Sea of Thieves vai ter um modo para correr a… 540p 15 fps.

540p… a célebre e fantástica resolução que dominava as nossas casas nos anos 90. Para os 15 fps como standard é que se calhar temos de recuar um pouco mais!

Mas que raio se está a passar na cabeça da Microsoft?

Quando um jogo online é criado, uma das preocupações de quem o desenvolve é a criação de paridade entre os jogadores! Apesar de tal há um factor que ninguém pode controlar desde há vários anos, que são as diferenças de resolução, até porque as mesmas são mais ou menos notórias dependendo de um outro factor incontrolável, a dimensão dos ecrãs. Mas mas já no que toca aos fps a ideia é que todos possam correr com caracteristicas semelhantes.

É nesse sentido que não só os criadores de jogos PC definem especificações mínimas de hardware, como nas consolas de meio de geração há uma regra que refere que nos jogos online, tanto as consolas base como as mais potentes necessitam de correr com os mesmos fps.

Mas e porquê esta introdução? Bem, porque durante a apresentação da Microsoft na Gamescom a Rare veio anunciar que Sea of Thieves não terá quaisquer restrições, permitindo aos jogadores PC jogar contra os Xbox.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Apesar da frase “não terá quaisquer restrições” não parecer super relevante, ela é! Porque a ideia é que o hardware do sistema não seja mesmo relevante para o jogo… dê lá por onde der!

Desta forma o jogo suportará resoluções e fotogramas que atingem no seu topo os 4K 60fps. E se aqui não há novidades, elas surgem quando a equipa informou que adicionou um modo mínimo que funciona a 540p 15 fps.

540p, 15 fps? Mas que raio é isto?

Segundo a Microsoft, a situação foi introduzida graças ao feedback da comunidade que lhes tem dito que ficam muito felizes por jogar a 540p 15 fps (?????). Desta forma decidiram suportar esse modo.

Mas vamos lá a ver… há aqui várias questões sobre este assunto que não percebemos! E so sentido das boas praticas de qualidade de jogo não percebemos mesmo!

Pretendem colocar jogadores que jogam a 4K 60 fps contra jogadores a 540p 15 fps?
Porque?
O que alguém ganha com isso?
Mais ainda, o que o jogo ganha com isso?
Que justiça a Microsoft espera dar ao equilíbrio de jogo com estas disparidades?
Que PC é necessário para correr este jogo a 540p com 15 fps?
Se este PC, mesmo correndo de forma tão simplificada a nível gráfico consegue ter CPU para correr o jogo, este jogo é assim tão pouco exigente nesse quesito?

Se é porque não puxaram mais por ele de forma a tirar mais partido da consola?
Mas acima de tudo, haverá mesmo alguém que jogue atualmente a 540p, e a 15 fps?

Isto não só soa a ridículo, como soa a estranho. Porque o último produto que conheci com essas resoluções foi a Wii, e mesmo essa, sabendo-se à partida que o seu hardware era inferior ao existente para a época, não corria os seus jogos a 15 fps!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (14)

  1. A comunidade pediu 540/15?

    Logo dos que só falam ultimamente de 4K?

    Essa conversa está estranha, a não ser que este game seja compatível com PCS antigos.

  2. A desinformação atingiu níveis recordes nesse momento.

    O que eles fizeram e declararam é que criaram um modo para possibilitar que pessoas com PCs abaixo das especificações mínimas possam jogar o game, pois eles ouviram feedback de pessoas da comunidade que testam a beta fechada e alguns disseram que aceitariam jogar assim, mas é algo como “jogue por sua conta em risco”.
    Qualquer Xbox One rodará o jogo em HD com frame rate padrão dos games de hoje em dia, o que mostra que certamente será uma parcela muito pequena de jogadores com especificações exóticas.
    Declararam isso a título de curiosidade, não é algo para um artigo de desastre…

    • Mas pelo mostrado até o momento o jogo não utiliza uma engine muito pesada.
      O que seria um pc com especificações exóticas,pois não vejo diversão em multi com expecificações de resolução e frames tão baixos.
      .Resolução até pode ser,mas o fps tá judiando demais Fernando.Será que estes jogadores que puseram esta questão em causa pensaram em jogar assim.
      Dificil acreditar.

    • Se é a Sony que sai com essa, aí era ridículo né?!

    • Jogue por sua conta e risco! Mas que interessante…
      Porque será que os outros programadores de outros jogos multi não pensam assim?
      Deve ser porque não são tão inteligentes.
      Este mundo anda todo a dormir, e é preciso aparecerem estes iluminados para explicar.
      Afinal tu jogas por “tua conta e risco”, e os outros gramam com jogadores na equipa que não conseguem jogar, mas que estão, repito, “por sua conta e risco”.
      Agora eu pergunto… e se eu não estiver por “minha conta e risco” porque raio tenho de gramar com esses jogadores e eventualmente perder jogos por causa deles?

  3. Apesar de achar as configurações ridículas duvida alguém será obrigado a jogar nestas condições ?

    • Obrigado? Não… Mas pelos vistos a comunidade gosta tanto que pediu o suporte.

      • Eu só acho que muitas vezes os usuários só pedem as coisas como costumamos dizer aqui no Brasil na “zueira” ou seja só para fazer um brincadeira e numa dessas acho que os develelopers podem ter entrado na brincadeira falado e falado já que vcs pedem então está ai pra vcs, pq com as maquinas de hoje em dia dificilmente devem rodar o game nestas condições, é apenas minha opnião se vai prejudicar a jogatina online vamos aguardar para sair o jogo e podem ter certeza que se atrapalhar como acontece desde que saiu o Xbox One as pessoas irão reclamar e se a MS se sentir ameaçada ela dará outro 180, mas enquanto ela ouvir os usuários nos mais diversos pedidos acho isso valido.

        • Sim. Ouvir os clientes é bom. Mas há limites para o razoável! Aceitar suportar este modo não só considero pessoalmente algo ridículo (estamos a falar de amalgamas de pixels e de um jogo injogável com 15 fps).
          Mais do que ouvir os clientes a qualidade do ofertado tem de estar acima de tudo. Aqui, por uma questão de orgulho, até porque a 540p o jogo está tão deturpado visualmente que nem se aproveita o mesmo, isso nem deveria ser equacionado. Mas mesmo que o fosse, não deveriam vir falar disso publicamente.
          Até porque surge a outra questão que está no artigo: Que máquina corre isso a 540p 15 fps?
          E ela é super relevante. Porque?
          Se é uma máquina com alguma performance, isso é vergonhoso. O jogo está mal feito e mal optimizado.
          Mas sabemos que não será isso. Até porque se esperam 1080p 60 fps na Xbox One.
          Então isso quer dizer que estamos com uma máquina com um quarto de cpu e de gpu da One, ou seja algo semelhante a um jaguar 1600 Mhz dual core e com 350 Gfops de performance (isto considerando o mesmo nível de detalhe, algo pouco credível).
          Isto atira-nos para uma máquina dos anos 90. Máquinas que nem sequer correm o Windows 10 em condições e normalmente com pouco mais de 1 ou 2 GB de Ram. É uma incongruencia enorme! Porque suportar isto? Qual o interesse?
          Porque mesmo que haja, a igualdade e equilibrio do jogo fica partida. Isto não é normal. Tu vês qualquer jogo e os programadores tem orgulho no que fazem, e colocam specs mínimas. O jogo até aceita normalmente abaixo disso, mas não muito, e se for muito diferente recusa-se a correr.
          Isto não se percebe. É uma decisão provavelmente tomada por questões de marketing para dar uma ideia de alguem que ouve a comunidade, mas que fica ridicula perante uma análise mais séria.

  4. LOL espero que eles coloquem essa opção na xbox ONE X que será onde eventualmente irei jogar o jogo, segundo o que li eles ainda estão a tentar criar umas especificações mais baixas…interessante ver até onde conseguem ir sem o jogo se tornar completamente injogável…de certeza que os vídeos nessa resolução vão ser bastantes visualizados no youtube…afinal de contas bater o limite inferior é quase tão desafiante como bater o superior, é apenas uma curiosidade para experimentar e depois aumentar as especificações para uma coisa mais aceitável…ninguém vai puder jogar em computadores muito antigos pois o jogo precisa de um windows recente para correr…

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*