Que jogo tem a melhor representação global de água?

São milhares e milhares os jogos que representam água. Umas mais estáticas, umas mais dinâmicas, umas com melhores reacções a acções externas, outras com piores. Umas visualmente mais atractivas, outras menos. No global, qual a melhor?

Nota: Artigo tremendamente pesado em imagens. Algumas imagens são animadas e demorarão bastante a carregar.

Recentemente um utilizador referiu nos comentários que Sea of Thieves possuia a melhor representação de água alguma vez feita num videojogo, algo que suscitou uma série de respostas.

Apesar de a situação, dada a grande quantidade de boas representações que existiram já ao longo dos tempos, ser opinativa, esta é uma opinião que não choca. Porque mesmo que possa não ser a melhor, é certamente das melhores!

Mas quais os jogos que até hoje se destacaram na representação da água… e quais os seus pontos fortes e fracos nessa representação? Vamos ver alguns dos melhores, sendo que certamente muitos outros ficarão por falar:



Crysis

Crysis foiuma referência gráfica para a época, e ainda hoje impressiona. É concensualmente o jogo que mais avanços gráficos alguma vez produziu, e era mesmo problemático para as máquinas da altura.

Ainda hoje impressiona. Eis os efeitos de água deste jogo 1 imagem animada):

Pontos fracos: Para a altura poucos ou nenhuns. Ainda hoje se destaca e foi talvez a primeira representação super realista de água. No entanto, vista da praia a água era algo gelatinosa e percebia-se que a movimentação das ondas era basicamente vertical, não se movendo horizontalmente (apesar da sequencia de elevações criar essa ideia), e isto apesar de a agua galgar a areia. Ausência de espumas na água.

Video:

Batman: Arkham Knight

Se calhar poucos se aperceberam da qualidade das águas neste jogo. Dado que o jogo se passa á noite e com tempestade as águas eram tremendamente revoltas. Vejam a imagem (1 imagem animada)

Apesar de visualmente impressionante e de usar um algoritmo realista de movimentação tempestuosa de ondas, o efeito peca por ser apenas visual. Não só a água não é interactiva com o jogador, como não o é igualmente com o cenário,  não existindo quebras de ondas dignas da altura das ondas. Na imagem animada de cima poderão ver um pequeno salto de algumas goticulas de água contra o cais onde Batman se encontra, mas algo nada adequado à movimentação das ondas que deveriam rebentar violentamente contra todo o cenário. Perde por isso, mas fica o efeito visual que consegue.

Kinect Sports Rivals

Um jogo que se calhar poucos jogaram, mas que possui uma excelente representação da água. Vejam a imagem animada de baixo (1 imagem animada):

Longe de possuir a melhor implementação de ondas que quase parecem não se mover, o efeito visual é muito bem conseguido. Falta ainda a espuma na água na crista das ondas.

Watch Dogs 2

Um visual bonito e bastante realista com excelentes representações da água e excelentes efeitos de reflexo. Vejam a foto: (1 imagem).

Apesar do bom aspecto visual, algo neste jogo está fora do sitio. As ondas em alto mar e nas margens são semelhantes e quase não existem. Os barcos parecem ainda estar a voar sobre a água e não verdadeiramente dentro dela pois a interacção de ambos é extremamente reduzida.

Vale contudo pelo efeito visual bem conseguido. (1 video)

The Witcher 3

Este jogo é um caso muito peculiar, tendo zonas onde a água é visualmente impressionante, e outras onde a mesma até chega a chocar.

Eis uma cena no meio da água, extremamente bem conseguida. (1 imagem animada)

E a água nas margens. (1 imagem)

Longe de ser o melhor exemplo da qualidade da água, certas zonas conseguem atingir patamares elevadissimos de qualidade, isto apesar de ausência de grandes ondas, e espuma na água, basicamente dando mais a ideia de se navegar num grande lago

Passemos agora ao que considero ser o top 5 dos melhores dos melhores exemplos de água em videojogos:

Assassins Creed: Black Flag

Seguem-se duas fotos:

Marcou quando apareceu com o contraste das aguas paradisiacas com as aguas revoltas em alto mar em dias de tempestade. Visualmente uma das melhores representações do mar, sendo que as ondas eram verdadeiramente galgáveis e afectavam o combate.

Apesar de um grafismo com efeitos de geração passada, ainda hoje o jogo sobressai como possuindo das melhores representações de água de sempre. (1 video e uma imagem animada)

Assassins Creed Origins

Origins não trouxe exactamente melhorias ao que viamos em Black Flag. A agua foi melhorada em alguns pontos, mas perdeu em outros. No que toca a alto mar, ao realismo das ondas e combate, o jogo perdeu tremendamente. Ganhou porém em interação com objectos, pessoas e animais, bem como se adaptou às aguas turvas do Nilo. (1 foto e 1 imagem animada)

Forza Horizon 3

Podem achar que um jogo de corridas automóveis pouco ou nada tem de realista no que toca à agua.E efectivamente a interacção com a mesma é basicamente nula, sendo o efeito basicamente visual. Seja como for é uma representação fantástica da agua com um efeito fotorealista: (1 foto e 2 imagens animadas)



Uncharted 4

Longe das melhores fisicas de reacção da água no que toca às interacções com a mesma, Uncharted 4 possui provavelmente das representações de água mais belas de sempre. O efeito visual é arrebatador. (1 foto e 6 imagens animadas)

Sea of Thieves

Sem dúvida uma das águas realistas jamais produzidas e com um efeito visual tremendo, a água de Sea of Thieves chama ainda mais a atenção por poder ter muitos recursos dedicados a si uma vez que o restante do grafismo é cartoonesco.

Ao contrário do que se julga e até se refere em muitos locais, esta água não é calculada na Cloud. A água é calculada e rendida localmente na consola, sendo que da Cloud apenas se recebe informação sobre a posição das ondas de forma a que todos os jogadores possam ver o mesmo oceano ao mesmo tempo, sendo afectados pelas ondas de igual forma.

Curiosamente algo que até nem é uma novidade, pois Battlefield 4, apesar de algumas diferenças de implementação, já o tinha feito com os seus níveis no mar, tendo chamado à tecnologia “Network Water”, e que podemos ver no video que se segue:

Apesar de a Dice nunca ter sido clara quanto ao que fez no seu jogo, acreditamos que apesar de resultados semelhantes aos que a Rare obteve em Sea of Thieves, a implementação foi bem mais simples. Quando a Rare calcula a movimentação das ondas de forma dinâmica na Cloud da Microsoft, quer-nos parecer que Battlefield usa uma sequencia de ondas pré programadas e que se limita a ser sincronizada entre todos os jogadores. Algo bem mais simples, apesar de resultados a nível de jogabilidade semelhantes.

Mas esta nota à parte, Sea of Thieves possui uma das melhores e mais belas e realistas implementações de água ja realizadas, como poderão ver de seguida, e a sua diferente implementação permite ainda o uso de situações dinâmicas como o tempo, que Battlefield 4 não usa: (1 video)

Vejam ainda imagens: (3 imagens animadas)

Nota especial para o efeito de superficie visualizado por debaixo de àgua: (1 imagem animada)

View post on imgur.com

E a agua afectada pela luz da lua: (1 imagem animada)

Uma situação em que este jogo peca na representação da água é na ausência da criação de espuma pelas ondas, algo que realisticamente deveria ter sido implementado. Mas isso não impede o jogo de ter uma das melhores representações de água alguma vez feita.



GTA V

GTA V possui aquela que eu, pessoalmente, considero ser a melhor representação de água alguma vez conseguida num videojogo. De tal forma que a mesma pode chegar a passar por video.

O jogo tem ainda o mérito de implementar aguas diferentes para rios e mares. (1 foto)

Reparem nesta agua calma e bela de um rio: (1 video)

Comparando-a agora com o mar: (1 video)

O efeito é do mais realista que pode existir, podendo passar por real. As ondas movem-se de forma clara e concisa, com um efeito realista.

O mais impressionante é a criação de espuma nas ondas, especialmente quando estas começam a quebrar com a proximidade de terra. É um efeito único que nunca vi outro jogo implementar, pelo menos com esta qualidade.

A qualidade que o video de cima demonstra é tal que alguem mais incauto pode mesmo chegar a confundir o que está a ver com uma filmagem real de àgua do mar. É realmente impressionante!

O jogo implementa ainda diferentes comportamentos para a água de acordo com uma enorme variedade de estados de tempo, como podem ver no video que se segue: (1 video)

A escolha de qual jogo tem a melhor implementação de água é discutivel e opinativa… Mas candidatos de qualidade há… E isso é inegável.

Deixo aqui apenas uma nota a PIKMIN 3 da WiiU que possui igualmente uma água impecável: (3 imagens animadas)



Posts Relacionados

  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Vitor PG
Visitante
Vitor PG

A água é uma das coisas mais difíceis de se produzir em jogos,Mario otimo artigo mas senti falta da água do the last of us apesar de nao aparecer muito é muito bem feita