Rumores sobre as especificações das futuras consolas XBox acabam de vazar

As especificações totais de todas as consolas Xbox de nova geração poderão ter sido reveladas.

Sinceramente não sei qual a veracidade deste tumor, mas resolvi publica-lo por ele ser extenso, por abranger a totalidade do hardware da consola, e por ser fresquinho e ainda não publicado em quase sitio nenhum.

O rumor pode perfeitamente ser falso, dado que o que alie está poderia facilmente ter sido feito em casa por qualquer pessoa. Mas quem o publica tambem não o publica como certeza, e explica como obteve (a lenga lenga do costume do amigo do amigo).

Basicamente a pessoa tem um amigo que trabalha num website europeu dedicado aos videojogos, e que terá recebido estes dados de uma fonte que lhe merece confiança. A informação não terá sido publicada por o que li estava parecer na altura demasiadamente exagerado, mas dadas as recentes declarações de Cerny a situação parece agora mais coerente. Na altura, devido às especificações foram pedidas mais confirmações que não foram dadas e como tal o conteúdo não foi publicado.

A ideia da fuga era acalmar relatos de consolas com 14 Tflops e consola com 4 Tflops. O facto de o conteúdo estar escrito à mão deve-se a que para análise dos dados foi pedido à fonte que relatasse tudo o que sabia por escrito para facilitar a análise e verificar contradições.



O conteúdo entregue foi de 11 páginas de texto 5 com esquemáticas. das quais a pessoa em causa apenas viu 5 com texto e 3 com esquemas, que resolveu publicar.

As partes rasuradas foram já entregues assim, pelo que ele não sabe o que ali estaria escrito.

O rumor seguirá de seguida, mas entretanto fica um resumo das especificações contidas no rumor:

Hardware usado

CPU: Zen 2  não alterado por compatibilidade com encomendas para a Cloud e Surfaces que serão em grande número para descer preços.

GPU: Navi alterado e alterado à mão para optimização máxima de performances.

RAM: Consistirá em GDDR6 para uso dos jogos e DDR4 reservada para as aplicações e sistema operativo.

RAY Tracing: Chiplet acelerador dedicado que funciona em paralelo com o GPU e ligado usando o inifity fabric.

Armazenamento: Solução hibrida com parte SSD e parte HDD.

Especificações das consolas

Basicamente a ideia do conceito foi duplicar tudo da X para a Anaconda. A Lockhart teria metade da Anaconda.

Lockhart

CPU: 2 chiplets Zen 2 para um total de 8 núcleos/16 Threads a 2,7 Ghz

GPU: Navi alterado a 1455 Mhz com 5.587 Tflops

Ray Tracing: 1 chip RCC com 1 Tflop

SSD: 256 GB M.2 SATA 3.

HDD: 2.5″ HDD 1 TB.

RAM: 12 GB GDDR6 num canal 192 bits. 336 GB/s

4 GB DDR 4 para o sistema operativo e aplicações

Anaconda

CPU: 2 chiplets Zen 2 para um total de 8 núcleos/16 Threads a 2,7 Ghz

GPU: Navi alterado a 1455 Mhz com 11.174 Tflops

Ray Tracing: 2 chips RCC com 1 Tflop cada

SSD: 512 GB M.2 SATA 3.

HDD: 2.5″ HDD 2 TB.

RAM: 24 GB GDDR6 num canal 384 bits. 672 GB/s

4 GB DDR 4 para o sistema operativo e aplicações



Dev Kit

CPU: 2 chiplets Zen 2 para um total de 8 núcleos/16 Threads a 3.2 Ghz

GPU: Navi alterado a 1455 Mhz com 11.919 Tflops

Ray Tracing: 2 chips RCC com 1.142  Tflops cada

SSD: 2 TB M.2 NVMe.

HDD: não

RAM: 48 GB GDDR6 num canal 384 bits. 672 GB/s

8 GB DDR 4 para o sistema operativo e aplicações

Xcloud

CPU: 2 chiplets Zen 2 para um total de 16 núcleos/32 Threads a 2.7 Ghz

GPU: Navi alterado a 1455 Mhz com 11.142 Tflops

Ray Tracing: 2 chips RCC com 1  Tflop cada

SSD: não

HDD: não

RAM: 24 GB GDDR6 num canal 384 bits. 672 GB/s

Sem memória para aplicações e OS

Eis as fotos publicadas:

Conclusões

As especificações aqui referidas batem todas certas com os rumores. Mais performance que a do stadia, e SSD presente na consola.

Depois a Microsoft usaria aquilo que referimos ser a solução ideal para os discos. Uma Scratchpad de mais de 100 GB, neste caso 256 GB na Lockhart e 512 na Anaconda, combinada com um HDD clássico. A ligação do SSD ao GPU não é referida!

O Ray Tracing é uma surpresa, sendo uma solução proprietária da Microsoft. Aqui, sabendo-se da aposta no Streaming, e nas subscrições, a solução não surpreende tanto, e a consola atrairá os utilizadores PC para a mesma, e para esse tipo de pagamentos. Não sabemos exactamente o tipo de implementação, mas se este chip RCC for transparente aos programadores, sendo totalmente gerido de forma automática, ele será uma aposta ganha e uma mais valia para a XBox.

Curiosamente, como irão ver amanhã na segunda parte do artigo da PS4, a solução dedicada de RT é a que entendemos como sendo a mais indicada e versátil ao não ser função fixa, mas sim um acelerador.

Neste momento, até porque estamos na Páscoa, não tenho possibilidade de estar agora a analisar o rumor com mais profundidade, mas resolvi fazer o esforço para o publicar, até porque será um bom tópico de discussão para os próximos dias.

Já quanto à sua fiabilidade é que nada posso referir.

Boa Páscoa a todos!



newest oldest
Notify of
Livio
Visitante
Livio

Cuidado com a volta do MisterXMedia!

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Teremos equipamentos similares entre ps5 e a nova Xbox?

By-mission
Visitante
By-mission

Ao que parece sim, mas a Microsoft ter um chip dedicado ao Raytracing isto é que novidade… Mas ao menos estão todos assentes ao chão e ninguém mais está a falar em 18,20 ou 22 teraflops.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Seria ótimo se os dois tivessem a mesma potência, assim ninguém ficaria com a bobagem de “produto inferior”. O Xbox One é mais fraco que o PS4 mas isso nunca me incomodou (a falta de conteúdo de qualidade que incomoda) no entanto, a imaturidade do pessoal na internet fez disso uma guerra inútil que talvez tenha sido responsável por aberrações desnecessárias como PS4 Pro e One X.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Eu comprei uma PS4 day one apenas para jogar os exclusivos da Sony que eu gosto e durante a geração comprei e joguei os seguintes jogos exclusivos:
Killzone
Infamous second son
Horizon zero down
unchardet 4
God of war

O bloodborne não gosto do género
O spider man ainda estou a pensar comprar quando tiver tempo para o jogar
e se sair o Tlou2 também o compro day one sem problemas
Sabes quanto é que isto representa em termos de jogos jogados em consolas neste geração?? menos de 3% do jogos que eu joguei, então pelo menos para mim ter uma PS4 foi completamente irrelevante e poderia muito bem ter feito a geração apenas com uma xbox One e depois como uma xbox One X, os gostos variam de pessoa para pessoa, não vale a pena tentar impor que a PS4 tem melhores conteúdos, pois não duvido que tenha para TI, mas para os outros poderá não ser relevante, pelo menos para mim não foi.
Fiquem bem

Edit: e ainda te digo que mais de 80% dos jogadores PS4 não compram os exclusivos da Sony, muitos compram uma PS4 para jogar Fortnite, COD, FIFA, e jogos familiares para jogar com a namorada e amigos como o Singstar, justdance etc…a grande maioria nem joga os grandes exclusivos da SONY pelo que para esses tanto faz, apenas compram uma PS4 para puderem jogar com os amigos que também tem uma, se não acredita vai ver o total de jogos vendidos para PS4 esta geração e qual é a percentagem dos exclusivos nesse total…vais ficar surpeendido….

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Vitor, não tenho certeza mas acho que seu comentário foi direcionado a mim, então com todo o respeito tenho que lhe deixar claro, que todos os meus comentários são relacionados a minha experiência, não são de forma nenhuma pra adentrar no espaço de outros, então é perfeitamente normal que outros pensem diferente e eu não me incomodo com isso pois, que sentido faz?

Seu comentário é sobre exclusivos não ter a tal importância, bom, pra mim tem.
Se eu posso jogar FIFA, CoD nos dois consoles, mas um tem jogos que eu considero essenciais por sua grande qualidade de enredo etc, porquê eu escolheria o outro?
Se outra pessoa prefere Halo, Gears e Forza ou se jogam só FIFA qual é o problema nisso? Não entendo como isso pode ser um incomodo aos outros.

Se eu tivesse passado essa geração sem HZD, GoW já paro por aqui mesmo! Já teria perdido MUITO.
E ainda tem 4 vindo na minha direção; TLoU 2, Death Stranding (esse é uma aposta claro, mas que acho difícil perder), GoT e Day’s Gone.
No meu Xbox aqui o que vem por aí? Resposta: que eu tenha conhecimento, nada. Exceto de que continuarei jogando FH4 por mais um tempo.

Então deixando preto no branco: os exclusivos são extremamente relevantes PRA MIM e acredito que nesse comentário fica bem claro porquê.
De forma alguma estou desmerecendo você, só compartilhando o que se passa comigo.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Ia esquecendo Vitor
Sobre os exclusivos não venderem 90 milhões de cópias, a culpa em parte é minha, pois por exemplo; Uncharted 4 (que eu não gostei mas reconheço a qualidade), o comprei de segunda mão e depois o vendi a outro colega. Só aqui foram 3 usuários atendidos com uma única cópia!
Se a Sony e a Microsoft tivessem levado a restrição de não venda aos amigos, ou uma única revenda, talvez esses exclusivos vendessem mais um pouquinho não?! Mas aí seria extremamente anti-consumidor. Sorte que essa idéia (por acaso da MS) foi rechaçada.

By-mission
Visitante
By-mission

Das três respostas ao Vitor esqueceram o mais importante, ora ele diz ter 5 exclusivos de PS4 então sim a exclusividade foi muito importante….

Já há tempos a Sony refere que poucos jogos exclusivos que realmente dão lucro e ele honestamente disse em entrevista que mesmo que estes só prejuízos fizerem,mesmo assim nunca a Sony os deixariam de produzir..

Ainda digo mais mesmo que dissesse que desta lista jogaste somente God of War já estaria rendido porque este sem dúvida é o jogo da geração!

bruno
Visitante
bruno

Ha muita coisa interessante na tua logica Victor..

Primeiro, es um assiduo defensor do formato digital porque nao gostas de lidar com caixas, mas surpreendentemente admites neste mesmo site que possues centenas de jogos em caixas (assegurando que tens tantos, que nao sabes onde os meter dai o motivo de preferires o digital). Ora eu so vejo esse tipo de acumular de jogos em coleccionadores que gostam de possuir as coisas. Mas tu certamente nao es o caso, porque admites preferir o digital onde te arriscas a ficar sem o titulo se ele for removido da loja, e nunca realmente possuis nada. O porque de tu teres acumulado centenas de caixas quando bem podias ir a uma loja da especialidade, vender tudo, comprar algo novo com o dinheiro que obtens da venda e algo que se me escapa, assim como se me escapa como e que alguem tem tanto tempo para algo como 166 jogos e passa-los. Duvido que desses 166 titulos que afirmas possuir os tenha passado todos completamente. Se passaste o porque de os manter contigo, assumindo que alguns sao copia fisica e algo que tambem nao entendo.

Ainda mais impressionante e o facto de admitires que compraste a PS4 pelos exclusivos tendo jogado a maioria dos titulos primeiro na Xbox original e depois na ONE X. E curioso apenas porque, compraste uma maquina, e so compraste para ela 5 jogos (falhando o resto do catalogo de exclusivos por larga margem, Uncharted TLL, Ratchet e Clanck, Yakuza entre outros) quando podias ter comprado bem mais… ao mesmo tempo que compraste outra maquina e jogaste a maioria dos jogos na outra maquina, o que inclui thirds certamente, para teres 166 jogos nesta geracao. O porque de, tendo tu a escolha, preferiste jogar os jogos a resolucao inferior na ONE e contigo embora a compra da ONE X demonstre que efectivamente aprecias o incremento de resolucao. E apenas algo que mais uma vez revela escolhas que fogem a racionalidade e sao guiadas por algo diferente.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Meio estranho, me parece falso.

Gostei do chip RT e da idéia de chiplet. Essa GPU Anaconda está um pouco aquém do que imaginei, embora uma arquitetura aperfeiçoada possa trazer mais ganhos que os Tflops possam mostrar.

Gosto da idéia dos dois modelos á partida, um (deve ser) next gen 1080p e outro 4K. Seria como o cara que compra uma GTX 1060 e o que compra uma 1080Ti, os dois rodam os mesmos jogos, só muda resolução, não vejo problema nisso, muito pelo contrário.

Espero que seja falso e tenham algo melhor, mas, economicamente falando não dá pra exigir muito.
Esse modelo básico a depender do preço e o catálogo de jogos é uma opção, já que seria difícil pra mim ter um PS5 e um “Scarlett Premium” a princípio.

daniel
Visitante
daniel

Então cara, eu já achei esse console bem poderoso, principalmente se a AMD confirmar que NAVI não é uma mera otimização da GCN, mas sim uma evolução desta. Não entendo muito, mas bem grosseiramente, quero dizer é que talvez 12 teraflops Navi seja bem superior a 12 teraflops Polaris ou Vega. Sem contar essa parte dedicada ao raytracing, que surpreende, principalmente vindo também no console base. O entrave será o preço dessa brincadeira, onde, por $600 dólares, a confirmar os rumores, o Anaconda por incrível que pareça, pode se tornar competitivo. Um console com essas características (ficando acima do mainstream, mas abaixo do entusiasta, algo próximo as rtx 2070/2080), pode fazer até donos de pcs migrarem para o console, ainda mais se a microsoft, de fato, massificar o acesso de mouse e teclado no console.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Tomara que ninguém venha com console de 600 dólares. 500 no máximo ou então nós no Brasil estamos *******
100 dólares viram 1000 reais fácil aqui.

daniel
Visitante
daniel

Cara, um One X quando lançado, tirando a CPU, era tudo que tinha de melhor para o mercado mid end. Mas essas specs do Anaconda parece ser um pouco mais que isso, mesmo sendo lançado final do ano que vem. Logo, $600 é bem possível. Comparando ao preço do que o Xbox one X é hoje no Brasil (2 mil a 2.3 mil no mercado cinza), e se deus quiser passando essas reformas estruturais e econômicas no país, dá pra sonhar com um dólar mais próximo de 3 reais no final de 2020, e consequentemente um console com preços de 2.5 a 3k. Se a ideia é o Anaconda substituir um pc gamer, até pela popularização de mouse + teclado nele, por $600 até para nós, por incrível que pareça, é vantagem kkkk. Do jeito que a microsoft ta querendo que agente consuma o produto dela, não importa como, não duvido nada agente daqui uns anos, comprando o pacote office para rodar no Xbox da mesma forma que é possível no pc hahahahaha.

marckos
Visitante
marckos

Bem interessante… Mas é sério que a Microsoft pode lançar já de início TRÊS CONSOLES ao mesmo tempo? Seria uma estratégia BEM diferente e acho que confundiria muito o consumidor comum… E esses dois chiplets? Um único encapsulamento com duas APUs(momento misterxmedia)?Mas aí seriam duas cpus e duas gpus… Mas em conjunto quebraria o limite de 64 CUS, não?

Difícil acreditar é nessa solução proprietária da Microsoft para Ray-tracing, mais fácil que a Navi já venha com algo embutido… E será que ninguém vai investir em AI, como a Nvidia? E ainda chuto que os números finais da GPU do modelo top ficarão entre 12 e 14 TF, até por questões de marketing, para nos comparativos parecer bem superior ao Google Stadia(10.7 TF)…

Antonio Lucas
Visitante
Antonio Lucas

O insider da Microsoft verificado no resetera, o “hmqgg” confirmou que essas especificações são falsas*

Fernando
Visitante
Fernando

Esses rumores são os que me parecem mais perto de algo que chegue na realidade. Não vai ter console de 14, 15, 16 tflops. Provavelmente ninguém vai falar de tflops. Esse conceito para comparar arquiteturas e gerações diferentes vai se mostrar completamente furado. O tal lockhart de 5 tflops provavelmente vai rodar os jogos cross gen com a mesma resolução do Xbox One X, ray tracing e 60 fps. Talvez jogos que ja serão 60 fps no X, como o Halo infinite estejam em 90 ou 120 fps no Scarlet Loackhart e sejam apresentados como os jogos ideais para os novos televisores e showcase para freesync e VRR. O loackhart não vai ser um console 1080p. Vai ser uma maquina 1440p que vai trazer supersampling para televisores 1080p, e upscaling para maquinas 4K. Provavelmente, é o produto mais perigoso da próxima geração pois sera capaz de rodar todos os games em menor resolução mas com a mesma qualidade gráfica da caixa mais poderosa, a um preço inferior ao do PS5, que vai ser a maquina do meio termo entre lockhart e anaconda.
Imagina a seguinte configuração

Lockhart 1080p-1440p 349-399 dólares
PS5 1800p-4K 449-500 dolares
Anaconda 4K 500-549 dólares

Haverá pouca coisa para diferenciar PS5 e Scarlet Anaconda para o consumidor entusiasta, mas haverá um forte apelo de preço para o consumidor comum com o Xbox Lockhart.
Eu não duvido que a principal função do Anaconda seja só ser o showcase gráfico, o console das exibições de gameplay na E3 e do slogan de console mais poderoso ja criado, mas o foco mesmo seja na venda do lockhart de forma que nada além de resolução o diferencie do sku mais forte.

Mário Armão Ferreira
Visitante

Pode ser…
Um dos rumores que rodeia o Navi é que ele será bem mais eficiente no processamento gráfico, um pouco à custa do GPGPU.
Se esse rumor se confirmar, 5 Tflops poderão até chegar para substituir os 6 da X.
Numa das análises que fiz, e onde apliquei matémática pura e dura, concluia que 12 Tflops seria o necessário para um salto equivalente ao da PS3 para a PS4, usando 4K com metodologias de reconstrução.
Na altura terminei dizendo que 11 Tflops já poderiam garantir isso se as melhorias apresentadas permitissem igualmente melhorar a eficiencia.
Eu pessoalmente sempre apontei para 12 Tflops, mas perante os ultimos rumores, os 11 parecem ser perfeitamente adequados.