Rumor: Red Gaming Tech deixa no ar a possibilidade de haver diferenças entre os CPUS de ambas as consolas

Basicamente as fontes do Red Gaming Tech afirmam que a PS5 usa um sistema de partilha de caches derivado do Zen 3 que tornam os 4+4 núcleos num sistema efectivo de 8 núcleos. Já quanto à Xbox série X não há essa informação, podendo esta ter a novidade tambem, ou estar manter o conjunto de 2 CCX de 4 núcleos, standard no Zen 2.

Segundo a Red Gaming Tech a PS5 poderá ter optado por implementar no seu CPU uma tecnologia do Zen 3. Basicamente a partilha da cache L3 entre os dois CCX.

Com esta diferença os dois CCX podem funcionar separados, ou como num sistema de 8 núcleos efectivos.

O Red Gaming tech deixa no entanto claro, que o CPU da PS5 continua a ser Zen 2, e que esta alteração não lhes confirma que qualquer ganho de IPC que venha a existir no Zen 3 se aplique aqui. No entanto, esta melhoria traz reduções de latência e maior interoperabilidade do CPU, uma vez que todos os núcleos podem agora comunicar entre si, e dessa forma operar de forma mais eficiente.



De se notar porém que nada disto é uma confirmação oficial. Tudo deriva do Red Gaming Tech, e de fontes não confirmadas, pelo que o rumor poderá não ter razão de ser. Mas a confirmar-se esta situação, esta redução de latências internas e optimização de performances não soa a algo estranho, uma vez que ela está presente em tudo o que se conhece da PS5, tendo essa sido o conceito por detrás de toda a concepção da PS5.

Já quanto à Xbox, o Red Gaming Tech não conseguiu obter informação que lhes confirmasse se algo do género estaria aplicado.

Esso quer dizer que a Microsoft se pode ter ficado pelo esquema do Zen 2 tradicional. Um esquema em tudo semelhante ao aplicado na anterior geração de consolas.

Naturalmente que, sendo o que a PS5 terá feito isto uma melhoria, a sua igual implementação pela Microsoft soa a lógica, e o Red Gaming Tech, de forma coerente, afirma isso.

No entanto, é de se notar que a Microsoft permite a desactivação do SMT. E isso significa que há todo um interesse na aproximação do hardware actual à geração passada de forma a não só facilitar a transição, como a permitir que o código usado nas consolas antigas seja o mais compatível com as consolas actuais. Não apenas por questões de retrocompatibilidade, mas por questões de execução simultânea e suporte conjunto (mesmo código de jogo em todas), bem como maior facilidade optimização e optimização de recursos (Vejam o artigo de ontem para perceberem as dificuldades que a Microsoft está a atravessar nesse aspecto).



Seja como for, esta suposta diferença não passa de um rumor. Um rumor que poderá ter fortes indícios de ser verdadeiro na PS5, mas que no que toca à Xbox não tem ainda dados verdadeiramente palpáveis. Ou seja, até prova em contrário vamos aceitar que a novidade, a ser verdadeira, existirá em ambas as consolas.

Nota a 28:05 pelas 15:30: Olhando para o esquema da Xbox One X vemos o seguinte:

Na foto podemos ver os dois processadores jaguar separados, e o GPU.

Vamos ver a foto oficial divulgada pela Microsoft sobre a Série X:



Na foto, podemos ver uma semelhança com a Xbox One X, com os dois CCX a estarem separados. Ou seja, pela semelhança tudo parece apontar que a Xbox série X possui efectivamente um esquema Zen 2, com os dois CCX separados, e cada um com a sua cache.



34 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AlexandreR
AlexandreR
1 mês atrás

Clock variáveis consoante o trabalho no Cpu e gpu e se for confirmado está informação, mais ganhos terá

bruno
bruno
1 mês atrás

Relativamente ao CPU, o x-ray da MS para a XsX, revela que não só a memória é individual para cada CCX como eles estão separados.

No caso da PS5, seria daquelas alterações que fariam sentido tendo em conta o esforço da Sony em fazer na PS5 algo muito mais imediato.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Esta..

https://images.app.goo.gl/urk3kgKaNL9TYxtR8

Isto é uma imagem oficial da MS. E surge no vídeo divulgado na altura da revelação, no início deste ano.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Uma questão:

Cada grupo de 4 núcleos Jaguar tb se chama CCX? Isso eu tinha noção no Zen dado que essa era a unidade mínima que eles criaram ao terem 4 núcleos a partilharem a cache e esse foi o nome oficial.

Mas no Jaguar… Não sabia.

Por último, tens um erro quando referes “Xbox ONE série X” (podes apagar isto depois, se quiseres…😉).

nETTo
nETTo
1 mês atrás

“https://www.youtube.com/watch?v=hTwDlbLQHAY”

DORGRADE CONFIRMADO

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  nETTo
1 mês atrás

SÉRIO 😐😔

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  nETTo
1 mês atrás

Netto, com as aspas não dá para aceder ao link…

Deto
Deto
Responder a  nETTo
1 mês atrás

o melhor foi a MS no twitter cheia de recalque hoje:

https://twitter.com/Xbox/status/1265991319832293376

Veja só como o marketing da MS é voltado ao FUD.

Tá ai a prova, faz pouco tempo postei aqui falando disso, que o marketing da MS é voltado ao FUD e o papo de “clock” fixo é a mesma coisa que o “true 4k” para chamar o PS4 PRO de fake e no fim usar checkboarding no Gears 5, por ser uma solução superior e mais inteligente, agora é chamar o PS5 de TF ou Clock “fake”

e vai se repetir, assim como checkboarding é uma solução superior para resolução que o “true 4k”, o clock do PS5 é uma solução superior ao clock fixo, e a MS vai copiar isso no xbox sx “2”

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Como assim a apoiar? Não entendi..

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
1 mês atrás

Ele se refere ao medo, incerteza e dúvida, o termo FUD é bastante usado na indústria da informática e é constantemente ligado a práticas da Microsoft. O FUD (do inglês Fear, Uncertainty and Doubt) é uma prática de marketing que consiste em desacreditar o concorrente espalhando desinformação sobre o produto rival.

https://twitter.com/Xbox/status/1265991319832293376

bruno
bruno
Responder a  By-mission
1 mês atrás

Ok, mas onde e que isso se insere no FUD?

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
1 mês atrás

…/Depois de pensar um pouco mais, há algo que simplesmente não gosto na maneira como a Microsoft está conduzindo seus negócios.

Há algum tempo, a Microsoft estava dizendo a todos que a Sony não era sua concorrente.

Continuamos recebendo comentários de merda no twitter ou jabs baratos de pessoas ultimamente associadas à Microsoft, sempre tentando subestimar ou jogar sombra na direção do PlayStation ultimamente.

A Microsoft disse que está confiante em suas máquinas e seus jogos. Por que não deixar que isso fale, em vez da campanha de difamação constante que eles estão tentando executar?

Coisas como Phil outro dia com o motor irreal, tentando espremer um pouco de pressão positiva, parece tão desesperado.

Eu continuo voltando para pessoas como Dealer e colteastwood e a maneira como elas agem e a maneira como os convidados falam em seu podcast. Eles têm executivos da Microsoft naquele programa e esse tipo de comportamento fratboy agora está atrapalhando a maneira como a Microsft se comporta.

Você dorme com cães, pega pulgas é a expressão em que acredito.

É assim mesmo que Phil Spencer quer que sua divisão de jogos seja administrada.

Eu quero comprar um console xbox para acompanhar o meu ps5, mas esse tipo de merda está começando a me deixar realmente irritado.
Ultimamente, sempre que vejo algo sobre o Xbox, estou começando a sentir que preciso tomar um banho.

Eles realmente precisam ser melhores do que a maneira como estão agindo\…

https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-258359109

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Nao sei, sei que se querem passar a imagem de que a series X por magia pega num jogo e o melhora, so digo… tretas!

Anunciaram os Gears originais com RT. Fantastico, sem duvida. Mas isto nao ocorreu por magia. Ocorreu porque a equipa da Coalition foi ao codigo do jogo e implementou o novo sistema, nao muito diferente do que muitos modders anda por ai a fazer a terceiros.

Passar a imagem de que isto ocorrera em todos os jogos? Tretas! A MS tera que oferecer o apoio gratuito, mas gastara homens/hora para o fazer e pagara internamente pelo servico e tera que negociar activamente com terceiros para o poder fazer.

De resto, veremos. Estas afirmacoes sao maravilhosas na medida em que sao mentiras absolutas e e o equivalente a colocar-se sobre a cadeira com o laco a volta do pescoco e esperar que alguem chegue e chute a cadeira debaixo dos pes.

E nisso, a MS com a Xbox tem um excelente historial.

E depois da palhacada que foi o ultimo inside Xbox, o que realmente assusta e eles insistirem em vender a nova consola… para jogar os jogas das geracoes anteriores com mais fps ou resolucao. (excepto assassins creed Valhala, claro, porque ate a consola mais rapida. mais poderosa, tem limites. )

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

A questão é que se, sim estavam a falar do BC estes foram muito mal… Digo, como no outro Twitter “o console mais retrocompativel do mundo”… ¯\_(ツ)_/¯

É se,(e é isto que eu acredito), não, realmente estavam a falar do modo boost, não estão a sair do padrão, visto que já fizeram isto inúmeras vezes…

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

pior que me pegaram também, a primeira coisa que eu associei no twite do xbox foi FUD para chamar o PS5 de “clock fake”.

O problema foi que a MS já deixou isso associado quando apresentou o SX frisando que o clock é fixo.

Depois quando fala em “performance sustentável”

É a mesma coisa que o “true 4k”, para chamar o PS4 PRO de “4k fake”, assim como “performance sustentável” para dizer que o PS5 não sustenta a performance pq tem downclock.

é igual o marketing de sabão, quando uma marca diz “mata 99,99% dos germes”, fica implicito que as outras marcas não fazem isso. Quando na verdade ambas as marcas de sabão matam germes igual.

Da para interpretar nas duas mãos.

Deto
Deto
Responder a  bruno
1 mês atrás

❌ No boost mode
❌ No downclocking

claramente pra falar que o clock do PS5 é Boost que sofre downclocking.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás

Faz sentido se a Sony aparecer com features afrente, já que isso aconteceu no passado e tem laços estreitos com AMD no desenvolvimento de tecnologias. Não me surpreenderia aparecer algumas features exclusivas de rdna3 no console da Sony TB.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás

Foi boa a sua associação com o SMT. Porque neste caso, você tem 16 threads compartilhando todo o cache L3.

Quando estamos a trabalhar com processos usando core dedicado, cada processo tem isoladamente seu espaço de memória, sendo que um processo não interfere no espaço de endereçamento do outro.

Em thread a situação é diferente, pois todas compartilham do mesmo espaço de endereçamento. Prova disso que existem algoritmos de sincronização como semáforos, visando impedir que uma thread atualize uma informação na memória antes que outra thread faça a sua devida leitura.

Como a consola Xbox Series X permite que se trabalhe com cores dedicados (SMT off), não seria possível que o espaço de endereçamento seja totalmente compartilhável entre os cores.

Claro que aqui estamos a falar de cache, e não memória RAM. Mas acredito que o raciocínio seja de natureza parecida.

bruno
bruno
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

A cache unica L3 vs duas caches L2 sera valido tanto para SMT como sem SMT, isto e, nao apenas beneficia o SMT. E para alem do mais, ambas suportam SMT o qual pode ser ligado ou desligado. O que a Xbox faz e que tem um clock variavel, com 3.8 sem SMT e 3.5 com SMT. A PS… tem o mesmo em qualquer situacao (tanto quanto se sabe – porque o esquema de energia nao e claro – normalmente deveria ser metade, mas a XsX nao seguiu a regra e a PS nao se sabe).

Quero eu dizer que, tu sem SMT tens 8 nucleos, 8 threads. Com SMT 8 nucleos 16 threads. Independentemente disso, com as duas L2 tens apenas 4 dos nucleos e um maximo de 8 threads a partilhar informacao sem necessidade de copia de dados. Com a unica cache l3 tems os 8 nucleos, e no maximo 16 threads.

Se levarmos em conta o layout sugerido pela imagem da MS, ha outra coisa que coloca o cpu na XsX um pouco atras do atual ryzen de 8 nucleos – a falta de proximidade fisica entre as caches. Isto podera introduzir lag adicional na transferencia de dados.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Na realidade, o SMT deveria reduzir a velocidade de relogio a metade e o que a MS fez foi acelerar o processamento em modo SMT. Nao sei se na PS5 sera semelhante ou nao.

By-mission
By-mission
1 mês atrás

… “Eu odeio o que a Sony fez até agora este ano. sacudindo-nos com o logotipo revelado, fazendo aquele caminho horrível para o vídeo ps5, cancelando a e3 e deixando todos os seus planos em andamento, mas no dia 3 de junho, será a microsoft que, apesar de toda a conversa e vanglória, que mostraria um total de zero próxima geração de jogos AAA. inferno, a Sony ainda não mostrou um único jogo, mas a demo UE5 estava sendo executada em um PS5 e parecia uma geração à frente de tudo que a MS mostrou este ano.

Não vou dar desculpas pelo PR da Sony. tem sido horrível. Mas não vamos fingir que a MS mostrou o que a próxima geração pode fazer este ano. hellblade 2 foi no ano passado e apenas um teaser sem jogabilidade. o que é bizarro é que são eles que não têm planos. eles não terão uma exibição da próxima geração até julho e terão zero exclusivos da próxima geração no lançamento. apenas o que eles estavam fazendo nos últimos 7 anos? eles não sabiam que um próximo console gen seria lançado em 2020? como eles não se prepararam para um próximo lançamento gen mostrando jogos? alguns jogos independentes de seus parceiros globais e um chinês realmente são os melhores que podem fazer? é o que eles trariam na E3 quando Phil entrou no twitter depois que a Sony cancelou sua conferência na e3 e se gabou de como eles fariam um ótimo show na E3? alguns jogos indie? onde o jogo mais bonito era um atirador de cima para baixo?

a diferença entre sony e ms é que a sony terá vários jogos da próxima geração no lançamento. ou durante a janela de inicialização. com a MS, por sua própria admissão, os jogos da próxima geração não sairão até o final de 2021 ou 2022. o fato de que eles estariam pelo menos um mês atrás da sony, provavelmente mais vendo como ainda precisam se comprometer em um encontro, mostra como eles realmente são.

não caia no PR. pode parecer que a Sony não tem planos, mas como sabemos até agora, eles têm um plano para o início de junho. eles têm um plano para o lançamento. eles estão apenas mantendo-o perto do peito, porque eles não gostam de sair por aí e apenas conversar, conversar e falar como executivos da MS. não me interpretem mal, foi ótimo no começo, mas já stfu e me mostre os jogos. Não gosto de a Sony tratar isso como um sucesso secreto da CIA, e acabei odiando a EM por ter falado comigo como se eu tivesse cinco anos e estava passando por uma nova geração pela primeira vez. apenas me mostre os jogos. e, apesar de todos os problemas, a sony parece estar em primeiro lugar e definitivamente está pronta para ter uma linha de lançamento muito melhor“ …

https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-258367194

error: Conteúdo protegido