Nvidia irá lançar uma nova consola Shield em 2017

Será que a Nvidia lançara a consola com o X1 ou com o X2?

Será que a Nintendo vai ver a sua Switch ultrapassada mesmo antes do seu lançamento com a sua apresentação como o SOC que equipará a nova Nvidia Shield em 2017?

As informações neste momento quando o SOC que equipará a futura consola da Nvidia são ainda contraditórias. Há quem refira que a nova consola será apenas um refresh da anterior, mantendo o SOC, mas há quem afirme que ela estará equipada já com um chip Tegra baseado no design Parker, o que implica o GPU Pascal e núcleos Denver 2, ou seja, o Tegra X2.

O que ali estará é uma incógnita ainda, e certezas só mesbo sobre o design da consola uma vez que apareceram já na internet imagens que mostram a suposta nova consola Shield TV que a Nvidia poderá apresentar entre 5 a 8 de Janeiro em Las Vegas.

As imagems divulgadas pelo website Android Poluce mostram a NVIDIA Shield TV, o controlador e outros detalhes. O website avança ainda que a consola terá dois tamanhos diferentes dependendo dos componentes ali presentes.



Eis as imagens:

Esta consola levanta várias questões:

  • Porque motivo existe se é o mesmo SOC?
  • Se não é o mesmo SOC, e sim o X2, porque motivo a Nintendo não o vai usar?

A primeira questão poderá ter como resposta questões de custo. Tal como as marcas lançam as Slim, a Nvidia poderá estar a tentar aqui tornar a sua consola mais barata. No entanto diga-se que vender o SOC à Nintendo e ao mesmo tempo refrescar a sua consola tornando-a mais barata para ser concorrencial face à Switch é, no mínimo, algo que dá o que pensar.

Mas existe sempre a possibilidade de coisa ser pior ainda. E de a Nvidia usar o X2! E nesse caso o que se passa aqui?  Terá o X1 sido uma escolha consciente da Nintendo, ou terá a Nvidia reservado este chip para a sua consola?

Repare-se que qualquer que seja a resposta e o caso, a postura da Nvidia parece ser a que nos habituou ao longo dos anos… a de ganhar dinheiro… dê por onde der! Porque seja o X1 ou o X2, o facto de a Nvidia possuir e manter activo, refrescando um produto concorrencial (mesmo que com mercados alvo algo diferentes, ambas são consolas de jogos) ao da Nintendo a quem vende os chips, não nos parece exactamente algo correcto!

 

 



Posts Relacionados

Readers Comments (5)

  1. (OFF TOPIC) Mário , copiaram seu artigo sobre o gpgpu do horizon e colocaram na gamevicio

    • As palavras e explicação são efectivamente minhas. Mas a notícia é pública.
      Como ponto positivo deu para perceber um erro no artigo que já corrigi (o uso do termo processual em vez de procedural que seria o correcto).
      Não posso deixar de lamentar que nem sequer haja uma referência à fonte quando há um copy paste total de algo que foi criado aqui. Mas enfim, espero que a pessoa que copiou o artigo venha aqui e eventualmente leia este comentário.
      Aí terá duas hipoteses. O mostrar correcção e indicar a fonte original, ou ser um besta quadrada e não fazer nada.
      Ele é que saberá. Mas se ler isto e optar pela segunda hipótese que se aperceba que ninguem o está a insultar. Ele é que está a insultar-se a si mesmo, bem como aos seus pais ao comprovar que efectivamente é um mau carácter e a ao mostrar que a educação que lhe deram de nada valeu.
      As pessoas poderão nem sequer saber quem ele é. Mas ele sabe, e é com a sua consciência que lidará.

Os comentarios estao fechados.