A Sony prepara-se para uma E3 com poucas novidades a nível de exclusivos, e com aposta em re-apresentar jogos que estarão para ser lançados na PS4. Tendo a Sony sempre apresentado jogos novos com bastante antecedência, as teorias apontam para uma mudança de paradigma, ou o lançamento da PS5 para breve.
Vários websites estão a noticiar que a Sony planeia algo diferente para a E3 deste ano. É que ao contrário do que sempre sucedeu, e para surpresa de muitos, a empresa deu a conhecer antecipadamente o que se poderá esperar na E3, com o seu foco a ser basicamente colocado em 4 jogos, Ghosts of Tsushima, The Last of Us Parte 2, Spider-Man, e Death Stranding, tocando-se ainda em Dreams.
Isto não elimina naturalmente a possibilidade de novidades (Bloodborne II – Shadows Die Twice, ou uma nova remasterização da Bluepoint), mas certamente mostra uma postura diferente da Sony face a anos anteriores.
Ora a especulação sobre porque motivo a Sony se há-de focar principalmente em quatro jogos já conhecidos é quase consensual. Perante o histórico da Sony que nos tem apresentado tudo que tem vindo a preparar para a sua consola, todos os websites que abordaram este assunto apontam que uma de duas situações estará a acontecer:
Uma possibilidade, pouco adequada à realidade mostrada no passado, será a de que a Sony pretende cortar nos anúncios efectuados demasiadamente cedo, focando-se mais em jogos apenas próximos do lançamento.
A segunda, a teoria preferida pela maior parte dos websites que focaram este assunto, será o facto que o grosso dos novos jogos que a Sony tem para anunciar, mesmo que já possuam condições para isso, não podem ser apresentados. E o motivo é que eles já não serão para a PS4, mas sim para a PS5, e dado que essa não foi ainda apresentada, os jogos para ela, ou que a incluam, não podem também ser apresentados.
Desta forma, segundo esta teoria, a Sony fica limitada no que pode mostrar, reservando estes novos jogos para a E3 do próximo ano… altura em que, tal como os rumores indicavam, a Sony deverá anunciar o lançamento da PS5!
O certo é que dado que a Sony deu a conhecer que não irá anunciar qualquer novo hardware este ano, mostrar jogos que já estivessem em desenvolvimento para a PS5 seria um contra-senso. Mais do que isso, eles poderiam revelar capacidades da mesma e seriam sempre ilusórios pois dado que dificilmente uma possível PS5 estará nesta fase, fechada a nível de especificações, mostrar algo que poderia ainda vir a mudar seria uma má ideia, e mau para a imagem passada pela empresa.
Desta forma, a acreditar nesta teoria, não podendo apresentar novos jogos, incidir principalmente sobre os que já se conhece é tudo o que resta! Daí que o consenso que parece existir é que estaremos a ver a última remessa de jogos PS4 que a Sony pretende colocar no mercado!
Nesse sentido, mesmo que hajam, e certamente existirão, ainda jogos para esta geração da consola por anunciar, há que os gerir pelas diversas apresentações que ainda existirão antes do lançamento da PS5.
Note-se porém que esta teoria não é nossa, mas sim a que vários websites estão a avançar. Os motivos poderão na realidade ser bem diferentes, tais como o simples facto de a Sony não ter mais nada para apresentar. Mas como sabem, aqui desde sempre defendemos que o final de 2019 seria uma data estrategicamente relevante para o lançamento de uma PS5, e como tal, esta situação não nos soa a absurda. Mas no entanto… é apenas uma teoria, e nada confirma essa data.
Eu sinceramente acredito que não, o PS4 está indo muito bem, vendendo inclusive neste momento mais que em 2017, algo sensacional pra Sony, inclusive surgiram rumores que no NPD de abril o PS4 impulsionado por God of War vendeu nos States quase o triplo e dobro de One e Switch algo que nos deixa realmente impressionados dado a idade do Hardware, pelo menos a mim a Sony ainda tem uns 3 anos desta geração para que ela possa entregar com traquilidade os jogos já anunciados e mais algumas surpresas que podem aparecer ainda nesta geração, não faz sentido ela matar esta geração que transformou o PS no principal negócio dela, 2021 é um bom ano pra uma nova geração.
A consola teve quebras de venda em 2017. Não sei como vai este ano.
Seja como for, as mudanças de litografia são oportunidades únicas em 2 sentidos.
1 – Criar algo melhor a preços mais baixos.
2 – Usar primeiro e dimininuir o fosso face ao que de melhor se faz.
Independentemente de vendas deixar passar a oportunidade seria algo muito mau.
Dado que as maiores receitas advem da venda do software, uma PS5 compativel PS4 não criaria grandes danos à Sony e numa primeira fase os jogos poderiam sair para ambas.
Acima de tudo não quero passar a ideia de excessobde confiança da minha parte num lançamento em 2019 que pode não acontecer. O que refiro deve-se a um timming especial que me faz crer, mas não tendo qualquer ligação a seja o que for, não passa de uma análise e uma opinião.
Sim concordo desde que o PS5 seja compatível com o 4.
Mas neste caso, os jogos da ps4 estariam diretamente na ps5?
Sim… e os jogos PS5 seriam numa primeira fase transitória, maioritariamente, apenas jogos PS4 4K 60 fps… mas sem excluir jogos exclusivos…seria uma hipotese…
Não tem lógica matar a PS4 quando ela ainda vende bem, e a PS5 vai demorar a ter base.
Sim, mas será melhor o suficiente? Porque lançando em 2019, vai ser apenas mais do mesmo hardware. Permitirá melhorias, mas há muito mais que não permite e estará limitado. Se as pessoas já se queixaram nesta geração nem quero pensar o que irão fazer ao chegar a 2019, será muito pior. E potência bruta por si só não justifica novo hardware. É preciso mais, é preciso algo que não existe ainda no mercado. O hardware que define uma nova geração não se define pelo que faz, mas pelo que permite fazer.
Além disso, repara nesta notícia, que apontam para saltos muito maiores em performance no período que sucede 2020:
https://www.pcgamesn.com/nvidia-amd-tsmc-3d-gpu
A TSMC acaba por dar um primeiro passo definitivo que permitirá saltar os limites que a redução de litografia tem colocado sobre o aumento de potência dos chips de há uns anos para cá.
Isto associado à nova arquitetura que a AMD está a preparar sobre a qual já chegaram algumas notícias:
http://www.freepatentsonline.com/20180121386.pdf
Apontam para que 2019 ainda seja cedo. A Sony tem que ficar em clara desvantagem se lançar demasiado cedo.
Não é liquido. Até por questões de compatibilidade. Mudar para Zen já vai obrigar a emular os jaguar, mudar de arquitectura no GPU será ainda mais complexo. Não te esqueças que aqui não tens drivers de 200 megas que preveem tudo ou código genérico como nos PCs.
E ainda se colocam questões sobre o custo dessa nova tecnologia. Afinal não podes usar arquitecturas mais antigas adaptadas e que te ficam mais baratas, como tem acontecido.
Não estou a invalidar o que dizes, apenas a fazer ver alguns pontos que não são ainda claros.
Pelo que li, a futura arquitectura da AMD será parecida com a atual da Nvidia, motivo pelo qual, a ser isso, haverá saltos de performance, mas não será algo radical, tal como não foi a passagen para o GCN. A ser como com o GCN primeira geração será basicamente de mudança e os grandes ganhos aparecerão nas seguintes.
2019 a Playstation completa 25 anos!
Além da data icônica, a Sony tem todos o motivos para apresentar algo novo, todos os motivos mencionados por Mário são coerentes. O próprio God of War
demonstra o limite técnico para o Ps4, os PCs estão cada vez mais poderosos e o fosso entre eles não deve ser desprezado.
Os motivos para 2019 ser especial são tantos que não podem ser ignorados:
1 – A PS4 faz 6 anos. A Pro, denominada meio de geração foi lançada em 2016 e faz metade disso em 2019. Bate certo!
2 – O lançamento da nova litografia permite descer custos e basicamente suplicar performances. Perante o lançamento da X a Sony pode dois anos depois conseguir algo com o dobro da performance e mais barato.
3- A Playstation faz 25 anos.
4 – Em 2019 a X teria apenas 2 anos. Seria um timming ideal que não prejudicando aquilo que foi prometido para as atuais consolas ao se definir 2016 como meio da vida ao se lançar uma consola de meio de geração, prejudicaria a imagem da Microsoft caso ela respondesse em 2020 pois teriamos um produto de 500 euros com apenas 3 anos de vida e não tendo tido um suporte significativo ao longo da sua vida. A nível de imagem de mercado seria um abalo naquela que é a maior concorrente da Sony!
Estes factores todos conjugados não podem deixar de ser considerados. Isto não significa que a Sony lance em 2019, mas que há dados para ver essa data como especial, isso é inegável.
Se lança-se em 2019…
Estamos a falar de Novembro/Dezembro, como a ps4, certo?
A questão é a quantidade de jogos que a Sony vai lançar este ano e o próximo…
São muitos!
E com um lançamento de um grande exclusivo na ps4, perto do lançamento da ps5, não estando na mesma, pode estragar as vendas da ps5!
Quem te garante que esse jogo não sai nas duas?
Na realidade, e apesar de concordar com a lógica do artigo esta situação não é nova e já ocorreu no passado, sem que significasse uma nova geração. A Sony sobrecarregava anos com títulos a ser lançados (como está a fazer este ano), e depois ficava sem nada para mostrar.
Isso aconteceu em 2011 em que tiveste Uncharted 3, Litle Big Planet 2, Killzone 3, Infamous 2 e depois tiveste um ano de 2012 muito pobre em lançamentos. A Sony este ano está a lançar muitos projetos que estiveram em preparação há anos (algo que considero um erro enorme), nomeadamente God Of War e Detroit (que se arrisca a ser esquecido na sombra do anterior), com Spiderman já no Outono.
Este novo formato de conferência é uma consequência natural – depois de vários títulos do catálogo já terem sido entregues recentemente, a Sony ou ficava com um título do qual já mostrou de demasiado (Days Gone – que suspeito planeava lançar este verão) ou então centrava-se em outros títulos dos quais mostrou menos. E só TLoU 2 e Death Stranding já davam para fazer a conferência. Seja como for não há garantias de que não irão haver novidades nas conferência sobretudo porque este ano irão haver 4 (E3, Paris Games Week, Tokyo GameShow e o PSX).
Eu pessoalmente gostaria de saber notícias de Deep Down…
E saber se o Fumito Ueda irá anunciar um novo jogo porque há uns tempos atrás surgiu uma imagem online que parecia arte conceptual:
https://www.eurogamer.net/articles/2018-01-02-fumito-uedas-studio-shows-a-picture-of-what-could-be-its-new-game
Por mim de todo jeito está ótimo, 2019, 2020…
Eu pelo menos já acho o hardware do PS4 obsoleto desde 2013 (com excessão da memória), e o GoW mostra como o hardware pode ser bem aproveitado, mas, pra mim os consoles fracos até seguram a evolução dos jogos no PC, uma nova geração subiria o nivel de tudo, justificando novas GTX por exemplo.
Ele sendo compatível com PS4, é um produto perfeito, e são 6 anos, o suficiente.
Uma pena é que não é todo mundo que pode ter uma nova geração, muita gente ainda hoje não tem um PS4, e estão ainda sonhando com um.
Gente como eu quer ver a evolução da tecnologia, e esse período é suficiente, mas outras pessoas, menos atentas a isso, ou até sem condição financeira, estão totalmente satisfeitos em jogar FIFA num PS4 até 2025 se bobear.
A teoria de 2019 é muito boa. Por todos os motivos que o Mário já falou.
Essa E3 já estarão falando de 2 jogos que aguardo com muita satisfação, TLoU P2 e Death Stranding, se MS tivesse 2 grandes jogos a anunciar seria maravilhoso, mas até o momento só vejo um que pode ser relevante, o FH4, mas esse é um jogo que não chega a ser essencial, então, uma das coisas que gostaria de ver nessa E3, seria a MS surpreender com pelo menos 1 ou outro grande jogo, totalmente novo e instigante.
PS: espero que não venham com outro serviço, um “Azure Xbox” da vida 😪
Se a Sony conseguir lançar a consola a um bom preço e com retrocompatibilidade, é possível introduzi-la no mercado sem a habitual quebra de gerações, mantendo a PS4 activa mais uns tempos.
Isso seria uma faca de dois gumes. Por um lado, não quebraria a PS4 o que é bom… por outro inviabiliza a necessidade de uma nova geração durante um tempo o que é mau, porque permite à concorrência responder, inutilizando o lançamento antecipado.
Não necessáriamente. Olha o PC. Se tivesses diferenças de fps, resolução e efeitos e texturas as diferenças entre isso e duas versões do mesmo jogo para duas gerações diferentes seriam em tudo idënticas. A questão é que aqui seria o mesmo jogo, tal como nos PCs.
Olha Mario, acredito fortemente que a Sony vai lançar um PS5 com retrocompatibilidade, seria um golpe de mestre
Outra coisa que ninguém fala e que quero ver, é uma boa evolução no Dualshock, que fique mais robusto, uma pegada melhor entre outros, que mantenha o botão Share que me é tão útil.
Nessa geração o controle do Xbox One se saiu bem mais interessante a pegada pro meu gosto.
sim, e com controle de volumes de acesso rapido, acho um saco ter q parar o jogo pra mudar o volume
Pois é, no lugar daquele touch pad podiam ter umas teclas de função, muito mais úteis.
Entrada P3 embaixo e tudo mais.
Tirar aquela luz ou dar opção de desligar.
MX record about gmail.com exists.
Connection succeeded to alt3.gmail-smtp-in.l.google.com SMTP.
220 mx.google.com ESMTP a11-v6si6077721uab.77 – gsmtp
> HELO verify-email.org
250 mx.google.com at your service
> MAIL FROM:
=250 2.1.0 OK a11-v6si6077721uab.77 – gsmtp
> RCPT TO: < *******@*******.****>
=550-5.1.1 The email account that you tried to reach does not exist. Please try
550-5.1.1 double-checking the recipient’s email address for typos or
550-5.1.1 unnecessary spaces. Learn more at
550 5.1.1 https://support.google.com/mail/?p=NoSuchUser a11-v6si6077721uab.77 – gsm
Comentário negado. E-mail inválido.
Se a Sony for apresentar hardware novo aposto em 2 vertentes:
1- Um novo modelo slim, assim como aconteceu no PS3;
2- Um novo modelo do PSVR
Embora o artigo fale da E3 caso a Sony vá anunciar mesmo novos hardwares isto será feito mais para o final do ano.
A Sony a falar de novo hardware só para o ano.
Mário falando da E3 porém da Microsoft, um canal brasileiro no youtube com mais de 6 milhões de inscritos, chamado gameplayrj, disse que a Microsoft vai anunciar um novo Xbox X com melhorias, seria possível eles fazerem isso?
Você tem alguma informação que isso possa ser verdade, e como ficaria quem já comprou um Xbox x, já vai sair um melhorado?
Falando ainda da Microsoft parece que vai ser anunciado Gears of War 5, Halo 6, Forza Horizon 4 e uma parceria com red dead redemption 2 , mas o que mais fiquei com medo é um novo Xbox X, puta sacanagem fazerem um melhor em menos de 1 ano.
Mário outra coisa, isso fica a seu critério não sei como você escolhe seus artigos, mas fiquei esperando um artigo seu sobre Call of duty black ops 4, que não vai ter campanha, vai ter modo batle royale, agora parece que as dlc de multiplayer vai ser tudo de graça, sinceramente estava esperando um artigo seu já que Cod pode não agradar muitos, mas é um jogo que vende horrores.
Falando da Sony esse mesmo canal disse que playstation 4 vai ter
World of Warcraft seria possível nossa se tiver eu compro um ps4, e vai ser anunciado Diablo 4, porém se tudo isso é verdade porque a Blizzard iria aprender na conferencia da Sony sendo que eles tem a blizzcon não faz muito sentido.
Pessoalmente não conheço o canal, mas posso dizer:
Red Dead – Desconheço parceria com a Microsoft, que pode até vir a existir. Conheco uma parceria oficial com a Sony.
https://blog.us.playstation.com/2016/10/20/red-dead-redemption-2-playstation-and-rockstar-games-announce-partnership/
Wow na Playstation… não é impossível, mas é um jogo em decadência, que não faz juz ao grafismo atual. Pode aparecer, mas não sei se seria uma primeira escolha da Blizzard.
Halo, Gears e Forza… provável. É o que a Microsoft tem lançado.
Nova X… desconheço, e a Microsoft pdde fazer o que quiser. Coerência nisso? Nenhuma, e uma consola antes de 2021 fazia mais mal do que bem à imagem da Microsoft. Poderia quando muito ser uma slim.
Não entendi a idéia @Máio,do porque com um lançamento de um ps5 em 2019,seria o ideal:sendo que o PS4 pro foi lançado em 2016(ou seja 3 anos após)e para a Mic seria um péssimo negócio para imagem”dela”sendo que lançou um console em 2017(um ano após)com um sistema bem mais aprimorado em termos de tecnologia e resfriamento de componentes internos se lançasse antes de 2021,ou seja 4 anos depois da X?
Não entendi mesmo,ou não li direito!
A confusão é que pensas que consoles de meia geração são na verdade de geração cheia. Em 2019 o PS4 base terá 6 anos, o Pro que é meia geração e que foi lançado em 2016 terá 3. One foi lançado em 2013 e o X em 2017, logo a meia geração da MS se vê com 4 anos. Se a MS lançar algo antes de 2021 quebra a ideia de meia geração.
Pior… É que não só isso acontece como não deu valor ao custo da X… Nesse período o suporte, mesmo que ainda venha a existir, terá sido muito fraco. E isso cria uma má imagem no mercado.
Complementando: Há também o fator do valor investido.
O Pro foi lançado, salvo engano, a U$450,00 e quando a Sony anunciou o Pro ela informou que os jogos teriam upscaling, mas que para aproveitar o poder do console não era obrigado ter uma TV 4K, quem tivesse uma FHD aproveitava o Pro na forma de supersampling.
Já com o X o lançamento custou U$500,00 e o marketing girava em torno da obrigatoriedade de se comprar uma TV 4K para aproveitar tudo o que o console tem a oferecer, lembrando que não é toda TV 4K compatível com o aparelho. O X também oferece supersampling, mas foi algo pouco abordado pela MS.
Me desculpe Lívio,mas não penso isso não,você se equivocou ao meu ver.
Nunca vi estes consoles como geração cheia como tu referes:e ao questionamento de quebra de meia geração com o lançamento do novo Xbox em 2020 ou 2021,não entendi também,pois a X é para elevar os jogos da base a 4K e quanto a pro a elevar os jogos da base a 4K,mas de uma forma diferente,mas funcional.
E quanto a diferença ao preço como o Mário mesmo refere,eu afirmei ali no meu 1 coment que por ter um ano a mais a Mic teve a obrigação de nos entregar algo melhor.
E quanto ao suporte dado como o Mário mesmo também descreve não entendi,pois os jogos third estão vindo?somente os exclusivos é que ficaram devendo um pouco nesta gem em relação ao apresentado pela Sony,mas isto não tira ao meu ver méritos nenhum desta plataforma,como aparenta estar aqui.
Analisando a consola só por si, a Xbox é excelente. Tem uma base de jogos fantástica.
Os exclusivos servem para fazer a diferença, e sempre foi.
Neste caso a Sony tem puxado muito mais por essa diferença, não só em quantidade, como em qualidade, tornando a sua consola mais atrativa.
Isso tem sido a grande critica que tenho feito à Microsoft. A sua consola não pode valer por ter o que a concorrência tambem tem. Tem de valer pela diferença, e é aí que tem falhado. Ter duas consolas diferentes só compensa se ambas derem algo único. Aqui isso só está a acontecer basicamente de um lado.
Na questão do valor investido você não entendeu mesmo pois o que eu quis dizer é que quem optou por ter um X e aproveitar o que ele tem a oferecer gastou muito mais que 500 dólares aí ver que em 3 anos, caso um novo Xbox saia em 2020, foi um investimento para pouca coisa. Pode até pensar que o investimento em uma TV 4k servirá para os novos consoles, mas não sabemos quais as especificações dos próximos consoles. Se na geração atual não aguenta os 1080p 60fps sem que o cooler gire mais rápido imagine 4K 60fps.
Fora que ainda irão sair as tvs com a nova especificação HDMI, aí quem comprou uma TV 4k agora praticamente pegou um produto defasado
Não perai Lívio,você acha que um gamer que comprou a consola X não sabia que não necessariamente necessitava de uma tv 4K?estou a ti estranhar,pois todos sabemos que ambos os consoles de meia geração para 4K faltava muito inclusive o HDMI 2.1 que você sabe como eu que ainda não esta disponível,ou seja aquilo que esta no Ecrã não é e nem nunca foi um 4K real,então quem comprou TV 4K hoje você como sabe o que comprou.
Lívio,Livio.propaganda pega em gente desinformada,mas uma pessoa bem informada isto não cola não.
E pò tem muita gente que comprou uma Pro e comprou uma TV 2,5K,assim como o Xbox X.
Ta estranho esta conversa.
Cara não tá estranho, no meu primeiro comentário citei a diferença no marketing entre o Pro e o X. No Pro informaram que o console era capaz de 4K, só que upscale, mas também informaram que quem tivesse uma 1080p poderia aproveitar o supersampling. Já no X também há a mesma coisa só que a MS focou muito no 4K, ou seja, quem comprasse um X teria que comprar uma 4K, não é a toa que mal tocaram no assunto supersampling para quem tem 1080p, aliás só tocaram nesse assunto depois que rodou na net a informação falsa que o X não funcionaria em tv’s FHD.
Não sei se você trabalha com TI mas a frase abaixo é um erro que sempre vejo em colegas da área:
É um erro achar que os demais tem as mesmas informações que nós temos, as mesmas percepções que nós temos. Sim tem muita gente que não sabia que não necessitava de uma 4K, até mesmo os que sabem (e sabem sobre a nova especificação HDMI) recomendam que se compre uma TV 4K para jogar com o X. Te corrijo que quem comprou uma 4K este ano ou nos anos anteriores não sabe o que comprou, eu mesmo só vim saber do HDMI 2.1 através do PCmanias, imagine um pobre coitado que orienta-se por indicação de YouTuber ou análise(as vezes direcionada) de uma revista. Propaganda pega sim em pessoa desinformada, muita gente que comprou um X caiu nessa, lembrando disso viu o caso de um carinha que comprou um X para usar na sua Tv 4K e o Xbox não aceitou porquê a tv não tinha uma taxa de refresh mínima? Essa pegava qualquer um porquê nem na caixa e nem no manual do X falava isso.
Correção no trecho “…ou nos anos anteriores não sabe o que comprou…” o certo seria “…ou nos anos anteriores sabe o que comprou…”.
Não consigo editar as frases em casa, somente no trabalho
Não é possível Lívio que tu achas que um gamer que for comprar um gamer de 3500.00 e não souber o que compra,só pode ser piada
Acho sim, até porquê para mim gamer é aquele que se diverte jogando independente do produto, se é um X um PS1 ou aqueles minigames de 9.999 jogos. Tenho amigos que jogam e muito videogame e quando vão trocar um simples HD interno me perguntam se dá certo ou não, já ouve caso de dúvida de uma simples Tv, é o que te falei no comentário anterior, não é porquê o cara tem um X ou um PC da Nasa ou qualquer outro equipamento que o faz ser Expert na área.
Quem trabalha com TI(Não sei se você é da área) era para saber que o que pode ser o mais óbvio para você não é para o usuário ao lado.
Bom Lívio a percepção de quem trabalha com TI(mais precisamente em computação para empresas)a realidade é muito diferente de quem esta no ramo consoles(games)mas se juntar os mundos ai a coisa fica boa:veja o Mário,mas vamos lá te faço uma pergunta!
Você como eu que comprou o Xbox fat em 2014,sendo assim em 2019 faria 5 anos,como você veria esta imagem da Mic para você,porque o que vejo neste coment desta matéria em questão a diminuição de um produto ao qual não reconheço como gamer e sim um amante de apenas uma plataforma,o gosto é seu e tem o direito de ter,mas sempre temos que ter coerência na vida e as vezes quando isto escapa pega muito mal.
A X como você sabe não é diferente de um PS4 pro,e então porque o desdenho?Preço:a pro é uma consola que se pouco melhorou e tens slogan de 4K na caixa e anúncios,enquanto a X com seus 100 dólares a mais reflete mais esta tecnologia “4K”.
Como falei,não entendi,como gamer não entendi.
Prós e contras Lívio,temos que conviver com ambos.
Complementando o seu comente,sobre”É um erro achar que as pessoas tem o mesmo conhecimento que nós”
É indiferente,pois no mundo gamer quem compra um console ou busca comprar um:geralmente a uma pesquisa pessoal do produto que se queira adquirir.
E este é o elemento chave do meu bate papo contigo,pois ninguém compra nada no escuro e cabe a cada um de nós passar uma informação coerente,as vezes somos atentados em propagandas enganosas e uma boa pesquisa desmitifica isto.Tenho vários amigos meus que tem uma Xbox e esta realidade de falta de jogos a mim e a eles não nos é percebida,pois para mim tenho Halo,Forza Horizon,ou seja dois estilos de jogos que gosto bastante ao qual não tenho no PS e que os gêneros aventura com Uncharted fico no PS,ou seja para mim e para outros esta “falta de jogos” que é aplicada pela mídia em exaustão pelo menos para mim não se aplica.
Abraços.
Acho que a falta de sintonia entre os nossos discursos é que o “mundo gamer” na tua percepção é composto por pessoas que fazem pesquisas mais específicas antes de comprar um produto. Para você todo “gamer” pesquisa a fundo antes de comprar, na minha percepção não.
Concordo que ninguém compra no escuro, mas se eu pesquiso sobre o que o hardware tem a oferecer e o seu custo benefício, outros pesquisam em qual plataforma um certo jogo está,ou em qual plataforma o multi roda um pouco melhor, ou pesquisam em qual plataforma os seus amigos estão. É isso que digo que não baseie as outras pessoas com as atitudes/comportamentos/percepções que você faz, se você comprou um X por oferecer imagens a 4K, 6GB de memória…. outro escolheu o X por oferecer um controle adaptativo, outro porque ao comprar o X ganhava o PUBG de borla.
Não são todos que antes de comprar um aparelho visitam o site da fabricante e fazem o download do manual do produto assim como faço. Cada um compra um produto de acordo com a sua necessidade/interesse, seja ele jogo, resolução ou até mesmo onde os outros estão. Assim como eu, você e alguns sabem que não se precisa de uma TV 4K para o X, outros não sabem e compram uma nova TV 4K devido o marketing realizado em cima do X.
E estes que compraram uma TV 4K são trouxas, desinformados, preguiçosos? É claro que não, com certeza os detalhes que procuramos é algo que não é de interesse para eles e a exigência deles acima de um produto é mais simples, ou seja, vão a procurar de comprar uma nova TV, tenha ela 4K, 12K, 720p o que importa para estes é que a TV exiba uma imagem que agrade a visão. Quer um exemplo?
Recentemente minha tia queria uma TV nova que fosse “smart*”, já que para ela smart significava que tinha Netflix. A alertei a não comprar e que me informasse o modelo, pois existem modelos que dizem ser smart mas que ja vem com aplicativos pré carregados e impossibilita que “instale” novos aplicativos, no caso Netflix. Pesquisei um modelo “smart*” que permitia o uso de outros aplicativos e ela comprou. O fato dela não saber a diferença dos smart’s* a faz ser desinformada? Não pois não é um assunto de interesse dela e até me arrependo pois sei que ela não utiliza o Netflix.(Coloquei um asterisco ao falar em smart porque estas TVs não são smart, deixe o servidor da fabricante dar problema para você ver o quão smart elas são, tão smarts que parecem tv’s dos anos 90!)
Então voltando ao que o Mário quis dizer na defesa de um PS5 em 2019, mas não de um Two em 2020 eu digo que entendo(embora não queira um PS5 em 2019). O fator investimento pode ser um empecilho para o novo Xbox visto que quem investiu U$500 no novo console + a compra de uma nova TV(que é o recomendável pela MS) não vai querer fazer parte disso novamente em menos de 3 anos.
O Mário cita também em defesa o suporte dado para quem compra o X que vai de relação a um pouco o que citei acima, onde compro algo de acordo com o meu interesse. Comprei Xbox devido a Forza e outros exclusivos como Alan Wake e Quantum Break, atualmente jogos do meu interesse só aparece Forza, você acha justo gastar R$1600,00 para ter o suporte atual de um só jogo a cada 2 anos(prefiro simulador a arcade)? Gosto cada um tem o seu, se para mim o suporte não tá valendo a pena mesmo, para você está.
Mas são apenas opiniões.
Só um adendo: Ele não disse que teremos isso, e sim, há rumores sobre isso de qual ele msm não acredita em todos, como esses jogos da Blizzard por ex. Quanto ao Xbox one x, se não me falhe a memória, ele nada disse, mas falou que a Sony estaria preparando uma espécie de PS4 pro 2. Esses rumores que ele mencionou, veio de um insider que acertou muita coisa, mas msm assim, David Jones o tratou com ceticismo.
Não cheguei a ver o vídeo, mas essa estória de PS4 Pro 2 já vem desde o último trimestre do ano passado onde um youtuber, Zevicct(Evitem, só faz clickbait), disse que a Sony lançariam um Pro 2 com especificações que beiravam o one X. Ele falou isso só porque saiu um artigo falando que ia ter uma revisão de hardware no Pro e como bem sabemos essas revisões de hardware são para diminuir o consumo energético, temperatura, área da placa.
Até hoje tiram onda com a cara desse youtuber.
Se a Sony lançar um “Pro 2” eu creio que seja um modelo slim, ou seja, o que falei acima. Até vou complementar, a Sony poderá divulgar um 2° modelo slim para o PS4 base e um modelo Slim para o Pro. Se ela lançar um Pro 2 será um tiro no segundo pé, já não basta ver o “sucesso” que foram o Pro e o X, mas se tratando de Sony o improvável pode acontecer.
E aí Mário, 2019 ou 2020?
https://www.eurogamer.pt/articles/2018-05-22-playstation-4-no-seu-final-de-vida-diz-a-sony
Srs, o ínicio do fim chegou, Presidente da Sony anunciou a investidores o fim do ciclo do PS4/Pro o que nos faz pensar que o @Mario está correto em pensar em 2019 para o advento de um novo PS de mesa.
Eu não sei se é nETTo. O que sei dizer é que se tivesse de escolher uma data, 2019 seria a que escolheria.
Mesmo sabendo que a Microsoft podia lançar melhor depois, isso ao ser uma inevitabilidade não me preocuparia, até porque esperar poderia ser um erro. Ganharia aqui uma vantagem de pelo menos 1 ano e fortaleceria a imagem com exclusivos.
Porque esperar pode ser um erro? Porque imaginemos que a Sony espera para lançar melhor? A Microsoft lança ao mesmo tempo e a vantagem vai-se! Mas agora temos duas consolas lançadas ao mesmo tempo e imaginemos uma mais potente que a outra! Tens de aguentar e viver com isso cerca de 3 anos! Lançando primeiro reduzes essa margem pois podes compensar com uma meio de geração.
Enfim, estou-me a repetir… mas lançar ao mesmo tempo é um risco… Lançar depois lança-se mais potente, mas perde-se a vantagem de mercado. Lançar antes lança-se mais fraco, mas tem-se a vantagem de mercado. E isso compensado com bons jogos e suporte compensa tudo! A consola mais antiga será menos potente mas mais barata, e com grandes jogos estaremos na atual posição da PS4 face à X. Entre uma PS4 a 250 euros devidamente suportada com grandes exclusivos ou uma X a 500 que corre jogos já existentes a 4K e sem grande suporte, a escolha não é difícil. E as vendas mostram-no!
Pelo jeito, alguns jogos migrarão para o ps5 para fazer o famoso colchão de jogos no lançamento.hehe
A 2ª notícia sobre um provavel PS5:
https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2018-sony-trabalha-com-tecnologia-amd-ryzen-a-ps5-e-o-alvo-mais-provavel
Apesar dos motivos que você tem dado em relação a viabilidade do lançamento do PS5 em 2019, eu acredito que será muito cedo.
01) Precisamos de um hardware que realmente seja um evolução em relação ao PS4/PS4PRO e ainda tenha um preço viável. Temos novas tecnologias para refinar o processo de produção de CPU/GPU porém ainda não alcançaram a maturidade suficiente para serem lançados por preços competitivos. Por isso acredito que a relação HARDWARE X CUSTO não será ainda viável pelo aspecto financeiro.
02) Também deve pesar o fato da quebra de gerações. Com essa nova temática, acredito que Sony e Microsoft deem sobrevida a atual “geração”, pois quem quer melhores gráficos opta pelo PS4 PRO e quem não se preocupa com especificações/desempenho opta pelo PS4.
Eu mesmo sou entusiasta e troquei meu PS4 pelo PRO assim que lançou, mesmo sabendo que não haveria muita diferença em desempenho de um console para o outro. Isso porque eu sabia que apesar do hardware melhorado, seria apenas um PS4 mais potente.
Más isso não se aplica ao PS5, pois eu entendo que seria um salto de geração, devendo ter a obrigação de apresentar especificações bem melhores que o PS4 e ainda o PS4 PRO, não havendo necessidade de trocar o console desta vez para ter somente um incremento no desempenho.
03) Junte-se a tudo isso o fato das vendas de consoles e jogos estarem muito bem. Temos vários jogos a serem lançados e ainda estamos vendo melhorias a cada novo jogo lançado. A Sony vai aproveitar ao máximo esta geração, já que com as 2 versões dos consoles ela consegue ainda manter jogos com ótimos gráficos na PRO, diminuindo um pouco a pressão para lançamento de um novo console.
Entendo que final de 2020 seria uma data adequada para um novo lançamento. Teríamos um hardware capaz de trazer melhorias mantendo custo viável ao redor dos 300-350 dólares.
A nível de preço efectivamente 2020 será mais acessível. Já a nível tecnologico 2020 não traz nada. Tudo que existirá em 2020 é quando muito um refinamento a nível de performances do que já existiria em 2019.
A questão é por isso estratégica. A Sony pode compensar um lançamento mais cedo absorvendo prejuizo por consola vendida. Se vir que isso pode trazer vantagens, mesmo que a longo prazo, ela irá aproveitar.
2019 ou 2020, um dos dois será. Até agora tudo o que vi apontava para 2019, mas este relatório, salvo algo estratégico para esconder a real data de lançamento parece apontar para 2020.
Daí que neste momento já não sei.
Seja 2019 ou 2020… que venha um console bem melhor que o PRO. Se não houver realmente um salto de “geração”, acredito que pelo menos pra mim faria mais sentido sempre pegar o console de meia geração, já que nos 2 primeiros anos de uma nova geração quase não vemos jogos que realmente justifiquem a aquisição do novo console. Neste caso ser “earlier adopter” não valeria mais à pena.
Aproveitando Mario. Eu tenho o PRO más não tenho como comparar os jogos no PS4 padrão, por não ter mais o console antigo. Certamente há melhorias para dar uma sobrevida à atual geração, más tenho a impressão de que estes consoles de meia geração não são unanimidade.
O mesmo ocorre com o X da microsoft? Como estão os jogos pra ele? Jogos estão vindo com gráficos que realmente trazem desempenho digno para o hardware dele?
No que toca a melhorias, não falando em quantidade, mas em qualidade, os ganhos para a X são claramente superiores aos da Pro.
Agora a X tambem dececiona. Não consegue 4K em tudo, e a memória extra quase não tem sido usada.
Se perguntares se alguma delas faz realmente a diferença face à base, a resposta é não. Podem melhorar, mas o oferecido é o mesmo. Não há saltos geracionais, apenas melhores grafismos.
Agora pergunto. Quem joga numa TV 720p está realmente a perder face a quem joga numa TV 1080p?
A resposta que deres a isso será a mesma face ao que se perde entre ter uma base ou uma meio de geração.
Pessoalmente diria que perde… mas não ao ponto de não desfrutar do que a geração pode oferecer.