Rumor: Sony terá abordado todos principais criadores de jogos com negócios para exclusividades para a PS5

Quem o refere é Imran Khan, ex editor Sénior da GameInformer.

Mais uma vez temos aqui um rumor, e sinceramente temos evitado os mesmos o mais possível. Mas este está a ser publicado na maior parte dos websites, pelo que, mesmo que atrasados, também o vamos fazer.

É que segundo Imran Khan, um ex editor sénior da GameInformer, a Sony terá abordado todos os pricipais criadores de software que conhece, para verificar o que estavam a produzir e garantir exclusividades para a sua consola. Eis o que Imran Khan refere:

Não há um único dos principais produtores Third Party de jogos que a a Sony tenha falhado na abordagem sobre que negócios poderiam ser realizados. Alguns tinham conteúdo, outros tinham jogos, e outros tinham conteúdo e jogos. E não é que a Microsoft não estivesse interessada em oferecer também, apenas que não queriam pagar o preço pedido, porque a Sony aproximou-se com números bastante altos logo na primeira abordagem.

Os termos “PlayStation Advantage” e “Console Exclusive” ambos vão ter um grande uso nos próximos anos.

Naturalmente, e a apesar de a fonte ser considerada credível, isto é apenas um rumor. Um rumor que acaba por ser complementado por aposta informação adicional vinda de outra pessoas denominada Foxy Gamer, e cuja credibilidade está longe de ser a mesma do Imran Khan. Mas segundo este Foxy Gamer, a Sony terá gasto 750 milhões a garantir exclusivos de terceiros, o que é um valor realmente alto se pensarmos que a Sony não comprou o IP, e nem sequer comprou o jogo, mas apenas impediu com estes pagamento que o jogo seja vendido na Xbox.

E nem sequer numa Xbox com uma grande base de utilizadores, mas sim a série X que está em início de vida. Ora sabendo-se que apenas uma determinada percentagem da base adquire os jogos, isso quer dizer que as expectativas de venda de novos jogos para as novas consolas são nesta fase reduzidas, e estamos a falar de vendas máximas relativamente baixas, o que torna estes negócios bastante mais económicos do que numa fase onde a base de utilizadores é elevada.



Basicamente o que queremos dizer é que 750 milhões certamente abrangerão um número bastante elevado de jogos.

Mas como referido, esta situação é apenas um rumor, mas que ganha consistência pelo facto que as duas marcas competem abertamente pelo mercado, e estando a atenção da Microsoft no seu Xcloud, a Sony aposta em reforçar o seu poderio no mercado clássico das consolas.

Fonte

 



106 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson
Edson
17 de Agosto de 2020 8:13

Li e sou totalmente contrário a essas práticas! Critiquei a MS com relação ao Tomb Raider, critiquei a Sony em relação ao FF7 remake e criticarei mais, caso isso venha se confirmar. Até GTA 6 pode vir a ser exclusivo temporário do ps5, pelos rumores. Defenderia algo assim, caso o game só o existisse por conta do investimento da empresa nele, como foi o caso de Street fighter 5, mas os rumores mostram uma Sony sem muitas IPS FP de impacto no lançamento, atacando pra todos os lados!

Last edited 3 anos atrás by Edson
bruno
bruno
Responder a  Edson
17 de Agosto de 2020 8:53

Desculpa? Mas tu viste a conferência da Sony ou estas a falar por falar?

Entre Spider Man Miles Morales, Kena, Ratchet e Clank, GT7, o que queres mais?

Edson
Edson
Responder a  bruno
17 de Agosto de 2020 8:59

Aonde garante que esses games serão day one no ps5, Bruno? Ah! Kena tbm é do ps4!

Rui
Rui
17 de Agosto de 2020 8:36

Tudo boas medidas em favor do consumidor.

bruno
bruno
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 9:09

Nao sei.

Eu aqui concordo em parte com o Edson, sobretudo porque com 750 milhoes a Sony poderia adquirir estudios ou entregar hardware mais potente.

Por exemplo, o embracer group acaba de adquirir a 4A games, da saga Metro. E eu nem sei como porque a empresa nao me parece que lucre muito com os seus titulos quando outras passam a vida a queixar-se.

A questao é, que se a Sony nao fizer outros vao fazer e demagogia so tens dos moralistas do costume: fanboys que tentam passar a ideia que falam por justiça quando na verdade so se queixam porque a plataforma deles nao foi primeiro… ou pensam que nao foi primeiro. E claro, quem é apanhado no meio disso e vai na onda, sem ter preferências tentando apenas ser justo.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 12:30

Porque? A Insomniac parece-te estar a demorar 5 anos?

Ela compraria o estudio nao o formaria do zero!

E sobre o financiar o prohecto ha uma vantajem muito grande… Manter a IP na PS. Algo que nao garante com exclusividades temporarias tanto que nem a Xbox ja se consegue safar assim.

Isto é como deitar dinheiro fora.

Last edited 3 anos atrás by bruno
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 21:56

Preferia o investimento noutro estúdio (Remedy Games)!!
Mas percebo o porque da Sony comprar um exclusivo temporário.
E eu arrisco me a dizer que o exclusivo temporário é o Call of duty!
Quanto tempo a exclusividade? Talvez uns 3 meses …

nETTo
nETTo
Responder a  AlexandreR
17 de Agosto de 2020 22:11

Perai, ainda é rumor

Mas concordo com vc, se isso vier a se tornar verdade era preferível investir isso em aquisição de algum studio second como a Bluepoint/Housemarque ou mesmo injetar esta quantia nos próprios studios que tem entregado jogos que trazem retorno pra plataforma como NaughtyDog, Insomniac, Guerrilla, SuckerPunch, Bend.

Rui
Rui
Responder a  bruno
17 de Agosto de 2020 13:52

A questão não é essa, a questão é se fosse a microsoft o tom seria outro, porque o diabo é sempre a Microsoft e o santinho é sempre a Sony.
O objectivo da Microsoft é diferente do da Sony, a Microsoft vê o futuro dos jogos que vai ser o inevitável quer queiram quer não, o modelo clássico das consolas esta esgotado, já a Sony agarra se às tácticas e ao negociozinho do passado, agarra se aos exclusivos e grita em plenos pulmões temos estes exclusivos, a Microsoft diz joga o que quiseres como quiseres aonde quiseres.
Uma abordagem moderna contra uma abordagem antiquada.
As vendas em princípio vão ser maiores na ps5 mas vai ser uma geração mais equilibrada, imaginemos que a ps5 vende 100 milhões a xbox deve vender 70 a 75 milhões.
E eu não sou a favor dos exclusivos, no pc não ha exclusivos, só no negócio retrógrado das consolas isso se mantém.
Sou contra exclusivos e sou totalmente contra exclusividades antecipadas ou temporárias.
Estou na expectativa pela S, pelos preços e pelos comparativos da DF.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 15:46

A questão é que a mesma fonte falou que a Microsoft também buscou esses acordos e não conseguiu… Por que? Provavelmente porque deveria gastar mais ou menos o cálculo do lucro que determinado título teria na plataforma que vende muito mais que a sua. Simples assim…
E se você fosse a empresa que a Sony procurasse e ela te oferece um caminhão de dinheiro por um jogo para não lançar na plataforma que vende muito menos, você garantiria esse dinheiro já ou arriscaria vender o jogo na outra plataforma, que tem o agravante de não se saber ao certo o potencial de vendas da próxima geração? Só uma questão de raciocinar e não ser hipócrita.
Quanto ao futuro dos games, só especulação da sua parte e os fatos mostram que não é bem assim… Você acha que a Microsoft que está fazendo certo? Eu tenho muitas dúvidas com a capacidade da Microsoft avaliar essas coisas, pois ultimamente é só fracasso onde ela coloca a mão… Como você confia neles assim? Amor?

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Rui
Rui
Responder a  Sparrow81
17 de Agosto de 2020 19:20

Se buscou e não acredito, pois dinheiro a microsoft tem mais, se quisesse tinha, mas vamos acreditar que tentou essas tacticas na minha opinião fazia mal, achei mal o tomb raider e acharia mal agora um outro jogo qualquer.
Sou totalmente contra exclusivos temporarios.
Quanto ao futuro, mantenho tudo o que disse, ate pode não ser a com a microsoft, senão for a microsoft será outra empresa qualquer ou a sony por exemplo.
O mercado clássico das consolas na minha opinião está esgotado, o futuro passa pelo digital e pelo anywhere com um ou outro exclusivo tal e qual o que a netflix faz.
E eu tenho dois amores como o marco paulo, mas nenhum é a xbox nem a microsoft, eu sou fã da xbox apenas e tão só, isso.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 19:30

Mas Rui, a MS já provou com seus fracassos que dinheiro não compra tudo nesse mundo, e eu bem sei disso pois, acima do nível das corporações, nem dinheiro eles tomam em conta, veja os grandes clãs, eles tem dinheiro e poder pra colocar a MS pra limpar o banheiro deles, mas eles estão interessados?! Uma gigante norte americana apanhando de sarrafo de uma japonesa muito menor… Pfff
há regras nesse mundo, e ninguém escapa delas
Resumindo, você come o capim que eles permitem, então não seja ingênuo de defender xbox ou seja lá que porcaria que não seja as pessoas como nós

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 19:49

Sabemos que a Microsoft tem mais dinheiro a e também o que foi falado é que não aceitaram o dinheiro dela, pois a Sony ofereceu acordos mais vantajosos. Ou seja, a microsoft quer dominar o mercado independente da qualidade dos games. O que interessa é faturar alto. É esse o erro de raciocínio deles.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Sparrow81
4 de Setembro de 2020 6:29

Mas tem um detalhe que esse povo esquece…
A Microsoft é uma empresa dona de um conglomerado de empresas, a divisão de Xbox é uma das empresas desse conglomerado.
Não é porque a Microsoft como um todo é uma das 3 maiores empresas do mundo, que eles necessariamente vão “torrar dinheiro” na divisão de Xbox, até porque essa divisão nunca foi o “carro chefe” da empresa.
Tudo gira em torno dos investidores, se a Xbox der lucros está tudo OK fica tudo em paz, mas se der prejuízos, a Microsoft não vai rasgar dinheiro esperando a divisão melhorar, ela vai fechar a mesma assim como fechou várias outras divisões que deram prejuízos no passado.
Isso é lógico e simples como 2+2=4.
E há quem acredite que gastaram mesmo 500 milhões de dólares no Halo Infinity.
A apresentação do jogo fala por si só aquilo que nós todos já sabemos, o Phil Spencer é um grande falastrão, um vendedor bem do mentiroso.
????????

bruno
bruno
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 18:33

Exacto Rui.

E agora temos…

PS- mais de 110 milhoes de consolas vendidas, a quebrar recordes de receita, a lancar uma foto de um comando e eclipsar toda uma conferencia da Xbox ..

Xbox- metade das consolas vendidas, a esconder ate os MAU e a ter que oferecer jogos gratuitamente enquanto cada vez mais é votada ao esquecimento…

Ate quando vao insistir que o Gamepass é uma grande coisa?

O futuro pois sim…

Last edited 3 anos atrás by bruno
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 19:21

Mas Rui… Se pra você sempre a MS é a “santinha” e a Sony o diabo, você repete o mesmo padrão que acusa ocorrer por aqui, só que inverso o papel.
Modus operandi quando se perde na razão? Foge pra emoção.. e nunca acaba bem.
O Mário trás a anos informações valiosas aqui, e nesse tempo não vi você trazer nada decente pra refutar o que é colocado aqui. E o motivo é só um: o Mário trás a verdade da coisa e você não gosta.
Não sei porquê você e os outros fanboy’s xbox vem aqui, tem outros sites como o brasileiro Windows club pra quem gosta de mentira e desinformação. Creio que se sentirá muito bem lá, pois pra eles, o xbox não só venceu essa geração, como a Sony já está prestes a fechar as portas. Bem melhor pra um público como você e o Rudo

Deto
Deto
Responder a  Carlos Zidane
17 de Agosto de 2020 19:50

hauuhaahu tinha até me esquecido do Windows Club.

é uma boa mandar esse pessoal lá…

Lá eles passaram 6 meses antes do lançanto do God of War e Mar de Ladrões falando que o God of War ia ser um filme lixo e jogo mesmo iria ser o Mar de Ladrões.

auhuhauha

Lá é o que eu chamo de grupo de apoio ao contrário… lá eles se apoiam mais ainda na droga (alienação, delirio, paranoia…)

Rui
Rui
Responder a  Carlos Zidane
17 de Agosto de 2020 21:00

Desculpa lá, mas eu disse aqui algo contra o sr mario? Ou o artigo em questão? Não me viste para aqui trazer nada para refutar os artigos do sr Mário? Mas eu sou agora algum analista de artigos e tenho de refutar o que quer que seja? Participo quando quero, se quiser e se achar convinente.
O artigo em questão a unica coisa que tentei passar com ironia foi que se fosse a Microsoft o tom seria outro não do sr Mário, mas sim do geral.
Eu não gosto nada das verdades, e como sou masoquista sigo a pcmanias há uma década. (Mais apartir de 2013, mas já conhecia)
E para finalizar aconselhas me a mim e a quem gosta da xbox ir para sites brasileiros, porquê queres que a pcmanias seja a playstationmanias?
Comentário descabido e deselegante e não nem a Microsoft nem a Sony são santas, são empresas e querem o teu dinheiro.

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Rui
17 de Agosto de 2020 21:46

Sem querer atacar, mas esse discurso já perdeu a piada, agora adquirir exclusividade é imoral, assim que se soube que o Halo Infinite não ia está no lançamento da consola, houve imensa gente(não digo que tu foste um deles), que quase suplicaram à Xbox para conseguir Cyberpunk2077 como exclusivo. Onde estava o discurso que exclusividade é imoral, na época da PS2 e Xbox original, em que a PS tinha imensos exclusivos agr identificados como multi, portanto eu vejo isso assim como não é a consola de eleição a fazer as pessoas reclamam, posso estar enganado, mas o ser humano tem esse tendência quando as coisas não corre bem para o seu lado. Só queria dizer que exclusividade é vista em todo o lado pelo processo económico em geral, seja no processo de produção, seja no produto final que o cliente adquire, por exemplo, se eu quiser comer pastéis de Belém não vou a Aveiro o fazer e se eu quiser comer ovos moles não vou a Belém e isto são produtos que podem ser replicados mas as pessoas preferem ir aos sítios em questão para os saborear, claro que aqui é diferente mas foi só um exemplo que liga um produto à marca, espaço ou região exclusivamente. Outro essa de que a Microsoft é que vê o futuro e a Sony não, bem pelos vistos eles deixaram de criar software e hardware e dedicaram-se às artes do tarot e agora têm bolas de cristal, eu penso que o Rui já disse que a melhor época dos consoles para si foi a época 360 e PS3, o que reinava nessa altura?? Jogos e exclusividade em cada plataforma, portanto, jogos de qualidade e exclusivos são e sempre foram importantes, eu também se estive-se a perder, arranjava soluções para competir, se o gamepass será isso nem tu nem eu, nem a MS sabe se o será, é uma aposta que pode ou não dar certo, eu não me canso de levantar que isto são empresas competidores, que visão o lucro e a grandeza e que cada um vai jogar com as armas que tem e no mundo da competição não há bonzinhos pq geralmente esses são passados para trás

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Rui
4 de Setembro de 2020 6:03

Sabe quem define como, quando e onde nós iremos jogar?
Nós mesmos…
Você acha que a grande maioria dos gamers que jogam nos smartphones hoje, usam essa plataforma porque foi alguma empresa que decidiu que aquilo seria o futuro dos jogos?
Não, não foi…
Ideia retrógrada não é o modelo de consoles e games que funciona muito bem a 40 anos.
Idéia retrógrada é aquela que o Bill Gates e o Steve Jobs usaram por muito tempo, dizendo “façamos todos acreditarem que precisam dos nossos produtos, assim nós criamos nossa demanda”.
O Google Stadia e outras empresas que fizeram o mesmo tipo de serviço antes dele, estão aí pra provar o contrário.
Das grandes empresas do ramo, a Sony foi a primeira a oferecer o serviço via streaming, quando comprou a Gakai e fundou o seu serviço PlayStation Now.
Nossa, se falou tanto do Stadia, se fala tanto do Xcloud, mas a Sony já fez isso muitos anos antes.
Pergunta lá, se eles querem trocar o “negociozinho’ como você diz, por um totalmente em streaming. ??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️

Hiago
Hiago
17 de Agosto de 2020 9:02

Se for verdade é muito dinheiro que poderia ser investido em novas IPs, totalmente contra a essa atitude.

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 11:01

Então Mario, anos atrás a Sony fechou alguns estúdios como aquele que fez Killzone do PS Vita, outros com boas IPs como Motorstorm da Evolution, (mesmo o DriverClube eu gostava) e o Liverpool Studios que eu particularmente adorava os games de F1 deles. Hoje a Sony que eu me lembro possuí apenas a Polyphony Digital como estúdio voltado a corridas. E mudando um pouco de assunto, um problema que vejo, eu amo a franquia GT, mas devo aqui destacar como eles possuem um gerenciamento terrível de tempo, e focam em coisas desnecessária. GT sport apesar de ser muito divertido no online ele é decepcionante como Granturismo. E pensar q só tivemos ele como GT nessa geração e a Sony anuncia o GT7 apenas para PS5 (e sinceramente tirando o ray tracing aquilo q foi apresentado funcionaria tranquilamente em um PS4). O que é mais frustrante, é que comprei um PS4 principalmente por Granturismo, porém moro no Brasil e infelizmente temos uma situação econômica nos últimos anos complicada e para piorar um equino na presidência. Dito isso, não terei condições de adquirir um PS5 tão cedo. Por fim eu não concordo em adquirir exclusividades de terceiros, o foco total deveria ser investimentos de First Party que trabalhem com gêneros diversificados de games.

Last edited 3 anos atrás by Hiago
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 12:36

Apesar de essa ter sido a razao (acho que nao foi, acho que no inicio a Sony pensou apenas em eauilivrar as contas nao sabendo o que o futuro traria) concordo com o Hiago. A perda do Liverpool e da Insomniac foi enorme e deixou a PS sem jogos racing arcade.

O Liverpool era histórico e continga imenso pessoal de renome e conceituado na area dos videojogos e animação 3D.

Foi um erro enorme.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
17 de Agosto de 2020 15:57

E você acha que se encerra o studio e quem tem talento e conhecimento não é realocado para outros?

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
17 de Agosto de 2020 18:28

Acho. Porque depende do que a pessoa quer. Fora aue esta documentado que muito do pesso de talento deixou de vez a empresa.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 19:18

Uma coisa que não aceitava era dizer que a Evolution foi fechada porque não entregava….infelizmente agora comecei a aceitar pois não foram bem aceitos os jogos que o ex-pessoal da Evolution entregaram pós Driveclub. On-Rush num piscar de olhos foi para a Plus, segundo dizem eles estão em Project Cars 3 e o que escuto/leio é que o jogo caiu de qualidade, mas nem precisa se basear no que os outros falam é só ver o trailer de revelação.

Gostava de MotorStorm e de Driveclub, infelizmente o pessoal que era da Evolutin se perdeu…

Rudo
Rudo
17 de Agosto de 2020 9:54

Isso é muito evidente o pq…
Existe mais diferença entre os consoles que os supostos “18%” de diferença na gpu mostram.

Sony quer garantir conteúdo ou exclusividades temporárias nos jogos multi pq o ps5 não vai conseguir acompanhar o xsx.

Vai ficar muito feio pro marketing do ps5 se por ex, um jogo com bom RT no xsx e no ps5 RT no low ou sem, um 4k nativo no xbox e um 1800p no ps5, a sony precisa de algo pra tentar compensar, seja exclusividades multi por um ano ou algum conteúdo exclusivo nos jogos.

Last edited 3 anos atrás by Rudo
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 13:04

Bom dia , Mario ! Primeira vez que comento por aqui. Eu venho a bastante tempo pesquisando sobre a Gpu do ps5 ( mesmo não sendo profissional da área ) e a única que eu vi alcançar uma performance igual a outra da mesma arquitetura , foi a rx5700. Vi que com clocks superiores , ela alcança a rx5700XT , que tem 4 CUs a mais. Gostaria de saber de você , como você enxerga o ps5 chegando perto do xsx , mesmo com 16 CUs a menos ? Muito Obrigado.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 15:55

Muito obrigado , Mario.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 19:09

Mário, seu comentário é um artigo que faz um resumo excelente da coisa toda. Se eu mostrar isso para os sites e Youtubers aqui do Brasil, caso eles tivessem dignidade, eles diriam: precisamos urgentemente parar de escrever/falar groselha rasa e ir estudar.
Obrigado pelas informações de sempre.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 13:27

RDNA2 com 26WGP/DCU não tem tanta penalidade porque o número de wavefront por ULA dobra. Ou seja, a eficiência pode ser 100% sobre uma Vega 64.

Já no caso do PS5 x XSX existe uma diferença de 22% em termos de clock enquanto existe uma diferença 45% em número de unidades computacionais. O que vai rolar eo seguinte programas e shaders que podem ser executados rapidamente tirará proveito de um menor numero de retornos, o que ocorre numa GPU quando você tem um shader que requer muitas operações? ULA processa, registra, espera, processa de novo e recomeça. Programas mais simples vão ser processados tirando proveito dos 22% de clock do PS5 enquanto programas mais pesados pode ser repartidos e processados paralelamente tirando mais partido do melhor paralelismo do XSX.

No fim gera resultados muito próximos a não ser que a Microsoft tire da manga algum recurso ML que substitua parte da renderização.

Rudo
Rudo
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 13:06

Você é muito fan do markcerny, espero que esteja preparado e não fique desiludido quando ver que tudo o que ele falou e que os programadores falaram a favor do ps5 é marketing e controle de danos pela superioridade do xsx, o xbox vai render fácil 30% acima do ps5.

Last edited 3 anos atrás by Rudo
nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 21:34

Salve Rudo Alexa, colega de gamevicio e Windowsclub kkk e agora PCManias

Manera ai no caixismo.

Last edited 3 anos atrás by nETTo
Livio
Livio
Responder a  nETTo
17 de Agosto de 2020 21:57

Lembrava desse nick, mas não lembrava onde, game vício devo ter visitado menos de 10 vezes e windowsclub o visito quando o Google Notícias coloca algo mirabolante de lá, mas tenho certeza que não foi de lá.

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
17 de Agosto de 2020 22:07

Não perdes nada não indo ao Windowsclub, Jorge o moderador de lá é tão fanboy quanto o rapaz que foi cancelado a pouco tempo cujo canal era destinado a hate de Playstation. Um verdadeiro antro de fake news alimentando os trolls. Rudo anda muito por lá, e bem, seu comportamento já fala por si só.

Deto
Deto
Responder a  Rudo
17 de Agosto de 2020 14:57

sempre com esses desvios ai

“olha aqui a wiki do negocio”

r: “vc é fã do fulano”

os caras não conseguem discutir tecnologia sem tornar discussão de sentimentos né?

qq tá te faltando ai? sentimentos ou argumentação de tecnologia? as duas coisas?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rudo
17 de Agosto de 2020 19:11

Rudo, não se atire ao nível dos coliformes fecais, você é melhor que isso.. i hope
Olha o nível de informação e educação do site e você vem se representar assim?!

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 13:42

A mesma WGP/DCU exibida pela MS no hotchip está no PS5, ambas estão falando de tecnologias personalizadas mas na verdade estão dando nomes próprios a tecnologias que já são conhecidas.

O localray ele é uma tecnologia de software que a Sony provavelmente entrou em acordo com a empresa tutora para ser inclusa como parte de seu PSSL que é o HLSL da Sony assim os desenvolvedores podem escolher usar o método FatBVH da RadeonRay ou o metodo Localray da Adshir. LocalRay também pode ser usado no XSX. Exemplo que a Crytek e a Dice usam seus próprios métodos RT, UE5 Lumen, é um metodo RT, todos podem compilar seus BVH data para usar as Intersection Engines ou usar um outro método geralmente usando uma pré compilação via AVX para definir os espaços que são distribuidos em voxels ou grades.

O RT hardware ele tbm é uma solução grade se você for olhar pra GPU Nvidia, desde o Tiled Binner Caching em Turing o que a Nvidia diz? Que seu pixel Raster é feito a partir de quadrers, então podemos transformar fragment shaders triangulares em quadrers e ao invés de ele gerar múltiplos triangulos ele de fato consegue gerar um quad com um ciclo extra. O binner permite isso que quads sejam repartidos e esses espaços sejam selecionados nos fragment a receber raios e a Intersection engine permite que o dado se cor de um uma superfície de um quad seja despachado para outro quad, ali dentro da própria DCU o que é muito mais rápido do que usar o AVX da CPU para manipular esses espaços.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rudo
17 de Agosto de 2020 16:00

Rapaz, você só pode estar delirando. Quem não mostrou nada a rodar no console até o momento foi a SX!
Seu raciocínio não tem nem lógica! Vamos desenvolver um console inovador e potente ou vamos comprar exclusividades com 750 milhões de dólares? Você acha mesmo que a Sony não é capaz de fazer um projeto igual ao SX se assim quiser? Quem copiou a Sony em Hardware no One X foi a Microsoft, não o oposto.
A sua esperança é algo que dá pena, pois a realidade é outra. Vai ser triste para você defender sua amada plataforma quando perceber que a diferença em performance é nula nos multis… Quais vai ser o papo daí? Que pode jogar os games Xbox no seu celular?
Você não está falando com gente idiota, cara! Para de passar vergonha!

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 17:02

Mesmo nós 18% (o máximo) eu não vejo diferença no mundo real. Vamos avaliar com zoom de 400% para ver que da séries x tem vantagens mínimas? Vamos olhar a do ps5 a rodar a 60fps e a da séries x tirando um pouco dessa diferença e colocando em resolução? Não vejo uma diferença prática nisso.

Marco Antonio Brasil
17 de Agosto de 2020 11:46

Faz sentido, essa medida está de acordo com a estratégia traçada pela Sony.
Mas acho que esse alto investimento só terá valido a pena caso seja adquirida exclusividade de algum third de peso.

Fernando Molina
Fernando Molina
17 de Agosto de 2020 12:18

Se forem jogos que já foram lançados no Xbox e a continuação fique só no PS, sou contra, ai vira palhaçada com o consumidor igual foi Tomb Raider, achei aquilo sacanagem com os consumidores PS

By-mission
By-mission
17 de Agosto de 2020 15:31

OFF TOPIC:

Tem umas duas semanas que estou acompanhando o Neogaf (inclusive o @Deto também) acho que finalmente estou a ver as coisas de uma forma mais racional…

Esses comentários dos users a atacar o Mário e simplesmente inaceitável, primeiro porque tudo que temos é um rumor, ou seja, um punhado de nada!

Segundo, se for tudo verdade, o que vcs esperavam? O Mário agora é proprietário da Sony?

Acho que está mais do que na hora de olhar as coisas como consumidor, e não como fãs, se está insatisfeito vote com a carteira tão simples quanto isso…
Quando o Tomb Rayder foi anunciado como exclusivo Xbox eu simplesmente não o comprei quando saiu na PS tão simples quanto isso…
Da mesma forma também não concordo com a Ubsoft e seus traillers enganadores e jogos bugados simplesmente não os comprei. É o meu voto com a carteira…

Pah não estou a defender nem Sony nem Microsoft para mim está errado seja qualquer uma delas…

Mas só posso mandar na minha carteira!

Last edited 3 anos atrás by By-mission
By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 16:23

De que a Sony está comprando exclusividades temporárias..

Sparrow81
Sparrow81
17 de Agosto de 2020 15:43

Bom, por um lado é uma estratégia boa, por outro não. Pois em um exemplo apenas vemos que a Sony comprou a insomniac por 239 milhões de dólares e e ela tem duas equipes, com o studio entregando títulos de forma frequente de 2 em 2 anos.
Gastar 750 milhões, te daria a compra de 3 insomniacs..
Pensando no lado de garantir um número massivo de games que são verdadeiros vendedores de sistemas, pode ser uma boa e a Sony precisa pagar menos que a Microsoft para garantir isso, já que o PlayStation vende muito mais jogos que o Xbox… Só acho que se esses 750 milhões forem verdade, o que aparecer aí tem que ser console exclusive no mínimo e também que a Sony deve gastar um valor parecido em novas aquisições de Studios First Party, fortalecendo ainda mais sua biblioteca de Exclusivos.

By-mission
By-mission
17 de Agosto de 2020 17:11
Last edited 3 anos atrás by By-mission
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 17:48

Boa! Provavelmente amanhã ele comenta, tendo tudo de forma oficial, já que hoje será tudo posto a mesa. ?

Andre gt
Andre gt
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 18:10

A cache L3 não está unificada segundo @redgamingtech e o ssd tem uma combinação de 8x lanes? Pra conectar multiplos ssds?

bruno
bruno
Responder a  Andre gt
17 de Agosto de 2020 18:39

Isso ve-se na imagem, porque tens os dois modulos CCX separados, so contrario do chiplet zen2 AMD.

(mas mesmo neste a cache é separada)

Sobre os multiplos SSD essa é a grande surpresa, mas os slides indicam um SSD interno e um segundo SSD que o user pode colocar. Curiosamente nao vi nenhum no video de apresentação quando a consola foi desmontada.

Mas ela tem duas motherboard e a segunda nao foi tao mostrada.

Last edited 3 anos atrás by bruno
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 18:21
Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 18:36

Confirma-se a separação dos CCX e de que ao contrario dos rumores, o RT e ML é tudo AMD.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 18:49

Nao vi referencias a nada externo à CU.

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 19:26

Desculpe se eu interpretei errado mas ao que parece o RT da Series X é maior que a capacidade de uma 2080ti … Digo eles colocaram os seu números e bom a nvidia também não ajuda com a sua própria escala (gigaray,gigatexels etc) mas se eu entendi direito isto simplesmente é fantástico!!!
comment image

“No que diz respeito ao desempenho de rastreamento de raios. A Microsoft oferece apenas desempenho máximo de cálculos de ray-box de 380 G / s e cálculos de triângulo de raios de 95 G / s. Como isso se compara ao hardware da série RTX 20 da Nvidia, onde alegou que o RTX 2080 Ti poderia fazer 11 Gigarays / s? Nós realmente não sabemos, já que a Nvidia não deu o desempenho máximo e a Microsoft não deu o desempenho típico.”

Last edited 3 anos atrás by By-mission
By-mission
By-mission
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 19:47

Bom temos Geometry Engines aqui também e mais, temos Mesh Shaders Geometry Engine…
comment image

Last edited 3 anos atrás by By-mission
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
17 de Agosto de 2020 20:00

Geometry engine está em RDNA 2. O que tudo está indicando é que a solução da Sony é além dessa, até patenteada por Mark Cerny.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 20:56

Ou seja, como ela fala de valores máximos, só conseguiremos ver resultados no comparativo quando os consoles saírem… Não acho legal essa abordagem de valores levando em consideração todo potencial de gpu, pois não é a realidade… Por mostrar assim, já começo a achar que o traçado de raios é inferior ao das RTX, pois se fosse superior, mostraria que é superior de fato, não? O marketing seria transparente e até melhor para o SX.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Agosto de 2020 23:43

Ok, Mário. Como dizemos aqui “para bom entendedor, meia palavra basta.” Hehe

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 13:05

As RTcore são equivalentes ao da Nvidia ou seja, na etapa de fragment a ULas chamam TMUs etapas de Ray ULAs chamam RT, a utilização máxima depende do tempo que cada etapa encontrar disponível no frametime por isso que a MS demonstra isso em minecraft que leva pouco tempo para texturizar e sobra bastante tempo para RT. A máxima deve variar entre 3 a 6 Gigarays pois ainda temos o tempo em ciclos para que rULA acesse a TMU, ( isso acontece tbm nas Turing).

Shin
Shin
Responder a  By-mission
18 de Agosto de 2020 13:18

As memórias funcionam exatamente como eu ja havia comentado aqui. Tem um destino direto da GPU com até 560GB/s 10GB e um destino que passa pelo Scalable datafabric com até 336GB/s 6GB, tudo que a GPU escreve e ler é escrito para cache L2 onde cada um dos 20 canais tem 256KB, então o cache da GPU omite latência, o que chamam de low prioridade nos periodos que o CPU está acessando.

Essa pode ser uma diferença para o PS5 já que no console da Sony emes usam o UMC como qualquer Ryzen dos PCs 1 pool físico geral 2 pool lógico entre CPU e GPU, mantém o mecanismo de coerência.

Andre gt
Andre gt
18 de Agosto de 2020 4:41

(Off)
No site Anandtech rolou a transcrição do evento hotchips…

Nao consigo por o link, mas existe a seguinte frase:

“CUs have 25% better efficiency per clock compared to last gen”

No caso ele estaria fazendo a comparaçao com rdna 1? pois é o que parece…

Last edited 3 anos atrás by Andre gt
Marco Antonio Brasil
Responder a  Andre gt
18 de Agosto de 2020 9:28

Acho que está comparando o SX com o Xone.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 12:21

RDNA é 100% sobre Vega em termos computacionais porém na comparação da AMD eles comparavam Vega10 com Navi10 e nesse caso mesmo possuindo apenas 40 computer Unit ela ficou a +44% das 64 CU de Vega10. Então se RDNA tivesse 64CU e menos contenções de latência estaria muito mais rápida.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 13:59

Mixed Math eu penso ou alguma mudança na agilidade dos Workload, se você for ver o whitepaper de RDNA1 eles já diziam, esperamos melhorar em futuras revisões.

Shin
Shin
Responder a  Marco Antonio Brasil
18 de Agosto de 2020 12:30

Toda a comparação foi XO x XSX e algumas coisas já inseridas desde Polaris e Vega como operações DLA, suporte Draw Stream Binner Rasterize que a Microsoft chama de Screen Tiled Color and Depht são demonstradas como novidades em relação ao XO e XOX, não em relação ao PC. Tirando o RT por exemplo a única novidade que não existe no GM20B do Nintendo Switch é o próprio VRS. Imagina que o XSX possui tecnologias de 2015 é o único ponto adicional é de fato é uma adaptação a Turing que é de 2017? Não é atoa que a Microsoft está tão focada em Teraflops porque na verdade ela está vendendo uma tecnologia AMD defasada que se adapta ao concorrente direto como uma tecnologia de nova geração.

Sim Tegra Xavier/Orin é muito mais avançado que essa APU da AMD embora não sejam tão robustos e não possuam motor de interseção coisa que a Nvidia provou poder agregar ou não em qualquer SM como bem o queira.

Shin
Shin
Responder a  Shin
18 de Agosto de 2020 12:39

Nota: o GM20B faz VRS via coarse pixel shader pelo workload apenas mudando a quantidade de pixel raster depois do espaço binner ser gerado. A Nvidia chamou isso não de um metodo ( faça seu shader pior para ganhar rendimento), mas sim use a resolução tiled variável para gerar Dynamic Resolution Scale. Jogos como Doom e Wolfenstein que varia a resolução conforme a cena, estão fazendo a mesma coisa que o VRS mas não em profundidade e sim variando a quantidade de pixels. A própria Nvidia começou a falar de Ray-Tracing e Voxel Rendering acelerado por hardware em Maxwell tecnologia de 2014.

Rola assim…

Radeon Polaris = AMD se adaptando a Maxwell
Radeon Vega = AMD se adaptando Pascal.
Radeon RDNA = AMD se adaptando a Volta
Radeon RDNA2 = AMD se adaptando a Turing
Radeon CDNA2 = AMD se Adaptando a Turing com núcleos Tensor

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Shin
18 de Agosto de 2020 13:36

É sério isso mesmo? A Microsoft adotou características RDNA 2, mas a base é outra? Entendi certo?

Shin
Shin
Responder a  Sparrow81
18 de Agosto de 2020 13:55

Não é a MS defasada e sim a AMD, RDNA2 tecnologicamente ainda é inferior a Geforce Turing que estão aí desde 2018 e inferior a Volta e Xavier que são os primeiros gerar essa tecnologia, é um avanço apenas sobre Pascal. E os consoles ficam defasados diante disso. Exemplo em Ampere rumores apontam que a Nvidia está dobrando a taxa de interseção das RT Core e colocando um tipo de bloco de geração de raios, além de aumentar a taxa de operações por clock dos Tensor. Portanto, ampere já está mais avançada que RDNA2 e talvez 3.

Nvidia investe mais no design de chip estando arquitetonicamente mais avançada mas isso dificulta e encare-se saltos no processo, enquanto a AMD defasa a arquitetura qie simplificada permite a ela se mover mais rapidamente para processos melhores. Os 7nm são muito mais avançados e a AMD pode retirar diferença usando essa abordagem de sempre chegar na frente em sua parceria com a TSMC o que bonifica os consoles.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Shin
18 de Agosto de 2020 14:14

Entendi… Agora temos que ver as customizações proprietárias que a Sony adotou no Ps5 para compararmos os consoles.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Shin
Shin
Responder a  Andre gt
18 de Agosto de 2020 12:41

Essa é uma eficiência gerada pelo Mixed Math em termos de extrapolação computacional e não de fato aceleração com um destino específico para jogos.

Andre gt
Andre gt
18 de Agosto de 2020 15:21

Oi Mário, no evento do hotchips de ontem, foi mostrado que o xbox series x tem 10 controladores para a gddr6. Isso ainda é um potencial limitador e pode-se sofrer redução da largura de banda por causa da memória assimétrica? Por outro lado, não consegui achar os 76MB de cache nos slides do evento… a digital foundry tinha dito que teríamos um “gigantic l3 cache”, mas na verdade são 8 MB (4X2) de mobile?

Last edited 3 anos atrás by Andre gt
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 17:25

Também notaste? ?

Mário Armão Ferreira
Responder a  bruno
18 de Agosto de 2020 18:33

Ui… É por demais.

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Agosto de 2020 18:56

Parece que na parte da cpu, essa APU do Series X é “baseada” no ryzen 7 4700G. Olhando uns vídeos comparativos entre r7 3700x (32mb cache l3) vs ryzen 7 4700g (8mb cache l3), o 3700x fica com um desempenho entre 15 e 20% melhor. Embora não preciso, até porque 8/16 sequer é empurrado a 2/3 das capacidades da cpu nos jogos mais pesados da atual geração a 1080p,dentre outras coisas, pode nos dar uma base inicial de onde se encontra a APU., mais ou menos.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
19 de Agosto de 2020 15:55

o Cache não é para compensar a pouca banda de memória para a CPU?

Não vejo isso sendo problema, se até os ~300GB/s da memoria gambiarra do SX são bem mais que o normal do DDR4.

Acho que é por isso que o Cache dos novos consoles deve ser bem reduzido.

Shin
Shin
Responder a  Andre gt
19 de Agosto de 2020 15:04

RDNA usa o cache L2 para despejar os dados e esses dados são compactados em blocos iguais antes de chegar na DRAM. Então o framebuffer não acontece mais diretamente sobre a memória e por isso ela pode receber dados com uma grande latência sem que isso afete seu desempenho máximo.

error: Conteúdo protegido