Jogos com Ray Tracing na PS5 não são novidade. Godfall já tinha anunciado que tambem o tinha. Mas Quantum Error é notícia por ser o primeiro a declarar suportar 4K 60 fps com RT total na PS5.
A questão do uso de Ray Tracing a 4K 60 fps nas novas consolas poder ser uma realidade ou não está respondida. Possível é!
Quando a Microsoft mostrou a sua demonstração de RT o jogo que usou para o fazer foi o Minecraft. E apesar de o Minecraft ser um jogo simples que corre na Xbox One a 1080p 30 fps, a resolução usada na série X com Ray Tracing manteve-se nos mesmos 1080p… 30 fps.
Ficou assim a dúvida: Será que as novas consolas podem mesmo usar Ray Tracing a 4K 60 fps. E se sim, em que nível de intensidade? Será que ele tem de ser cortado?
A dúvida foi ainda maior quando Cerny falou em níveis de uso de Ray Tracing. O que seria que a PS5 pode efectivamente colocar no ecrã?
A resposta foi agora dada por um pequeno estúdio, a TeamKill Media, que desenvolve um jogo que irão só lançar na Playstation (tornando-o assim, indirectamente, um exclusivo da consola).
Quando questionados sobre que performance estavam a pensar em alcançar a resposta foi:
We are targeting 4K 60FPS. 😎
— QUANTUM ERROR (@quantum_error) March 28, 2020
Mas e sobre o RT? Era usado? E se sim, a que nível?
We are gonna do it all 😎
— QUANTUM ERROR (@quantum_error) March 29, 2020
E quanto a física?
Testing physics collision sounds, grenades and explosive barrels.
99.9% of objects in QE will be physically simulating 😈#quantumerrorgame #ps5 #ps4 #fps #cosmichorror #fpsgames #ue4 #gamedev pic.twitter.com/0Dp0R31UD4
— QUANTUM ERROR (@quantum_error) March 28, 2020
Suporte total ao RT… A 4K 60 fps e com física em 99.9% dos objectos. Logo no início da geração e vindo de uma pequena equipa… a coisa promete!
É certo que este é um jogo que sairá na PS4… um jogo que correrá nessa consola a 1080p. O seu aspecto pouco tem de jogo de nova geração.
Mas Minecraft estava na mesma situação… Aliás o jogo até corre em consolas de menores capacidades como a Switch. E isso leva a questionar porque raio a Microsoft o jogo com RT se ficou pelos 1080p 30 fps? Certamente que era possível muito mais!
Eis o trailer do jogo:
O que o Cerny falou é que o PS5 é fácil de desenvolver genericamente, sem obrigação de usar os recursos unicos dele para contornar deficiências (PS3) e ao que parece esse jogo é simples.
Ninguém perguntou do SSD?
Provável que seja apenas corte no loading, não acho que eles tenham criado arte e texturas que precisem de um SSD para fazer streaming… capaz desse jogo caber todo na RAM do PS5… ia ser interessante, o jogo TODO carregando para a RAM em 1s.
Talvez o minecraft foi rushado para a apresentação? pq eu suspeito que a MS correu mostrar minecraft pq é o jogo deles mais famoso no mundo, mesmo que seja uma fama comprada e não produzida pela MS.
Um comentário meio off, mas a compra do minecraft eu acho que não foi “comprar o jogo” e sim comprar a carteira de jogadores, algo como “compramos aqui essa Rede Social com milhões de usuários” só q a MS comprou um jogo com milhões de usuários.
Naturalmente que houve motivos para o uso do Minecraft. Mas o certo é que a coisa não cai bem… Se queres fazer uma apresentação daquilo que é o potencial da mercedes como carro de corridas, não vais colocar videos do classe A a circular na cidade, ou vais? Aqui é um bocado isso! A escolha é estranha por isso. Um jogo simplista e limitado em resolução e fps não é a melhor opção para promoveres um RT.
Quanto à tua última frase, não podias ser mais preciso.
Sobre o SSD, se não em engano, o Mark Cerny disse que seria totalmente transparente ao programador, é possível que esteja a ser usado para algumas coisas que ajudem na optimização dos jogos, sem que o programador se preocupe com isso.
O projeto do PS5 foi construido encima deste bendito SSD, do OS as tabelas de partição, sistemas de arquivos, acesso direto a ram, a apu, tudo conectado sinergicamente afim de tirar dali o máximo possível em termos otimizações.
E tudo isso batendo com as patentes da empresa que foram saindo desde o ano passado.
Por isso a Sony Santa Monica referi o “mais rápido console de todos os tempos”
Deles… o mais rápido da Sony.
Não enganemos ninguem aqui. A PCManias é uma página de tecnologia. A tecnologia da Ps5 é mais inovadora e alvo de artigos. Pode até trazer ganhos de performance.
Mas a Microsoft tem a consola mais potente. E isso é uma realidade imutável.
A PS5 pode conseguir poupar processamento. Pode até superar a X em alguns casos. Mas a X vai supera-la em muitos mais. Convêm não esquecer que os jogos são feitos com estas limitações à mais de 40 anos. E temos grandes jogos. A PS5 abre portas para o futuro, mas não o vai fazer de um dia para o outro.
mais rápido é diferente de mais poderoso mario, isso foi o que entendi nas palavras da Sony SM
Sem querer puxar a sardinha para um dos lados, lembro de uma notícia que a NVidia fez uma parceria com a Microsoft para meter lá o RayTracing e como parte desta colaboração tiveram que voltar aos desenvolvedores do game tamanha dificuldade de implementar o RayTracing no game.
Falando em RayTracing mais um deve a falar dele…
https://www.gamesradar.com/martha-is-dead-developer-lka-on-how-ps5-will-bring-its-psychological-horror-game-to-life/?utm_content=buffer0f66d&utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_campaign=buffer-opmfb&fbclid=IwAR1QBNbra4y0DJrFRp8dh8o6jHn8S3n-rV6Xk6kudLBon4-SmFpKkGGni0c
Eles também disseram que iam usar o Tempest Engine, que num jogo de terror deve ser qualquer coisa.
Do RT vi um vídeo que o Cerny disse que o RT da PS5 foi baseado no RT da AMD, mas que a Sony fez alterações, baseou-se numa patente da Sony sobre este tema. Não sei até que ponto isto será verdade, mas tendo em conta a apresentação do minecraft e este jogo, não sei que pensar.
Onde viste/ouviste isso das alterações? Não tenho ideia de ter ouvido isso!
Foi no video de apresentação?
Creio que foi neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Fl_A9jwi49s
Mas não sei até que ponto isto é credível!
Tenho de ver…
Cerny disse na apresentação que o RT do PS5 seria o standard da AMD com personalizações da dela
Pois… aí é que está… já ouvi várias vezes, ainda ontem, e não ouço isso.
[off] E depois de Horizon Zero Dawn no PC, o rumor do God of War agora alguns Youtubers estão recebendo uma versão Beta para PC do Gran Turismo Sport:
https://youtu.be/eQilDVNqHWk
esse vídeo, essa thumb
parece legítimo kkk
GT Sport no gamepass do PC kkkk
Claro, claro… nada como mandar isso a uns youtubers que vão colocar logo isso nos seus canais antes de se oficializar a coisa.
Aliás não conheço beta nenhuma que não tenha passado por eles.
Diga-se que o facto de o jogo suportar rato não ajudou nada a fazer este vídeo 😉
Mesmo sem ir ao pormenor, após a instalação, aos 25 segundos podes ver que se fala no suporte para o Vista e XP… 🙂
Interessante! A Sony vai suportar o que a Microsoft já abandonou, e sistemas operativos que nem usam o DX 12. 🙂
Mas agora olhemos ao pormenor (fotograma a fotograma):
Olha que curioso… o mail chegou no dia 1!
E o installer….
É do Imgburn…
Que engraçado… É cada curiosidade, hehehehe
E o email do Kazunori Yamauchi não vale nada ?????
Temos vários investigadores por aqui! 😛
Quando enviei ainda era 1° de abril! O criador do vídeo, conhecido meu, teve essa ideia ainda ontem e como ele trabalha com edição de vídeos ele dedicou boa parte do dia de ontem a criar. Hoje sai o making off!
Está bem feito. Dá-lhe os parabéns pelo trabalho.
Só contribuir com o like no vídeo!
Deixa eu colocar minha mentira de primeiro de Abril: xbox é relevante!