Será que a guerra de consolas está a descer tão baixo?

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

Será que não bastando as campanhas a tentar descredibilizar a PS5, os fanboys Xbox já mentem descaradamente no Linkedin?

Antes de começar este artigo, devo já dizer que a pergunta de cima é retórica. Porque olhando para trás já vimos um falso perfil Linkedin de um suposto ex membro da Naughty Dog a referir abandonar a mesma para ingressar na The Initiative.

E esse perfil foi desmascarado pela Naughty Dog que deu a conhecer publicamente que tal pessoa nunca havia trabalhado para eles.

Nesse sentido, perfis falsos no Linkedin não são novidade, e poderemos estar agora perante mais um caso:

A história conta-se rapidamente.



Recentemente apareceu o seguinte no Linkedin (os pontos fundamentais estão a laranja)

Resumidamente, este senhor refere ser um dos 9 fundadores de uma empresa chamada Qlymax. Que os 9 fundadores trabalharam em mais de 20 jogos AAA.

Que o primeiro jogo da empresa está previsto para o final de 2022, e será um exclusivos Xbox Série X.

Que o motor da empresa, o Q-Max está quase completo, que foi escrito de raiz para usar o poder das consolas de nova geração. Que o motor é um tudo em um, com suporte a grafismo, som, incluindo motores dinâmicos de hidrodinâmica e termodinâmica, IA e muito mais.

E que o jogo que estão a realizar tem o maior orçamento da história dos videojogos.



Ora esta notícia é pesada… digna de figurar em todas as parangonas. A Microsoft está a subsidiar um jogo exclusivo que será o jogo com maior orçamento da história, ou seja, bate os 500 milhões do Destiny. Isto é um notícia de peso!

Mas entrando no Linkedin as dúvidas aparecem!

A empresa, a Qlymax, está referida como tendo sido criada em Janeiro de 2020, ou seja à cerca de seis meses. Uma empresa independente!

Ora com uma empresa fundada à 6 meses como é que o motor está prestes a ser terminado? Eles fizeram um motor proprietário completo em 6 meses?

E se o motor não está ainda terminado (está quase), já estão a desenvolver um jogo com ele? Ora se um motor normalmente demora 2 a 3 anos a desenvolver, um jogo AAA demora 3 a 5 anos. E mesmo assim tudo estará pronto em finais de 2022, tendo a empresa sido criada em 2020?



Tudo isto é muito estranho!

Mais estranho fica quando a pessoa em causa só tem uma recomendação, e a pessoa que o recomenda só tem uma ligação… O próprio Kenneth!

Naturalmente esta notícia levou a que o nome Kenneth Jackson fosse pesquisado na internet. Afinal ele afirma que faz parte de um grupo que já trabalhou em jogos AAA, mas até ao momento ninguém conseguiu encontrar referências a este senhor em lado nenhum!

Mesmo a empresa não tem qualquer referência em lado nenhum! Para o Google ela não existe! E mesmo assim eles afirmam estar a trabalhar com um orçamento de mais de 500 milhões, para um IP inédito no formato dos videojogos.

Das duas uma, ou estamos aqui perante um estúdio altamente secreto, e capaz, com elevada capacidade financeira, que conseguiu apoio da Microsoft para criar um ip inédito no formato dos videojogos, ou perante “astroturfing” do mais alto nível… Seja qual for o caso, ele garantidamente tem a palavra inédito associada.



 

 



5 2 votes
Avalie o nosso artigo
16 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deto
Deto
1 mês atrás

Quando a gente não consegue decidir se são fanboys ou astroturfing, é pq deve ser as duas coisas.

Lembra do windowscentral “ain, PS5 super aquecendo, fonte: random no youtube que diz que o pai dele trabalha na sony”. Esse foi astroturfing.

E sabe do que mais? Todo esse FUD em cima do PS5 a cada dia que passa parece “ataque preventivo”

Não duvido que seja o SX que esteja com problemas de fabricação, já que não teve JOGOS rodando nele na apresentação, foi CGs e Halo rodando no PC.

Eu to só observando a PR da MS, tudo parece ataque preventivo:

“Ain, crossgen não limita novos jogos”, ataque preventivo por causa do Halo

“Ain, crossgen capado é MEME de internet”, preventivamente minimizando Halo virar meme de internet.

“Ain, exclusivos de nova geração é anti consumidor”, depois a gente descobre que o xbox não tem exclusivos de nova geração

as ultimas:

“SX não limita os desenvolvedores”, se mantivermos o padrão, SX tem gargalos muito maiores que o PS5.

“gamepass não da lucro (então da prejuizo) e não se preocupem, a gente da risada quando alguém se preocupa com a sustentabilidade do serviço”

Podcast do “MJ Nelson” com fanboys do xbox, o fanboy do xbxo “a MS devia lançar um Gears por geração e ficar atualizando ele” e o Greeberg aponta e diz “vc é o cara”… Serio que tem jogador que quer o futuro que seja somente GaaS? esse ai é astroturfing

E lembrei disso:

o “crossgen limitado é MEME de internet” pareceu o Phill Spencer tentando enganar o Nadella preventivamente…

sabia que o jogo é um lixo, e antes de anunciar já falou “ain Nadella, não dê bola para esses memes, o jogo tá bom, são os sonystas malvadões de Console Wars nós oprimindo fazendo meme na internet, não se junte a essa *gentalha” (*piada que só funciona se vc viu Chaves)

Sim, pq o Nadella deu declarações publicas sobre a apresentação do SX, claro que o chefe tá de olho no Phill agora, provável que acabou o prazo para o Phill fazer o xbox dar lucro.

Rui
Rui
Responder a  Deto
1 mês atrás

O deto vem aqui deixa a posta dele, passado meia hora o comentário não só não é o mesmo como triplica ou quadriplica de tamanho. O que vale é que o deto esta sempre em cima do acontecimento e esta aqui para nos prevenir das mentiras macabaras da Microsoft, ele até ja sabe ao que o ceo da Microsoft está atento.
Já vi muitos aficionados ao longo dos anos, mas como o deto é bem capaz de ser uma layer extra.
Obrigado deto por nos contares as verdades sem filtros e em cima da hora.
Em agosto vai haver um novo evento da Xbox, provalmente para apresentar a S, da Sony também vai haver um? Pergunto porque não faço ideia e a questão do preço mantem-se.

Frederico Lambertucci
Frederico Lambertucci
Responder a  Rui
1 mês atrás

Na verdade tem um evento da Sony confirmado para Agosto Rui.
Primeira quinzena, mas não me recordo o dia exato.
Mas fora isso, concordo com o Deto em grande parte.
A política da MS é no mínimo confusa e tem feito muito controle de danos.
A minha impressão é que desde que alardearam sobre a capacidade do Xbox SX que acabou a munição.
Primeiro por falta de jogos (já tinham boatos de que ainda esse ano editoras não tinham recebido devkit) e depois, talvez por problemas de construção do SX mesmo, que é especulação, mas é estranho que a menos de quatro meses do lançamento dos consoles não vimos nada rodando no Series X.
Enfim, espero que a Microsoft abandone a política de (jogue onde quiser) e de atenção a sua base de hardware instalada, o que duvido muito.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Pra mim, nada mais importa do que vem do lado do Xbox, sendo verdade ou mentira, tenho ctza que não terá nada de next gen até final de 2022. Então vou focar nas informações de PlayStation 5, já que esse vai me dar algo a mais desde o dia 1 do console.
Falar da Microsoft, da divisão Xbox, de xbots tentando controlar dano não é mais novidade pra ninguém. Todos sabem que falta muita coisa dentro da divisão Xbox. Eu já aceitei que as coisas são como são, outros ainda não aceitaram e se estressam a toa.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off-
Rumor: Halo infinite não sai em 2020. Segundo ex funcionários da 343, o jogo passa por um inferno no desenvolvimento e problemas internos também atrapalham a progressão.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Um novo Crackdown 3?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
1 mês atrás

Aí é falência certa. Haah

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás

Mário o que achas da patente da Sony para a PS5 sobre reconstrução de imagem, tipo DLSS?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Será que a patente vai ser utilizada? Poucas informações ainda… Se for utilizado, sinal que superou o checkboard e quem sabe seja até uma melhoria do que conhecemos do DLSS 2.0 da Nvidia.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Não tenho o nível de conhecimento do Mário, mas acho que posso contribuir um pouco.

Eu achei interessante estarem potencialmente trabalhando em DLSS, entretanto não se tem indícios de que a arquitetura RDNA 2 tenha hardware dedicado para Machine Learning, algo como os tensor cores presentes nas placas de vídeo da NVIDIA. Com isso, em uma rede neural como DLSS ou DLAA, os cálculos seriam feitos nos shaders da GPU, potencialmente afetando um pouco do desempenho.

Entretanto, tenho visto uma linha de discussão interessante, que minimizaria um pouco esse problema. Quando falamos em Teraflops de uma GPU, estamos dizendo a capacidade de cálculos por segundo em FP32, ou seja, operações de ponto flutuante (casas decimais) em 32 bits. Em Deep Learning, alguns cálculos podem ser feitos em precisão menor, já que envolve números menores (por exemplo, os pesos das redes neurais). Então se usarmos 16 bits, diminui a precisão, mas dobram a quantidade de cálculos por segundo (PS5 sairia de 10.28 para 20.56 Teraflops, SeriesX de 12.15 para 24.3 Teraflops). SE trabalharmos com inteiros de 8 bits (int8), a precisão diminui, mas a quantidade de cálculos por segundo dobra novamente, saindo no SeriesX de 24.3 para 48.6 TOPs (não usa mais o termo flop porque não é mais ponto flutuante, mas sim inteiros sem casas decimais). E por fim, se trabalhar com inteiros de 4 bits (int4), dobra de 48.6 TOPs para 97.2 TOPs.

Lembrando que:

4 bits endereça 2^4 = 16 números diferentes – 0-15
8 bits endereça 2^8 = 245 números diferentes – 0-255
16 bits endereça 2^16 = 64k
32 bits = 2^32 = 4gb

Quanto mais bits, maior a precisão, entretanto menor a quantidade de cálculos que tu podes fazer por segundo.

O PS4 PRo por exemplo suporta FP16, calculando 8.4 Teraflops em features específicas que de facto demandem FP16. Suspeita-se que o SeriesX tenha suporte a int4, int8 para Machine Learning, configurados diretamente pela DirectML.

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs

Então qual é a idéia com tudo isso? SE preciso executar algumas tarefas para Deep Learning, reservo alguns shaders operando em int4,int8 ou FP16 (de acordo com a necessidade), e os demais shaders operando a FP32 de forma convencional, já que os cálculos de geometria de um game demandam precisão.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

é meio estranho imaginar que a Sony que foi a pioneira com “menos bits” com FP16 e a pioneira em “DLSS like” com o checkboarding tenha ficado para traz da MS e Nvidia nesse aspecto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
1 mês atrás

Nada de estranho, pois são tecnologias que buscam o mesmo resultado de formas diferentes.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Pelo que tenho entendido, o checkerboard face ao DLSS, oferece uma imagem um pouco menos nitida. E realco o termo “um pouco”, porque o Battaglia teve que fazer zooms de 400% e 800% para mostrar diferencas.

Mas no fim das contas, o DLSS introduziu artefactos que o checkerboard nao introduziu.

A “imparcialidade” do Battaglia pode ser lida no texto que escreveu (parece muito mais imparcial no video).

De forma sucinta, apos salientar que checkerboard presente usado no decima nao e a solucao proposta pela Sony e suportada pelo hardware da PS4 Pro(mentira – a Guerrilha usou sim metodo alternativo, menos custoso no processamento, mas sobre o ser suportado ou nao pelo hardware isso nunca foi confirmado).

Comeca por tecer imensos elogios ao DLSS e de como e uma tecnica imensamente avancada dado que consegue comecar de resolucoes mais baixas.

Depois salienta que e uma enorme evolucao, que oferece um ganho notorio e para isso… demonstra zooms de 400% ou mais para poder provar o seu ponto dado que nas imagens normais a diferenca e pequenissima.

Como quem faz um aparte, refere os artefactos introduzidos pelo DLSS.

E depois, surpresa das supresas, poe a Xbox ao barulho salientando que a consola tem capacidade de machine learning e tera 50% da capacidade da placa que ele usou para este teste, enquanto da PS5 nada se sabe.

O que acho engracado e que, quando se soube deste jogo a chegar ao PC, o Leadbetter sempre referiu que finalmente poderiam fazer a comparacao entre checkerboard e 4K nativos e no fim…

Tiveram que ir buscar o DLSS para cascar no checkerboard.

O que prova que face aos 4K nativos o checkerboard se aguenta mesmo muito bem.

Mas claro, isso nao e algo conveniente dizer.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Como entusiasta de fotografia, sei que a Sony constrói os melhores sensores e estrutura para câmeras fotográficas e realmente não tinha pensado nisso que você falou Mario.
Faria mto sentido o tal “molho secreto” ser algo nesse sentido que você citou e aí sim poderemos ver mais uma evolução em técnicas de reconstrução, partindo de tecnologias que surgiram nas câmeras Sony que foi “emprestada” a Nikon.
Um chip emprestando da tecnologia de ponta dos sensores Sony? Seria muito interessante e faria total sentido, pois estamos a falar de como se constrói imagem, sendo estática ou não.

error: Conteúdo protegido