Rumores de ultima hora sobre a PS5 – Não confirmados

Com o aproximar do fim do período de blackout no dia 6 há uma série de dados sobre a PS5 que começam a ser referidos em rumores.

RUMOR 1 – A PS5 afinal tem 712 GB de espaço livres

Aparentemente os 664 GB que eram referidos como sendo o espaço livre da consola. Na realidade serão 664 GiB, o que significa que a consola terá um espaço livre efetivo de 712 GB.

RUMOR 2 –  A PS5 tem Quick Resume

A opção Quick Resume da Xbox, que permite mudar entre dois ou mais jogos, supostamente também existe na PS5 e chama-se Switcher



RUMOR 3 – O Switcher é bastante mais rápido e menos intensivo no uso do SSD do que o Quick Resume.

Segundo este rumor, a PS5 consegue não guarda a totalidade dos dados no disco, como faz a Xbox. A Consola basicamente recarrega o jogo a cada pedido, o que acontece em apenas 2 segundos, apenas gravando no disco alguns GB relativos à parte dinâmica da memória usada para guardar os dados do jogo. Esta situação permite não só mudanças mais rápidas, como igualmente uma muito maior poupança no uso do SSD.

Note-se que estes três rumores são independentes e nenhum ainda oficialmente confirmado.



39 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
4 de Novembro de 2020 16:41

Nem faria questão alguma do Quick Resume, desde que o carregamento do jogo seja rápido, como parece ser, tá ótimo. É só mais uma perfumaria a escrever no SSD e desgastar o dispositivo.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
4 de Novembro de 2020 17:06

Tem vídeo na Net mostrando quando tempo leva pra ir do Menu do PS ao Gameplay em Miles Morales, exatos 7s.

5s do menu do PS ao menu do Game + 2s do menu do game ao Gameplay.

Se vc somar a isso os 5s que o console leva pra ir do Ligar ao Menu do PS, daria um total de 12s pra ligar o console do 0 e ir ao Gameplay.

Uma melhora inimaginável.

PS: ao que parece o XSX entregará níveis semelhantes de rapidez, o que é muito bom também.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
4 de Novembro de 2020 17:25

Hummm… Fazer boot no ps5 em 5 segundos? Onde viu isso? Se isso for real, o SX nem se compara, pois pelo mostrado em vídeos mostrados, ele demora em torno de 20 segundos para fazer o boot do sistema.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
eduard08
eduard08
Responder a  Sparrow81
4 de Novembro de 2020 19:41

Talvez tenha 2 opções de boot como a xbox actualmente, um que desliga completamente a consola e que demora um pouco de tempo a ligar e outra que nao desliga completamente a consola, deixando-a num mode de baixo consumo e que demora pouco tempo a ligar, o que acredito que agora com os ssd esse tipo de boot seram muito mais rapidos

Quanto ao artigo, se isso for verdade e so mais uma coisa de muitas que eu não percebo, como e possível e por que razao a Sony nao revela essas características mais cedo?
Com o andar da carroça ainda vai chegar o dia do lançamento e ainda vao ser os jogadores a anunciar as novas funções
O melhor e mesmo colocar nas caixas “beta” pois cada mais sinto que as consolas vao ser lançadas sem estarem completamente terminadas

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  eduard08
4 de Novembro de 2020 19:52

Por que a Sony revelar mais cedo? A toda semana ela manda algo novo e vai mantendo hype… Enquanto o Xbox está quase esquecido por todos, o ps5 toda semana tem informação nova, mantendo as pessoas falando do console… Com a internet hoje e a quantidade de informações que se tem diariamente, a Sony não deixa o ps5 “ser esquecido” NUNCA! Vende muito bem o console e não deixa nunca de dar informações todas as semanas próximas do lançamento oficial. Isso é marketing inteligente.
Quanto a noite, só o considero quando iniciado totalmente do zero, não em modo repouso, que não se inicia da BIOS…

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
eduard08
eduard08
Responder a  Sparrow81
4 de Novembro de 2020 20:06

Eu falo na ps5 pois é a que fala o artigo, mas sinto o mesmo do lado da xbox
Quanto ao que dizes eu estou de acordo, que temos novas informações todas as semanas e isso e bom, mas a tao poucos dias do lançamento, fico com a sensação que ainda ha muita coisa por mostrar
Mas tambem por outro lado e nestas circunstâncias que se ve que eventos como o E3 por exemplo fazem muita falta e são necessários

nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
5 de Novembro de 2020 15:39

Vazou um vídeo sobre outro dia

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
4 de Novembro de 2020 20:21

Mário,

Segue. Red Gaming Tech andou a ouvir outro desenvolvedor. Link abaixo.

https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-260940381

Lembrando, os itens pontuados abaixo SÃO RUMORES. Pra falar a verdade, nada de muito novo diante de outros rumores que já ouvimos.

1) RedGamingTech diz que foi contatado por um desenvolvedor que trabalha em um estúdio e tem um kit de desenvolvedor PS5, ele deu algumas informações, no entanto, Paul afirmou que esta não era uma de suas fontes regulares de “AMD e Sony”, então leve isso com cuidado! No entanto, RGT disse muitas das coisas que este desenvolvedor lhe disse, corroboradas com coisas que ouviu de fontes mais confiáveis.

   1.1) Por que a Sony hesitou em revelar muitas informações técnicas profundas sobre o PS5? Aparentemente, isso aconteceu porque Jim Ryan queria se concentrar menos no lado técnico do PS5 e, em vez disso, se concentrar mais em mostrar os jogos e as experiências do PS5. Eles acreditam que a maioria dos clientes não se preocupa realmente com os aspectos técnicos do console, mas sim se concentra em jogos e preços

   1.2) É difícil codificar para o PS5? eles disseram que não. De acordo com eles, levou apenas algumas semanas para colocar o código em funcionamento no PS5, apesar da falta de otimização inicial. Os desenvolvedores também viram aumentos significativos na taxa de quadros quando fizeram uso do SMT da CPU

   1.3) PS5 é capaz de realizar as mesmas operações de bit inferior (4bit e 8bit) do Xbox Series X e seria capaz de técnicas de upsampling em linha com as placas de vídeo RDNA 2 e o Xbox Series X

   1.4) Com o jogo que o desenvolvedor estava codificando, a GPU estava atingindo sua freqüência máxima de clock durante 95% do tempo com as seções mais exigentes caindo para cerca de 2,1 Ghz. No entanto, isso só aconteceu com uso de CPU muito intenso. Isso acontece várias vezes dentro de um quadro.

   1.5) O desenvolvedor acha que os desenvolvedores otimizarão seu código melhor no futuro, quando mais ferramentas estiverem disponíveis e a arquitetura for melhor entendida

   1.6) O desenvolvedor diz que a CPU é baseada no Zen 2, mas o cache é de 8 MB e unificado da mesma forma que o Zen 3 (CCX)

   1.7) NÃO há um pool de cache adicional na GPU (cache infinito), no entanto, há muita coerência de cache (junto com cache scrubberS) que atenuam muitos problemas de largura de banda

   1.8) O endereçamento de memória é muito mais rápido no PS5 é muito mais rápido em comparação com o PS4

   1.9) O Geometry Engine é a “Pièce de résistance” (a coisa mais importante) do console e é totalmente customizado, o desenvolvedor afirma que a força do pipeline gráfico do PS5 vem do GE

   1.10) Os desenvolvedores estão sendo ativamente encorajados a investigar o Geometry Engine com exemplos de código robustos e demos, bem como informações sobre como ele funciona

   1.11) Pouquíssimos jogos atualmente aproveitam o Geometry Engine para seu potencial máximo porque leva muito tempo para aprender. Vai ser mais provável jogos de segunda e terceira onda quando os desenvolvedores começarem a usá-lo (isso inclui jogos third-party)

   1.12) VR e jogos de mundo aberto também se beneficiarão muito com a GE

   1.13) A funcionalidade do Geometry Engine emula de perto um Mesh Shader do DX12U. No entanto, é melhor em alguns aspectos porque permite que a geometria seja selecionada muito mais cedo (etapas do pipeline da GPU) e permite mais controle do que um Mesh Shader, por meio de um Primitive Shader baseado em computação. No entanto, é muito mais complicado codificar do que um DX12 Mesh Shader. Vale ressaltar que essa é a perspectiva deste desenvolvedor.

   1.14) O VRS é tratado com o mecanismo de geometria do PS5 e vinculado muito mais cedo no pipeline da GPU. O VRS com GE permite altos níveis de precisão

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Novembro de 2020 22:10

Eu até comentei em alguns lugares, inclusive no GAF, que achei os leaks bem plausíveis e com cara de ROAD TO PS5.

Ou seja, para mim só revelou alguns números e informações adicionais vindas de alguém que está de facto programando com a consola, mas 100% em cima do Road to PS5.

A informação da CCX unificada foi de facto uma nova informação interessante. Se forem necessários dados que estejam na metade errada do cache, com um cache dividido de 4 + 4 MB será muito mais lento para processá-los.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2020 0:24

Não pode ser num cenário onde o gpu tenha folga e dessa forma transita energia não utilizada no momento para ajudar o cpu? O trânsito não funciona nos 2 sentidos?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Nuno Sousa
5 de Novembro de 2020 0:46

Funciona nas duas vias… Tanto para CPU como GPU.

bruno
bruno
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Novembro de 2020 0:22

Isto soa a cortes no chip principal e uma bengala chamada GE… e aquilo que já se parecia… o atirar de areia para os olhos para se evitar a triste realidade dos specs.

Last edited 3 anos atrás by bruno
nETTo
nETTo
Responder a  bruno
5 de Novembro de 2020 0:53

Fico pensando eu aqui

O Mark Cerny parece mesmo ser um gênio nesse ramo. Até currículo pra esse pensamento ele tem, 30 anos de carreira, passou por inúmeros Studios importantes, virou projetista de Hardware e é desenvolvedor. Ele mesmo diz que vive viajando pra visitar os inúmeros Studios parceiros do PlayStation seja Firts ou Third Party, sabe de tudo o que é virtude ou defeito de seus sistemas criados, e mais importante, sabe do que é preciso pra trazer um console de nova geração. Mas, de repente ele cagou no prato e realmente o GE virou um remendo. Faz todo sentido.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
5 de Novembro de 2020 1:02

Bruno manja mais… A geração do jaguar poderia durar mais porque TLoU 2 não explorou seu limite, só teria explorado se o jogo mostrasse quedas Inaceitáveis… Não tem nada na nova geração que não tenha sido visto na atual. Ray Tracing e tudo mais já era possível no PS4, ninguém explorou porque não quis… Demon’s Souls graficamente é igual Sekiro, Bloodborne, Dark Souls… Agora a geometry engine virou muleta do ps5 e quem sabe essa “muleta maldita” apareça no rdna 3 (Inaceitável, não?)… por sinal, Bruno TB previu, tempos atrás, que a Big Navi levaria uma surra das Ampére. O que será que tá acontecendo que o que ele profetizou não aconteceu?

Sony, por favor, contrata esse cara já! Vocês poderiam ter economizado e lucrado por mais dois anos, no mínimo, com a geração PS4 bombando com jogos novos e evoluindo… Perderam dinheiro a toa contratando Mark Cerny e adiantando a geração Ps5. Desnecessário!

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
5 de Novembro de 2020 8:34

Current-gen:

comment image

next-gen:

comment image

bruno
bruno
Responder a  nETTo
5 de Novembro de 2020 8:32

Genios nao se conseguem livrar de limites impostos por motivos monetarios.

Last edited 3 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2020 7:13

Sim.

José Galvão
José Galvão
Responder a  bruno
5 de Novembro de 2020 10:10

Notei que desde que a Sony lançou o Horizon no PC que tiveste uma mudança de atitude, posso estar enganado mas desde então que noto um certo rancor da tua parte que se reflete na forma como opinas sobre a PS5, e quando se baseia uma opinião em rancor, essa opinião transforma-se em cinismo, uma atitude que eu espero de algumas pessoas menos de ti.

Last edited 3 anos atrás by José Galvão
bruno
bruno
Responder a  José Galvão
5 de Novembro de 2020 10:26

Estas enganado.

Não apoiei Horizon no PC porque foi uma decisão estupida, que retira valor à plataforma de onde faz mais dinheiro.

Da mesma forma que não apoio o que a Sony está a fazer agora porque está a ir contra tudo o que fez de bom na PS4.

Está a esconder informação, não está a entregar next-gen embora os responsáveis sugiram que o vão fazer demarcando-se das palavras da concorrente mais direta, que afirmou o suporte cross-gen abertamente… mas no entanto entrega cross-gen na mesma.

Está a ser dissimulada, pouco clara e a esconder dados, algo que os pontos levantados pelo Red Gaming Tech confirmam.

A diferença é que eu nao defendo cegamente o que Spny faz e se há que criticar… critico. Onde está o cinismo aqui?

Last edited 3 anos atrás by bruno
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2020 10:50

Como bem sabes, sempre fui critico de um hardware pensado para 2019/2020.

Sempre defendi que era necessario aguardar por um ponto/momento de viragem no mercado… um momento que eu sabia que iria chegar e depois lancar. Esse momento chegou agora.

No caso da PS4 esse momento tinha sido em 2011. E as consolas foram lancadas dois anos depois.

Agora, as fabricantes nao esperaram esse momento, e temos specs que nao justificam uma nova geracao, e para confirmar, temos jogos que nao sao nova geracao…

Ha quem prefira insistir que sao… negando a realidade… eu nao o vou fazer independentemente da plataforma ser PS ou Xbox (e a Xbox esta na mesma situacao).

O GPU desta consola foi capado e e uma versao turbinada do da PS4 Pro, em que se limitaram a resolver ineficiencias internas da arquitetura e acelera-lo. Sobre precos, o mercado precisa de se nivelar, porque como tu mesmo afirmas-te ao saber os specs da nova Ampere… as pessoas estavam a ser “chuladas” no preco – algo que bem sabes eu afirmei muitas, muitas vezes que era algo que ocorreu devido a criptomoeda, em que as empresas deixaram de ser competitivas e atrasaram o desenvolvimenot de GPUs por 3-4 anos.

Nao ha nada de especial aqui… o GE apenas serve para o que tu mesmo dizes… poupar processamento – e uma bengala.

E ainda duvidas tens… nao sei se reparaste nesta noticia?

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-11-05-call-of-duty-black-ops-cold-war-ocupa-mais-130-gb-ps5-xbox-series

Com uma norma de 150GB nos jogos, como achas que o teu SSD de 772 GB se ira aguentar?

E que agora colocar mais um 1Tb na tua consola nao custa 80$… mas 220!

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2020 11:26

Lançar quando estiver mais acessível.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  José Galvão
5 de Novembro de 2020 11:03

José não que o Bruno precise, mas aqui eu tenho que mostrar que também sou da opinião dele pelo menos no que toca a política da Sony.

Desde que essa nova gestão entrou a Sony não tem sido a mesma, ela esta escondendo suas intenções, tem falado em lançar jogos no pc o que só serve para desvalorizar a marcar e o reflexo disso é a perda de confiança dos fãs, um exemplo disso é só ir no playstation blog americano no anúncio de horizon para pc e ver quantas pessoas ficaram com o pé atrás e ameaçando não comprar o ps5 já que agora os jogos vão estar no pc, curiosamente depois disso e depois que as pré-vendas começaram nunca mais eles tocaram no assunto, me levando a crer que quando o boom inicial de vendas passar os jogos que são ditos exclusivos vão deixar de ser, motivo de minha teoria? Veja o que aconteceu com o anúncio de Demon’s Souls que apareceu como sendo lançado para Ps5 e Pc e a desculpa? Erro humano e eu vou fingir que acredito.

Quanto a parte de especificações não comentarei nada, pois não tenho conhecimento para argumentar de forma mais precisa.

Last edited 3 anos atrás by Daniel Torres
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Daniel Torres
5 de Novembro de 2020 11:38

Receio que os jogos vão acabar indo mesmo pro PC, eu até poderia gostar disso mas o preço de computador hoje no Brasil está inviável, PS5 está muito mais negócio, estando a 4.699 preço oficial.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Novembro de 2020 12:12

Sim, não é uma tarefa fácil, mas eu não tô confiando, inclusive pelo que esses jogos que foram apresentados não parecem tão desafiadores pra um PC razoável, vamos ver com o tempo, a Microsoft já baixou bastante o nível dos jogos e eles podem ir facilmente pro PC, afinal, qual jogo da Microsoft é complicado pra qualquer RTX 2060…

marcio
marcio
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Novembro de 2020 17:03

Obrigado pelas informações Carlos !

José Galvão
José Galvão
4 de Novembro de 2020 21:36

Mário será errado dizer que o APU da Series X é um APU mais aproriado para servidores do que para jogos por causa da cloud?
Talvez seja o motivo porque tem 52CUs porque mais CUs favorecem esse propósito correcto?

Last edited 3 anos atrás by José Galvão
Daniel Torres
Daniel Torres
4 de Novembro de 2020 22:15

Mário não sei se você ja viu, mas o red tech gaming fez um vídeo que ele deixou como incerto, a respeito do Ps5 Geometry engine e outras funções inclusive de uma memoria l3 compartinhada e que quando a Gpu baixa a frequência no jogo só resulta em 1 frame.

Ps: Não estou conseguindo colocar o link do vídeo.

andrio
andrio
5 de Novembro de 2020 0:20

Mario, poderia explicar esse primeiro ponto? Não entendi bem esses 664 GiB virar 712

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  andrio
5 de Novembro de 2020 1:21

664 GiB é igual a 712GB.

error: Conteúdo protegido