Sony afirma o óbvio: A PS4 pode fazer Cloud Computing tanto como qualquer outra consola

Uma das situações publicitadas pela Microsoft é a capacidade da Xbox One poder contar com “Cloud Computing”, ou seja processamento remoto de certas situações que poderiam servir para acelerar a consola. Mas a Sony afirma que a PS4 também o pode fazer.

PS4-1-m

O “Cloud Computing” é uma realidade que muitas empresas usam para processamento remoto. Obtendo um pedaço de processamento de um computador e tendo milhões de computadores a processar na nuvem, é possível obter-se resultados que iriam requerer uma estrutura de muito milhões de dólares.

Mas neste caso a situação é diferente. O tipo de Cloud Computing que a Microsoft refere é o obter-se dados pré-processados vindos da internet, evitando-se assim a necessidade de processamento local. E no que toca a este tipo de processamento a nossa opinião é a de muito outros: Uma valente jogada de Marketing, e nada mais do que isso!

Efectivamente, obter vindo da internet situações pré-processadas só poderá ser interessante em situações que não requerem processamento em tempo real, uma situação que se torna bastante limitada quando falamos de 3D em tempo real.



Se a situação necessita de ser processada por variar de acordo com a situação, então não estamos a ver que seja na Internet o melhor local onde o fazer. Afinal com a Microsoft a referir a velocidade mínima recomendada de 1,5 Megabits/s, o que se pode esperar obter em meros KB/s e em tempo útil? E se falamos de algo fixo, então porque não incluir os cálculos já pré-realizados no Blu-Ray?

Seja como for, o “Cloud computing” não é algo que esteja presente ou dependa do hardware, e qualquer sistema ligado à internet pode beneficiar do mesmo.

Assim, qualquer consola poderá usufruir igualmente dos mesmo, bastando para tal ligar-se à Internet. E a realidade é que nem sequer precisa de uma estrutura dedicada uma vez que cada fabricante de jogos pode fornecer a estrutura de apoio ao seu jogo se assim o entender. É basicamente o que já acontece com a criação de servidores para jogos multi-jogador, só que desta vez os servidores seriam para outra coisa.

Por outras palavras, a Sony afirma que a PS4 pode igualmente obter processamento da Cloud. Mas isso era algo que já todos sabíamos. Pode a PS4, pode a WiiU e pode a PS3 e a Xbox 360!



Posts Relacionados