Será que os anuncios da Sony para a E3 são indícios que a PS5 poderá estar realmente prestes a ser lançada?

A Sony prepara-se para uma E3 com poucas novidades a nível de exclusivos, e com aposta em re-apresentar jogos que estarão para ser lançados na PS4. Tendo a Sony sempre apresentado jogos novos com bastante antecedência, as teorias apontam para uma mudança de paradigma, ou o lançamento da PS5 para breve.

Vários websites estão a noticiar que a Sony planeia algo diferente para a E3 deste ano. É que ao contrário do que sempre sucedeu, e para surpresa de muitos, a empresa deu a conhecer antecipadamente o que se poderá esperar na E3, com o seu foco a ser basicamente colocado em 4 jogos, Ghosts of Tsushima, The Last of Us Parte 2, Spider-Man, e Death Stranding, tocando-se ainda em Dreams.

Isto não elimina naturalmente a possibilidade de novidades (Bloodborne II – Shadows Die Twice, ou uma nova remasterização da Bluepoint), mas certamente mostra uma postura diferente da Sony face a anos anteriores.

Ora a especulação sobre porque motivo a Sony se há-de focar principalmente em quatro jogos já conhecidos é quase consensual. Perante o histórico da Sony que nos tem apresentado tudo que tem vindo a preparar para a sua consola, todos os websites que abordaram este assunto apontam que uma de duas situações estará a acontecer:

Uma possibilidade, pouco adequada à realidade mostrada no passado, será a de que a Sony pretende cortar nos anúncios efectuados demasiadamente cedo, focando-se mais em jogos apenas próximos do lançamento.



A segunda, a teoria preferida pela maior parte dos websites que focaram este assunto, será o facto que o grosso dos novos jogos que a Sony tem para anunciar, mesmo que já possuam condições para isso, não podem ser apresentados. E o motivo é que eles já não serão para a PS4, mas sim para a PS5, e dado que essa não foi ainda apresentada, os jogos para ela, ou que a incluam, não podem também ser apresentados.



Desta forma, segundo esta teoria, a Sony fica limitada no que pode mostrar, reservando estes novos jogos para a E3 do próximo ano… altura em que, tal como os rumores indicavam, a Sony deverá anunciar o lançamento da PS5!

O certo é que dado que a Sony deu a conhecer que não irá anunciar qualquer novo hardware este ano, mostrar jogos que já estivessem em desenvolvimento para a PS5 seria um contra-senso. Mais do que isso, eles poderiam revelar capacidades da mesma e seriam sempre ilusórios pois dado que dificilmente uma possível PS5 estará nesta fase, fechada a nível de especificações, mostrar algo que poderia ainda vir a mudar seria uma má ideia, e mau para a imagem passada pela empresa.

Desta forma, a acreditar nesta teoria, não podendo apresentar novos jogos, incidir principalmente sobre os que já se conhece é tudo o que resta! Daí que o consenso que parece existir é que estaremos a ver a última remessa de jogos PS4 que a Sony pretende colocar no mercado!

Nesse sentido, mesmo que hajam, e certamente existirão, ainda jogos para esta geração da consola por anunciar, há que os gerir pelas diversas apresentações que ainda existirão antes do lançamento da PS5.

Note-se porém que esta teoria não é nossa, mas sim a que vários websites estão a avançar. Os motivos poderão na realidade ser bem diferentes, tais como o simples facto de a Sony não ter mais nada para apresentar. Mas como sabem, aqui desde sempre defendemos que o final de 2019 seria uma data estrategicamente relevante para o lançamento de uma PS5, e como tal, esta situação não nos soa a absurda. Mas no entanto… é apenas uma teoria, e nada confirma essa data.



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
nETTo
Visitante
nETTo

Eu sinceramente acredito que não, o PS4 está indo muito bem, vendendo inclusive neste momento mais que em 2017, algo sensacional pra Sony, inclusive surgiram rumores que no NPD de abril o PS4 impulsionado por God of War vendeu nos States quase o triplo e dobro de One e Switch algo que nos deixa realmente impressionados dado a idade do Hardware, pelo menos a mim a Sony ainda tem uns 3 anos desta geração para que ela possa entregar com traquilidade os jogos já anunciados e mais algumas surpresas que podem aparecer ainda nesta geração, não faz sentido ela matar esta geração que transformou o PS no principal negócio dela, 2021 é um bom ano pra uma nova geração.

Carlos Filho
Visitante
Carlos Filho

2019 a Playstation completa 25 anos!
Além da data icônica, a Sony tem todos o motivos para apresentar algo novo, todos os motivos mencionados por Mário são coerentes. O próprio God of War
demonstra o limite técnico para o Ps4, os PCs estão cada vez mais poderosos e o fosso entre eles não deve ser desprezado.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Por mim de todo jeito está ótimo, 2019, 2020…
Eu pelo menos já acho o hardware do PS4 obsoleto desde 2013 (com excessão da memória), e o GoW mostra como o hardware pode ser bem aproveitado, mas, pra mim os consoles fracos até seguram a evolução dos jogos no PC, uma nova geração subiria o nivel de tudo, justificando novas GTX por exemplo.
Ele sendo compatível com PS4, é um produto perfeito, e são 6 anos, o suficiente.

Uma pena é que não é todo mundo que pode ter uma nova geração, muita gente ainda hoje não tem um PS4, e estão ainda sonhando com um.
Gente como eu quer ver a evolução da tecnologia, e esse período é suficiente, mas outras pessoas, menos atentas a isso, ou até sem condição financeira, estão totalmente satisfeitos em jogar FIFA num PS4 até 2025 se bobear.

A teoria de 2019 é muito boa. Por todos os motivos que o Mário já falou.

Essa E3 já estarão falando de 2 jogos que aguardo com muita satisfação, TLoU P2 e Death Stranding, se MS tivesse 2 grandes jogos a anunciar seria maravilhoso, mas até o momento só vejo um que pode ser relevante, o FH4, mas esse é um jogo que não chega a ser essencial, então, uma das coisas que gostaria de ver nessa E3, seria a MS surpreender com pelo menos 1 ou outro grande jogo, totalmente novo e instigante.

PS: espero que não venham com outro serviço, um “Azure Xbox” da vida 😪

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Outra coisa que ninguém fala e que quero ver, é uma boa evolução no Dualshock, que fique mais robusto, uma pegada melhor entre outros, que mantenha o botão Share que me é tão útil.

Nessa geração o controle do Xbox One se saiu bem mais interessante a pegada pro meu gosto.

Roberto
Visitante
Roberto

sim, e com controle de volumes de acesso rapido, acho um saco ter q parar o jogo pra mudar o volume

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pois é, no lugar daquele touch pad podiam ter umas teclas de função, muito mais úteis.
Entrada P3 embaixo e tudo mais.
Tirar aquela luz ou dar opção de desligar.

Joao
Visitante
Joao

MX record about gmail.com exists.
Connection succeeded to alt3.gmail-smtp-in.l.google.com SMTP.
220 mx.google.com ESMTP a11-v6si6077721uab.77 – gsmtp

> HELO verify-email.org
250 mx.google.com at your service

> MAIL FROM:
=250 2.1.0 OK a11-v6si6077721uab.77 – gsmtp

> RCPT TO: < *******@*******.****>
=550-5.1.1 The email account that you tried to reach does not exist. Please try

550-5.1.1 double-checking the recipient’s email address for typos or

550-5.1.1 unnecessary spaces. Learn more at

550 5.1.1 https://support.google.com/mail/?p=NoSuchUser a11-v6si6077721uab.77 – gsm

Comentário negado. E-mail inválido.

Livio
Visitante
Livio

Se a Sony for apresentar hardware novo aposto em 2 vertentes:
1- Um novo modelo slim, assim como aconteceu no PS3;
2- Um novo modelo do PSVR

Embora o artigo fale da E3 caso a Sony vá anunciar mesmo novos hardwares isto será feito mais para o final do ano.

nETTo
Visitante
nETTo

Srs, o ínicio do fim chegou, Presidente da Sony anunciou a investidores o fim do ciclo do PS4/Pro o que nos faz pensar que o @Mario está correto em pensar em 2019 para o advento de um novo PS de mesa.

Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Pelo jeito, alguns jogos migrarão para o ps5 para fazer o famoso colchão de jogos no lançamento.hehe

Rafael
Visitante
Rafael

Apesar dos motivos que você tem dado em relação a viabilidade do lançamento do PS5 em 2019, eu acredito que será muito cedo.
01) Precisamos de um hardware que realmente seja um evolução em relação ao PS4/PS4PRO e ainda tenha um preço viável. Temos novas tecnologias para refinar o processo de produção de CPU/GPU porém ainda não alcançaram a maturidade suficiente para serem lançados por preços competitivos. Por isso acredito que a relação HARDWARE X CUSTO não será ainda viável pelo aspecto financeiro.
02) Também deve pesar o fato da quebra de gerações. Com essa nova temática, acredito que Sony e Microsoft deem sobrevida a atual “geração”, pois quem quer melhores gráficos opta pelo PS4 PRO e quem não se preocupa com especificações/desempenho opta pelo PS4.
Eu mesmo sou entusiasta e troquei meu PS4 pelo PRO assim que lançou, mesmo sabendo que não haveria muita diferença em desempenho de um console para o outro. Isso porque eu sabia que apesar do hardware melhorado, seria apenas um PS4 mais potente.
Más isso não se aplica ao PS5, pois eu entendo que seria um salto de geração, devendo ter a obrigação de apresentar especificações bem melhores que o PS4 e ainda o PS4 PRO, não havendo necessidade de trocar o console desta vez para ter somente um incremento no desempenho.
03) Junte-se a tudo isso o fato das vendas de consoles e jogos estarem muito bem. Temos vários jogos a serem lançados e ainda estamos vendo melhorias a cada novo jogo lançado. A Sony vai aproveitar ao máximo esta geração, já que com as 2 versões dos consoles ela consegue ainda manter jogos com ótimos gráficos na PRO, diminuindo um pouco a pressão para lançamento de um novo console.
Entendo que final de 2020 seria uma data adequada para um novo lançamento. Teríamos um hardware capaz de trazer melhorias mantendo custo viável ao redor dos 300-350 dólares.