Regras de participação nos comentários

Por várias vezes publicamos aqui já regras básicas que queremos ver serem aqui seguidas no que toca à participação nos comentários. E diga-se que não pedimos verdadeiramente nada demais, apenas o que se encontra na imagem que se segue:

Se no que toca à educação a situação tem estado controlada, muito em parte pelos esforços da moderação que corta todos os comentários que consegue detectar com insultos directos, os outros dois pontos tem sido mais difíceis de se verem cumpridos. E nesse ponto vamos abordar os mesmos!

Bom Senso

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Quando pedimos bom senso pedimos que a pessoa seja maleável. Que discuta, que argumente, mas que seja fléxivel a ouvir os outros, e que a situação não se limite a uma pessoa que repete e repete o mesmo constantemente, mesmo após os outros já lhe terem fornecido dados que demonstram que a coisa não é assim tão linear.

Isto infelizmente tem vindo a ser um problema enorme nas discussões. Há certas frases repetidas até à exaustão que já se comprovaram não corresponderem à verdade, mas que certos utilizadores insistem em repetir sempre que podem por uma questão de conveniência nos seus argumentos, e que levam outros utilizadores ao desespero, e as conversas a descambar. Isto é claramente falta de bom senso!

Aceitem que numa discussão há sempre dois lados. Duas perspectivas. E que quando é assim, a verdade, a não ser que possa ser comprovada factualmente, não é absoluta! E nesses casos não insistam na vossa perspectiva como sendo uma verdade absoluta… seja moderados, mostrem que são adultos e que possuem bom senso!

Acima de tudo tenham a noção que repetir uma coisa até á exaustão não a torna verdadeira, e que isso só serve para acicatar ânimos.

Educação

A Educação é algo que não se pode exigir a quem não a tem. E muitos utilizadores entraram aqui muito educadamente e depois transformaram-se radicalmente. É nesse sentido que a moderação aos novos utilizadores existe uma vez que não queremos poluir o conteúdo das conversas com insultos como se veem noutros websites.

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Mas apesar de aqui controlarmos o insulto directo há outro que não controlamos, o jogo de palavras e o insulto escondido.

Esse tipo de jogo de palavras acaba por ser igualmente insultuoso. Pode ser mais elegante, mas apesar de criar mais problemas a uma avaliação directa do que é insulto e o que não é, motivo pelo qual é usado, ele acaba por ser igualmente falta de educação.

Nesse sentido, e sendo muito difícil estar a julgar intenções solicita-se às pessoas que ponderem bem o que escrevem. Leiam, releiam, e arrefeçam a cabeça antes de responderem.

Seria muito mau se tivesse de começar a eliminar comentários fazendo juízos de valor, até porque como se sabe isso nunca é algo totalmente parcial.

Por isso pede-se algum cuidado adicional nesse aspecto.

Respeito

Este é o ponto mais relevante. Respeitem-se! Não queiram sempre ficar por cima, admitam quando erram, e peçam desculpas. Defendam as vossas ideias, mas não ao ponto de entrarem em conflito com o próximo. A página é suposto abordar assunto de interesse comum, unindo as pessoas nesse mesmo interesse. A ideia é a união, não a discussão ou a separação!

Não simpatizam com uma pessoa… respeitem-na na mesma. Respondam como responderiam a outra pessoa, ou nem sequer respondam. Aguardem que mais alguem comente e depois, entrem na conversa e de forma indirecta e faseada introduzam na conversa os dados que achavam que tinham a dizer, mas sem ser dirigido sob a forma de ataque, à pessoa em causa. Mas não façam ataques pessoais!

Cremos que o que pedimos não é nada impossível. Somos todos adultos e creio que inteligentes o suficiente para separarmos os instintos animais do que realmente interessa usando aquilo que nos define como seres humanos, a inteligência.

Vamos por isso todos mas é ser felizes… e divirtam-se!

Publicidade

Posts Relacionados

Comentarios dos Leitores (1)

  1. Bem colocado,é por este motivo que só tenho vizualizado este website a 3 anos e não observo mais nenhum outro pois aqui a maioria dos users se respeitam.Mas como você mesmo colocou de uns tempos para cá tenho também verificado insultos agressivos a integridade de pessoas que somente colocaram sua opnião.Pô somos todos gamers e vamos curtir com aquilo que temos e dividir nossa alegria ou nosso descontentamento,mas sempre respeitando o próximo.Bora joga independente de plataforma.

Os comentarios estao fechados.