Sea of Thieves vai ter um modo para correr a… 540p 15 fps.

540p… a célebre e fantástica resolução que dominava as nossas casas nos anos 90. Para os 15 fps como standard é que se calhar temos de recuar um pouco mais!

Mas que raio se está a passar na cabeça da Microsoft?

Quando um jogo online é criado, uma das preocupações de quem o desenvolve é a criação de paridade entre os jogadores! Apesar de tal há um factor que ninguém pode controlar desde há vários anos, que são as diferenças de resolução, até porque as mesmas são mais ou menos notórias dependendo de um outro factor incontrolável, a dimensão dos ecrãs. Mas mas já no que toca aos fps a ideia é que todos possam correr com caracteristicas semelhantes.

É nesse sentido que não só os criadores de jogos PC definem especificações mínimas de hardware, como nas consolas de meio de geração há uma regra que refere que nos jogos online, tanto as consolas base como as mais potentes necessitam de correr com os mesmos fps.

Mas e porquê esta introdução? Bem, porque durante a apresentação da Microsoft na Gamescom a Rare veio anunciar que Sea of Thieves não terá quaisquer restrições, permitindo aos jogadores PC jogar contra os Xbox.



Apesar da frase “não terá quaisquer restrições” não parecer super relevante, ela é! Porque a ideia é que o hardware do sistema não seja mesmo relevante para o jogo… dê lá por onde der!

Desta forma o jogo suportará resoluções e fotogramas que atingem no seu topo os 4K 60fps. E se aqui não há novidades, elas surgem quando a equipa informou que adicionou um modo mínimo que funciona a 540p 15 fps.

540p, 15 fps? Mas que raio é isto?

Segundo a Microsoft, a situação foi introduzida graças ao feedback da comunidade que lhes tem dito que ficam muito felizes por jogar a 540p 15 fps (?????). Desta forma decidiram suportar esse modo.

Mas vamos lá a ver… há aqui várias questões sobre este assunto que não percebemos! E so sentido das boas praticas de qualidade de jogo não percebemos mesmo!

Pretendem colocar jogadores que jogam a 4K 60 fps contra jogadores a 540p 15 fps?
Porque?
O que alguém ganha com isso?
Mais ainda, o que o jogo ganha com isso?
Que justiça a Microsoft espera dar ao equilíbrio de jogo com estas disparidades?
Que PC é necessário para correr este jogo a 540p com 15 fps?
Se este PC, mesmo correndo de forma tão simplificada a nível gráfico consegue ter CPU para correr o jogo, este jogo é assim tão pouco exigente nesse quesito?

Se é porque não puxaram mais por ele de forma a tirar mais partido da consola?
Mas acima de tudo, haverá mesmo alguém que jogue atualmente a 540p, e a 15 fps?

Isto não só soa a ridículo, como soa a estranho. Porque o último produto que conheci com essas resoluções foi a Wii, e mesmo essa, sabendo-se à partida que o seu hardware era inferior ao existente para a época, não corria os seus jogos a 15 fps!



Posts Relacionados