Rato e teclado na Xbox – Contrasenso?

A Microsoft pretende lançar oficialmente um rato e um teclado para a sua Xbox. Mas sendo a Microsoft igualmente a grande impulsionadora do Cross Play, e sabendo-se que empresas como a EPIC estão a separar os jogadores com rato e teclado dos restantes, não será que este suporte vai criar uma divisão dentro da própria consola?

Rato e teclado nas consolas são uma realidade desde à muito tempo, existindo diversas soluções, particularmente de terceiros, nesse sentido, e para as diversas marcas de consolas.

Nesse sentido, e sendo uma pretensão dos utilizadores, a Microsoft acedeu, e muito bem, às mesmas!

No entanto a situação de suporte oficial parece um contra-senso, especialmente quando sabemos das diferenças de condições de jogo que esta situação cria, e à qual a Microsoft não é alheia!

Não faz muito tempo, em 2010, a Microsoft negou totalmente o Cross Play entre a Xbox 360 e o PC, alegando que os jogadores das consolas eram totalmente massacrados devido ao teclado e rato do PC.



Eis as declarações da altura, quando a Microsoft cancelou o projecto de Cross Play entre estas duas plataformas:

Havia um projecto que foi morto pela Microsoft. O projecto era concebido para permitir que os jogadores de consola e PC pudessem interagir e batalhar num ambiente conectado.

Pessoalmente gostava que a coisa se tivesse mantido. Mas ouvi de fontes de confiança que durante o desenvolvimento eles trouxeram os melhores jogadores de consola para jogar contra jogadores de PC mediocres… e adivinhem o que se passou? Eles puseram os jogadores de consola com o seu controlador contra os jogadores de PC com teclado e rato.

Os jogadores de consola foram destruidos todas as vezes. Tantas que era mesmo embaraçoso para a equipa da Microsoft caso esta apoiasse a iniciativa.

Fonte: Eurogamer

Esta situação é uma realidade de que nos podemos queixar em qualquer plataforma que faça cross play com PC, não sendo exclusiva da XBox. No entanto, dada a tendência geral do mercado, com a Sony a ter este tipo de Cross Play, e os criadores de software interessados na uniformização da situação, a mudança de postura da Microsoft não soou a estranha.



Mas a realidade é que este problema existe, tendo por isso o Cross Play de ser particularmente ponderado nos FPS, pois a diferença na capacidade de reacção destes periféricos face ao controlador é, como sempre foi, notória. Tão notória que empresas como a EPIC, que defendiam a uniformização do jogo online para todos os jogadores de todas as plataformas, está-se a ver com problemas com isso, estando a criar as bases para separar os jogadores com rato e teclado dos que não o possuem, evitando assim situações de autênticos massacres no jogo.

Fonte: Hothardware

A realidade é que, apesar da vontade da uniformização, a diferença existe, e ela destrói o jogo a quem não joga com o mesmo tipo de controladores. Isto aplica-se entre teclado e rato e controlador, como se aplica entre controlador e ecrã tactil, sendo extrema no caso em que um teclado e rato defronta um ecrã tactil. A questão no meio disto tudo é que a diferença entre controlador e ecrã tactil, apesar de existir, é consideravelmente menor do que qualquer outra, e nesse sentido até se revela aceitável. Já quando a coisa envolve o teclado e o rato, neste tipo de fps, os jogadores passarão a ser separados.

O que quer parecer é que sabendo-se dessa realidade, um suporte para teclado e rato oficial, apesar de ser louvável a resposta face ao pedido dos utilizadores, poderá vir a criar uma situação caricata onde os jogadores Xbox que o usam acabam separados dos outros jogadores Xbox, sendo colocados apenas em jogos com jogadores PC. É uma divisão que se cria na base de utilizadores que é pouco compreensível, e que poderá inclusive ter repercussões nos jogos Cross Play com outras consolas, que podem negar-se a aderir se o suporte oficial existir no jogo.

A realidade é que a comunidade queria. E a Microsoft vai dar! E nesse aspecto quem se queixar desta situação, terá de se queixar de si próprio e de em vez de querer uma consola, na realidade querer um PC barato e com suporte consola.

 



Posts Relacionados

5
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Mário Armão FerreiraCarlos ZidaneVitor CaladoLeonardo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Leonardo
Visitante
Leonardo

Sempre senti um desconforto enorme em jogar o PUBG no PC pelo fato da presença de hackers com seus superpoderes, acabei jogando muito pouco do que gostaria. Quando soube que sairia no XBOX fiquei feliz por tratar-se de uma plataforma mais imune aos hackers, sabia que estava jogando de igual para igual. Agora esse do teclado muda tudo novamente, alguns jogos até é válido, mais no caso do PUBG acho desleal.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

https://support.us.playstation.com/articles/en_US/KC_Article/Use-Keyboard-and-Mouse-with-PS4

A PS4 também dá suporte para teclado e rato oficialmente, se consideras que o facto de a MS oferecer um teclado e um rato oficiais é mau, nos dias de hoje em que até nos quiosques se podem comprar esses acessórios 100% compatíveis, não vejo onde é que está o problema, quem quer compra um rato e um teclado (quer seja oficial ou não) e joga com eles todos os dias e em todos os jogos

E não tenho a certeza absoluta, mas como é teclado+rato USB, até podes comprar 1 kit desses e ligares há tua PS4 que vai funcionar ás mil maravilhas…:)

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Já tem tanto tempo que não jogo no teclado+mouse que acho que levaria era desvantagem nessa altura. LoL