Ray tracing nas consolas de futura geração deverá estar confirmado.

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Recentemente duas afirmações vieram dar a conhecer a existência de RT cores, quer na PS5, quer na Xbox Scarlett. Curiosamente ambas usaram o termo RT cores, e ambas corrigiram a frase mais tarde.

A semelhança do que deverão ser as futuras consolas veio mais uma vez ao de cima devido a duas afirmações de pessoas diferentes sobre o suporte ao Ray Tracing.

Curiosamente, ambas as pessoas confirmaram a presença de Ray Tracing na PS5 e Xbox Scarlett, e ambas referiram-se a eles como RT Cores. Mas ambas as afirmações foram corrigidas posteriormente para hardware dedicado, o que, perante as patentes da AMD sobre este assunto, tem muito mais lógica, e aparenta mostrar que ambas usarão uma solução standard da AMD para essa característica.

A primeira afirmação a surgir veio de Kleegamefan, um antigo editor da revista Gamefan, de nome Kelly Rickards, e que afirma ter visto em Junho um jogo num devkit da PS5, mas que correrá na PS5 e Scarlett, que usa Ray Tracing, e onde lhe foi confirmado pelos criadores que ambas as consolas possuirão suporte em hardware para Ray Tracing.

Kleegamefan referiu ainda que, apesar de não poder referir os valores, poderia afirmar desde logo que as consolas terão mais do que 9.2 Tflops, o valor que se discutia como provável nessa altura.



No seu post inicial, Kleegamefan referiu que a PS5 teria RT cores:

PlayStation 5 has hardware Ray Tracing cores as well.

The only Next-gen hardware that doesn’t have built in RT(yet) is Stadia

Mas posteriormente este post foi editado retirando a referência aos RT cores passando-a para:

PlayStation 5 has hardware Ray Tracing (edit) hardware as well.

The only Next-gen hardware that doesn’t have built in RT(yet) is Stadia

Curiosamente, o mesmo aconteceu mais recentemente com a Xbox, onde Colin Penty, Director de arte da The Coalition veio referir que a Xbox Scarlett possuia RT Cores, algo que depois corrigiu para Dedicated Hardware.

É mais uma semelhança entre as duas consolas que parece virá a existir, apesar de não sabermos se o hardware dedicado ao Ray Tracing será igual nas duas. Seja como for, dado que estamos perante uma solução hibrida, a necessidade de Ray Tracing revela-se bastante inferior à usada pela Nvidia, sendo apenas necessário usar o mesmo para sombras e amostras de luz, sendo o resto feito por rasterização. Os resultados serão assim idênticos ao Ray Tracing, mas sem uma afectação de performances como vemos acontecer com os produtos Nvidia.



error: Conteúdo protegido