Os autores do Leak de The Last of us estão identificados.
Numa declaração ao Ars Techica a Sony deu a conhecer que a investigação a decorrer já identificou os autores das fugas, confirmado que eles não possuem ligações, nem à Sony, nem à Naughty Dog. Acrescentou ainda, posteriormente, que eles também não são sequer ex-funcionários da Sony ou da Naughty Dog, mas que mais não podia ser revelado pois a investigação ainda estava em curso.
A ideia da Sony é identificar todos aqueles que sejam responsáveis pelo leak, ou pelo publicar ou re-publicar os conteúdos do mesmo. Estamos a falar de um conteúdo protegido por direitos de autor, pelo que a publicação desses conteúdos sem autorização é um crime, previsto na legislação de quase todos os países, e punível por lei.
Foi nesse sentido, e inclusive por protecção dos nossos leitores, que publicamos a notícia sobre a proibição de colocação de qualquer post sobre os leaks de Tlou2. Não só não compactuamos com essas atitudes, como não queremos sequer dar tempo de antena a algo que é legalmente, um crime.
Sinceramente espero que a Sony use todo o seu poderio e coloque em tribunal absolutamente todos os que conseguir identificar como responsáveis por passar ou repassar o conteúdo do seu jogo. Já que essas pessoas não cresceram aprendendo a respeitar as leis, pode ser que o aprendam com um curso intensivo em tribunal.
A notícia que dizia que era um empregado da ND que estava descontente com um pagamento não tinha sentido nenhum. Esse suposto empregado não só deixaria de ter direito ao suposto pagamento, como iria levar com um processo milionário em cima, além disso nunca mais ninguém o iria contratar.
Não tenho muitas dúvidas de que há alguém a investir muito dinheiro em tentar destruir tudo Sony, incluindo os melhores estúdios da mesma, uma pena.
Espero que os responsáveis sejam severamente punidos e que sirvam de lição. Os leaks ultimamente têm sido demais e quebram em muito o entusiasmo que novas revelações normalmente traziam no passado, agora parece que já se sabe tudo antes de ser anunciado.
Ha muita coisa estranha nesta historia. Mas a campanha concertada contra exclusivos Sony nao e nova. E depois do FUD desoberto no Discord sobre o Reset Era, pelo menos agora faz sentido teres um conjunto de pessoas a planear espalhar desinformacao, criando posts no reddit ou no Github e depois virem linkar esses posts em foruns como se tivessem sido escritos por terceiros..
Ou alguem se esqueceu o Puddlegate como ocorreu com Spider Man?… E curiosamente, escandalos destes so chegam aos exclusivos Sony. Nao vejo o mesmo contra Halo, ou contra Gears ou contra terceiros.
So os jogos da Sony sao analisados a lupa. E chega a ser hilariante porque invariavelmente, por muito que facam por tentar minar a sua qualidade, eles acabam por se fazer valer por si proprios. E a realidade e que isto nao e de agora. Em 2013 eram aos magotes aqui a dizer que os exclusivos Sony eram maioritariamente “meia-boca” ou medianos. E elogiava-se os titulos exclusivos da MS a ponto de serem quase suprassumos. Forza e o unico e verdadeiro simulador (atencao, simulador! Isto para deitar abaixo Driveclub por ser mais arcade – curiosamente Forza popularizou-se precisamente por ser mais arcade e por isso mais divertido e prazeroso), Halo o supra sumo das series de videojogos, a Gears a grande reinvencao da industria. Tudo o resto era palha.
Dizer que existe campanha contra os exclusivos da Sony é a mesma coisa de dizer da mídia sonysta, ambos nao existem, tudo teoria da conspiracao
Teoria da conspiracao?
https://www.forbes.com/sites/davidthier/2018/08/31/the-spider-man-puddle-controversy-is-one-of-gamings-dumbest/#2d7f410e2517
Isto foi tao teoria da conspiracao que ate tiveste reaccoes de terceiros em conferencias.
Olha so para este artigo pra ver esses e outros:
https://www.pcmanias.com/puddlegate-quando-uma-poca-define-o-upgrade-ou-o-downgrade-algo-esta-mal/
Death Stranding, nao se conseguiu livrar da polemica:
https://www.ccn.com/death-stranding-thrashed-on-metacritic-less-than-24-hours-after-launch/
E como estes muitos outros.
Sabes, Fernando… ate ao FUD eu tambem teria considerado isto teoria da conspiracao. Mas depois ficou realmente provado que efectivamente ha pessoas que se juntam e programam a melhor forma de criar polemicas.
Poderiam ser teorias da conspiração, não fosse, terem apanhado em flagrante aquele grupo organizado do discord. Do resto, basta ver a história, com factos não teorias.
Ahhh se irão acionar a justiça pelo reenvio dos leaks então já espero um ali do Xbox perder mais um processo, já perdeu 2 processos para jornalistas e com certeza perderá mais essa. Lembrando que não é a primeira vez que ele mostra o final de um ip da sony antes do tempo.
Pá, eu espero que persigam toda a gente. O simples receber de uma cartinha dos advogados da Sony já ia meter muita gente de caganeira.
Se não quem postou, pelo menos os sites que deixaram postar e não fizeram nada.
Eatanos a falar de violação de direitos de autor. Algo a que poucos ligam, mas que é protegido por lei. E com um acusação de danos em cima, num produto de 70 milhões de euros, qualquer um borrava as calças.
Lol, o Larry Hryb acaba de chamar num tweet público Xbox One series X à nova consola.
É o que dá estas nomenclaturas bizarras com todos os nomes parecidos.
Isto vindo do relações públicas da Microsoft deveria dar o que pensar. Mas agora é tarde para mudar o nome,
Lollll
Até vi o vídeo que o Dictator fez… A pior parte é ele ter que admitir que o VRS é uma característica standard do RDNA 2 logo a PS5 também tem!
Sim e nao. Ha sempre hipotese de personalizacao.
Ou seja o VRS da Xbox pode ser diferente do VRS da PS5.
A MS declarou que tem uma patente num metodologia.
E é. Mas a PS5 tem VRS com quase toda a certeza. Será standard no RDNA2.
A DF me lembra um site/forum bem grande do BR… Chamado clube do hardware.
Ambos são muito bons para quem não entende nada do assunto, depois que o sujeito aprende um pouco começa a notar várias bobagem que eles falam…
A DF para mim é isso aí, um site para quem não sabe nada aprender um pouco.
Até eu já tinha dito aqui que para Sony e MS o PS5 e SX seriam algo entre PS3/x360 e PS4/xone… Não iam investir tanto quando nos primeiros e TB não iam jogar tanto na zona segura como os últimos
Enquanto isso a DF insistia no “8TF pq é mid do que já tem no PC igual PS4/xone”.
Até eu acertei melhor a previsão da nova geração que a DF, outro que sabia mais que a DF foi o NX Gamer.
Único que não é fanboy disfarçado na DF e o John, esse eu sempre vejo todos os vídeos.
Detto. Não podes criticar a DF. E nem podes criticar por exemplo o Fernando Medeiros.
Quando tu aprendes que o céu é azul, tu vais dizer para sempre que o céu é azul. Mas se um dia te disserem a verdade, que o céu não é azul, e que a cor se deve ao reflexo do sol no mar, podes ter dificuldades em aceitar.
A realidade é que andamos a falar de Tflops durante 8 anos, e isso entranhou-se. Mas os Tflops estão longe de ser tudo.
Por exemplo, o VRS pode trazer ganhos até 20%. Só ele seria suficiente para desequilibrar a comparação entre a PS5 e a série X. Bastava ser suportado na PS5 e não na X.
Ou até aumentar a diferença entre elas, se fosse suportado só na X e não na PS5.
Aquilo que sabemos neste momento, é que não sabemos nada. A PS5 está ainda por revelar. O que sabemos deriva de uma conferencia de 50 minutos onde apenas se abordaram alguns pontos da consola, e que foi gravado para ocorrer numa conferência que tinha como data uma altura onde ainda não era adequado dar-se a conhecer tudo.
Basicamente o que está na PS5 é uma incógnita, apesar que conhecemos já algumas alterações que nos fazem perceber que os Tflops entre as duas não dizem a realidade toda. A arquitectura tem efectivamemte a mesma base, mas o nível de personalização é tão alto e tão diferente que, só pelo que sabemos, percebe-se que não é possível comparar-mos as consolas pelos Tflops.
Depois isto é piorado pelo facto de a arquitectura ser x86, e como tal poder ser comparada com o PC. As pessoas não percebem que isto não são PCs, são estruturas proprietárias, altamente personalizadas a nível de hardware e software, especialmente do lado da Sony que não está presa aos PCs de forma alguma, e vês frases como “que SSD devo colocar para a minha 1080Ti passar a 2080 TI” que são de uma ignorância atroz, demonstrando total incompreensão do que foi feito.
Outra coisa que as pessoas não compreendem é que as consolas são baseadas no RDNA2. Mas isto não quer dizer que elas sejam RDNA 2 puro. Elas são algo altamente costumizado, altamente adaptado às necessidades do cliente, e personalizado por este com muitas características novas, algumas das quais aparecerão no RDNA3, outras que serão exclusivas da máquina. Nesse aspeto até o Bruno parece esquecer isso, quando me fala em comparações com a 5700 XT.
As consolas referirem que são baseadas no RDNA 2 quer apenas dizer uma coisa. Que elas tomam como ponto de partida a tecnologia RDNA 2, e que suportam todo o seu feature set (incluindo o VRS). Daí para a frente cada um pode personalizar e melhorar o que quer, mas aquilo que será o RDNA2 nos PCs está garantido nas consolas.
Agora como disse, personalizações serão imensas. Algumas farão futuramente parte do RDNA3, outras não. O RedGamingtech tem vindo a falar disso, e refere já várias fontes que lhe garantem que a PS5 vai muito além do RDNA2. Curiosamente num dos seus últimos tweets refere que pelo que está a saber, seria recomendado, por questões que não os Tflops, que a Microsoft tentasse subir as velocidades de relogio da consola.
Claro que para mim vale o que vale. Nem sequer vou meter isso num artigo pois este tipo de informações nesta geração tem sido uma coisa por demais, e nem tudo se confirma. Mas uma coisa é certa, a PS5 não foi oficialmente apresentada. Não sabemos tudo dela, e mandar bitaites porque 12,14 é maior que 10,28, é prematuro, e mais prematuro fica quando pelo pouco que já conhecemos, já dá para perceber que os Tflops não dizem a verdade toda.
A verdade é que ambas as consolas são incógnitas. Como a ps5, que não conhecemos muita coisa, o mesmo acontece com a Xbox SX. Pois a sua apresentação foi mais para o público do que propriamente criadores.
Talvez se tenha esquecido da virgula….
“Xbox One, Series X”
Mesmo isso não existe. Existe uma Xbox One X, não uma Xbox One série X.
Seria enumeracao. Em vez de dizer Xbox ONE e Xbox Series X, talvez tenha tentado escrever, Xbox ONE, Series X (evitando repetir Xbox.)
A Xbox não tem VRS. Nem a X.
A Sony está a emitir “Strike orders” a vários canais de Youtube que abordaram as leaks.
É bem feito para quem julga que a sua liberdade de expressão está acima dos direitos dos outros.
Finalmente o jogo está em Gold só vêm..
Ainda bem! Vi agora um vídeo do diretor e fiquei ainda mais ansioso. Nunca mais chega dia 19 de junho…
Para min é o jogo que mais espero está geração!
Sobre os leaks.

Ao que esta gente chegou.
Espero que agora paguem e caro o que fizeram.
Meu Deus aonde vamos parar. As pessoas estão doentes.
Deviam ser expulsas através do IP! Enfim, tudo para estragar a experiência…
Trailer final de The last of Us part II liberado pela ND
https://www.youtube.com/watch?v=vhII1qlcZ4E&feature=youtu.be
Meus amigos… Fiz até pre order!
Muito bom!!!!!
O Neill Druckman fez um vídeo a tentar tranquilizar os faz de The Last of Us part ll e bom o vídeo tem 66.000 deslikes contra 22.000 likes assim como não é possível comentar, fato que já é noticiado em alguns sites.
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-06-mensagem-do-director-de-the-last-of-us-part-2-mal-recebida-pelo-fas
E hoje saiu o trailer da história e adivinhem lá, além de não poder comentar, tu não consegues ver o número de likes nem deslikes do vídeo oficial na página da Playstation…
Agora a razão acima de tudo não é o vazamento do jogo e sim a influência da feminista Anita Sarkeesian, grande amiga pessoal do diretor e um desastre de relações públicas para o jogo…
Pesquisem no Google e vejam por si mesmos que os fãs ao saberem da participação dela no jogo está a dar um grande impacto negativo sobre o jogo!
https://twitter.com/anitasarkeesian/status/1166379510528262145?s=20
Pá, não estou por dentro do assunto, mas já repararam que ao promover a mulher nos videojogos e filmes, basicamente tornam-na numa personagem que atua como… um homem?
Pois.. Ontem estava a ver os Incríveis 2, e olhando com um pouco de atenção… O Sr Incrível quase pede desculpa por nascer homem!
Isto está a virar uma agenda política em todas as mídias.
Pelo que tenho entendido, By-Mission, ela nao participa no jogo. Apenas foi referido como referencia por parte do Neil Druckmann sobre a representacao de personagens femininas nos videojogos de modo a evitar a sobre-sexualizacao.
Mas esta revolta esta com a representacao de personagens femininas no titulo. Uns queixam-se que a Ellie e feia (eu acho-a parecida a atriz que lhe da vida e menos com a Ellen Page – algo que foi um problema no primeiro titulo), outro que a atriz de motion capture de uma das personagens tem um peito maior que o modelo do jogo e outro, que uma das novas personagens (aquela que quase foi enforcada) num dos trailers e demasiado musculada (nao, nao e).
E sobre a historia, nao sei dizer, porque felizmente consegui evitar spoilers ate agora.
Eu nao conheco essa senhora, nem sei em que polemicas se tem envolvido… sei apenas que e uma activista que se tem insurjido contra ambientes de trabalho toxicos e posso garantir-te que isto e muito, muito immportante. Podes estar a ter uma conversa com os teus amigos e podes estar a insultar colegas sem saber. Eu ja trabalhei em ambientes toxicos, e sei como a coisa se porta. Mas o que vejo da parte dos dislikes e apenas choradinho e campanha de negatizacao.
A ND e Druckman entregaram imensas personagens femininas, que conseguem ser sensuais e fortes, ao longo dos anos. Agora nao transformaram a Ellie numa pin up, e nao, quando encontras uma sobrevivente no meio daquele mundo ela nao vai estar em fato de banho e a jogar volley de praia. E isto, pelos vistos incomodou algumas pessoas.
@Bruno sem spoiler pode lêr tranquilo pois não sou um destes babacas que andam Internet afora!
…”Anita Sarkeesian não está associada ao jogo ou à sua história de forma alguma, mas a menção de Druckmann à Frequência feminista durante uma apresentação do Last Of Us afetou alguns jogadores da maneira errada.
Druckmann pode ser visto durante uma palestra de 2013 citando Troops Vs. Women como inspiração para o motivo pelo qual ele “não gosta” do que vê em relação à representação de mulheres em videogames. E seu slide inclui exemplos com Quiet, do Metal Gear Solid 5, e Ayane, do Dead Or Alive.
Além de falar sobre Anita durante esta conferência de imprensa, Druckmann também falou afetuosamente sobre ela durante a preparação para o lançamento de Uncharted 4.”…
A questão se passa no seguinte argumento, o primeiro The Last of Us, tu o jogas inteiro e nunca saberia que a Ellie era gay, ao passo que foi preciso um DLC para saber o que se passa na vida sexual da personagem… E bom adivinha influência de quem?
Nessa época já alguns funcionários já andava a ter atritos pois cada vez mais politizaram a situação…
No Uncharted 4 tivemos a mulher biônica que bate em Drake e Sam como se estes fosse dois meninos, ao passo que no jogo enfrentas exércitos inteiros, vamos ao DLC do Uncharted o que temos não uma, mas 2 mulheres biônicas e como foi noticiado a saída de muitos funcionários da NaughtDog nesse período.
Agora em 2020 só digo é melhor esperar as análises pois o jogo deixou descontente muitos fãs..
Estou a ser sincero contigo, como fã de The Last of Us eu estou decepcionado 😥
Pois, By-Mission, porque sao sobre-sexualizadas. Apesar de que MSG faz o mesmo com homens. Raiden nao e esta propriamente como um padre. Mas como disse em cima, ela foi uma referencia sobre o desenho das personagens, nao sobre o resto.
No primeiro jogo isso foi sugerido, ao de leve, na campanha principal. A Ellie apanha (rouba) uma revista pornografica quando eles deixam o tipo das armadilhas que vive sozinho. O tipo e gay e tinha um amante que morreu (o homem que depois encontras enforcado – suicidou-se) porque com o passar do tempo e o piorar da situacao, a relacao entre os dois deteriorou-se.
Essa revista portanto, nao tinha mulheres, mas homens. Os comentarios que ouves da Ellie no banco de tras do carro (antes de serem albaroados fora da estrada) sugerem isso sobre a sua sexualidade.
Eu ando informado sobre problemas relacionados com crunch, nao problemas devido a historia ou construcao de personagens no seio da ND. Os problemas de crunch levaram a queixas sobre horarios de trabalho extensos, e alegacoes de que se deve a ma gestao e mau planeamento que obriga a excesso de trabalho que nao e aproveitado. E foi por isso que algumas pessoas sairam – 14 Designers pelo que estou informado, e tendo em consideracao que a ND esta localizada num area prolifica em estudios ate e normal.
Mulheres bionicas, capazes de dar cabo de um tipo, tiveste em muitos mais meios e em muitos mais jogos antes daqueles da ND. E nunca vi queixa.
A Chloe de Uncharted ja esta connosco desde o segundo. Tens as lutadoras de Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken… Tens a Lara Croft, um icone nesta industria. Bayonetta, as personagens femininas de DmC como a Tris, a Ciri e Yennefer de the Witcher e nunca, mas nunca ninguem se queixou ate agora. Mesmo em RDR encontras uma mulher no inicio que e dona de um rancho, usa calcas e e um atiradora excelente, em pleno seculo XIX. Tiveste series de TV como Alias, Dark Angel, tiveste o extermnator feminino em T3, os filmes Resident Evil, foram todos nas costas de uma mulher.
Voces dizem que ha uma agenda… eu, o que vejo, sao mulheres normais e raparigas normais, que eu espero encontrar na rua ao sair de casa. A ND tanto em Uncharted como em TLoU nunca apostou em sensualizar as personagens, mas em construir tanto mulheres como homens realistas.
Alias, aproveitando… onde estao as queixas devido a Mass Effect, ou o proximo CyberPunk? Queres mais bionico que este? Viste as ultimas noticias onde foi revelado o conteudo sexual e a possibilidade ate de costumizar genitais? Imaginas mesmo que as pessoas nao vao experimentar com isso?
Bem, se agora a qualidade dos jogos se avalia pelos parâmetros de machismo, feminismo ou sexismo, algo vai muito mal… E não são os jogos.
Nao se deve avaliar ou deixar de avaliar. Jogos neo-nazis em que exterminas Judeus, ou pessoas de descendencia africana, sao alvo de censura e ha lojas online a nao publica-los.
Como sabemos de casos bem tristes, ha toda uma cultura que tenta reduzir as mulheres a objectos, e pode ser grave quando falamos de crimes de violecnia sexual, e bem recentemente temos tido em Espanha alguns casos verdadeiramente horriveis. E se fores ver os culpados… parecem tipos normais. Podiam ser colegas teus, ou amigos de um amigo com o qual te encontrarias em circunstancias normais. Nao ha ninguem que mereca isso!
E com vemos, ha toda uma enormidade de anormais por ai a tentarem papagear as suas ideias (ideias criminosas) e dao-se fundamento e motivacao nos videojogos (procura um video no youtube sobre feministas e tens perolas feitas no RDR2).
Aqui a grande questao e a representacao da mulher e como representa-la.
Eu nao concordo o que fizeram com Days Gone em que o jogo foi vilependiado por alguns (mais no twitter que noutros meios) devido ao conteudo. Foi feita uma campanha bem grave contra o jogo – mas no fim o jogo nao foi nada disso.
Tb nao concordo com estas criticas a ND. A Ellie e homosexual. Ok, e que e que isso interessa? E a primeira mulher a se-lo? Nao! Qualquer pessoa que se queira informar ira desobrir que temos personagens LGBT nos videojogos desde ha muito. Nao fara uma melhor ou pior historia por causa disso!..
@Bruno
A questão fica em que há uma agenda política em cima, e por isto se faz as mudanças em volta da agenda. A personagem ser: HOMEM MULHER HOMOSSEXUAL BISSEXUAL ASSEXUAL TRANSEXUAL não interfere no que nos jogamos e a questão é que agora tudo tem que se moldar ao que o personagem faz na hora de transar digitalmente.
Eu joguei GTA Sanandreias com o Carl Johnson e jogaria o mesmo jogo com a Carla Johanssen pois o jogo não foi feito a molde do personagem o personagem foi feito a volta da história que eles queria contar…
Joguei Tomb Raider e me diverti como quando joguei Uncharted não é por ser homem ou mulher que me diverti menos.
A questão é que o The Last of Us que eu joguei era sobre um mundo apocalíptico em que se tem que sobreviver a qualquer custo e um jogo que tem como história sobreviver a este mundo.
E agora não, o jogo é sobre a sexualidade da personagem!
E antes de me acusar e qualquer coisa compare o trailler do primeiro The last of Us com The Last of Us 2 e diga que não há uma agenda por trás da história…
Ou no primeiro tiveste o Joel a beijar a Tess ou a dormir com a Tess?
By-Mission… Apaguei o teu video! Se há spoilers nos comentários não quero o link aqui.
Sim sem problemas, eu li os comentários e não tinha, mas vai que tem um abençoado espreitando e pronto.
Tem toda a razão e não vou linkar mais nenhum.