Red Gaming Tech insinua que a PS5 é na realidade um “Custom GPU”, hibrido entre RDNA 2 e RDNA 3.

Segundo o Red Gaming Tech, o GPU da PS5 possui uma série de alterações proprietárias da Sony que verão a luz do dia nos GPUs AMD, apenas no RDNA 3.

Um video do Red Gaming Tech dá a conhecer supostos contactos com criadores de software que terão dito que a PS5 é possui um GPU altamente personalizado pela Sony. Quanto a características, muitas delas não serão standard do RDNA 2, mas dim apenas do RDNA2, o que é dito recomendando que se olhe para o passado e vendo-se o que a Sony já fez antes.

E efectivamente, olhando para a PS4, vemos que muita da sua tecnologia apareceu nas novas arquitecturas da AMD, como foi o caso dos canais Onion e Garlic, partilha e sinalização de caches entre CPU e GPU, aumento do número de unidades ACE, e outras situações que acabaram por se tornar standard na AMD, mas que se estrearam na PS4.

Esta situação não nos soa nada a estranho. Acreditamos que isso não acontecerá apenas com a consola da Sony, mas igualmente com a da Microsoft. O RDNA 3 será um apanhado daquilo que a AMD foi recebendo de feedback das das empresas. No entanto torna-se relevante perceber-se que essas alterações não estão excluídas, e como sempre dissemos, não sabemos ainda tudo sobre as consolas pelo que é muito prematuro falar-se de performances baseado apenas nos Tflops.

Ora apesar de se saber que as novidades existirão, e que nesta fase ainda não são conhecidas, desconhece-se a amplitude da veracidade da informação do red Gaming Tech! Mas deixa-se o video para que possam ver e ouvir (em inglês), o que este senhor refere:





67 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
7 meses atrás

Os ultimos rumores sobre o RDNA 3 revelam suporte FP 16. Pelo que tenho lido a RDNA perdeu-o? A Vega tinha-o mas a primeria versao da RDNA nao?

Pode ser que se refira a isto e dado que a MS tem o Ditrect ML e a Sony ja trabalhou com FP 16 na Pro, imagino que seja esta a caracteristica que referem.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Pois, nao sabemos. O ultimo rumor do RoGamer refere o FP16 para RDNA3. Sera que o RDNA2 possui?

A AMD nao falou nada e nao se sabe. Mas com as consolas a suportarem, e a AMD a colocar isso no 3, tens aqui a caracteristica especial.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
7 meses atrás

Esta muito triste ultimamente o que esta a acontecer com a Sony, agora varazam muitos spoilers do jogo completo do TLU part 2 e ja me lixei a toa, porque estava numa secção de comets, e tem la engraçadinhos a espanhar os resumo sobre a história, a Sony este ano não começou mesmo com o pé direito, da a etender que alguém à quer prejudicar em tudo, a nivel de Hardware ESTÃO ultimamente a espanhar fake news, e agora tem o seu maior jogo, senão os ovos de ouros deles agora com toda a história vazada na internet, e por causa disso já me lixei eu que li os spoilers, por isso tenham muito cuidado.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Isso é mesmo lixado…. :/

Ps: já estou quase a chegar a caixa no Shadow TR 😉

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Daniel Cardoso
7 meses atrás

Tem alguma coisa errada acontecendo na Sony a tempos.
Existe uma debandada grande de funcionários de estúdios tradicionais como Santa Monica e Naughty Dog. A própria Initiative é composta por alguns ex-Santa Monica.
A Kotaku relatou recentemente das conversas com devs sobre as crises de desenvolvimento, que pelo 70% dos funcionários veteranos na Naugthy Dog saíram da empresa depois do Uncharted 4, que isso atrapalhou o desenvolvimento do TLOUS2 e será refletido na qualidade do jogo.
Aí tem a Sony não participando mais de evento algum e os que ela mesmo promove tem sido fraquíssimos.
A seca de jogos de grande perfil dos estúdios da Sony a quase 2 anos, depois de 2017 e toda aquela papagaiada sobre a Microsoft estar abandonando o Xbox, desde o Spider Man, tem apenas o Days Gone de notável de um estúdio first, e foi uma bomba.
A condução do PS5 até agora, com uma apresentação chata da GDC transformado em evento de revelação as pressas pós anúncios do Xbox.
As especificações mais fracas com as mensagens sendo redirecionadas para SSD. A necessidade de tweets aleatórios de terceiros sobre como o PS5 é bom, mas ausência total de qualquer demonstração do sistema.
A quantidade de notícias sendo distorcidas em redutos que tradicionalmente nunca deram uma porrada na Sony, quando devs dizem que o SSD é o que mais os empolga sobre a nova geração, o assunto é direcionado para Playstation quando na verdade eles falam de modo geral.
A falta de um anúncio da Sony equivalente à Hellblade 2 mostrando visuais que parecem impossíveis, como era tradicional da empresa.
Aí agora tem um jogo, que é o maior jogo da história do Playstaion, que deveria ter ficado pronto em fevereiro, ter um adiamento pra Abril, depois Maio, depois adiado sem previsão e agora a vazar completamente por um suposto problema entre dev e estúdio.
A desculpa da covid-19 colaria, se nesse período já não tivesse sido lançado vários jogos grandes, como Final Fantasy que acabou de chegar. Não estamos em um lockdown.
Tem problemas acontecendo lá dentro sendo abafados por uma batalha de especificações que na verdade não existe. Esse é o maior caso de passada de pano que eu me lembro desde que acompanho isso. A tempos percebi que as coisas estavam se desenhando para uma mudança do panorama, enquanto as pessoas tradicionais continuam alienadas em suas crenças.
Se as coisas continuarem seguindo o mesmo rumo, eu não vou me surpreender se o PS6 vier a ser um console de nicho do tipo Nintendo com a Sony sem recursos para hardware de ponta. É assim que começa.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Fernando Medeiros
7 meses atrás

Sobre os 70% dos funcionários, foi dito que foram 70% de “non-leading designers” ou seja, nem principais eles eram e o número total dá, se não me engano 14 pessoas, 14 pessoas numa equipa entre 300 a 500.
Days gone uma bomba? 6º ou 5º exclusivo first party mais vendido(na casa dos 5-6 milhões se não estou enganado), se para ti é bomba então muitos jogos foram uma bomba.
É verdade, a comunicação dela não está a ser boa mas eles também não precisam de responder a tudo o que a microsoft faz, eles estão na liderança e conquistaram a confiança do consumidor lançando jogos de qualidade sendo que a divisão xbox é que tem de dar alguma razão para comprar os produtos dela.
Sobre Hellblade 2, eles nem sequer mostraram gameplay, se for para a Sony responder que seja com gameplay, e até hoje os jogos mais impressionantes visualmente vieram dos exclusivos da Playstation, mas ori, forza e gears também são muito bonitos.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Fernando Medeiros
7 meses atrás

@Fernando que montanha de disparates…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
7 meses atrás

Com certeza a litografia é RDNA 2, no caso 7nm. Foi interessante ver o Cerny apresentar que em quantidade de transistores, seriam necessários 58 unidades computacionais GCN para equivaler a 36 unidades computacionais RDNA 2.

Agora, existe uma camada acima que são as features (recursos). Nesse ponto, o RDNA dos consoles é totalmente customizado, e podem muito bem incluir features que não são RDNA 2 padrão.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Verdade Mário.

Já ouviu falar na A Radeon Pro SSG, que vem com 1tb em SSD?

Alguns reviews mostram que ela possui uma performance brutal para renderizar em alta resolução, exatamente porque com o SSD, pode construir um buffer muito maior, sem necessidade de quebrar os quadros em várias partes.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Mario, ontem teve um live do canal Detonando Gueek ( https://www.youtube.com/watch?v=5VFW2htCQdE), e a partir de 2:23:14 ele fala algo interessante, que o SSD do PS5 é tão rápido que ao contrário do SeriesX, não será necessário nenhum cache dos dados do jogo. Simplesmente lê do SSD e já entrega direto na RAM para execução.

Achei muito interessante, sei claro dos controladores para compressão e descompressão, mas não fazia idéia que a vantagem da arquitetura do SSD sobre o PS5 chegasse nesse ponto de nem sequer precisar de cache, ao contrário do SeriesX que segundo ele, fará cache no SSD liberando espaço na RAM.

O que você acha?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Então, só para eu entender, esse cache na RAM que existe na atual geração não existirá mais, liberando espaço tanto para o SeriesX quanto PS5.

O cara do canal “Detonando Gueek” disse foi que o SeriesX ainda precisa fazer esse cache, mas no SSD, usando a arquitetura Velocity. Isso libera a RAM de cache, mas de qualquer forma ele precisa ser feito. Já no PS5, esse cache no SSD não existirá porque os controladores DMA/flash dedicados pegarão o dado no SSD e já jogarão diretamente para a execução da GPU na RAM.

Como você vê essa questão?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Mario, obrigado pelas explicações, foi bem produtivo.

De fato a palavra “cache” está errada. Talvez o correto seria dizer “buffer”, ou seja, algum local reservado que guarda os dados a serem disponibilizados na RAM para serem consumidos pela GPU. O Cerny falou no Road to Ps5 que esse buffer seria de 30s de gameplay no PS4, e no Ps5 seria 1s de gameplay.

Então no caso, o buffer existe, mas no PS5 provavelmente será menor (ou de forma mais eficiente), já que consegue atualizá-lo mais rapidamente.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Digamos que e reaccao de vitmismo.

marckos
marckos
7 meses atrás

Não entendi.Faz pouco tempo que a AMD disse o seguinte:
“a Xbox Series X e o maior salto geracional em design de SoC e API que já fizemos com a Microsoft”. A marca diz mesmo que a consola será um “farol de liderança em inovação técnica para esta geração de consolas”.

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-17-amd-afirma-que-xbox-series-x-sera-um-lider-de-inovacao-tecnica-na-nova-geracao

Se a AMD, que confeccionou as Gpus do Series x e PS5, diz que o próximo X-box será lider em inovação técnica, como é que o PS5 vem com características rdna3?

Contraditório…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
7 meses atrás

O RDNA2 nem chegou no mercado e tem gente insinuando que o PS5 usa o RDNA3?
A próxima vai ser algo do tipo 10 tflops do RDNA do PS5 equivalem a 13 TFLOPS do RDNA 2, assim ele é superior ao Xbox SX. A Sony desenvolveu o RDNA3 pra AMD…

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
7 meses atrás

Tinhas pessoas a insinuar que a Xbox teria Zen 3 e RDNA 3 ainda antes da consola ser revelada. Rumores ha para todos os gostos. Seja como for, e pelo que se sabe do desenvolvimento das consolas o mais provavel e que seja verdade.

As atuais consolas tb tinham hardware com caracteristicas unicas entretanto incoporadas posteriormente em revisoes da arquitetura dos GPUs AMD. A ps4 tinha as 8 ACEs que se tornou standard na GCN introduzida no mesmo ano das consolas, assim como os canais onion e garlic. A Xbox one tinha os move engines e depois tiveste mais tarde o HBCC na Vega (e nao sei se o HWS cabe nisto). A Pro tinha, supostamente suporte FP16 no hardware algo que so a Vega teve.

A questao e que as consolas sao desenvolvidas com estas alteracoes em mente e a AMD depois adopta para os GPUs que sao comercializados no mercado.

Para compreenderes melhor, o mais correto ate seria dizer que a RDNA3 tera elementos das consolas de nova geracao.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
7 meses atrás

e desde quando isso é novidade?

PS4 PRO tem FP16, um ano antes de ter isso no PC.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
7 meses atrás

Como não é algo a favor do Xbox desmerece, mas quem não lembra que enchiam a boca para dizer que o Xbox tinha RDNA3, era um rumor, mas que por alguns era verdade absoluta.

Mas como o Mário fala: Vale o que vale até saírem novas informações sobre o PS5.

Fernando Molina
Fernando Molina
7 meses atrás

Off: não sei se já comentaram, mas a Sony anunciou TLOUS 2 para 19 de Junho e Ghost of Tsushima para 17 de Julho

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Fernando Molina
7 meses atrás

Ainda continua tudo nos planos, portanto 🙂
A partir de Agosto, deve haver um marketing mais dedicado a Ps5 e o seus relativos jogos

daniel
daniel
Responder a  AlexandreR
7 meses atrás

Pelo menos algo ela tem que mostrar até junho, nem que seja os não blockbusters como godfall, algum jogo de plataforma ala knack e ratchet and clank, e os multi next gen. A Microsoft, segundo rumores, deve lançar 2 eventos até julho, e caso a Sony não avance com algo na mesma data ou próximo, pode inclusive perder as melhores “parcerias” de third party, que querendo ou não, ajuda no marketing do console.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  daniel
7 meses atrás

Até junho irás ver um marketing agressivo para o The last of us 2 e Ghost of tsushima.

nETTo
nETTo
Responder a  daniel
7 meses atrás

Ninguém vai perder parceria alguma, todos os acordos são protegidos por contratos. A Sony por exxemplo tem parcerias de marketing com 2K e EA pra propagandear Call of Duty e FIFA.

Dito isto, eu tenho uma leitura diferente da sua, pra mim o que cada uma ainda tem a apresentar até o lançamento:

XBOX
Preço
Jogos

PS5
Preço
Jogos
Esmiuçar o hardware
Features de hardware/software
Console
Teardown

Vez, a Microsoft já tem poucas balas na arma, já o Playstation está com o pente carregado.

Acho correto por parte da sony ela vir mostrar tudo somente depois da Microsoft, vide o que aconteceu recentemente, onde um simples anuncio a surpresa no seu blog do controle com apenas 2 fotos e algumas especificações do mesmo já foi o suficiente para eclipsar por exemplo o evento Xbox Inside no mesmo dia, sem falar que este mesmo anuncio surpresa teve mais repercussão na mídia que o anuncio oficial do XSX no TGA ano passado, ou seja, a Sony está na vanguarda quanto a isso.

Trevisan
Trevisan
7 meses atrás

Acabei de ver o possível design do PS5. Como poderia compartilhar por aqui ?

Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Nota: Comentário alterado a pedido do utilizador!

Possíveis fotos da PS5


Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Fui tapeado mesmo. E olha que sempre verifico a veracidade das coisa que olho. No entanto este modelo é bem bonito. =/

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

ainda bem que não é, muito feio.

eu ainda sigo apostado no cubão com dissipador de calor dos dois lados da apu.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Trevisan
7 meses atrás

Esta imagem foi tirada deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=M99Bs3fI86E
Gosto mais da versão em branco!

Shin
Shin
7 meses atrás

RDNA 1, 2, 3, 4 são a mesma microarquitetura. Quando você constrói uma microarquitetura você a constrói por completa, todavia por limitações de custo, tempo e processo, você implementa os recursos críticos em fases.

RDNA1 = experimental e pra isso lançaram um chip modelo Navi 10.
RDNA2 = estável recursos foram ativados devido a melhor processo, correção de erros.
RDNA3 = Fase de maturidade, provável adaptação para EUV, mais área mais recursos.
RDNA4 = Melhorias, nessa fase eles incrementam a arquitetura.

Os Semi Personalizados eles não estão presos as fases, eles vão implementar as tecnologias dentro do que foi acordado pelas partes, com prazo, custo e tempo. Então sim tanto PS5 como XSX podem ter recursos que só vão aparecer mais pra frente no consumo.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

OFF-TOPIC:

A acreditar na credibilidade do komachi, verifica-se que o GPU de 80CU esta a chegar:

https://wccftech.com/amd-radeon-big-navi-21-gpu-505-mm-die/

E para o proximo mes a nVidia revelara a Ampere.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
6 meses atrás

Eu acho que vou esperar pela Ps5 pro, na próxima geração. (Se a ps5 sair a 499€)
E assim há tempo de transição para a nova geração…
Deverá sair em 2022 ou 2023? 🤔

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Falo devido aos rumores de outra consola por parte da Sony.
Mas de qualquer das maneiras vou demorar 1/2 anos a aderir. Ainda vai demorar até haver uma migração para a ps5.
EA, Ubisoft, Activison e por ai adiante, não vão ignorar 150M ou mais consolas (ps4, xbox one)

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

A questao mais importante e se se justificam dois modelos agora,um a 1080p outro a 4k. Se sim, (e eu penso que sim), do que foi revelado, qual e qual?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
6 meses atrás

Agora não justificam. Mas ao aproximar do meio da geração, é normal os jogos serem mais exigentes.
E com isto poderá fazer sentido um modelo com melhor gpu (melhor resolução)

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
6 meses atrás

Agora? Nao sei. Eu acho que, se alguem quiser ganhar a geracao, convem ter ofertas a baixo preco no mercado. Ja o afirmei, faz algum tempo, que nao lancar varios modelos no lancamento pode levantar problemas na aceitacao do mercado. Isto porque, com modelos de meio de geracao, a adopcao inicial pode ser comprometida. Logo lancando os dois no inicio… e uma forma de evitar problemas.

A chave para isto esta em defenir o standard, isto e, definir a base para os criadores trabalharem.

Lancar um modelo para o mercado 1080p e outro para o mercado 4K faz sentido. Desta forma consegue-se colocar uma maquina mais barata.

E pelo que sabemos, a MS ja fez o que fez com a Lockhart (que esta praticamente confirmada quando tens o Tom Warren a tentar acalmar as aguas com delcaracoes de CPU e SSD e twitts com especificacoes).

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Pois. Sobretudo numa GDC, aos DEVs so importa a base.

Shin
Shin
Responder a  AlexandreR
6 meses atrás

O PS5pro ele vai existir para resolver um problema e o problema do PS5 não é computação e sim largura de banda. Subiu 10x a computação e apenas 2x o espaço e tamanho de memória.

Construa um PS5 com mais computação sem subir a memória e terás mais problema e não solução.

bruno
bruno
Responder a  Shin
6 meses atrás

@Shin

Na realidade… nao.

Com o mesmo sistema utilizado da Radeon SSG, tens a memoria diretamente disponivel ao APU aumentar de 8 para mais de 800 Gb… atraves do SSD. A PS5 vai aumentar em mais 100x a memoria de acesso aos dados em disco, e isto vai reduzir a footprint na RAM, em grande escala. O sistema parece estar desenhado para carregar para a RAM somente o que precisa de ser rendido naquele momento.

Fora isso, passaste de 8GB a 217.6 GB/s, para 16 GB a 448 Gb/s, um aumento superior a 4 vezes.

A questao da memoria e um pouco complexa, porque nao importa so a capacidade… mas tb e sobretudo a velocidade de acesso aos dados. A Sony effectivamente resolveu muitos problemas com isto, e pelo que e alegado, o objectivo aqui e levar ao maximo de utilizacao.

Logo se o PS5 Pro exisitir ele nao vai melhorar nada na PS5, mas vai melhorar sobre a PS5. E para isso ele nao precisa de melhorar exponencialmente de modo a usar a computacao a 100% mas, semelhante ao que ocorreu na PRO, de modo a construir a mesma cena com maior resolucao. Isto, no maximo passara por memoria com maior velocidade de acesso e nao necessariamente mais memoria. A pro nao precisou de mais memoria sobre a ps4 base… precisou apenas de aceder os dados mais rapidamente.

Trevisan
Trevisan
7 meses atrás

Off topic:

Mário, me desculpe. Mas será possível mesmo ?
https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/mod-faz-bloodborne-rodar-em-60-fps-no-playstation-4/

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

ou talvez uma ps4 que esteja modificada visto que existe jailbreak pelo menos ate a versao 5.05 se nao estou em erro

Daniel Torres
Daniel Torres
7 meses atrás

Mário estava vendo esta notícia “link cortado pela moderação”

Será que é por essa tecnologia que o ps5 precisou de um SSD tão rápido e de frequencias tão elevadas? Pelo que vi é uma técnica que tem baixo custo de renderização porém necessita de uma velocidade de carregamento notável segundo a notícia.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Tudo bem eu entendo e aguardo ansiosamente pelo artigo😁👍

error: Conteúdo protegido