Rumor: Xbox Lochhart poderá nunca chegar a existir. Microsoft terá sido surpreendida pela potência da PS5.

O último grande rumor que corre os fóruns é que a Microsoft terá cancelado a ideia de lançar duas consolas na próxima geração, sendo que a Lockhart terá sido cancelada.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, os planos da Sony e da Microsoft para as consolas de próxima geração estão fechados a sete chaves e protegidos por Non Disclosure agreements que responsabilizam quem divulgar esses segredos. Daí que tudo o que as empresas sabem umas das outras baseia-se nas mesmas informações que nós vamos transmitindo, ou seja, rumores.

Naturalmente as empresas possuem contactos, e há sempre alguma fuga de informação superior, mas a realidade é que muito mau seria se tudo fosse conhecido, pois tal violaria claramente as leis da concorrência, e colocaria a AMD numa posição extremamente desagradável que a tornaria numa empresa não fiável, e á qual mais nenhuma empresa recorreria.

Como sabemos, Phil Spencer anunciou o ano passado que a Xbox estava a trabalhar nas consolaS de próxima geração.  Tal poderia ter sido apenas uma gralha, mas a realidade é que pouco depois dois nomes de código aparecem a público, ambas associadas ao que se denominou de projecto Scarlett.

O projecto Scarlett envolvia assim um conjunto de duas consolas, uma mais barata e menos potente, denominada Lockhart, e uma mais poderosa, denominada Anaconda. E tal situação tem vindo a ser ao longo dos tempos confirmada por vários insiders, e por vários dados relativos a registos de hardware associados à Microsoft.



Mas porque motivo, optaria a Microsoft por dois SKUs?

Durante muito, muito tempo, havia dados bem palpáveis que levavam a acreditar-se que a Sony pretenda lançar a sua PS5 em 2019. A situação era de tal forma credível e os dados que apontavam para ai eram tantos, e a favor da Sony, que a ideia estava generalizada.

Foi a pensar nessa situação que se tomava como uma realidade que a Microsoft apostou em 2 SKUs. A ideia era ver o que a Sony conseguiria lançar nessa altura e encurralar o seu produto entre duas ofertas, uma que ofereceria melhor preço, e outra que oferecia melhor performance. Basicamente o que podemos ver na tabela de baixo.

Como se pode ver, a Lockhart seria algo próximo da PS5 a nível de performances, mas com um preço inferior. Seria uma consola que ofereceria o mesmo que a Anaconda, mas a uma resolução inferior a esta.

A grande líder de performances seria a Anaconda, que seria mais cara, mas arrasaria a nível de performances.

Esta situação deixava a PS5 em maus lençois. Ou esta competia a nível de resoluções com a Anaconda, tendo piores performances, ou teria de se limitar a competir com as resoluções da Lockhart, deixando a Anaconda a dominar no campo das performances sem concorrência.

A ideia, era sem dúvida boa!

Ora o que os rumores dizem é que este plano saiu furado à Microsoft, e tudo pelo que se soube que aconteceu na E3.

Como é já sabido, vários rumores surgiram no início do ano, que davam a conhecer que a Sony teria adiado a sua consola para 2020. E apesar de nunca virmos a saber se os rumores de 2019 chegaram ou não a ter razões de ser, a realidade é que fala-se agora que este atraso teve a ver com alterações de última hora que a Sony realizou na sua consola, encaixando esta teoria numa situação que foi nossa conhecida, a alteração radical das especificações do APU conhecido pelo nome de código de Gonzalo.

Se nos costumam acompanhar devem ter lido que apareceu à algum tempo um registo de um APU com o nome de código Gonzalo que foi dado como sendo o APU da PS5. Este APU tinha a seguinte string identificativa:

2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9

Daqui podíamos tirar uma série de dados, mas o mais relevante era a identificação do APU como possuindo um GPU com a identificação 13E9 referenciado como um Navi 10 Lite (lite no aspecto de compacto, não de menos capaz), a correr a 1 Ghz.



A ser este efectivamente o GPU da PS5, a Anaconda, que se refere como tendo um GPU igualmente Navi a correr na ordem dos 1400 a 1500 Mhz estava garantida na posição desejada pela Microsoft.

Mas quando do rumor do adiamento da PS5, eis que surge uma novidade. A String do Gonzalo muda… e muda de forma radical, para isto:

ZG16702AE8JB2_32/10/18_13F8

Se quiserem ler mais sobre as alterações totais que esta string acarreta, podem ler este nosso artigo, mas para o caso em particular o relevante é percebermos que a string do GPU muda para 13F8, um GPU não identificado, e a velocidade de relógio do mesmo sobre para algo na ordem dos 1800 Mhz.

Estes valores apareceram novamente em vários rumores de supostos criadores de software que foram libertado dados sobre os dev kits que supostamente tinham, e onde referem que o GPU do devkit da Microsoft corre a 1455 Mhz, e o da PS5 a 1850 Mhz.

Basicamente o que temos é uma sequência de rumores que parecem confirmar as coisas, mas que no entanto podem ser completamente falsos uma vez que nada nos garante que eles não foram criados exactamente apoiados nos dado que existiam, e como tal, em vez de confirmarem seja o que for, estão apenas a alimentar pura especulação.

Seja como for, pela forma como tudo encaixa, verdade ou mentira, não podemos deixar de referir a situação.

Ora segundo o rumor, a Microsoft terá tido confirmação de tudo ainda antes da E3, quando o bate boca lhes terá confirmado que não só a PS5 não estaria na posição que eles acreditavam estar, como seria na realidade tão ou mais potente do que a Anaconda.

Basicamente, a situação seria então esta:

Este novo posicionamento da PS5 acabaria com toda e qualquer lógica para a existência de uma lockhart, uma consola que só serviria para prender a Anaconda, ao ter de se garantir compatibilidade entre as duas.

E perante esta nova realidade… a Lockhart teria sido cancelada!

Esta situação justificaria a total ausência a referências sobre duas consolas na apresentação da E3 da Microsoft, bem como o motivo pelo qual o video de apresentação da Microsoft fala em consola e não em consolas!. Aliás, Phil Spencer deu uma série de entrevistas após a E3 e nas quais o questionaram sobre a Lockhart, sendo que Phil Spencer referiu que o uso do termo consolaS se devia à Xbox One S ALL Digital, algo que não será bem assim uma vez que a frase foi “next generation consoleS” e esta S é uma consola da presente geração.

A realidade é que é quase consensual em todos os foruns que actualmente que a Lockhart já não faz parte dos planos da Microsoft, algo que os programadores até agradecem pois como eles deixaram bem claro na E3, uma consola inferior limita sempre a superior. Aliás há quem acredite que, apesar de a Microsoft ter já antes da E3 uma noção da performance da PS5, que foi apenas na E3, com os contactos com os criadores de software, que ganhou a plena consciência.



O motivo para essa crença prende-se com a frase já usada por várias pessoas que referiam que a PS5 era um monstro, tendo a Microsoft no video que passou na E3 referido que a Scarlett “Comia monstros ao pequeno almoço”. Ora essa é uma frase que foi retirada do video editado colocado online, levando a acreditar que a Microsoft soube algo mais durante a E3:

Mas certezas sobre esta situação, só a Microsoft tem!



newest oldest
Notify of
nETTo
Visitante
nETTo

Interessante linha de raciocínio, bons argumentos e boa sustentação. Vamos aguardar, não costumas errar, mas vamos aguardar

Fernando
Visitante
Fernando

Segundo dados vazados recentemente, a Lockheart foi deixada de lado à algumas semanas antes da e3 por causa de feedback dos desenvolvedores que ao invés de seguir as recomendações de programar para o console mais forte e cortar para o mais baixo, estavam fazendo o contrário e pelo fato de que o PS5 não vai ficar no meio termo, e sim no nível do anaconda, e se a estratégia fosse seguida, os jogos fariam parecer que o concorrente era melhor.
Eu particularmente gosto da ideia de dois SKUs, e falo disso a bastante tempo. Acho que no momento atual da tecnologia, um unico SKU limita muito pois o preço conta demais e pelo menos nos próximos 3 anos os jogos ainda estão mirando os consoles existentes, pela facilidade de conversao da arquitetura x86, a falta de grandes inovações tecnológicas além do Ray Tracing, que pode facilmente ser desabilitado, e a grande base existente. Talvez o que os desenvolvedores não queriam era ter que fazer jogos para 5 xbox:

One
One S
One X
Lockheart
Anaconda

5 consoles com números de GPU diferentes, pelo menos 3 capacidades de CPU diferentes e dois consoles com memoria DDR3 e ESRAM. É considerável.

Ainda estamos muito longe do lançamento, final de 2020, planos podem mudar ainda mais uma vez, ambos devem estar mirando a segunda geração da RDNA, e provavelmente a batalha agora será entre quem alinha o melhor desempenho sem sacrificar o preço. Acho que pelo histórico, a tendência é a Sony aproveitar da posição de mercado para ir com uma ideia de ser Premium e a Microsoft alinhar em 400 dolares, repetindo Xbox 360 e PS3. Não acho que vai haver muito mais potência para um lado, igual X e Pro, acho que podem até ser iguais ou pouca coisa diferentes, mas talvez algumas coisas como uma solução mais premium de SSD, maiores inovações no controlador etc…

A única coisa que parece ser confirmado para mim, é que em 4 anos devem existir PS5 Pro e Xbox Scarlett X para oferecerem os jogos 8K nativos, e eu gostaria que alguem que tenha o Xbox One X pudesse pular para os consoles de meio da proxima geração invés de ter que comprar consoles do ano que vem que serão obsoletos em 2023.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Se o cancelamento fosse por ser difícil programar para dois consoles, a MS não ia precisar desenvolver dois consoles para no meio do caminho “Ah, fica ruim programar”, já ia saber antes de começar, dois consoles já existem aí para todo mundo programar.

Se fosse fosse difícil programar para dois consoles, pq ninguém fala nada do xoneX com diferença inclusive de arquitetura?

Dois Xbox, com única diferença diferença de GPU para duas resoluções é difícil programar?

Então pq ninguem reclama do xone ESRAM + DDR e xoneX GDDR5?

Único indício que eu vejo, é alguém que nunca admite que a MS perca para Sony.

“É difícil programar” rumor que apareceu depois do cancelamento e não antes… Hahaha

daniel
Visitante
daniel

O one e o one s não vão conseguir acompanhar a nova geração, talvez com o project xcloud, pois o salto de um jaguar para um zen 2 tem um gap tecnológico absurdo. Eu estou curioso para saber como a microsoft vai utilizar o one X, pois a nível de cpu também deixa muito a desejar, mas gpu e memória ele tem. Talvez um 1080/30 na maioria dos jogos e um ou outro 1080/60, inclusive com algumas features de nova geração, ele consiga executar. O problema é até aonde o preço do one x pode chegar. Talvez algumas atualizadas consiga fazer ele baixar a $299. O apu em 7nm, que consequentemente fará o consumo diminuir um pouco (aqui, talvez possa economizar tmb no cooler), sem contar que poderia cortar o drive de blu ray, economizando outros trocados. O one X poderia se transformar numa espécie de xbox all digital da próxima geração, mas a diferença a nível de cpu e a explicação acima acerca do porque teriam desistido do lockheart me faz desacreditar na minha própria explicação kk.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Como você já disse antes (e disse com a firmeza da mais alta convicção), o Xbox nunca mais seria inferior ao PlayStation, nem sequer estaria próximo. E não importa o que a Sony tenha, o Xbox será mais potente.
Não perca a fé. 😅

PS: Mas seria bom algumas ferramentas de benchmark pra ficarmos “jogando” quem alcança maior pontuação. Vale até colocar o console dentro do freezer pra melhorar o score.
LoL

Brunoab
Visitante
Brunoab

Sony até semicondutor fábrica, desde sempre sendo fabricante de Hardware mas vai perder em hardware para quem fabrica windows e office… Fanboy do Xbox não curte realidade mesmo…

1 – faz mais de um ano que existe rumor da MS com dois consoles.

2 – MS anuncia que só tem um console.

3 – aparece Rumor que cancelou pq era difícil programar.

Hahahahah nenhum rumor de dificuldade de programação antes do cancelamento…

Brunoab
Visitante
Brunoab

“PS5 por 500 USD”
“Scarlett por 400 USD”

“Sem diferença de desempenho”

HAHAHHAHAHAHH

Vc lê o que escreve?

Ewertom
Visitante
Ewertom

Você acha @Brunoab que teremos diferenças de até 40% na next gen como ocorreu nesta?penso que o pensamento do @Fernando esta correto,pois pela arquitetura X86 e criar jogos para as 3 plataformas principais de criação que seriam utilizadas:a Scarlett ficaria presa pela lockhart e assim teríamos um desiquilíbrio entre Ps5 e o Scarlett.Onde os programadores teriam que reduzir na produção de I.A,perda muito acentuada de Fps e afins do modelo mais fraco.
Mic poderia lançar algo de $400 para alavancar as vendas aumentando a base.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Xone e XoneX já custam menos que PS4 e PS4 pro tanto no EUA quanto no BR, não fez diferença nenhuma.

A PSN sozinha fatura mais que o Xbox inteiro, mas é o Xbox que tem condições de subsidiar mais o console?

Marcos
Visitante
Marcos

Está enganado amigo, só a divisão xbox vale mais que a sony inteira.
https://www.windowsclub.com.br/xbox-supera-sony-e-nintendo-como-a-marca-mais-valiosa-dos-games/

nETTo
Visitante
nETTo

Vc não entendeu o ponto, não tem como o novo Xbox custar 100 dolares a menos e ter a mesma performance, se custar menos necessáriamente ele será mais fraco, se for mais caro, necessáriamente ele será mais forte. Este é o ponto.

PS: Xbox One saiu mais fraco e caro porque no custo de produção dele pesava a inclusão do Kinect, caso não tivesse o Kinect ele teria o mesmo valor do PS4 no lançamento.

bruno
Visitante
bruno

O problema e que a Xbox nao tem que custar 100 dolares a menos. POde custar o mesmo, e ser vendida com uma perda inicial de 100 dolares. POr isso sim, o que o Fernando disse faz todo o sentido e e expectavel. Sobretudo considerando que a MS esta neste momento a dar jogos gratis com o gamepass, para angariar subscritores.

Agora, noto mais uma vez que ele espera que a MS o faça, e a Sony apenas assista, e nao tem que ser assim… A Sony pode perfeitamente fazer o mesmo.

Fernando
Visitante
Fernando

Exatamente isso. A Microsoft perdeu cerca de 100 dolares com o One X no início. Se não me engano ouve artigos descrevendo isso. Eles também perderam dinheiro com o Xbox 360 para alinhar com o preço de 400 dolares. Eu acho provavel eles tentarem atingir esse preço novamente, assim como eu acho provável a Sony ter uma posição onde tente parecer mais Premium. Eles já fizeram antes, e eles falam nesse tom, quando por exemplo o Mark Cerny afirma que o preço do PS5 será atraente para o tanto de tecnologia embarcada. Esse tipo de afirmação ja tentando dar uma justificativa é o que leva analistas a afirmar que os novos consoles buscam 500 dólares como preço base. O que significa que ainda podem haver versões mais caras com mais armazenamento talvez.
Eu tenho certeza que a Microsoft não quer novamente artigos de inicio de geração afirmando que o Playstation roda jogos com o dobro do desempenho, por que o grande publico do Xbox era os que o consideravam o console ideal para os multiplataforma. Então é uma certeza que eles farão tudo para que o Scarlett tenha no mínimo o mesmo desempenho, e no atual momento da tecnologia, o único motivo para haver diferença entre eles ou é um algum periférico embutido estilo kinect ou algum deles que resolveu gastar um preço muito alto para alinhar com um PC de ponta em um console desajeitado que não caberia no rack de todas as pessoas.
Então eu penso que com a Sony buscando um produto do mesmo nivel, inclusive no custo, e com o mesmo fornecedor, eles vão acabar exatamente no mesmo, porém, o nome Xbox não tem 25 anos no mercado, e numa comparação direta, a igualdade ou menor vantagem existente, vai traduzir em maior mercado para a Sony. A estrategia então deve ser ir com menor preço.
Vejam, PS4 e Xbox One somados representam um mercado de aproximadamente 150 milhões. Independente de quem vendeu mais, tem mais gente nas duas plataformas do que jogos exclusivos vendidos. O consumidor casual e do multiplataforma é quem decide quem vence, a não ser que sua empresa se chama Nintendo. O público do Halo, Gears of War e Forza continua lá. A única chance de aumentar a cota é recuperar o publico dos multis mostrando que no Xbox pode jogar o mesmo ou quem sabe melhor pagando menos.

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Fernando eu acho que a Mic ficará nos $400.E vejo a Sony de $400/500

Livio
Visitante
Livio

Eu acho que a frase do Cerny possui 2 interpretações: Aquela que a grande maioria aposta, que é um PS5 a 500 dólares/euros e aquela que eu aposto e acredito que foi dita em um sentido de pegadinha, sendo que o PS5 possa sair entre 400 e 450 dólares.

Sony sabe que não pode colocar valores altos em um console, PS3 foi a prova disso e o X, vulgo “monstro” vende, mas não lá essas coisas.

bruno
Visitante
bruno

Porque não? Não o fizeram antes? E nao era x86? Porque e que 40% de diferença nao podem ocorrer novamente?

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Não tenho como te responder na certeza @Bruno,é só uma opnião após tudo que ocorreu nesta gen.

bruno
Visitante
bruno

@Fernando tocas em pontos interessantes, mas no fim das contas tudo isto e uma discussao inutil.

Pouco antes da E3 jason Schreier do Kokatu enviou um twitter a dizer para as pessoas nao ligarem a leaks patrocinado por departamentos de marketing com largos milhoes de dolares (se me recordo bem). Pouco depois iniciou-se no Reset Era uma discussao de que a MS estaria activamente a pagar para pessoas postarem mensagens e libertarem leaks controlados. De acordo com varias declaracoes de membros nao seria a primeira vez que tinhas a MS a colocar rumores ou pessoal da MS a participar nos foruns. Eu sinceramente nao sei o que motivou isto nem como partiram do twit do Schreier para a MS estar a pagar e surpreendeu-me porque estamos a falar do mesmo forum onde as pessoas acham ridicula a ideia de a Sony conseguir ter uma consola mais poderosa que a oferta da MS.

E qual era a teoria com mais forca ate a altura – e que continua a ser insistentemente postada por pessoas que escrevem “isto e o que penso para a proxima geracao” ou vao buscar rumores a paste bins…

PS5 – 8-10 Tflops
Anaconda – 12-14Tflops
Lockhart – 4-6 Teraflops com o valor mais reportade a ser 5.4 Tflops ou lago do genero.

Analisando somente estes valores, e posivel criar um cenario muito simples: a Lockhart foi cortada porque a MS foi completamente apanhada de surpresa pelo intervalo performances que se esperaria para a proxima geracao. O plano original seria uma base para rodar a proxima geracao a 1080p e uma premium para o mesmo a 4k (ou mais). Isto considerando que a PS5 seria 4k. Alias o feedback dos DEVs que referes (e isso e mais um rumor a adicionar a estes) poderia estar relacionado: o nivel grafico da proxima geracao nao conseguiria rodar por algum motivo na potencia da lockhart e seria necessario um novo hardware que no fim das contas nao seria barato o suficiente para conseguir criar uma oferta basica que competisse com a PS5.

Porque uma PS5 ao nivel da anaconda nao inviabiliza uma lockhart – se uma lockhart fizesse o mesmo a 1080p seria optimo. Mas o problema e que, e e nisto que eu acredito tu so podes dimensionar um sistema para rodar o mesmo se tiveres certeza dos limites dos outros. E acho que a MS apostou num target e perdeu – so assim se explica o suposto cancelamento da lockhart, e os reports do DEVs de que tem dificuldade em colocar os jogos next gen a correr no sistema mais baixo. Se o sistema tivesse potencia suficiente, nao haveria problema..

Seja como for, no fundo e um rumor que dizia uma coisa e outro rumor que diz que o primeira era verdadeiro mas depois as coisas mudaram. No fim das contas, sao coisas que ninguem sabe se sao verdade, que nao foram confirmadas e nunca serao confirmadas. Por isso esta discussao e inutil.

Eu Tb concordo contigo quando dizes que mais que um SKU faz sentido – tao simplesmente porque, agora que as regras foram quebradas tu provavelmente teras arranque de geracao mais lento porque ninguem sabe o que esperar e podes ter potenciais clientes a espera dos modelos premium. Isto e algo com que ambas as empresas terao que lidar, e quero ver como o vao fazer.

Concordo contigo no que diz respeito as estrategias e o que descreves e a coisa mais logica para a MS fazer, mesmo que tenha que perder dinheiro. E perfeitamente possivel serem ambos sistemas de 500 euros e uma empresa sacrificar-se e vender por 400 euros. Tendo em conta que neste momento a MS esta a oferecer jogos de borla para angariar assinantes aos seus servicos, nao custa nada imaginar que a empresa sera o mais competitiva possivel. So te relembro que a Sony nao anda a dormir e se os sistemas tiverem taco a taco em potencia uma perdade de 100 euros nao sera preocupante. Recordo-te que a Sony estima que cada utilizador gasta em media 1600 euros na consola ao longo da sua vida, por isso perder 100 ou 150 euros por sistema vendido compensa no longo-prazo.

Sobre as consolas de meio de geracao, mais uma vez, eu acho que elas possam levar a uma mais feaca adocao nesta altura do campeonato e estou curioso para aver como as empresa lidarao com isso quando lancarem a proxima geracao. O mais provavel e que ignorem o assunto – mas serao bombardeados com perguntas da imprensa e dos utilizadores.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Se eu fosse a Sony gastaria uma grana para espalhar rumor de lançar em 2019 com 8TF para enganar a MS.

Se fabricar esse rumor custou 50M de USD e permitiu a Sony garantir o PS5 mais poderoso com aproximadamente o mesmo preço na mesma data, já neutraliza qualquer vantagem que o Xbox pudesse ter, já que em software (jogos) vai demorar pelo menos uns 4 anos para a MS, se a Sony ficar parada, empatar.

Edson
Visitante
Edson

Os pontos do Mário São plausíveis, mas creio que o Fernando esteja certo nessa. Parece ser mais algo como programar para várias plataformas do que voltar algo por conta do ps5, até pq, a MS sempre soube que a Sony faria um ótimo ps5, creio eu!

Brunoab
Visitante
Brunoab

Não vi ninguém reclamando de programar para xoneS e xoneX, que até no pool de memória tem diferença…

– 1 ano de rumor de dois consoles, nada de rumor de dificuldade de programação.

– MS cancela um deles

– aparece Rumor de dificuldade de programação.

Edson
Visitante
Edson

Não disse pela MS, falo das Thirds. Quanto ao xbox one s e X, o one s foi claramente negligenciado pelas thirds.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pra mim já tá mais é pra eles terem visto o mesmo feedback negativo que tenho visto na internet a respeito de um console inferior que estaria próximo ao One X e não faria sentido pro consumidor… Mas isso não é tão importante.

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

Não existe dificuldades em programar para duas consolas onde a arquitectura seria a mesma, apenas uma mais potente que a outra. Por essa ordem de ideias, ninguém faria jogos para PC já que existe uma infinidade de combinações de hardware e no PC o hardware até é bem mais abrangente do que o que haveria nessas duas consolas. O único que os programadores teriam de fazer era reduzir a resolução, fps, efeitos, etc.
Esse não foi certamente o motivo que os levou a cancelar uma das consolas.

bruno
Visitante
bruno

Isso não se coloca Edson. É o que se passa nas consolas de meio de geração. São consolas x86 não 360 vs PS3.

Requer sempre um trabalho de dimensionamento.

A não ser que hardware fosse radicalmente diferente, mas isso já seria caso de estupidez

Felipe
Visitante
Felipe

Email checker result:

BAD The Mailbox doesn’t exist.

Comment dennied.

Brunoab
Visitante
Brunoab

PS5 1.8ghz.
Scarlett 1.4ghz.

Fecha com o rumor de HBMx no PS5, e o que economiza de geração de calor e consumo ser usado na GPU… E o Scarlett não ter como acompanhar isso usando GDDR6.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Off: Venho pedir ajuda ao Livio

Livio se puder responder agradeço muito

Notei que o meu One (modelo fat) está fazendo um barulhinho na ventoinha, não de velocidade de rotação alta, mas que parece muito problema de desgaste de rolamento como já vi em PC, fica como se ele estivesse raspando em algo mas já abri pra ver e parece vir do centro dele mesmo. Mas não tenho certeza se é isso (rolamento gasto ou sei lá).

Mas a pergunta é: onde acho uma ventoinha pra comprar e substituir essa? É possível? Há algum modelo genérico que sirva, desses que tem nessas lojas onde vendem essas coisas?

Livio
Visitante
Livio

Ôpa Carlos no momento estou no smartphone, quando estiver no PC dou mais detalhes, porém sugiro procurar o canal Tronicsfx, lá ele tem a playlist com 3 vídeos no qual ele comprou 18 Ones com defeito e em um deles tinha um problema de cooler com barulho, a causa foi um pedaço de plastico que prendeu no dissipador.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Opa, ok. Obrigado Lívio. O dissipador aqui está brilhando de limpo, dei um capricho e uma vistoria no fan, o barulho vem daquela parte central mesmo, onde fica a bobina, por isso imagino que terei de trocá-lo pra resolver. A dúvida é se só serve o proprietário do One e terei de procurar pela internet ou ainda, se existe algum daqueles “tipo os de PC” que vendem nessas lojas de peças eletrônicas que sirva alí, esses são fáceis de achar mas não sei se são compatíveis, por questões de voltagem etc.

PS: Editei o comentário pra ficar melhor explicado

Livio
Visitante
Livio

Ainda pelo celular! Dá uma olhada no Mercado Livre pq é aconselhável colocar o mesmo modelo, mas tente fazer o seguinte, se conseguir remover a parte central que contém as pás lubrifiqur o pino de ferro com graxa de mecanismo, graxa de silicone ou em último caso com vaselina. As vezes quando esse pino fica seco o cooler faz barulho

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Hum certo. Vou fazer isso na segunda, tentarei fazer a lubrificação, e também dar uma olhada em possível substituto.
É que sofro de um perfeccionismo doentio e qualquer ruído fora de lugar já me ativa o TOC 😅
Muito obrigado pela consultoria Livio 👍

Livio
Visitante
Livio

Por nada, também sofro de perfeccionismo! Neste tópico (https://eletronicabr.com/forums/topic/184390-cooler-ps4-h%C3%A1-como-desmontar/) dou a dica de como desmontar o cooler do PS4, pode ser que o do One seja parecido. Lá tem uma foto do pino central que comentei anteriormente. Se você for do Brasil pode comprar pelo Mercado Livre, é só ver a referência e comprar igual. Há também Ali Express e Ebay.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Valeu mesmo.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Boa sorte ai@Zidane,você perguntou pro cara certo,o duro é abrir o Xbox pela 1 vez as peças saem gritando

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Valeu Ewerton. Sim, da primeira vez foi um parto.

Livio
Visitante
Livio

Eu que nunca desmontei o One e o 360

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

O One a parte realmente nojenta é uma espécie de fita rígida que liga aquela parte da frente do touch de ligar o aparelho a placa que fica rente a ele, apanhei bastante pra colocá-la… Mas de resto até vai.
O One X pelo que vi no Gamer Nexus é bem fácil de lidar por ser meio “modular” e bem organizado por numeração as partes e tudo, agora o One original já parece que foi feito pra nunca ser aberto.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Mário uma pergunta!Com GPUs de 1500 a 1800 MHz dá pra apostar em quantos Tflops estariam mirando nessas GPUs aproximadamente?

Livio
Visitante
Livio

Já cheguei a ver comentário em que diziam que a MS não desistiu do Lockheart e que este seria o console lançado em 2020 e que em 1 ano depois seria lançado o Anaconda, sendo muito mais potente que o PS5.