consola superior os seus jogos estarão limitados às consolas anteriores, não podem tirar total proveito das capacidades únicas da XBoxSX, a não ser que façam, basicamente, dois jogos diferentes. E aqui é onde a PS5 poderá mostrar jogos muito superiores, porque esta não estará limitada por consolas antigas. Mas como se tem dito, só o tempo dirá, quando começarem a sair os jogos.

By-mission
By-mission
3 meses atrás
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Será que esta suposta extorsão não é um esquema para a AMD evitar um processo judicial da Sony e que pode resultar numa brutal indemnização?
Estou a achar isto do hacker muito dúbio, caso a Sony quisesse processar a AMD por fuga de informação que pode ter sido usada para a Microsoft criar uma consola melhor, a AMD pode alegar que a Microsoft está numa posição pior porque é a que está a ser chantageada.

Hum…não me cheira…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Isso já é extrapolar.

Pelo que tenho entendido estes dados sao de Novembro de 2019. Pelo menos foi esta a data a em que foram adquiridos. Eles nao estao publicados no GitHub, ainda. Acho que isto nao tem nada a haver com os documentos de testes (estes sao de codigo fonte) relativos ao Gonzalo e ao Oberon, estes sao de outra fonte.

Relativamente a reaccoes, nao sei, mas sei que o nome de codigo Arden tb ja era conhecido desde ha bastante tempo.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Tenho tado a ler o que é escrito, e criei uma pequena novela.

A BND era uma empresa de processadores de mesa e gráficos. Estava na falência, e abriu as suas portas a hardware personalizado.
Aí, dois grandes produtores de consoles, a Cony e windohsoft chegam e pedem para criar as suas soluções.
Uma das soluções, a da Cony é melhor que a outra, e a widohsoft não gosta.
Com uma nova geração a Windohsoft que perdeu a anterior, quer retomar a liderança. E usa o seu peso no mercado de servidores, portáteis e consolas, bem como o seu sistema operativo, o fenetres, no qual promete suporte e optimização bem como características novas que seriam desenvolvidas em conjunto com a BND, e que dariam igualmente vantagem no global do mercado do PC.
Para isso era preciso uma coisica de nada. Que o seu novo APU fosse melhor que o da Cony.
A BND refere que não pode ajudar, mas a Windohsoft propõem uma fugazinha de dados. Uma hackzito que permitiria eles terem acesso ao que a Cony estava fazendo.
E a fugazinha começa a acontecer. Onde colocar os dados? Tem conta no PitHub? optimo, ele é nosso, ponha lá!
A certa altura, alguem comete um erro. O repositório fica aberto ao público, e alguem descobre lá a informação. Vário hardwares apanhado no meio de documentos, mas com informação mais centrada no APU Camarão, o APU da Sony.
As partes ficam atónitas… nem sabem como reagir.
E o que fazem? Não reagem… Ficam a pensar numa estratégia para abafar tudo.
Qual a estratégia? Alegar um novo roubo, desta vez com dados do console da Windohsoft, e da própria BND, para que a Cony não tenha argumentos para processar. A estratégia demora a aparecer, e aparece cheia de furos, não compensado o espaço temporal das primeiras fugas. Mas ao menos é um argumento forte. Todos foram prejudicados, foi um roubo, e o malandrão até pede 100 milhão pela coisa.

Agora deixo no ar ao espetador o final da novela.
O mauzão é preso, e tinha coisas graves em sua posse, e há uma reviravolta na historia pois nada disto era verdade.
Ou o mauzão não é preso, chega a um acordo e não revela nada, ou revela e a BND refere que conseguiu conter a fuga. E então a historia continua com uma bela encenação e uma mostra do suposto crime perfeito. Até um outro episódio.

Que tal, tenho jeito para guionista?

Deto
Deto
Responder a  Reinaldo
3 meses atrás

Estranho mesmo a windohsoft conseguir uma vantagem de 15% sem nem saber o clock final da APU da Cony…

se a APU da cony fosse 2ghz e a windoxofiti mirasse em ter +15% TF em cima disso, por exemplo, iria perder… pq teria 5% mais de TF e 20% menos de clock.

ao contrario de uma APU grande q não tem flexibilidade, uma pequena, 36CU, é mais dificil saber exatamente quanto vai ser para ter vantagem de 15%

o mais interessante que segundo o que o Penello falava o PS5 seria 8TF, e 12TF é 50% mais que isso.

curioso né? 50% mais TF da exatamente uma margem segura para o XXX ter pelo menos 40% mais TF, vantagem exata invertida, e a windowxofiti inverter a geração que ela perdeu atual em questão de poder e agradar seu publico de nicho que fica gritando na internet.

E até ai, tudo correndo como esperado, 2.0ghz 9TF, vantagem de 33% para o XX

Mas não deu certo pq a Cony botou 2.23ghz e por isso o esforço da windoxofiti em tentar fazer parecer que o clock da Cony é fake, com ela falando que XXX é “fixo o clock, fixo viu, fixo, fixo… fale bastante de clock fixo Noob Foundry”

miraram em 12TF achando que a Cony era 2ghz 9TF que era o que tinhamos no github, mas mal sabiam eles que a Cony estava mirando em 2.23ghz 10tf com esses sistema diferente de clocks que so descobriram na ultima hora e por isso querem tanto falar de clock fake no preystatiums (10-5)

entendo perfeitamente a windoxofit saber sobre o clock “variavel” uma semana antes do anuncio da Cony, mas não mirar em mais TF desde o inicio sem ter ideia do clock da Cony já que é “variável” e da para esconder com facilidade.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Valeu Mário… fica por aqui

Mas deixe que diga que novela é obra de ficção. Mesmo que baseada em casos reais. Daí eu ter chamado novela e não história.

By-mission
By-mission
Responder a  Reinaldo
3 meses atrás

Eu sei que não gostou desta novela, mas que algo muito errado está acontecendo isto está:

A AMD sabia desde novembro e só foi tomar atitude agora???

“O código fonte foi alcançado inesperadamente em um servidor / computador desprotegido / / através de algumas explorações. Mais tarde, descobri os arquivos dentro dele. Eles nem foram protegidos adequadamente ou foram criptografados com algo que é apenas triste. ”

https://torrentfreak.com/amd-uses-dmca-to-mitigate-massive-gpu-source-code-leak-200325/#tf-comments

Fred
Fred
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Mário, todos esses documentos vazados pelo hacker foram de produtos baseados na RDNA 2, estão especulando que por não ter nada do PS5 lá ele seria baseado em RDNA 1(customizado com algumas coisas do 2). O que você acha? Um pouco improvável?

bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
3 meses atrás

Está toda a gente a extrapolar e muito.

Os dados do teste que liberaram informacao sobre Oberon e Gonzalo também incluem dados sobre o Arden. O que ocorreu é que os dados do Arden nao foram tão escrutinados como os dados do Oberon e Gonzalo, mas a verdade é que os valores eram apenas resultados de testes, os resultados do Arden foram incluidos no ficheiro do Oberon e andou muita gente sem ter certeza da proveniencia do nome.

O que realmente revelou a configuração do Oberon e as velocidades de relógio foi o Komachi e acho que ele não os foi buscar ao Github (disso não tenho a certeza porque a situação dura desde há anos, e as coisas perdem-se em páginas e páginas de foruns). E depois fez o mesmo para o Arden. E foi com base nas velocidades que se relacionou cada chip com a respetiva consola.

Aliás, é precisamente pelo nome Arden que se acredita que esta fuga diga respeito a MS e Xbox, porque na realidade ninguém sabe ao certo.

Eu nao duvido do peso da MS enquanto cliente, e do seu peso no que diz respeito ao Windows, mas acho que esta teoria é ir longe de mais.

Primeiro a AMD desenha processadores para consolas desde a 360 e até a Nintendo foi incluida nos seus clientes. Isso nao impediu o peso da Sony neste aspeto. Segundo, MS é uma grande cliente, mas nao é a única. Há imensos agentes a investir na Cloud, incluíndo o governo norte americano. A AMD fazer isto, pode colocar em risco os outros parceiros.

Terceiro e mais importante…. a AMD nao á a unica empresa do mercado capaz de fornecer processadores e GPUs e a escolha não tem que passar obrigatóriamente por um APU. Ou seja, a nVidia e a Intel também cá estao. E a verdade é que estas empresas podem ser também fornecedores de chips para consolas, tanto que a MS fabrica outros artigos, como os surface e nao vai buscar tudo à AMD.

E por último…. é ridiculo estar aqui a suspeitar disto e fazer estas teorias (sem ofensa Reinaldo, sei que quiseste contribuir para a discussao e nao quero andar a acusar-te de nada), porque a realidade é que ambas as empresas acabaram por ser extremamente conservadoras nas escolhas que fizeram.

O Zen2 de 8 nulceos foi algo que foi permitido porque a AMD finalmente conseguiu desenhar cores de processadores a par com a Intel e nao teve medo de ir mais longe e apostar no multinúcleo (algo que sempre fez desde o bulldozer). E por isso esta empresa, que sempre vendeu processadores a preco mais baixo e sempre apostou no multinúcleo lança os Zen na mesma gama de preço em que tinha os derivados bulldozer anteriores. Agora temos o equivalente ao core i9, com 8 nucleos, que está na média gama do core i5 (ou menor) de há anos atrás. Mas precisamos de recordar que ha ofertas de 12 e 16 nucleos no mercado PC em cima da mesa. Isto só ocorreu porque o mercado de processadores é muito mais interessante que o de GPUs e a AMD entrou para ser competitiva e desetabilizar o mercado pondo se a par com a concorrência. Ou seja, os processadores acabaram por ficar acessíveis.

Já nos GPUs nao estamos a ver o mesmo quebrar de limites e redefinir do mercado. A AMD com a RDNA1 continua a seguir atrás da concorrencia (mas se paralelismo puderem ser feitos entre Zen e Zen2, a rdna2 pode vir a criar uma boa dor de cabeca à nVidia) e está a desenhar ainda dentro dos limites da primeira GCN em termos de streamprocessors.

O ponto é que 52 Cu e 36 Cu foram decisoes destas empresas, quando ainda nos 14 nm se poderia ter chegado aos 128 CU numa placa semelhante a classe Fury e nao se chegou porque a AMD entregou uma Vega altamente incompleta, por terminar. A Fury foi a topo de gama e a mais poderosa do certame AMD nos 28nm (nodo original da PS4 e Xbox one, modelos fat) e ja tinha 64 CU. Nos dias de hoje já podíamos chegar aos 128×2 nos 7 nm e ainda estamos abaixo dos 64. Isto é algo que tenho afirmado desde há um ano e qualquer pessoa, mesmo leiga sabe disso. Ao reduzir o nodo para metade, podes incluir o dobro na mesma area. Basta ver que a atual 2080 Ti é um chip com uns monstruosos 800 mm2 e foi colocada numa caixa semelhante a da series X com um core i9. Sim, usa liquid cooling, mas estamos a falar de dois topos de gama enormes!

As empresas tomaram decisoes conscientes de ambos os lados e se a MS hegou aos 52 Cus a Sony tb o poderia ter feito ou até podia ter ido mais longe. Recordo a todos que no mesmo rumor do Oberon, a area estimada esta por volta dos 300 mm2, algo que, estimando a area da RX 5700, que deve ser a configuração do GPU da PS5, e Zen2 bate certo. Istoée exctremamente conservador do lado da Sony. Alias, a AMD anunciou oficialmente a configuracao desse GPU em junho de 2019 quando relacionou a Navi com a PS5. Este chip e muito mais pequeno ate que o original da PS4 em 2013. Nada impediu a Sony de colocar mais hardware no GPU, seria apenas expectável, e se nao o fez, foi porque não quis e nesse aspeto de pouco adianta andar aqui com teorias de que a MS só o fez porque espiou a Sony, porque a MS fez o que foi logico e a Sony repetiu o GPU da Pro por razoes que so ela sabe (e ja tínhamos o da ONE X com 44 CU numa consola, pelo que menos desculpas há).

Ja o afirmei aqui, vária vezes, que fazer hardware para 2019/2020 seria muito permaturo, que se devia aguardar haver evolucoes drasticas no mercado PC, coisa que ainda nao ocorreu, com o RT ainda num estado embrionario e a AMD ainda sem ter nada solido na arquitetura de GPUs. Na minha opiniao ambos são baixos para o que já deviamos ter e tudo porque as empresas queriam lancar este ano. Percebo a posição da MS, não percebo a posição da Sony que se esta a atrapalhar completamente, quando tem todo o conforto de planear e lançar, e se não fez mais, foi por inercia.

Ou seja, a Ps5 foi culpa da Sony e so da Sony – ela foi a ínica responsável pelo que se passa agora.

Mário, faço um pedido e sugestao, se tiveres tempo e disponibilidade…

Um artigo sobre a evoluçao da GCN a RDNA incluindo o que surgiu com a Polaris e quais features sao hoje suportadas e de que forma permitem alterar os jogos.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
3 meses atrás

A culpa disto tudo é da Sony, e SIMPLESMENTE da Sony, e agora andasse neste conto do um dise isto o outro disse aquilo etc. A sony com apresentação da Ps5 deixou mais dúvidas, do que aquelas que ela conseguiu responder, e ainda por cima tem que ser as devs a dar a cara para falar o quer que seja, em vez disso está lá a sony no seu canto sem esclarecer SEJA o que seja. Agora na minha visão a nivel de mutiplataforma a percentagem é pequena, agora se a Microsoft tivesse uma santa monica ou nathy dog acho que é assim o nome, a diferença a nivel visual ia ser tremenda, porque quer se queira ou não é uma diferença de qua-se 2 tflops, e a nivel de visual a Microsoft está com a consola mais equilibrada em tudo, agora também é verdade que a maioria da a entender que a XsX é uma coisa de 15 tflops e a ps5 uma carroça de 8 tfops, e isso também está a ser mau para o markerting da ps5, à uma diferença, mas também não acredito que seja aquela diferença que esse senhor da a entender ai na notícia.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Começo a suspeitar se a apresentação não foi propositadamente confusa!
A Sony foi a primeira a começar a divulgar aspectos da próxima geração, quando falava de algo, pouco depois aparecia alguém da MS a dizer que eles tinham o mesmo. Depois disso a Sony entrou em total silêncio. Depois dessa apresentação vários programadores vieram a publico criticar a Sony por não ter falado sobre muitas características da consola, que não entendiam porquê não o fez. Agora temos mais este programador indie que refere que a Sony tem sido mais restrita em revelar informação sobre a consola.
Será que, já na altura que começaram a divulgar funcionalidades da consola, a Sony não começou a suspeitar de fuga de informação. Com aqueles dados no github provavelmente ficaram ainda mais suspeitos de que alguém estaria a passar dados para terceiros. Talvez a Sony se tenha fechado a 7 chaves devido a tudo isto e continua a fazê-lo, não querendo divulgar muita informação sobre a própria consola. Até podem mais tarde contrastar a informação posta publica com o resto e ter uma ideia de uma possível origem.
É apenas uma suposição, mas não deixa de ser estranho tanto secretismo e informação confusa por parte da Sony.

Deto
Deto
Responder a  Rui Teixeira
3 meses atrás

MS tem que falar mais pq só tem jogos tipo bleeding edge esse ano, melhor esquecer o xbox one e falar do SX.

A Sony já teve Nioh, Dreams e ainda tem FF7, Last of Us e Ghost para fazer marketing.

Vc acha que ela vai começar a falar toda hora do PS5?

Fora que 90% desse marketing que a MS fez até agora é para fanboy… quem vai ficar hypando FOTO de APU de avatar no twitter que não seja os fanboys?

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
3 meses atrás

Se o Dreams e o Nioh são AAA, o Ori é AAAA…
Pelo amor de Deus né. FF7 é exclusivo temporário também.
Haverá Halo Infinite e um Forza de nova geração. A Microsoft não precisa de todos os estúdios desenvolvendo jogos AAA com 5 anos de trabalho.

Coallition
343i
Playground
Initiative
Ninja Theory
Turn 10

Existem rumores sobre a Obsidian também voltar a jogos AAA com a Microsoft.
Se bobear é a mesma quantidade de estúdios fazendo games AAA para a Sony hoje.
A MS tem 16 estudios agora, se tem 6 ou 7 fazendo jogos AAA, a maioria está trabalhando em jogo AA para suprir o gamepass em menos tempo.
Onde está o problema nisso?

Rodrigo
Rodrigo
3 meses atrás

Ótimas observações Mário . No caso desse Chris Grannell eu acho que ele estava se referindo, como você comentou, a diferença que existe entre o Séries X e o PS5, segundo ele o próximo Xbox é bem superior nas performances. Ele diz ainda que isso não quer dizer que a PS5 não vai receber grandes jogos. Ele chama de fanboys, não aqueles que não acreditam no que ele escreveu, e sim aqueles que acham que com essa diferença a PS5 não vai receber grandiosos jogos. Será que não é isso o que ele quis dizer? 😅
Mas como você bem comentou, os dois consoles serão próximos, as especificações são parecidas. O Xbox leva vantagem na GPU e na largura da memória, isso é uma coisa já definida. No caso do SSD, ainda está no campo das especulações.

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Que frase é essa que a maior parte dos estúdios novos não está a trabalhar em AAA mas sim em AA? Eu nunca li nada sobre isso. No caso dos fanboys eu me referia ao comentário do Chris Grannell que você postou no artigo, ele comentou que os desenvolvedores disseram que a diferença entre o Xbox e o PS5 não significa que a PS5 não vai receber bons jogos, ele escreveu que os fanboys não se importam com isso e ficam massivamente abalados.

Livio
Livio
3 meses atrás

OFF – @Mário olha oq ue vc estava comentando ontem sobre as GPU no Github:
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-26-hacker-rouba-codigo-fonte-de-graficas-da-amd-e-da-xbox-series-x

AlexandreR
AlexandreR
3 meses atrás

Offtopic:
Eu a pensar que a Remedy ia ter um exclusivo para a ps5, mas afinal não….
O bom é que ficam todos a ganhar!
https://www.videogameschronicle.com/news/remedy-signs-deal-with-major-publisher-for-two-next-gen-games/

João Magalhães
João Magalhães
3 meses atrás

Imagine então a diferença bruta de TFlops do PS4 vs Xone que era de 41%…era colossal!

17% de diferença de TF entre PS5 e XSX virou algo maior do que deveria…e o PS5 tem um SSD Custom 130% mais rápido no mínimo.hehe

A não ser que tenha algo que não sabemos esses números no papel não mostram esse abismo.

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Eu sei Mário….Só estava dizendo que entre uma GPU 17% melhor e um SSD Custom 130% melhor fico com a segunda opção.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
3 meses atrás

Essas conversas de devs elogiando é tudo treta. Até agora não vi wssa conversa vir de qualquer dev que vai fazer um jogo multiplataforma ao nivel da Rockstar se pronunciar. Para a maioria desses que falaram, um Xbox One seria o suficiente para seu próximo jogo.
A única vantagem do SSD não vai fazer muito por que o Xbox também tem um SSD. Se o PS5 carrega dados em 1s, o Xbox vai fazer em 2s e acabou a diferença. Computação, física, Ray Tracing, tudo será melhor no Xbox. Ta meio ridículo a tentativa de alguns mandarem esse “veja bem, o SSD muda tudo”, ou “o clock mais alto”.
Alguém já viu a RTX2060 com overclock bater a RTX2080? Por que é isso o PS5, uma GPU pequena com overclock que na frequencia maxima ainda tem menos potencia que o Xbox…
Não faz sentido algum, e esse papo ta no nível das conversas do MisterXmedia. O SSD do Xbox SX é o suficiente para texturas, é o suficiente para streaming em jogos de mundo aberto enormes.
Os jogos exclusivos do PS5 serão impressionantes por que o console é bom e existem desenvolvedores talentosos, mas ele não é tão poderoso como o Xbox e nunca vai fazer igual.
Pelo jeito deve doer demais na alma de vocês saber que o Xbox vai ter maior resolução, melhor gráfico e ainda o melhor frame rate. Vocês deveriam era estarem curiosos para ver o console rodando jogos, saber como ele lida com um God of War por exemplo, e se a Sony está investindo em ML para aumento de resolução e soluções como o VRS para compensar a deficiência. Esqueçam a competição por especificações por que ela não existe.
E no final do dia vocês ainda terão seus gráficos impressionantes por que os estudios do Xbox continuarão buscando jogos orientados a gameplay, alto frame rate e baixa latência. Vocês ainda terão seus jogos a 30fps e 200ms de input lag onde o impirtante é contar os cabelos do peito do protagonista ou assistir cutscenes de 30 minutos.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Fernando Medeiros
3 meses atrás

Eu acredito que a experiência será igual para ambas as consolas. Com a Xbox SX a ter maior resolução relativamente a ps5.
Se tivermos 200 ms de input lag, vocês tem o dobro. Pois o SSD é bem mais rápido que a Xbox XS e o cpu é igual.
O intuito da Sony é ter uma consola rápida nos quais os jogos sejam fluidos e que os loadings sejam inexistentes.
O GPU da Sony é suficiente!
Como o Mário já referiu você nota a diferente entre 1 e 2 colheres de arroz, mas e entre 5 e 6 colheres de arroz?
A coisa muda de figura

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
3 meses atrás

e o xoneX, não é o console mais poderoso, tá fingindo que isso não é realidade?

“nosso super poderoso console já flopou e agora temos DE NOVO um super console poderoso, MAS AGORA VAI”

É por causa dos fãs da marca igual vc que o xbox esta desse jeito, tudo que a MS fala vcs hypam.

bastou umas PR do phill falando de “120fps, input lag” bla bla bla que vcs já estão ai hypando essa bobagens AO inves de COBRAR JOGOS DA MS.

enquanto vcs falam de TF, sonysta espera last of us 2, FF7 e ghost.

opção para vc:

a) jogar TF do SX, hypando 120fps que só funciona em TV com HDMI 2.1

b) cobrar UM SÓ, um que seja, AAA da MS para 2020

por causa de vcs que o xbox esta nesse esgoto ai.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
3 meses atrás

tá triste que agora ninguém tá ligando para o TF?

acontece

“não vale, agora que o SX vai lançar com mais TF o pessoal fica falando de SSD, vou contar para minha mãe”

exatamente amigo, ninguém vai ligar para +17% TF para aumentar de 1900p para 2160p quando tem NOVIDADE absoluta com SSD.

João Magalhães
João Magalhães
3 meses atrás

Mário o que acha da análise desse artigo?

“Buraco na minha cabeça: analise isto: os próximos consoles de geração (parte 9) [ATUALIZADO]” http://hole-in-my-head.blogspot.com/2020/03/analyse-this-next-gen-consoles-part-9.html?m=1

Fernando
Fernando
3 meses atrás

Olá a todos. Este é o meu primeiro comentário aqui no site. Já acompanho este site há cerca de um mês e gosto bastante dos artigos publicados pelo Mário sempre muito sustentados em factos. Os comentários no geral também são elucidativos e acho que todos acabam por aprender e esclarecer muita da contra-informação que existe acerca das novas consolas.
Queria dar-vos a conhecer este vídeo do Coreteks que também gostei muito: https://www.youtube.com/watch?v=PW-7Y7GbsiY&t=1414s
É um deep dive nas tecnologias da AMD e da Nvidia, com um ênfase grande na comparação das consolas XsX e PS5 nos vários domínios CPU, GPU e I/O. Segundo a opinião deste autor, a largura de banda no acesso ao disco é o principal fator diferenciador dos chips de nova geração e que esta revolução que a PS5 traz com o seu tão falado SSD pode ser chave para moldar o futuro dos videojogos. O tempo e os jogos o dirão.
O video é muito extenso cerca de 44 minutos, mas acho que vale a pena.

error: Conteúdo protegido