Quem diria que as corridas de carros em miniatura poderiam ser tão interessantes?

Certamente todos vocês se lembram de, em jovens, brincar com os vossos carrinhos em miniatura, os chamados Diecast. E todos se deverão lembrar do vosso carro preferido, que quando atirado era sempre o que ia mais longe e rolava melhor. Pois bem, há quem ainda faça isso mesmo em adultos. E quem diria que conseguiriam tornar as corridas destes carrinhos tão interessantes.

A notícia que se segue foge um pouco à nossa temática habitual. Mas convenhamos que com toda esta conversa do Covid19, neste momento o interessante é mesmo as pessoas relaxarem e divertirem-se um pouco. Nesse sentido, tendo achado bastante engraçados os vídeos que se segue, resolvi trazer os mesmos aqui.

O canal de Youtube 3DBotmaker usa as impressoras 3D para a criação de pistas de carrinhos Diecast. E depois, com cenários bem montados, os carros são lançados empurrados pela gravidade, a coisa é filmada, são colocados sons e comentários sobre os videos.

E os resultados são… super interessantes! Com vídeos com emoção e interesse, a um nível algo inesperado.

Vejam os vídeos da competição de verão com carros da Porsche. Aposto que irão gostar!



Aqui temos 4 vídeos. 2 de classificatórias, uma semi final e uma final.

 



newest oldest
Notify of
Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

A pouco trabalho aqui no escritório e pus-me a ver estes vídeos lol, criatividade nota 10!

Rui
Visitante
Rui

Os carrinhos da majorette eram os melhores para as corridas em crianca! O meu Ferrari gto era o campeão la da rua 😁 mas o meu favorito era um peugeot do paris dakar!

Sr Mário gow perde selo de exclusividade na playstore, mais um? Entao nao era a Microsoft a bandida, estará a sony sem ideias e copia os outros?

bruno
Visitante
bruno

Esta discussao esta a ocorrer no artigo sobre “O melhor SSD…” onde ja tens as opinioes a isto. Desta forma evitas perguntar o que ja foi perguntado ou passar a ideia de que ninguem aqui esta a falar ou criticar essa decisao, ao contrario do que foi feito, na tua opiniao, com a Microsoft.

Rene
Visitante
Rene

Eu gostaria de cooperar com você. Como posso entrar em contato diretamente com você? saudações

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Um pequeno aparte…..
Como o surgimento da Xbox lockhart e também rumores da ps5 pro….
Na eventualidade de sair uma ps5 pro, o gpu da mesma tem que ter no mínimo 36 CUs a correr a 2,23, para a eventualidade compatibilidade da ps5, certo?
Para não falar que tem que ter mais CUs…

bruno
Visitante
bruno

Ja se sabe algo da Lockhart?

A verdade e que sabemos que ha duas, no lado da Xbox, mas nao sabemos nem quais sao, nem o que sao.

De acordo com rumores, claro.

Rui
Visitante
Rui

Os leaks também aconteceram na geracao passada com o Project durango (xbox) e a orbis (ps4) e com a neo (ps4pro).

Só nao percebo tanto alarido com as specs, nao é os exclusivos que importa? Entao a malta da ps pode estar tranquila vai ter muitos para se entreter.

Quanto ao ssd continuo achar demasiado otimismo, ate porque 99% do mercado nao o tem nem vai ter tao cedo em grande escala, os mecânicos ainda dominam e os ssds comecam a ganhar cota, vamos mudar tudo e suportar a ps5 e os outros todos?

Quanto ao RT e a performance do que tenho lido e ouvido, o RT é inferior na ps5 e por bastante e as frequências de pico é em situações pontuais a maioria do tempo vai funcionar abaixo, isto vai contra o que diz o mark cerny mas é esta a grande maioria das conclusoes que tenho lido.

O tamanho da consola secalhar respondia a esta questão se for demasiado pequena ou muito mais pequena que a X nao me acredito que funcione sempre a frequência máxima ou seja o jogo pode ser mais leve ou muito pesado eu conto com 9.2 tf de gpu e 3.5 ghz cpu na maioria do tempo.

Falta ainda esclarecer muita coisa, eu acho ambas as consolas muito boas e capazes de entregar experiências incríveis, so no cpu minha nossa senhora que diferença e mesmo no ssd, ja nem vou ao rt gpu e memória, consolas fenomenais.

O problema aqui é o covid e ninguem sabe o que vai acontecer e quanto tempo vai demorar, precisamos de resolver isto.

Eu estou a fazer a minha parte, nem vou ter com a minha namorada..

bruno
Visitante
bruno

O problema Rui e que nao estas a ver bem o efeito do SSD.

Isto nao e igual ao Cell e os seus SPUs, um sistema dificil de utilizar e que necessitou de esforco e programacao bastante dedicada (ao ponto de ser necessarios aos DEVs despenderem meses e criarem versoes de motores e tecnologias distintos – e toda a pipeline do jogo teve que ser alterada de modo a incluir uma fase nos SPUs) para colocar o jogo a correr.

Pelo contrario. O SSD, como o tens na PS5 e o sonho dos programadores na medida em que e uma batota. Melhor dizendo, e uma caracteristica que as pessoas nao tem que programar para usar, basicamente esta la e facilita em muito a vida.

Tens nocao do conceito de video como uma serie de imagens estaticas ou fotos que passam depressa? O GPU funciona no mesmo conceito, mas e responsavel por desenhar e atribuir cores as imagens. Sim, a unica coisa que o GPU faz e desenhar e apresentar essas imagens em sucessao! Mas para isso precisa de ter nocao da localizacao dos objectos, da sua forma, cor, etc e essa informacao tema que ser carregada do disco rigido onde esta presente. Dado que o disco, os HDD ate agra usados, demoram demasiado tempo a fornecer essa informacao em tempo util ao GPU para este criar as imagens (as imagens, ou frames, sao criados ou 30 por segundo ou 60 por segundo), o que se tem feito atualmente e criar todo um conjunto de estrategias de modo a fornecer de antemao ao GPU os dados de areas nao visiveis mas que podem ser geradas de antemaos e de outras das proximidades no jogador. Em alternativa, tambem se pode desenhar nos jogos seccoes que permitam ao sistema ganhar tempo para carregar essas informacoes (por exemplo, elevadores ou corredores labirinticos).

Normalmente, o que e feito e que dados relativos aos locais onde o jogador possa ir (objectos, cenarios, cores, texturas, etc…), sao carregados para a RAM (e podem chegar a ocupar gigabytes de memoria). Nao sei se te recordas de um gif que o Mario pos de HZD que mostra como o mundo em gerado em cada frame? (Mario se o conseguir tornar a por por favor, fa-lo)? A caixa a linhas azuis e o que e visivel quando jogas e tudo o resto e o que e gerado “a mais”, e esta presente na RAM a de modo a poder ser acedido a tempo de criar e apresentar o frame.

Num outro exemplo, que foi dado pelo Cerny, em Spiderman a Insomniac dividiu a cidade em tiles, e os tiles na proximidade do jogador tem muitos mais dados que os tiles mais longiquos… que sao carregados em background a medida que te deslocas. Basicamente,carregas as areas mais proximas para a RAM e as mais longiquas sao carregadas com menos informacao, sendo outra vez carregadas em segundo plano a medida que te deslocas.

Mais ainda, a equipa teve ainda o trabalho extra de gravar ficheiros repetidos, de modo a que o sistema os consiga encontrar mais rapidamente (como consequencia, perdes na variedade do que ves, na variedade de objectos, NPCs, etc.)

As consequencias disto e que, nao so o que poes no mundo e limitado (quanto mais elementos repetires e menos areas tiveres menos tens que carregar em memoria) como a forma que viajas no mundo e tb limitada – a velocidade tem que ser tal que permita ao sistema carregar as outras areas do HDD em segundo plano.

Ora o que foi alegado pela Sony e que, com o seu SSD, o carregar desses elementos para ser apresentado pelo GPU e rapido, tao rapido que chega a ser instantaneo e ja nao e necessario carregar essa informacao para a RAM.

Isto e menos trabalho para os programadores. Muito menos trabalho. Ha programadores que alegam que a gestao da memoria, e do fluxo de dados a ser carregado a cada instante e o que gasta meses e meses de optimizacao e leva a maioria do crunch!

Logo, o facto de teres HDD no PC e apenas mau… para o PC!

Porque na consola, isto so facilita a vida a quem faz jogos e menos esforco de optimizacao neste nivel tem que ser feito.

Por outro lado…

Ao nao teres que te preocupar com a gestao da memoria, perdes limites no nivel de detalhe que podes criar no mundo – isto significa mais objectos, mas ambientes e uma transicao tao rapida que, como num artigo anterior foi afirmado, podes ate entrar em todos os edificios de uma cidade (como em RDR2, Spider-man ou GTA) e estes edificios tens os seus proprios NPCs com as suas proprias caracteristicas. Podes ate alterar de forma permanente os cenarios enquanto jogas (basicamente basta escrever e aceder essa informacao no ficheiro do jogo gravado no SSD). Sao possibilidades infinitas!