Smart Tvs continuam a enviar dados de utilização

Apesar dos escândalos dos últimos anos, a recolha de dados privados por parte de smartTvs está longe de parar.

Com uma base de utilizadores de smart tvs cada vez maior, as preocupações sobre a privacidade nestas televisões começam a ser cada vez maiores. A realidade é que ao longo dos anos várias questões foram levantadas sobre a privacidade, tendo existido medidas governamentais, investigações, multas e legislação… mas a coisa, mesmo assim, não aprece abrandar.

Um recente projecto de pesquisa de larga escala mostrou que dados sensíveis estão ainda a ser recolhidos das Smart Tvs e enviadas para terceiros.

A pesquisa vem da Colégio Imperial de Londres, e da Northeastern University, e esta releva que Tvs de marcas como a Samsung e a LG enviam dados de localização e endereço IP para o Netflix e terceiros que trabalham com publicidade. Aparelhos de streaming como os  Roku e FireTV fazem o mesmo.

Num outro estudo da universidade de Princeton revelou mesmo que as aplicações dos Roku e das FireTV enviavam dados específicos de identificação dos utilizadores para terceiros, incluindo a Google.



O estudo da Northeastern University foi feito em 81 aprelhos nos EUA e no Reino Unido, e conluiu que há “casos notáveis de exposição de informação” com empresas como a Amazon, Google, Akami, e a Microsoft a serem as empresas fraquentemente mais contactadas.

Dentro destes dados inclui-se a informação do aparelho, a localização do mesmo e horas e tipos de interacção com a TV. Segundo a o responsável da pesquisa da Northeastern University, o Professor David Choffnesstated, estes dados permitem a quem lhes acede “saber os horários em que as pessoas estão em casa e quais em que não estão”.

Todas as empresas mencionadas no relatório defenderam-se. O Netflix refere que a informação que recebe das TVs não é exclusiva do seu serviço e que se limita Aa saber como é que sua aplicação aparece e se porta no ecrã. A Google refere que “dependendo do fabricante do aparelhos e do possuidor da aplicação, os dados enviados ao Google podem incluir a localização do utilizador, tipo de aparelho, o que o utilizador está a ver e em que aplicação, de forma a ser alcançado com publicidade personalizada.



newest oldest
Notify of
Brunoab
Visitante
Brunoab

Bom, a princípio a minha Android TV da Sony me dá opção de desligar a localização