Sir Clive Sinclair. Uma lenda da informática, morreu com 81 anos.

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

Sir Clive Sinclair é um dos grandes responsáveis pela popularização dos computadores pessoais, que levaram à existência daquilo que conhecemos hoje.

A vida tem factos curiosos, e um deles é que pessoas que nem sequer conhecemos são hoje em dia responsáveis pelas evoluções tecnológicas do mundo que nos rodeia atualmente, e sem as quais quase nem imaginamos viver.

E essas pessoas são muitas, são tantas que nem se torna possível numerá-las.

Mas hoje vamos falar de uma dessas pessoas. Sir Clive Sinclair, o criador do popular ZX Spectrum, um dos sistemas de computação e videojogos mais populares de sempre, e que marcaram a minha geração e, indiretamente, todas as futuras.

O ZX Spectrum ganhou, merecidamente, lugar na história da informática e computação. Era uma máquina altamente poderosa para a altura, que era vendida a preços acessíveis. E apesar de ter lidado com computadores anteriores a ele, como o ZX-81 (também da autoria de Sir Clive), o ZX Spectrum foi a máquina que mais me marcou, que me introduziu de cabeça na informática, e do qual, ainda hoje, possuo dois exemplares perfeitamente funcionais.



Naturalmente que para muitos o ZX Spectrum diz pouco ou nada. Mas para quem era adolescente na altura em que este foi lançado, está foi uma máquina marcante, e que com clássicos como Manic Miner, Chuckie Egg, e muitos outros, nos cativou e prendeu para sempre aos videojogos.

Nota: porque não fazer uma viagem pela memória passada, lendo este artigo.

Perante um aparelho que me marcou e definiu o que sou hoje. Que me faz recordar excelentes momentos da minha infância, não posso deixar de dedicar aqui um espaço à memória de Sir Clive Sinclair. Obrigado por tudo, e descansa em paz.

 

 



5 2 votes
Avalie o nosso artigo
2 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Julio Esteves
Julio Esteves
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Com tristeza li este artigo, tenho muita graditão ao Sr Sinclair por ter me aberto o mundo da computação. Meu primeiro computador foi um NE-Z8000 com 1 kib de memória, depois comprei um TK 85 com 16 kib de memória ambos foram clones do ZX81, hoje lembro com nostalgia o primeiro programa que fiz. Que Deus abençoe este homem que inspirou tantas pessoas.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
24 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Nunca tive um ZX Spectrum original, mas possuo até hoje um TK-90X da microdigital, extinta empresa brasileira que produzia clones do ZX Spectrum e era o que tinha no mercado brasileiro na época devido a imposição de reserva de mercado no país. Perdi muitas horas de digitação em joguinhos ou programas que viam escritos em Basic para o ZX Spectrum em livro de publicação na época e me divertia também convertendo para o MSX Expert 1.0. Boa era foi essa dos 8 bits com Zilog 80. Foi nestes livros aprendendo programação que conheci nomes de figuras ilustres como Clive Sinclair. Uma perda imensurável, mas agora na eternidade.

error: Conteúdo protegido