Após a Sony ter anunciado que um exclusivo seu, e da sua consola Playstation irá sair no PC, é altura de reflectirmos um pouco no que isso pode significar.
Antes do mais, quero clarificar a minha situação. Não defendo e nem nunca defendi que os exclusivos de consolas vão para o PC. Isso seria dar argumentos ao PC que beneficia do melhor de três mundos (PC, Xbox e PS), tornando-o na plataforma de eleição.
E nesse sentido não irei alterar a minha postura. Caso a Sony decida avançar com mais lançamentos de jogos no PC, irei mostrar a minha revolta e indignação. E poderei mesmo ponderar o suporte à consola que a marca tem tido da minha parte desde o seu primeiro produto.
Não quero e nem aceito, que a Playstation entre pelo mesmo caminho da Microsoft. Não é isso que quero! Gosto do actual modelo, e pretendo mantê-lo, sendo que nesse sentido lutarei por ele com todas as minhas forças, para o manter. Caso tal não aconteça, abandonarei a consola, voltando ao PC! Daí que, por uma medida de precaução a mim mesmo, pondero inclusive a hipótese de adiar a compra da PS5 até perceber realmente a posição da Sony.
E a realidade é que neste momento entendo que a Sony deveria vir a público esclarecer exactamente o que pretende fazer daqui para a frente. E vir dizer que estão 100% comprometidos com a consola não chega. Afinal tambem ouvimos isso da Microsoft, e os seus exclusivos estão todos no PC.
Apesar de tudo, ainda espero que o lançamento de Horizon Zero Dawn seja um caso único, e um caso que realmente se enquadre naquilo que foi explicado. Uma medida tomada, tal e qual como referido na entrevista de Hermen Hulst, no sentido de promover os jogos Playstation junto dos gamers Hardcore de PC, e uma forma de se tentar expandir a plataforma, melhorando-a no futuro.
Mas se isso implicar cada vez mais e mais jogos da consola a passarem para o PC, esqueçam… A playstation até poderá crescer, mas não à custa dos fans mais ávidos, aqueles que acompanham a consola desde sempre. Porque esses, tal como eu, não aceitarão que os jogos passem para o PC.
Aceito que o futuro das consolas e dos jogos AAA enfrente agora ameaças que não existiam antes. Os serviços de subscrição são uma ameaça aos grandes jogos AAA, e o streaming uma ameaça às consolas. E aceito tambem que, em maior ou menor percentagem, esses serviços vão roubar clientes às consolas. Daí que uma medida de promoção da consola junto daqueles a quem mais interessa o modelo clássico actualmente em vigor, me soe a lógico. Mas tal terá de ser contido! Terá de ser uma excepção e uma excepção rarissima! Porque criar mais excepções cria um padrão, uma norma. E isso não pode acontecer! É uma alteração à Playstation que sempre conhecemos que eu, pessoalmente, e sei que a maior parte dos leitores da PCManias pensam igual, não aceitarão.
Aceito ainda que esta medida seja eficaz. Horizon Zero Dawn é um grande jogo, mas um jogo que terá quase 4 anos quando sair para o PC. O seu efeito como exclusivo acabou, e caso Horizon Zero Dawn 2 seja, como se falou, um título de lançamento, quem gostar do jogo, vendo uma versão de nova geração que deixa a inicial que, na altura do seu lançamento vai parecer impressionante, num patamar de qualidade inferior, criarão aqui uma situação de atracção à nova consola da Sony. Uma consola que se acredita venha a ser capaz e potente o suficiente para atrair igualmente pelo preço e hardware.
E nesse sentido, esta medida pode efectivamente ter resultados.
Mas se os resultados são uma incerteza, o que já sucedeu é uma realidade.
Jogadores hardcore que acompanham a marca desde sempre destruíram as suas consolas. As queixas e ameaças a abandonarem a marca, temendo que a Sony se torne numa Microsoft (e a escala é irrelevante) são uma realidade, e há mesmo iniciativas, com as quais até concordo, de pedidos de devolução do dinheiro pago por Horizon Zero Dawn, que foi vendido como sendo exclusivo da consola.
A realidade é que a Sony fez aquilo que nunca esperaria ver. A Sony mentiu! E isso não augura nada de bom!
Mentiu também quando colocou um selo de “Exclusivo Playstation” no seu jogo, que agora vai para o PC, e mentiu quando alguém da Guerrilla veio dizer dar a entender que o jogo não sairia no PC. E que se saísse teria de comprar um desses PCs, ficando contente quando alguem disse que PC significava Playstation Console, e alegando que nesse caso já tinha uma e poderia jogar o Horizon Zero Dawn.
Naturalmente isto não é nenhum responsável, mas é alguém da Sony. E não podemos esquecer que estamos numa altura em que tudo o que cai nas redes sociais se espalha e é notícia. Se esta pessoa não é habilitada a falar, deveria ter instruções para estar calada.
As consolas movem paixões. E a Sony não parece ter tomado isso em consideração nesta situação! Apesar de a meu ver a entrevista ser relativamente clara nas intenções, ela não é preto no branco. E deveria ter sido. Acredito que neste momento esta revelação fez danos grandes na comunidade Playstation. Talvez mais do que a Sony esperaria. Pessoalmente posso dizer que nunca imaginei estar a escrever um dia um artigo destes e só o simples facto de o estar a fazer já me deixa tremendamente decepcionado com a Sony. Mas mais do que isso é uma decepção que pode vir a ser mais do que isso. Pode mesmo vir a ser uma separação. Tirar exclusivos da consola é uma quebra face às políticas que sempre nos apaixonaram. Um mudar daquilo que sempre definiu a consola, um mudar de políticas que eram aquilo que mais atraia na empresa. E se mais jogos passarem, ainda pior.
Ver o Cory Barlog a responder com um emoticon de reflexão quando questionado quando o seu jogo sairá para PC não agrada. Não agrada mesmo! Estamos a falar de um IP criado e consagrado como exclusivo na Playstation. Um jogo que, mais do Horizon Zero Dawn, terei dificuldades em digerir em vê-lo no PC.
E promessas de que não serão todos ou só serão alguns, valem o que valem. Podemos confiar nas pessoas, nas empresas, mas não quando isto acontece, e muito menos quando sabemos que a Microsoft também disse em tempos o mesmo. E a coisa é o que é!
Acima de tudo, nesta fase acho que a Sony deveria esclarecer a 100% a sua postura. Que o deve fazer rápido! Porque se a explicação pode ser coerente, e compreensível, para o bem da Playstation, também podemos estar perante uma postura pouco compreensível, onde o líder de mercado, por questões que teria dificuldade em entender, resolveu seguir as políticas do “lanterna vermelha”, ignorando que o mercado lhe estava a dizer de caras que o que estava a fazer era o correcto e o que as pessoas queriam.
Sinceramente, neste momento, acima de tudo quero mais explicações. E acho que a Sony as deve! E ignorar a situação, deixando-a correr, terá situações. Porque como disse, isto move paixões… mas também move ódios. E as marcas terem atitudes que desagradam aos fans é o pior que lhes pode acontecer.
NOTA: Acréscimo posterior
Após uma leitura do texto, percebo que não deixei suficientemente clara a minha posição sobre este assunto.
Eu não estou contra a postura da Sony, se realmente ela foi no intuito de publicitar a consola e a fazer vender mais, e desde que tal seja contido. Aliás nem sequer contra o levar alguns exclusivos com 3 anos de idade para o PC.
O que sou completamente contra é uma situação onde os jogos acabem ou por ir todos para o PC, ou, pior ainda, irem para o PC bastante antes de esgotarem o seu potencial como exclusivos da consola, sendo o caso pior, em saírem em simultâneo na consola e no PC.
Seria uma dessas situações que me desagradariam. De resto, um exclusivo pontual com 3 anos, pensando na promoção da plataforma… não me choca nada!
Como referi no outro tópico.
A Sony quer que o consumidor compre a nova ps5, e só está a fazer para isso!!
Mencionaram inicialmente que um dos objetivos era haver uma transmissão rápida para a nova geracão!
O que eventualmente irá acontecer é a disponibilidade do Horizon Zero Dawn e God of War no Pc e estar disponível para a Plus, para aumentar o número de pessoas que jogaram, devido as sequelas estarem próximas de lançamento na ps5.
A PlayStation 5 muito provavelmente não terá exclusivos partilhados com o PC, dos estúdios internos, pois isso está contra a política deles!
Eu faria o mesmo, porque está a permitir aos que não tiveram ps4 entraram na próxima geração sem perder nada! E assim podem explorar o mercado da Xbox e do Pc.
Ok.. mas não percebo em que é que lançar exclusivos no PC contribui para o sucesso da 5.
Eventualmente ao deixar as pessoas que não aderiram à PlayStation jogarem e perceberem a qualidade dos exclusivos.
Certamente melhor e mais barato que publicidade de TV.
Mais barato?….
Ha uma coisa em contabilidade chamada custo de imagem. Se tiveres falha de um produto, prejudica-te a imagem e perdes dinheiro. Se tens declaracoes polemicas, prejudica-te a imagem e perdes dinheiro. Se ocorrer um acidente, se fores roubado, se es um hotel e os teus hospedes se queixam de baratas no quarto, tudo isto resulta em que a tua imagem e prejudicada e perdes dinheiro. Foi por isto que uma ciencia chamada gestao da qualidade e melhoria continua foi criada (e foi um dos motivos que levaram a recuperacao do Japao no pos-guerra.) Para seleccionar e juntar riscos e minimixar a ocorrencia de acidentes ao minimo. Danos de imagem perdem dinheiro.
A Sony recuperou a PS3 de um desastre certo devido a jogos com Uncharted, Killzone, God of War que brilharam no hardware dessa consola e motivaram a compra da mesma. Os fanboys Xbox ignoram isto e acreditam que a recuperacao da PS3 se deveu ao fator “marca”. Terminou a geracao com chave de ouro gracas a The Last of Us.
E depois teve um arranque como nunca o teve e tem a consola com maior ritmo de vendas da sua historia precisamente porque manteve o suporte e criou esta imagem de um hardware com grande suporte. E a prova e que tens jogos a chegarem aos 18 milhoes de unidades vendidas em series que antes vendiam 6-8 milhoes.
A Microsoft nao recuperou a Xbox de um desastre certo porque cortou no suporte, cortou nos exclusivos e agora anda a mudar a narrativa para angariar clientes e early-adopters. Mas o dano na Xbox esta feito com duvidas se chegara sequer aos 50 milhoes de unidades. Cada vez mais esconde valores e mesmo os MAU deixou de divulgar quando a Sony fez o mesmo e apresentou os seus 103 milhoes. E isto com o gamepass a oferecer titulos gratis.
Sao dois casos em que a situacao e a mesma e o que lixou uma marca foi o corte no suporte e disponibilizacao dos titulos em plataformas externas.
Nao e por acaso que a desde que MS pos tudo no PC tens a narrativa de que “exclusivos sao um cancro nesta industria” ou “nao entendo porque sentir-se mal em ter outros a jogarem os mesmos jogos na plataforma”. Isto sao tudo fanboys a tentar acabar com o ponto forte da Sony: os exclusivos. De um lado PC players que querem os jogos, mas nao querem ter que comprar a consola, de outro Xbots a tentarem fazer pressao para que a coisa se copie de modo a poderem argumentar que a Sony faz um mesmo e que um dos pontos negativos da Xbox nao e um ponto negativo (como tiveste aqui agora).
O ponto e: esta narrativa comecou precisamente porque se comecou a ver que os jogos tinham qualidade, eram bons e tinhas um grupo selectos de pessoas (fanboys) que nao querem comprar a consola por nada, mas querem jogar os jogos. O motivo? Ego, nao querer admitir que a plataforma tem qualidade, noa querer admitir que a consola tem valor depois de anos a cascar nelas porque sao consolas ou a cascar na PS porque a Xbox tem isto ou aquilo. Por isto, lancar o jogo no PC nao vai angariar clientes para a consola. Porque PC players que estao abertosa faze-lo ou ja o fizeram… ou estao impossibilitados por motivos de forca maior (trabalho, situacao pessoal).
O que vai ocorrer e o oposto. A imagem que a Sony cultivou na PS2, PS3 e ao longo da PS4 de exclusivos – e um dos motivos que levaram ao sucesso da consola – vai ser destruida. Porque agora, ja deixou de ser as consolas da Sony tem jogos que nao posso jogar em mais lado nenhum para ser os jogos vem eventualmente ao PC. Mesmo que a Sony nao faca nada – este titulo sera a prova que sustentara a sua teoria e o discurso. Nao importa se demora 4 ou 6 anos, importa que um dos pontos de venda se perdeu.
Ver trabalhadores da Sony a reproduzir esta lengalenga e preocupante, porque significa que nem entendem o que gera o dinheiro que lhes permite ter um emprego. Nao entende que a divisao ganha precisamente pelas royalties. Estao a ser imbecis e a destruir todo o trabalho de 25 anos.
Ja ha imensos comentarios a dizer que “Only on playstation” nao significa nada agora. E tem razao.
Este e o tipo de decisao que da cabo de uma geracao e pode destruir uma empresa.
Queres tu dizer que se a Ferrari te der um carro, os restantes compradores vão deixar de comprar porque o ser restrito a elites deixa de existir?
Há um exagero global… Eu entendo-o mas não o suporto. Porque entendo-o como um exagero.
E aí a culpa não é da Sony. É das pessoas serem algo estéricas.
Nao. Mas se a Ferrari fizesse isso seria o mesmo que a Sony me dar a PS4 (coisa que alias pode fazer ao inves de lancar os jogos no PC), tal como a MS que se poe a oferecer a consola em caixas de cereais.
Agora se a Ferrari partilhar com terceiros, como a Audi, ou a Mercedes, as tecnologias que tornam o carros Ferrari nos carros Ferrari… nao achas que os compradores poderiam ir para outras marcas?
Alias, nem precisas de ir muito longe. Um dos requsitos impostos as fabricantes de smartphone para venderem os seus produtos na china foi partilhar a tecnologia com empresas chinesas… certamente pensaram que os chineses seriam incapazes de reproduzir a tecnologia e fazer o mesmo… mas enganaram-se e hoje tens Huawei, Oppo, Xaomi a fazerem mossa em Apple e Samsung.
Alias e de forma simples, a Disney nao removeu e cancelou series baseadas nos seus IPS noutros serivcos de subscricao? Tambem foi exagero deles se calhar.
Tens o matt pischatella a afirmar que o futuro nao depende do hardware mas do conteudo. E neste ponto tao frucal, quando esta no auge da fama devido ao conteudo a Sony decide partilhar isso com outras plataformas? ESTUPIDEZ.
A Ferrari é Fiat… A tecnologia é Fiat!
Bruno… estamos do mesmo lado… eu concordo contigo. Só não concordo que haja (ainda) motivo para exageros e pânicos. Apesar de ter receios que ao se dar esse passo, isso possa passar a ser.
Vais me dizer que Fiat Punto é um Ferrari?
Não sabias? 😜
Mete-lhe fermento no depósito e vais ver. 🤪
Mesma coisa da MS….
Até a sequência de noticias:
1- MS anuncia que os exclusivos vão sair no PC.
– um monte de gente reclama que paga on line, que no PC o cara joga on line grátis
– reclama que comprou o console pelo exclusivo
– reclama que mentiram com o “only on”
2- MS começa a divulgar fanboy como lunático que “não quer deixar os outros jogarem no PC bla bla bla”
– emplaca que quem reclama disso é fanboy lunático.
agora olha essa sequência de noticias:
antes, todo mundo reclamando da mentira da Sony… que vai virar o novo xbox:
https://www.gamevicio.com/noticias/2020/03/sony-continua-comprometida-com-o-hardware-dedicado-mesmo-lancando-horizon-para-pc/
Depois começam a divulgar que quem reclama da quebra do exclusivo é fanboy lunático que precisa de ajuda:
https://www.gamevicio.com/noticias/2020/03/ex-produtor-de-zero-dawn-comenta-sobre-as-criticas-do-jogo-ter-chegado-ao-pc/
Agora a Sony vai empurrar a agenda de que todo mundo que reclama das mentiras “only on” e “unica exclusividade on line pago” são fanboys lunáticos que destroem o quarto.
Por isto tudo é que digo que a Sony deveria fazer imediatamente uma comunicação sobre as suas intenções.
Se a ideia for colocar exclusivos no PC… eu salto fora.
O que a Sony devia era cancelar imediatamente isto.
Eles não vêem a coisa assim. Até acham idiota pensar-se assim.
Eu como já o disse, não tenho problemas com exclusivos de 3 anos irem para o PC. O receio é o que tu referes, que isso abra precedentes, que os prazos encurtem, e daqui a nada eles estão lá no lançamento.
Então são imbecis.
Isso é o que eles acham de reações como essa.
Veremos o que eles acham quando tiverem uma nova PS3 nas mãos.
O jogo poderia ter sido lançado a 90 anos atrás q ainda seria um erro absurdo! Tomara q o jogo flop miseravelmente, q o pessoal recorra como nunca a pirataria pra SONY aprender
Exacto. Agora a Xbox é cada vez mais irrelevante. E a Sony pelos vistos quer juntar-se à festa.
Eu nao tenho esta visão, para mim continua a ser um exclusivo, para quem realmente é fa de consola quer la saber saber se o jogo sai no pc, disse isto antes da Microsoft digo o mesmo agora na sony.
Alguém duvida que a sony segue os passos da microsoft? Vamos voltar atrás no tempo, consola com disco rígido e online xbox, sony copia, consola com subscrição e achivements sony copia, consola com muito foco na retro sony copia ( sim a sony tem muito histórico tambem ), microsoft expande o seu universo ao pc sony copia, é criado o gamepass a sony copia alterando o psnow e baixa o preço.
E acho graça dizerem que o fazem para chamar atenção dos pc hardcore gamers, os hardcore gamers conhecem todos os jogos e se sao hardcore do pc nao é por um ou outro que exclusivo que vao a correr comprar uma ps.
Para mim faz zero diferença que todos os exclusivos vao parar ao pc desde que nao vao parar à ps5 e vice versa, a experiência de uma consola é diferente do pc e sera sempre, basta olhar para o fail completo que foi as consolas pc as steam machines.
Eu no artigo não fui totalmente claro. Se calhar até vou colocar uma adenda.
Eu custa-me ver os exclusivos PS no PC, especialmente aqueles que cresceram e se tornaram famosos durante anos no regime de exclusividade, mas confesso também que não tenho grandes problemas se isso acontecer com jogos com 3 anos.
O que temo nisso é que mais cedo ou mais tarde se vão cada vez quebrando mais barreiras e acabemos como a Microsoft com os exclusivos acabados de lançar a irem para o PC.
Se isso acontecer acabo com a consola. E voltarei ao PC. Afinal lá com uma única máquina tenho os jogos da Xbox, PS, PC, Android e muitas mais usando emuladores.
Sabes Rui, ando a lidar com esses argumentos desde 2013. Que exclusivos nao contam para nada. Ja houveram discussoes em foruns onde chuviam aos milhares os argumentos para justificar isso, nomeadamente com a historinha das percentagens que ignoram que ate titulos third bem sucedidos nao fogem a esses valores. Mas deparavam-se sempre com factos aos quais nao podiam fugir:
1- A PS3: comecou de forma desastrosa e acabou a geracao empatada com a concorrente direta. Ironicamente verificou-se isto: a PS3 sempre foi mais cara que a 360, com pior performance, mas teve um suporte soberbo, com os 3 ultimos anos da consola a receberam titulos de grande qualidade em qrande quantidade. Curiosamente a 360 do meio perdeu em variedade e quantidade.
2- Nintendo: esta empresa deixou ha duas geracoes de concorrer com as outras e regra geral tens titulos a venderam milhoes e milhoes nesta consola. alias a Swtich quando saiu vendia mais copias de jogos que consolas, o que so prova o fervorosidade do quanto os exclusivos sao importantes para a venda das suas consolas
2- Xbox ONE: os fas Xbox, desde que a MS comecou com essa lengalenga passaram, de considerar que so os exclusivos Xbox e que valiam alguma coisa, a considerar que os exclusivos nao significam nada. Que a ps4 deveu o sucesso apenas ao poder. Depois chegou a ONE X. A consola mais poderosa da geracao e com melhor performance. No entanto falhou uma coisa especial na revelacao desta consola: titulos que servissem de porta estandarte dessa performance. E a essa consola nao inverteu a mesa.
O que muita gente continua a querer ignorar e que hardcore gamers de PC geralmente adquirem uma ou outra consola para jogarem os exclusivos. Alias o dono deste site e mesmo pessoas que aqui comentam fazem-no. Este pessoal adora o so digital, regra geral, e por isso compram um ou outro titulo na consola online se o preco estiver bom. E se quiserem jogar no multijogador ate pagam a mensalidade. sao tb os early adopters porque querem os melhores graficos e depois a meio abandonam a consola, porque o PC ja ultrapassou e entrega melhor, mas podem manter para jogar os exclusivos.
Concordo contigo, as pessoas geralmente confinam-se ao que estao habituados. Ja por isso digo, lancar no PC nao ira trazer ninguem para a consola. Mas vai dar a impressao que os estudios internos da Sony tb lancam os titulos para PC, e se nao o fizeram sera criada a pressao, que ate pode resultar em boicote. Se a conversa ja estava toxica com um movimento a tentar vilipendiar exclusivos e desconstruilos em coisas que nao tinham razao de ser, uma empresa que lanca um mas depois nao lanca o resto… esta lixada. E a Sony acaba de colocar o laco a volta do pescoco.
Alias basta ver o que ocorreu com a MS. Como choveram reclamacoes sobre alguns titulos estarem e outros nao estarem. As criticas que choveram sobre a loja… etc. Basta ver o que ocorreu com a Epic store e o barulho que foi feito sobre isso. O pessoal PC esta habituado a ter tudo na sua plataforma e sao radicais.
O teu penúltimo paragrafo tem tanto valor como alguém dizer que vamos todos morrer com o Covid19.
Estás a pressupor, a extrapolar, e a criar uma narrativa.
A Sony lança os exclusivos que quiser, quando quiser. Ninguem a pode pressionar a nada. E o que pode ser pressionado também o poderia ser feito caso a Sony não tivesse lançado este jogo.
Bruno… tu sempre me soaste a alguém com coerência… alguém que desarmava exactamente este tipo de argumentos quando eles vinham do outro lado. Não te estou a reconhecer quando tu está a entrar pelo mesmo caminho
Mario, o problema e que nao ignoro o risco que uma narrativa nas redes sociais pode provocar. E a mim parece-me que tu ignoras, apesar de ja deveres saber dado que ate tentas combater a desinformacao por ai fora.
E nao ignoro que ha empresas que activamente fomentam estas discussoes e impoem estas narrativas para forcar a concorrencia a agir de determinada forma. E nao ignoro que ha pessoas que vem com argumentos, falacias e narrativas, como tu ves em foruns e sites fora, que sao dificeis de deitar abaixo. podes ate ter as mesmas pessoas com varios perfis a concordar com elas mesmas – como tiveste aqui – para fomentar a discussao e criar um movimento. Alias, numa altura em que o Facebook esteve debaixo de fogo por permitir a uma empresa ativamente influenciar a decisao de voto com base numa libertacao ilegal de dados, pintar isso como risco minimo… chega a ser imprudente.
Relembro o que se passou entre Epic, MS, Nintendo e Sony relativamente ao Cross-play. Aquilo era um problema para quem mesmo? Para quem tinha PS? Ou para a MS, a Epic e as outras? Repara no que se passou: a Sony, na realidade, ate suportava e suporta cross-play com o PC em mais titulos que a Xbox. Mas a narrativa foi que a Sony nao o suportava. E que a Xbox era mais amiga do consumidor. E na realidade nao passava de algo que a Epic queria para lucrar mais, a MS queria para nao ter um elemento a pesar contra a escolha da Xbox como consola (apos o ter usado na geracao anterior sem rodeios nenhuns) e a Nintendo pelas mesmas razoes. Alias, as duas ate se aliaram num “parceria” que foi fogo de vista dado que houve um unico jogo MS a chegar a Switch e depois a MS retractou-se e disse que os futuros jogos so nas plataformas Xbox ou MS. E tambem tiveste “DEVs” que nao passavem de estudios pequenos a fazerem barulho porque o queriam era vender mais copias noutras plataformas.
E no fim o problema nem era o cross-play, mas tornou-se no cross-play. No fim a Epic impos ela mesma as divisoes devido a diferencas nos controlos.
A Sony nao queria o cross-play com a Xbox, pelos mesmos motivos que a Xbox nao queria o cross-play com a PS na era 360. Mas a isso foi forcada dada a quantidade de opiniao negativa que gerou.
Como ja disse varias vezes – ha todo um movimento contra os exclusivos. Isto originou-se de duas fontes. Uma sao os Master Racers que reconhecem os exclusivos como uma mais valia das consolas e por isso os pintam como anti-consumidor, ou o maior cancro da industria de modo a que os exclusivos deixem de estar so nas consolas e possam vender o PC como plataforma. Esta e e a campanha deles e este o objectivo da Master Race. Do outro, Xbots. Porque? Porque a MS o fez ha anos atras, porque a ONE X nao virou mesa nenhuma e a historinha que exclusivos nao importam morreu eporque na mente deturpada deles, tudo da MS e bom, logo venha para o PC ou para a Xbox, vem para a MS de qualquer das formas. Estas pessoas nao anunciam isto de cara, tentam ir por outros assuntos outros argumentos, como tens ca muitos que vem com streamings ou Nintendo e no fim nao passam de Xbots que, nao tendo forma de valorizar a Xbox com argumentos, valorizam o resto para diminuir o seu alvo – a Sony. E tudo uma questao de pintar a imagem que a PS nao e um bom produto ou a Sony perde para a concorrencia.
Isto e exagero da minha parte? Estas aqui ha anos, ja deves saber que nao. E desde o que se passou ao longo desta geracao, devias saber que estas narrativas prejudicam vendas e prejudicam um produto de formas que so depois destas “vozes” se calarem e que analises ponderadas e imparciais revelam. Ha empresas interias que se afundaram nestas desinformacoes e produtos que fracassaram devido a isto.
Eu, pela atitude da Sony, historial das pessoas envolvidas vejo que sao pessoas que trabalham la, mas falham em entender o produto que lhes garante o emprego. Por exemplo, programadores que jogam no PC. Basta ver a reaccao do ex-DEV da guerrilha – foi justificada sim (um maluco qualquer partiu literalmente tudo dentro de uma divisao, incluindo mesas, TVs, computadores e depois filmou o estrago para mostrar a sua revolta), mas as palavras que se aplicam a todos os que demonstram revolta revelam que este tipo nao entende o porque da revolta. A maior parte das pessoas nao se consegue exprimir, e ja tens os do costume, com o dom da argumentacao, a pintar isto como revolta por “outras pessoas irem jogar o jogo noutras plataformas e ser pura inveja ou mentalidade de fanboy”
Nao e. E apenas entender que esta decisao e estupida e muito perigosa. Nao atrai ninguem e dara aso a narrativa que todos os jogos irao chegar ao PC. Quando a Sony e a unica empresa que efectivamente aposta ainda nos exclsivos, que ja admitiu que nem todos os seus jogos dao lucro, que acaba de sair de uma crise que quase a levou a falencia e que muito provavelmente conseguiu inverter uma tendencia por parte thirds na direccao de MMOs baratos, e claro que veem esta atitude como um perigo enorme dado que vai prejudicar os lucros para a plataforma se manter. A unica froma de destruir narrativas e com dados e factos. Sei porque lido com este tipo de narrativas aqui desde 2013. E ja desmontei muitas. Ou ja te esqueceste que ate antes da ONE X ser lancada toda a gente vinha, quase diariamente ca, com a historia de “exclusivos nao vendem consolas”? E quando e que essas pessoas se calaram? Quando a Xbox ONE X veio sem exclusivos, ao passo que a Pro veio com exclusivos e a ONE continuou a sofrer nas vendas ano apos ano. Apartir dessa altura, muitas dessas vozes desapareceram e calaram-se, porque contra factos, nao ha argumentos.
A Sony a fazer isto… vai dar razao as pessoas que estao a activamente a tentar acabar com a sua plataforma. Eu nao ingoro o risco que estes dialogos representam, nem o poder que tem, na era de clickbait em que vivemos, de influenciar a decisao dos consumidores. Tu pareces considerar que isto, nao e grave de forma nenhuma, o que me espanta, pois relataste o que se passou na altura do cross-play.
Bruno… o que te posso dizer é que não julgo as pessoas por actos não cometidos.
E isso é o que está a acontecer.
Factualmente:
– A Sony anunciou 1 (um) exclusivo PS no PC.
– O jogo tem quase 4 anos.
– A Sony acompanhou a revelação com uma entrevista.
– A entrevista refere que isto é uma experiência.
– A entrevista refere que o objectivo é dar a conhecer aos hardcores do PC o que perdem por não ter uma Playstation.
– A entrevista refere os exclusivos não vão todos para o PC.
O que é entendido e argumentado:
– A Sony anunciou que os exclusivos vão para o PC
– Vai haver pressão para sairem todos os jogos no PC
– O Phil Spencer disse o mesmo
– A Sony está condenada
– A Sony vai pelo mesmo caminho da Microsoft
Bruno… eu não entro nisso!
Até o Phil Spencer teve direito a eu acreditar nele até a coisa se revelar em contrário. Não há porque acreditar numa coisa sem se ter dados para o fazer. Isso é fantasia, por muitas desculpas que se dê.
Tu tens argumentos… tens. Mas é tudo baseado em especulação, em situações que aconteceram com outros.
Tu sabes tão bem como eu que a Sony tem políticas muito próprias. Tu sabes tão bem como eu que a Sony nunca tomaria posturas que pudessem colocar em causa a Playstation e a subsistência da empresa.
Daí que neste momento não há verdadeiramente nada que me faça acreditar que a Sony vai seguir os passos dos outros.
Nota que não digo que não o faça… Já o disse que caso isso aconteça, serei o primeiro a criticar. Mas porra não construam a casa pelo telhado. Isso não aconteceu, pelo menos para já. Está-se a especular.
Que a situação é perigosa? Depende! Porque tu vês a Sony a ceder a pressões. E eu não vejo! Se há coisa que sempre definiu a Sony, para o bem e para o mal, é que eles tomam as suas decisões internamente, e não se deixam guiar pelas pressões.
Olha o caso do Cross Play que referes. A Sony, que até era quem mais Cross Play tinha suportado até então, só cedeu naquilo que lhes estava a ser exigido, quando encontrou uma solução que não fosse contra a sua ideologia original. Neste caso foi o a coisa poder ser desactivada.
Mas não passou as passas do algarve até lá? Não houve quem ameaçasse sair?
Eu não vejo que jogos que definem a consola, mas que já tem alguns anos, que já esgotaram o potencial daquilo que é o objectivo de um exclusivo, se tenham que manter exclusivos só porque sim.
O que eu quero acima de tudo é que os exclusivos continuem e que cada vez sejam mais e melhores. Se os antigo, que já não tem razão de ser para continuarem exclusivos forem para o PC para melhorar receitas e permitir mais e melhores aparecerem na consola… Que raio de mal isso tem?
Pá.. eu leio o mesmo que tu lês… Leio os fans todos a berrarem, todos a chiar, a ameaçar abandonar a consola. E o que penso…
Que os compreendo, que ficaria igualmente chateado e que caso o cenário catastrófico que eles pintam eu provavelmente tambem abandonaria a consola.
Mas penso também que só porque cairam umas gotas de chuva de manhã, não posso dizer que o dia vai estar todo a chover e com trovoada. Muito menos se abro a janela e os dados que recebo não apontam nesse sentido.
E por isso continua a achar tudo isto despropositado.
Mas digo mais… Imaginemos que o pior dos cenários acontecia.
Ia voltar para o PC? Bem, com os exclusivos Xbox, e PS4 nele, certamente até iria. Mas uma coisa eu tinha de ter consciência. O ligar a consola e jogar foi-se. Ia ter de voltar às incompatibilidades de drivers, às atualizações de software, ao windows a reiniciar-se a meio de um jogo porque estou a jogar porque surgiu uma actualização crítica de segurança, aos hackers, aos crackers, aos cheaters, à falta de respeito pelo uso do meu HDD, etc.
E sinceramente não sei se neste momento, estaria disposto a voltar a isso.
Sabes eu tambem acreditava que a Sony nao faria nada para prejudicar a consola, e depois tivemos isto.
Primeiro, a Sony nao anunciou 1 exclusico para ao PC. Este ja e o 5 jogo confirmado. Os 3 primieros foram os da QD da qual a Sony tem direitos, depois o do Kojima, na mesma situacao, MBL da San Diego e depois HZD. Com isto, o conceito de exclusivo e “Only on Playstation” ja foi a vida. Este foi apenas o primiero dos WWS.
Segundo, ja ocorreu antes com a Xbox pelo que nao sao afirmacoes infundadas, sao afirmacoes com base na realidade.
Terceiro, eu nao estou a criticar por decisoes nao tomadas. Aquilo que tu classificas como criticas minhas a decisoes nao tomadas, sao as consequencias que eu refiro que irao ocorrer. eu so critico uma decisao, a de liberar o jogo no PC, decisao esta ja tomada. O porque de eu afirmar que essas serao as consequencias? Expliquei no comentario acima. Porque ajuda a narrativa que as consolas nao valem a pena, porque isso ocorreu com a Xbox consola e porque, se sabemos que exclusivos vendem consolas, a perda dos mesmos prejudicam as vendas como vimos, mais uma vez, com a Xbox consola.
Oh Bruno.. isso nem parece teu…
Então agora jogos que nunca foram da Sony são da responsabilidade da Sony?
Essas empresas criaram jogos que colocaram à venda de forma exclusiva na Playstation. Mas os jogos eram seus, não da Sony! Elas entenderam colocar os jogos noutras consolas, e meteram-nos. E a Sony nem pôde piar.
Vais-me dizer que o TOMB RAIDER era um exclusivo da Xbox? Claro que não era… estava à venda exclusivamente na Xbox. Mas um dia a Eidos resolveu lança-lo na PS4. A Xbox perdeu um exclusivo? Não não perdeu!
Ele foi exclusivo, e isso ninguém lhe tira. E quando foi para a PS4 foi porque o jogo nunca foi da Microsoft.
O único jogo pertença da Sony que foi anunciado no PC foi o HZD.
E por amor de Deus, não comparares a Sony com a Microsoft.
A Microsoft é detentora do Windows. A Microsoft tem como core business o Windows. A Microsoft tem os seus maiores lucros no Windows.
Naturalmente que a Microsoft tem todo o interesse em expandir a 100% a consola para o Windows.
Mas como eu já disse, não julgo alguém pelo que os outros fizeram. Julgo se eles fizerem igual.
Quanto ao terceiro ponto, a não ser que me possas dizer os números do euromilhões, eu direi que estás apenas a especular um possível cenário. Que de forma alguma podes garantir ser o correcto.
Mas em breve poderemos ter um bom indicador. Vamos ver dentro de dias as vendas do TLOU 2. Se estiveres a prever um cenário correcto (e eu não figo que não, aceito-o como perfeitamente possível), não vai vender! Mas eu não tenho essa certeza. Não vejo os foruns muito movimentados com essa discussão.
E nessa altura, perante os dados, re-analisaremos as posições. Aliás, se estiveres certo, até a Sony as deve rever!
Uma diferenca fundamental. Tomb Raider nao e um IP Xbox e a Xbox nao tem direitos sobre eles. Todos os outros, excepto talvez MBL devido a licenca, tem a Sony como dona do IP.
Quanto ao resto, como dizes veremos. Mas nao so com TLoU part 2. Sobretudo com a PS5.
Heavy Rain não é da Sony.
MBL não é da Sony.
Mas Detroit Become Human e Beyond: Two Souls são efectivamente da Sony.
Infelizmente nos Ips second Party tu financias os jogos, tens direitos sobre os IPs, mas não pagas salários, e nem assumes prejuizos. Basicamente é um jogo financiado criado com um acordo.
Não sabemos que direitos esses acordos davam à QD.
Mas nesse caso, havendo a dúvida, não vou puxar a brasa para mim… Vou apenas dizer que não sei quem terá razão ai.
Agora futuros jogos desses IPs serão criados pela Sony ou equipa que ela designar. Mantendo-se exclusivos da Sony.
Corrigindo: PS3 não terminou empatado com o x360, PS3 SUPEROU as vendas do x360, outra q o PS3 era mais caro mas era muitíssimo mais console q o xflop360
Pá… o passado é passado e nem pretendo discutir isso.
Mas para mim a X360 era a melhor consola da geração passada.
Imagine um mundo onde Sony pode vender 10 milhões de cópias digitais sem todo o custo de promover um console? Na verdade ao invés de fazer um console ela faz apenas um controle. Ela pode até fazer uma interface PlayStation como um Big Picture.
Nesse mundo inerente ao hardware específico ao invés de você pagar $400 em um hardware dedicado, você vai comprar um computador de $999 que roda toda coisa. Melhor, você terá um notebook e poderá levar seu jogo para todo o lugar. Se sua máquina não segue os requisitos, sem problemas! A Nuvem irá te auxiliar.
Mas não se preocupe ninguém vai deixar de fazer consoles, agora que você não é dependente do hardware dedicado eles podem te vender este hardware dedicado de forma limitada e com lucro. Então eu não estão mais interessados na faixa dos $400, estão interessados nos $800. Um hardware com custo de fabricação muito maior que qualquer console que você já viu, com $300 ou mais de lucro de cada unidade vendida e todos ganham com essa nova opção.
Vamos lá $800 não é tanta coisa um PC equivalente está $1500 e não te dar a “comodidade” do sistema dedicado. Se você está com dificuldades de comprar o Cloud é a opção, rodará na sua tv e Telefone, bastando o controle.
Então o que é melhor?
120 milhões de consoles com $15 dólares de lucro por unidade. 1,8 bilhão no fim da gen.
Ou
8 milhões de consoles com $300 dólares de lucro por unidade. 2,4 bilhões no fim da gen?
“Software vende sistemas” mas se você não precisa necessariamente do sistema para hospedar o software, você não precisa do sistema.
A Sony pode não está mais interessada e ser a marca que mais vende consoles mas sim manter o Status da marca que mais fatura com jogos.
A Sony faz em media 1600 dolares por utilizador. De royalties de titulos vendidos na plataforma, mensalidades do online e compras de MTX e DLCs.
E isto que vai perder. As consolas nunca deram lucro. Mas sempre foram maquinas poderosas que permitiram jogar com qualidade a um preco mais acessivel.
Isto acaba de destruir isso.
Alguem me dá o link da notícia dos utilizadores a pedir a devolução do dinheiro do Horizon por deixar de ser exclusivo?
Não encontro e já a tive aberta.
PS: Esqueçam… já encontrei
https://m.imgur.com/CHUZZnC
Aqui no Brasil tem um site que notifica as empresas se chama “reclame aqui”, é já um site reconhecido em todo o país e ninguém compra nada sem ver a reputação da empresa neste site.
Mario neste momento, temos é que fazer uma pressão para a sony , para saber as reais intenções dela, o mal já esta feito, e isto vai comecar a ter consequências a longo medio prazo… Agora não se pode defender políticas da treta, e sobre o GOW esse é capaz de vir logo a seguir do HZD, como voce disse e vem, ainda ontem o Cory postou um Twitter a dar a atender que esta pensativo a enviar o jogo para o PC. Por isso não se pode virar gado como a maioria de fas da Xbox virou, temos que defender o nosso direito como consumidores, muita gente comprou a consola por causa de exclusivo A e B, e agora o tal exclusivo A e B estão a sair no PC, a quando a aquisição da Ps4 uma possoa podia ter comprado o cujo PC, e a isso se chama propaganda enganosa, eu proprio comprei o PS4 por causa de Unchated, GWO e HZD, e já tive a primeira apunhalado pelas costas, com isto não quero dizer que não lacem no PC, simplesmente fui iludido a COMPRAR uma plataforma que era desnecessária, que dizia que tinha produtos exclusivos so na sua plataforma, e agora começa a despachar os produtos exclusivos para outros sítios, e isso é mecher com o meu sacrifício que fiz para obter tal plataforma para jogar esses tais exclusivos, quando eu podia ter comprado os frutos noutro lado. Por isso a maior base da PlayStation tem que cair em força para cima da Sony, e deixar de ser gado e deixar d3 criar controlo de dano, temos que demonstrar o nosso descontentamento e pedir o dinheiro que paguemos por esses exclusivos pra fazer pressão.
Por quer queiram quer não, ond3 doi mais na empresa é na economia, e fazer um protesto de devoção de dinheiro, estamos a criar uma pressão em cima deles, porquê eles o que fizeram é crime.
Concordo. A Sony tem de vir a terreiro e ser clara sobre o que pretende.
E o mais rápido possível.
Não precisas de fazer pressão nenhuma. Vais saber isso tudo mais cedo ou mais tarde.
Balrog já havia demonstrado interesse em levar GOW pro pc, mas não podia por causa da política da exclusividade, agora com Horizon no pc a coisa muda de figura, só nos resta torcer pra horizon flopar miserávelmente nas vendas pra pc, que todo mundo baixe de graça nos torrents da vida pra SONY ter prejuízo e aprender q é no PlayStation q os jogos single player vendem
Barlog precisa de voltar a ir para uma third e a ser ignorado como foi na Crystal Dynamics que e para aprender a não dar cabo daquilo que lhe permite a ele construir o seus jogos. Pa, este pessoal parece que vive num mundo a parte. Será que internamente ninguém viu o que sucedeu com a Amy Henning?
Amy Henning é a melhor escritora do mundo dos games, foi a principal mente por trás do melhor jogo de todos os tempos: Legacy of Kain Soul Reaver, foi roteirista,diretora,designer,produtora além de ter criado a estória toda do game. Uma pena não estar mais na Naughty dog, ela é muito melhor q o Druckman
Pois.
Foi para a EA, tentou fazer um singleplayer com a qualidade a que estava habituada na ND e no fim teve 1- a EA a tentar fazer um multiplayer, 2- a EA a convence-le que o singleplayer nao era viavel, 3- o estudio fechado e o projecto cancelado, 4- a reparar que afinal os singleplayer continuava vivos e que lhe foi vendida treta que ela comeu e agradeceu.
E por isso que continuo a achar que Barlogs, o idiota chapado na Sony que se lembrou de lancar o jogo no PC e DEVs como aquele que respondeu no twitter a furia dos fas, estao como a Henning quando estavam na EA: a deixar-se levar pela camapanha dos exclusivos “sao um cancro”, “que disponibilizar o jogo no PC so tras benesses” e que “dispnibilizar os jogos a mais jogadores e apenas justo” por parte da gentes do foruns e dos comentarios.
Vao levar um banho de agua fria daqui pouco tempo.
A Hennig é meia estranha, ela fala que a trama do jogo importa e gráficos não mas veja Soul Reaver e os Uncharted q ela escreveu e dirigiu, são jogos com gráficos fenomenais, ela falou também q o single player tava morrendo, logo ela uma das maiores escritoras dos games
Quanto desespero gente, é apenas 1 jogo dos principais do PS4 que vai ao PC, isso 3 anos após o lançamento no PS, francamente, vejam a Sony é uma empresa que como qualquer outra visa lucros, e levar jogos mais antigos pro PC em nada vai prejudicar o PS5 e seus jogos que lá por 2025 devem ir ao PC, até lá eles ficam capitalizando no PS5. Deixem de bobagem, se um dia a Sony vir e fizer igual a Microsoft faz hj ai sim, podem vir com este desespero.
Exacto… Está tudo com fogo no cu só porque viram um fósforo. 😁
Ai sim? Vamos ver como a PS5 se porta depois desta burrada.
Pode dar mal… depende do número de pessoas que reagirem de forma despropositada.
Agora eu questiono, essas pessoas vão deixar de jogar?
Ou vão jogar na mesma em um outro sistema com menos ou até sem exclusivos?
E se o fazem, será que realmente alguma vez ligaram aos exclusivos?
Pois, aqui esta a diferenca…
Tu consideras que as perdas serao das pessoas que reagirao de froma despropositada.
Eu considero que as perdas serao das pessoas que estao numa situacao igual a tua, com um PC e com consolas para os exclusivos. Relembro mais uma vez de Forza Horizon 4. Relembro mais uma vez, do que consideraste nao comprar a consola se la nao tiveres os exclusivos, nao por birrice, mas porque nao faz sentido gastar mais dinheiro.
Nunca… eu nunca esperaria 3 anos por um jogo… Como eu disse, nem sei se daqui a 3 estarei vivo. O exclusivo pode vender depois bem no PC, mas quem quer jogar as ultimas novidades, joga-as no lançamento. Não espera 3 anos!
E isso é algo factual pois os jogos ao fim de 3 anos estão a meia dúzia de euros e tem vendas esporádicas. Se realmente houvessem pessoas em quantidade que esperavam esse tempo para jogar, vias os jogos a ter um boom de vendas ao fim de três anos… e não vês.
A assim sendo, sem qualquer confirmação de que a Sony poderá levar jogos recentes para o PC, eu não entro nesses filmes. E continuo a dizer que um exclusivo de 3 (quase 4 neste caso) anos, já não tem qualquer relevo, e se pode ajudar a marca a fazer mais receita para mais e melhores jogos… optimo!
Estas a dizer-me que nunca em toda a tua vida compraste um jogo passado 3 anos do lancamento?
Não… Comprei!
Jogos que não tinham qualidade para ser a minha primeira preferência quando foram lançadas.
É….VOCÊ não espera 3 anos,isso VOCÊ pois a grande maioria espera até mais e eu me incluo nessa, se sei q o jogo pod sair no PC espero tranquilamente, não vou comprar um console sabendo q o jogo vai sair pra pc, pode ter certeza q a maioria esmagadora espera o tempo q for, seja 3,4 ou 15 anos
E esse Manic Miner? Grande jogo, hein? 🤪
Eu nao sei sobre o Manic Miner, mas podes dizer-me o que pensaste de NiOh?
Não joguei.
Aí tens.
Não percebi 😅
2017
Ops… tou burro! Mais pistas… não cheguei ainda lá!
Tem 3 anos.
Isso percebi… 2020-2017 são 3.
Não estou a perceber é o contexto
Qual o contexto de Manic Miner?
O mesmo do Roque Santeiro. Um jogo bom, mas antiquíssimo! e desfasado do que se faz actualmente.
O que isso explica do teu contexto?
Um jogo mais recente, nao desfasado, mas com 3 anos e que tu nao jogaste. Tal como Horizon ZD senda a diferenca que o jogaste.
Ainda sobre este tópico… tens noção que um PC com material decente, que corre os mesmos jogos de uma consola, custa pelo menos o dobro dela? E mesmo assim é um PC fraco ou mediano, que se arrastará ao fim do tempo útil de vida de uma consola (8 anos), sujeito a virus, incompatibilidades, problemas de drivers, hackers, cheaters, e outros.
E isto sou eu a dizer… que sou jogador PC… mas que me converti às consolas por causa de elas terem esses pontos a seu favor. Nada como chegar a casa, inserir o BD e jogar e não ser incomodado com o Windows a pedir uma atualização critica ou o jogo a crashar porque o windows fez um update qualquer ou trocou as drivers do teclado, tendo de ficar depois à espera de um patch que tarda em sair para poder voltar a jogar.
Isso sabes melhor que eu, porque so joguei em PCs ha mais de 10 anos e foram jogos PS2 e PS1.
Mas, mais uma vez, tem que decidir-te. Tudo o que tu dizes e verdade, mas por outro lado tambem defendes que e uma excelente oportunidade de fazer render o titulo e ganhar mais.
Portanto estamos num paradoxo. Ou a comunidade gaming PC e relevante o suficiente para vender jogos, ou a comunidade gaming PC nao e relevante o suficiente para vender os jogos, considerando esses problemas. De uma forma ou de outra, se :
1 – A Sony lanca o jogo para cativar jogadores PC;
2- O PC e caro e esta cheio de problemas, e as consolas evitam-nos;
3 – Os jogadores PC existem e jogam no seu PC;
Tens que:
1- Os jogadores PC enfrentam e resolvem esses problemas sem quererem saber;
2- Logo, a vantagem das consolas para eles nao lhes diz nada, porque so querem performance;
3- O lancar o jogo no PC nao vai atrair esta gente para as consolas.
4- Nao se pode dizer que a ausencia do jogo no PC nao iria atrair os jogadores PC para as consolas, mas pode sem duvida inferir-se dado que sabes melhor que eu que e euma realidade que ha quem compre consolas pelos exclusivos, que a ausencia do jogo no PC e um fator para atrair essa gente para as consolas.
Conclusao: nao faz sentido nenhum lancar o jogo no PC.
A comunidade PC é o que é… Vai vender lá? Não sei! por isso é que isto é definido como uma experiencia.
O mercado PC é um mercado que me apaixona pela liberdade e capacidade. Mas é um mercado que a nível comercial é porco. A pirataria, apesar de menos, ainda existe. E quem sabe onde ir buscar, está lá tudo. Este jogo não vai fugir!
Daí que sobre vendas… não sei dizer nada.
Daí que a oportunidade para o título render existe. Se renderá é outra coisa.
Mas o certo é que quem nunca experimentou uma consola está fascinado com o PC e aquilo que ele é. E ele é fascinante por si! Eu pessoalmente andei anos e anos onde resolver problemas era para mim algo corriqueiro. Aceitava aquilo como normal, como em tempos, na altura do Windows 95, aceitava como normal um ecrã azul a cada dois dias.
Mas com a idade as coisas mudam. Cada vez tens menos pachorra e queres as coisas a funcionar direitinho. Aliás acredito mesmo que isso seja algo que a malta jovem tambem aprecia numa altura em que o tempo já não rende o que rendia.
Nesse sentido eu sou defensor das consolas. Não alterei essa postura.
Agora o PC é o que é. Eu tenho um… é caro.. é! Mas a partir do momento que o tenho, tiro partido dele. Por exemplo, tenho jogado os jogos Xbox todos lá, e quase nem vou á consola.
Mas se me perguntas… e sendo assim dispensas a consola?
Não… se a consola fosse a X não ia sequer ao PC. Uso o PC porque o tenho e dessa forma não tenho de gastar dinheiro na X.
Mas não gastarias dinheiro na X tendo o PC?
Gastaria! Gastaria se ela me durasse 8 anos. Coisa que o PC não dura. Mas como a X é uma consola de meio de geração, dispensei.
Portanto como vês, aqui a coisa não é um preto no branco. O PC tem enormes vantagens. Mas tambem tem enormes desvantagens. E tu só te apercebes delas vivendo os dois mundos. Testar um jogo não te vai dar uma experiência do que é uma consola, mas pode ser que te cative, por causa da sequela, a testar uma consola. E nessa altura ficas convertido ou não. Vai depender de muita coisa.
Aparentemente estás a querer ver a coisa como ciencia. Preto no Branco, e não o é. Estamos a falar de pessoas, de gostos de vivências. Não há uma formula. Há que se testar e ver. E é isso que, me parece, pelo menos a guiar-me pelo que tenho de palpável, que são as frases da Sony, que está a ser feito. A serem criadas condições para se trazer clientes para a consola, ou no pior dos casos, fazer mais alguma receita no mundo dos PCs com jogos que já deram o que tinha a dar na consola.
Se uma destas duas coisas trouxer resultados, outros jogos poderão seguir-se.
Mas a ideia é a Playstation em primeiro. E tudo a pensar no futuro e melhoria da Playstation.
Vai-me dizer que, objectivamente, e sem filmes, não é isso que entendes da entrevista?
Se eles mentem como Phil mentiu, é outra coisa. Mas não vais dizer que estes estão a mentir porque o Phil mentiu, ou vais?
E continuas a insistir na entrevista…
Como ja te disse antes, nao importa o que dizem na entrevista. Sobretudo porque ja nao e a primeira vez que voltam atras, mas mesmo que cumpram a palavra, o mal esta feito so pela atitude!
Ou seja, o que importa e o que o lancar o jogo no PC significa.
Ate agora, o simbolo “Only on Playstation” significava algo, significava que esse titulo so poderia ser jogado numa consola PS. E exclusivos, como bem sabes, vendem consolas. E nao vendem so no ano em que saem, vendem tambem pelos titulos que ao longo dos anos se vao acumulando no catalogo que podem levar uma pessoa a considerar ter um catalogo consideravel que justifique a compra do hardware..
Isso e destruido com o lancamento deste titulo no PC. O lancamento deste titulo ira criar a expectativa do lancamento de titulos futuros. A Sony diz que “nao”? Ja nao o fez uma vez? Porque raio nao o repetira no futuro? E isto que vai ser criado e sera criado, como eu mesmo te disse, porque a campanha em torno de acabar com os exclusivos ja esta lancada e em andamento! Esta atitude vai suportar a narrativa por parte das gentes dos foruns e comentarios, o que origina artigos na imprensa que todos os titulos irao sair! A Sony diz que “nao”? Entao a Sony e anti consumidor e deve faze-lo. E isto que ira acontecer. E como ja te disse antes e como o que ocorreu esta geracao, este tipo de campanhas podem ter efeitos nefastos numa nova geracao e na venda do hardware (o que representa utilizadores, o que representa ganhos em roylaties da plataforma). Porque o nao lancar nenhum titulo poderia ser denfesivel, mas lancar um e nao lancar outros… Isso sera visto como apenas anticonsumidor.
Claro que não importa o que dizem na entrevista.
Já mentiram, e como tal são mentirosos e não se acredita em nada do que eles dizem. E assim sendo podemos criar as nossas teorias de fim do mundo.
Oh Bruno… Nem o Phil Spencer levou esse tratamento.
Quando alguém mente, não vais tomar tudo o que ele diz como mentira. Numa situação dessas é aceitável que questiones a veracidade das coisas. Mas extrapolar que é mentira… NÃO!
Não há mal nenhum feito. Há factualmente um exclusivo no PC… um exclusivo com 4 anos.
Um exclusivo que pode gerar receita adicionais no PC.
Que raio de mal isso pode fazer à imagem. O que interessa um exclusivo com quatro anos senão para guerrinhas de consolas?
Um exclusivo vende por ser um jogo apetecível. E isso tem implicações nos primeiros anos. É aliás nesse período que a receita conta. o resto quase nem paga os custos de produção, embalagem e distribuição.
Eu não vou entrar nesse esquema Bruno. ESQUECE! Não tomo como verdade o que não for verdade. Toma-lo-ei se um dia for efectivamente verdade, mas até lá… não! Isso é julgar prematuramente.
Eu lido com realidade… com factos! Não com teorias de que já mentiram, em teorias de que o mal está feito quando não vejo ninguem a falar do assunto. Não há um thread no Resetera ou Neogaf com um mínimo de afluência, e os posts que há nos threads sobre esse assunto são exactamente sobre as vantagens que isso pode trazer à consola, não paranoias de fim do mundo.
Exemplo
https://www.resetera.com/threads/will-old-playstation-exclusives-on-the-pc-bring-more-pc-players-to-sony-consoles.174296/page-6
E sobre como isto pode afectar a PS5
https://www.neogaf.com/threads/with-more-and-more-playstation-game-heading-to-pc-do-you-really-need-to-buy-ps5.1530468/
Aliás este assunto de exclusivos com 3 ou 4 anos irem para o PC já se abordou o ano passado, nos grandes foruns tendo opiniões favoráveis, outras conta, mas não apareceu um movimento de fim do mundo.
https://www.neogaf.com/threads/should-sony-release-ps4-exclusives-on-the-pc-3-to-4-years-after-release.1236352/page-14
Basicamente não vejo um movimento massiço de queixas, como quando foi por exemplo a Pro anunciada.
Nessa altura tambem se estava a destruir a Sony, as pessoas iam vender as consolas, e a Sony ia desaparecer. Não foi nada disso!
E a tua última frase… Mas era o que faltava se agora uma empresa fosse obrigada a lançar os seus produtos onde não quer porque o consumidor se sentia frustrado pelo que lhe falta em vez de agradecido por ter o que tem.
Ou será anti consumidor alguns filmes estarem no Netflix e em outros sitios, e outros da mesma produtora, só no Netflix?
Porque e que continuas a insistir que eu afirmo que a Sony esta a mentir na entrevista?
Como ja o disse antes eles podem dizer o que quiserem,e ate pode ser verdade neste momento e ate podem ter toda a intencao do mundo em que assim seja. O que te estou a tentar fazer ver, e que em termos de percepcao nao e essa a imagem que vai passar, sobretudo aos agentes que procuram puxar uma determinada agenda e usam redes sociais para isso.
Os jogos, exclusivos PS nunca chegaram ao PC antes. Nao os jogos feitos por estudios internos. Isso so comecou a ocorrer nesta geracao (sem necessidade nenhuma). Primeiro foram os titulos QD, depois o do Kojima e agora este, o primeiro de um estudio interno. Ainda e cedo para entender o grau de consequencia, sim, mas e ser imprudente achar que nao ha consequencias e ainda mais imprudente considerar que lancar um so e algo que toda a gente vai aceitar.
Como te tentei explicar varias vezes, e pelos vistos tu ignoras completamente, tem havido um movimento concentrado nesta geracao em fazer chegar os exclusivos da PS ao PC. Este movimento usa seccao de comments, foruns e redes sociais. Este movimento teve origem nos PC master racers e fanboys Xbox.
Tu podes achar que isto nao e nada, sao so gente a falar em foruns. Recordo-te apenas o que ocorreu com o cross-play, mais uma vez, em que comecou em foruns, arrastou-se para noticias em sites e terminou com a Sony a ter que mudar uma politica. Mudou a politica de uma forma que lhe convinha? Sim, mas a sua mao foi forcada e o que se arranjou foi um compromisso.
Acho incrivel ter que te explicar isto a ti, quando lidaste com Xmedia, e a historinha do cross-play que tiveste que desconstruir aqui. Tu devias saber isto melhor que eu!
E isto que te estou a tentar fazer ver. Desde que a QD liberou os jogos no PC que ha imensa gente a dizer que todos os jogos devem/ vao chegar ao PC. Usam varios argumentos: “as consolas sao PCs e nao tem nada de especial”, “nao quero ter que comprar uma consola para poder jogar os jogos e nao e justo que me obrigem a isso”, “os exclusivos sao um cancro nesta industria, porque e que eu nao posso usufruir de um jogo que outras pessoas usufruem, tenho menos direitos?” terminando em “Sony e anti-consumidor”.
Isto e um deturpar da realidade. Eles pintam a situacao como se fosse uma injustica/tentam vender a ideia que os jogos sao artificialmente limitados no acesso sem razao nenhuma, e que o justo e que chegem a toda a gente, que a Sony actua com o unico intuito de evitar que todos jogem o jogo.
A realidade, como tu e eu sabemos, e que uma empresa como a Sony financia conteudo exclusivo com um unico objectivo – angariar clientes para a plataforma. E nao se pode dizer que sem a Sony as coisas seriam iguais – como sabemos muito deste software utiliza caracteristicas unicas do hardware, usa efeitos unicos, de modo a vender aplataforma. Portanto, e justo que uma fabricante de consolas page, por jogos de modo a enriquecer o catalogo das suas consolas e angariar clientes? E claro que e justo! Ela paga salarios, cria tecnologias, fomenta talento e permite que estas obras sejam criadas!
Achas que es uma vitima porque queres jogar o jogo? A consola custa menos que o PC que afirmas que tens… compra uma. Nao queres comprar a consola? Ok, entao nao jogas o jogo. E nao, nao tens direito a joga-lo. Eu nao vejo a Netflix a permitir as suas series irem para o Prime. Eu nao vejo a Disney a deixar outros estudios fazerem filmes nos IPs que possuem. Se estas empresas podem fazer isto (e estao em todo o seu direito porque gastaram milhares de milhoes para possuirem esse direito) porque e que uma fabricante de consolas nao o pode fazer?
Achas que esta haver discriminacao? Nem por isso, a Sony jamais impediu um cliente, independentemente da raca, sexo, religiao ou preferencia sexual de adquirir uma das suas plataformas. e jamais trancou clientes das suas plataformas do acesso aos seus titulos. Alias, tb impede que as consolas usadas sejam vendidas mais baratas.O que parece e que queres usufruir do servico mas nao queres pagar por isso.
A Sony ao lancar este jogo no PC esta a fazer duas coisas gravissimas.
Primeiro: mostra abertura para suportar outras plataformas que nao a sua. Isto e um problema porque o negocio da Sony nao sao os jogos, mas sim a plataforma.
Segundo: destroi o selo “Only on Playsation”. como me fartei de repetir, se lancar um, lanca todos. Esta a dizer que nao e assim na entrevista? Ate pode dizer, e ate pode fazer, mas boa sorte a calar as milhares de vozes que vao pintar a ideia que nao, nao e como a Sony disse, apartir de agora todos os jogos PS irao ser disponibilizados no PC,nao vale a pena comprar a consola. E terao agora provas: Horizon Zero Dawn, feito por um estudio interno, financiado pela Sony, disponibilizado para PC. Se este foim porque e que os outros nao irao ser mais cedo ou mais tarde. Ja tens finorios no Beyond 3D a dizer que a atitude correta e lancar tudo e com regularidade, nao lancar apenas alguns quando lhes apetece. Isto nao e inocente, isto e ja criar discussao/ideias para haverem reinvidicacoes. E num negocio o cliente tem sempre razao.
Mario, a ps1 sofreu um apoio enorme de thirds e teve imensos exlcusivos que levaram a que fosse um sucesso. Na era PS2 continuou com uma grande quantidade desses titulos tambem exclusivos e a consola foi um enorme sucesso. Mas a xbox chegou nessa geracao e teve muitos desses titulos tb para ela publicados. Chega a 360, recebe uma data de titulos que a PS demorou anos a receber, e como consequencia a Sony perdeu clientes. foi o unico fator? Obvio que nao, mas nao te recordas da narrativa de que a PS3 nao tinha jogos? So foi calada em 2009 quando KZ 2 chegou.
(Enfim tu insistes tanto nisto que ate tenho que te explicar o porque e a importancia de exclusivos, pelos vistos.)
Basicamente a mensagem que a Sony passada e que tem abertura a levar os jogos para o PC e por isso, ja nao precisas das consolas para usufruir deles. Diz que nao serao todos? Nao importa, as pessoas irao espera-lo e se necessario iniciar movimentos para que assim seja, tal como ocorreu com o cross-play. E isto pode ser aproveitado pelas concorrentes assim como o aproveitaram o cross-play.
E muita ingenuidade acreditar que coisas destas podem nao levar a backlash e podem nao ser aproveitados quer por movientos como o Master Race ou por concorrentes para negativar a imagem do produto e dificultar a vida no futuro.
Só um adendo, Bruno: Cory Balrog estava meses atrás dizendo que queria ver GOW nos pcs e na época nem especulavam Horizon nos pcs, se não me falhe a memória. Eu na época até pensei que msm no twitter, ele talvez teria alguma punição da parte da Sony por dizer isto, mas pelo que estou percebendo, ele só disse o que a empresa está começando a defender. Lamentável!
Eu lembro, sim. Veremos no que isto da, mas concordo contigo.
Bruno… Antes do mais.
Considero-te uma pessoa inteligente e culta, que respeito. Isso nunca esteve e nem está em causa.
Percebo os teu pontos de vista. Já o disse. E dar-te-ia razão não fosse a minha perspectiva ser algo diferente.
Não vou por isso rebater o que dizes, vou apenas tentar que percebas a minha visão.
Quanto aos que queriam os jogos PS fora da PS são uma cambada de idiotas. Nunca o quiseram verdadeiramente, apenas queriam que a PS fizesse igual à Microsoft. Mas isso não aconteceu. A Sony (e como te disse falo pelo presente por serem os dados palpáveis que tenho) não anunciou exclusivos a saírem em simultâneo no PC e na consola.
O que foi anunciado até agora, e mais uma vez afirmo que é por aí que falo, e posso mudar de opinião se esses factos mudarem, foi um jogo exclusivo com quase quatro anos.
E é aqui que reside a nossa divergência na perspectiva. Tu vês a presença do exclusivo como exclusivo um valor acrescentado e o retirá-lo da consola a ser um dano na imagem.
Pois deixa-me explicar-te a minha noção de exclusivo, para que percebas como diverge da tua.
Para mim um exclusivo é um produto criado pelo detentor de uma plataforma no sentido de alavancar as vendas, de ajudar a plataforma a crescer, de trazer benefício à plataforma.
Esse benefício obtém-se pela distinção, o facto de ser único, mas igualmente pela receita gerada. Um exclusivo que não dê receita não atraiu e como tal não ajudou a vender consolas e sem gerar receita foi um peso morto. Ou seja, a receita acaba por estar sempre aqui como primordial, mesmo que muitas vezes negligenciada. Sem ela, directa ou indirecta, não haveriam sequer exclusivos.
Basicamente um bom exclusivo não só tem de se pagar, mas tem igualmente de ajudar a plataforma a crescer. É esse o objectivo da sua criação.
Ora um exclusivo de sucesso faz isso tudo. Mas ao fim de 3, 4 anos, com ou sem sucesso, ele é apenas um nome. Como exclusivo morreu e já não ajuda a marca em nada. Estar lá ou não estar como exclusivo não faz diferença em termos de vendas ou de receita. O produto deixa de fazer aquilo para que foi concebido, sendo apenas mais um jogo.
Aqui tu dizes que é um valor para a marca. E sim, eu concordo. Mas isso é intangível. É um pouco como a fama. Mas a fama não se come e de nada vale ser famoso e morrer à fome.
No entanto, pela filosofia que houve até hoje, esse valor era melhor que nenhum.
Mas agora, aparentemente, a Sony resolveu testar algo novo. Dar uma segunda vida aos seus exclusivos já mortos, e ver se eles geram mais receita para a plataforma que a possam ajudar a crescer mais, a criar mais títulos exclusivos e a melhorar a infraestrutura.
Aqui é onde diverge a nossa opinião. Porque tu vês aqui uma perda onde eu não vejo.
Eu reconheço a perda, mas não a quantifico como perda. Porque vejo um potencial ganho. Algo mais palpável, algo que pode trazer mais benefícios à plataforma.
Mas sim, reconheço que a perda dos exclusivos pode ter peso. Acredito que a Sony também o reconhece e que é por isso que fala em experiência. Ela quer ver tudo. A reacção dos fans, as consequências, a adesão, as receitas, o ganho para a plataforma, as perdas para a plataforma, e perceber exactamente se isto é bom ou mau. Por isso é que é claramente falado em experiência, por isso é que é dito claramente que o HZD se ajustava à mesma (acredito que o 2 será título de lançamento pelo que se pode tirar rapidamente conclusões).
Como vês não discordamos. Temos porém pontos de vista algo diferentes sobre o que é bom e o que é mau. Tu assumes directamente que é mau… Eu não assumo. Porque vejo que potencialmente a coisa pode ser bastante boa para a plataforma. Os ganhos podem ser maiores que as perdas, e acima de tudo, quantificáveis num relatório e contas.
Acima de tudo, porque é dito e não tenho porque duvidar, acredito que isto é uma experiência. E assim sendo, pela lógica do entendido, isto só se repetirá se os ganhos para a plataforma forem reais. (Pode não ser bem assim, a experiência pode incluir um conjunto de jogos dado que só um não permite reais conclusões).
Agora o PC vai ter jogos PS? Vai… No fundo, indiretamente já os tinha com o PSNow.
Mas são jogos antigos. Jogos que mostram o que é a PlayStation e que continuam na Playstation. Jogos cujas sequelas serão exclusivas PlayStation por um período considerável e igual ao período demonstrado de interesse no jogo. E mais do que isso, mais uma vez da entrevista, a ideia é, mesmo em caso de sucesso, não colocar os exclusivos todos. Pois dessa forma a tentação gerada por estes que passam com a percepção da qualidade igual ou superior dos outros levará a que os interessados pensem na consola como possibilidade. Mais barata que as suas máquinas e com jogos de topo sempre atuais e com lançamentos de novos exclusivos regulares.
E isto é o motivo porque insisto na entrevista. Porque é isto que lá diz. E ignorar isto é ignorar a realidade.
Mas se a realidade um dia se revelar outra… Eu também mostrarei o desagrado. Podes apostar. Agora isso não é o que nós é transmitido neste momento. E pressupor cenários apócalipticos não me parece minimamente adequado.
Espero que tenhas entendido a minha visão e postura, bem como a necessidade da referência constante à entrevista.
E espero também que a conversa morra aqui. Eu percebo todos os teus argumentos, mas sem discordar de nada do que dizes não dou o mesmo peso que tu dás às coisas. E por isso acabamos a divergir.
Se estiveres certo, estarás, mas isso pressupõem que as coisas não são exatamente como foram aqui ditas. Mas eu futurologia não faço, e lido com realidades do momento. Logo isso não me vai tornar errado, vai isso sim complementar-me com dados novos que podem alterar as conclusões.
Claro Mario, eu tb nunca pensei que me estivesses a desrespeitar, nem eu nunca tive intencao qualquer de te desrespeitar a ti. Achava era que nao estavas a entender o que eu tentava dizer (agora ja vi que sim).
So mais um ponto. Repara no caso de Shadow of The Collossus… Como o classificas como exclusivo?
Não percebo o contexto da pergunta, pelo que não sei bem como responder.
Posso dizer que é um exclusivo que se julgava morto. Foi explorado com remasters numa altura sem retrocompatibilidade, e um remake, que é no fundo um novo jogo, apesar da mesma base.
É um dos exclusivos intemporais da consola. Que é definido por ter nascido na consola e associado à consola.
Penso após a resposta que percebo o alcance da pergunta. E nota que eu reconheço o que se perderia se um destes exclusivos saísse da PlayStation para o PC. Mesmo após estes anos todos.
Agora O que penso é… Este é neste momento um jogo morto. Sem remasters pela retro compatibilidade, só um novo remake daqui a uns anos o poderia fazer reviver.
Se uma versão existente atualmente fosse para o PC, era uma perda sentimental de peso. A PS teria perdido um jogo ligado à sua imagem. E a sua imagem é algo inquantificável.
Mas e se esse jogo vendesse uns 5 milhões no PC? Sem custos, apenas uma recompilação, este jogo a 60 euros daria 300 milhões adicionais à Sony. Isto daria para comprar um estúdio estilo Insomniac para criar mais exclusivos e ainda para financiar um jogo de 70 milhões. Que poderia atirar a imagem para novos patamares.
Percebes o dilema em avaliar a perda?
Percebo.
Acrescento duas achas à fogueira:
A liberação do jogo no PC pode motivar as pessoas que até pensavam adquirir a consola a não aduiri-la. Potencialmente 1600€ que se perdem.
Que me interessa lançar no PC para comprar estúdios para fazer jogos que deixaram de ser exclusivos? Sim porque agora há sempre a hipótese do jogo ir parar ao PC.
É efectivamente um risco Bruno. Mas se entendo que dás a coisa como certa, eu só a dou se for certa.
Essa é a diferença que nos tem levado a divergir. Eu sou assim. Lido com as realidades, para o bem e para o mal.
Olha o caso do Phil Spencer numa situação igual. Mentiu! Facto.
Mas tomo tudo o que ele diz como mentira porque ele mentiu? Não… desconfiança sim, pois como diz o ditado “fool me once, shame on you, fool me twice, shame on me”, mas não posso dizer que o homem está a mentir.
Se tu andasses há quase 20 anos a manter, mesmo que por carolice, como eu, que me recuso a vergar a interesses para isto crescer, uma página que pretendes ser séria e realmente informativa, aprenderias a pensar assim.
Seja como for, a Sony lança uma média de 3 exclusivos anos, um valor que desta forma pode aumentar. Isto quer dizer que, caso se confirmem os jogos com 3 a 4 anos (e eu aí espero que sim), a Sony lança entre 9 a 12 novos exclusivos antes de meter 1 no PC. Se este valor aumentar por receitas extra, se a consola se mantiver atractiva com jogos de qualidade exclusivos, com os jogos a serem exclusivos por basicamente metade da vida útil da consola, não vejo porque motivo as pessoas perdem o interesse.
Mas mais uma vez usando a entrevista, e por isso a tomo como relevantissima. Isto é uma experiência. É isso que a Sony quer ver. E acredito (coisa que não gosto de dizer pois não é factual, mas que se subentende do conceito de experiência), que se a coisa falhar, da mesma forma que os jogos foram… podem deixar de ir.
É uma opção da Sony, e que por muito que se gema, ninguem pode fazer nada contra.
Mudando de assunto e sobre a nossa conversa anterior. Olha esta imagem (abre-a num separador novo para a veres na resolução total)
O que tens aí é a Xbox One X à esquerda, e a PS4 Pro à direita.
Ignora a escala. Vamos ver o que a Eurogamer diz para a percebermos:
“Each individual CU on the Pro is around 15 per cent larger than the Scorpio equivalent, perhaps down to Microsoft retaining the existing ‘Southern Islands’ technology while Sony opts for a more modern CU design with new instructions.”
Isso não é 100% verdade!
Como vês na imagem, as asas de borboleta são assimétricas. Tens uma asa, com CUs com 3.40 mm2 (10% mais que os da X que possuem 3,07 mm2)), e outra com CUs maiores (a da direita, com 3,53 mm2 cada – 15% maiores). Basicamente acredita-se que os CU da esquerda são idênticos aos da X, ou seja GCN 1.1, para compatibilidade com a PS4, mas com o FP16 acrescentado, ao passo que os da direita são CUs Polaris completos.
Mas não posso garantir isto… são coisas muito pouco discutidas. Refiro-o apenas por curiosidade.
Eu ja tinha pensado nessa possibilidade, e visto essa imagem, quando discutiamos isto com o Shin. Mesmo ele indicou isso, quando referiu que o GPU entre base e a Pro foi extendido. Eles tem tamanhos diferentes, logo poderao ser diferentes. Infelizmente dado que nao ha medidas da Polaris nos 16 nm, nao se pode pela area, verificar qual o tipo de CUs que estao na parte da esquerda.
Pois… eu sei… Aliás foi devido ao que ele disse que fui ver.
Mas ao contrário do que ele referia, quando muito isto mostra uma PS4 Pro mais avançada tecnologicamente, e não uma X.
Curiosamente não vejo isto a ser discutido em lado nenhum. Nenhum dos grandes foruns está sequer com threads sobre este assunto, sendo que por isso não vejo que o impacto seja grande.
Os foruns que tem threads sobre o assunto tem apenas alguns posts. Nada de extraordinário. Já vi threads maiores por coisas a que se deu bem menor relevância.
Que assunto? O chip ou o assunto do artigo?
[off] E3 Cancelada! MS ja disse que vai fazer um evento digital.
Será que as outras vão seguir esse passo? Se der certo será que a E3 morre?
Se as empresas virem que sem irem à E3 podem conseguir resultados semelhantes com eventos digitais efectivamente o futuro da feira fica em risco.
Mario, se os games exclusivos da Sony chegassem aos PCs quando seu potencial de vendas na plataforma Sony já se esgotou, digamos no prazo de 3 anos, como temos no HZD, isso seria uma ótima jogada para aumentar o lucro não ? Concordo que o lançamento simultaneo entre console e PC seja extremamente nocivo da forma que a Microsoft o faz, porém no caso da Sony, não vejo como isso a prejudicaria trazendo games antigos ao PC.
Eu nada tenho contra isso. Até acho que isso promoveria a consola e permitia a mais pessoas aceder a jogos de qualidade.
Quem quisesse joga-los na PS4 poderia na mesma. Como exclusivo o seu efeito teria passado.
Teria passado? Mais uma vez, esta geracao tiveste Sony e a Ms a trazerem jogos de 2007, 2009, para 2013 e 2014 de forma exclusiva para essas plataformas… e eles venderam.
Se gerariam grandes lucros em vendas… nao sei. Se levariam alguem a quem nunca lhe interessou a consola a considerar talvez compra-la? Definitivamente. E isto nao podes negar. Da mesma forma que se esta pessoa for um tipo que sempre jogou em PC e estiver indeciso sobre continuar ou fazer upgrade, acaba de perder um argumento a favor da consola. E este tipo representa uma perda em media de 1600 euros para a Sony um ganho de 30 maximo!
Para mim uma coisa é certa, não pegarei o ps5 só depois de talvez 2 ou 3 anos para ver como essa situação se desenrola é minha forma de me mostrar contra o que a Sony ao meu ver esta querendo fazer.
Caso ela comece a liberar os jogos eu monto um pc que convenhamos se bem montado é sempre melhor que qualquer console, digo isso porque aposto que o Horizon vai rodar em qualquer pc sem muito esforço em 1080p pelo menos 60fps e com qualidade acima do ps4. Caso isso realmente seja um caso perdido depois desse tempo eu compre um ps5.
Ps:É a primeira vez que vejo a líder, copiar o modelo de quem está em último na geração.
Depois de ponderar muito, não consigo encontrar muita lógica nesta posição da Sony (ainda menos com os comentários idiotas de pessoas ligadas à marca).
A Sony já tinha algo para mostrar os seus jogos aos jogadores de PC, chama-se PSNow. Se quisessem promover ainda mais os seus jogos poderiam colocar vários exclusivos disponíveis no serviço por 6 meses (por exemplo), dar um par de semanas grátis para quem o quiser testar (neste momento acho que dão 7 dias) e fazer publicidade “agressiva” do serviço. Desta forma não só estaria a promover os jogos como também o serviço.
Lançar os seus exclusivos no PC não só tira valor à consola, como também ao PSNow. E digo exclusivos porque, neste momento, as palavras da Sony significam quase nada, são os mesmos que há umas semanas diziam que PC significava Playstation Console, hoje PC já significa Personal Computer.
Mas, a coisa é ainda pior, ora vejamos o actual cenário da próxima geração e o que as duas principais concorrentes têm a oferecer (ignorando de momento as características das consolas).
* Microsoft
– Acesso a centenas de jogos gratuitamente ou por um preço muito baixo em todas as suas plataformas.
– Jogos de qualidade (que os tem e terá mais certamente), exclusivos (curioso isto) nas suas plataformas, seja consolas, windows ou xcloud.
* Sony
– Jogos de qualidade, eventualmente multiplataformas, disponíveis na PS e (a curiosidade) plataforma windows, porque creio que os jogos da Sony não são lançados nem para Mac nem Linux.
Com esta medida a Sony não só tirou muito valor às suas plataformas, seja consola ou PSNow, como acaba por dar muito mais valor à principal plataforma do seu maior rival, Windows.
E como disse no início, as palavras da Sony neste momento não valem muito, sobretudo quando até já dizem que o GOW também pode vir para o PC.
A única salvação que vejo, neste momento, para não terem uma geração desastrosa é lançaram uma PS5 muito potente (se for mais fraca que a XBoxSX a coisa fica ainda mais complicada) e a um bom preço.
Espero estar enganado, mas estou a ver a Sony a meter-se num buraco do qual não terá forma de sair.
Deixa-me só dizer que se a Sony realmente faz isto para promover a Playstation e manter o actual modelo de negócio, não o iria fazer pelo PsNow. Se o Streaming é uma das ameaças ao actual modelo, isso seria promover o streaming e não a consolas e o modelo clássico.
Para além do mais o PsNow também está lá… nunca deixou de estar.
Depois falas em lançar os exclusivos como se isso fosse uma realidade. Não sabemos os planos da Sony, não sabemos o que pretende.
O que sabemos é que colocou um jogo, com quase 4 anos no PC.
Naturalmente que quero uma explicação sobre o que são os planos da Sony, mas não vou extrapolar isto para “os exclusivos”.
E muito menos se eles tiverem 3 anos de idade e a exclusividade se resumir apenas a uma frase escrita num autocolante uma vez que aquilo que é o objectivo de um exclusivo, o vender consolas já não se aplica a um jogo com 4 anos disponibilizado a 12 euros.
Nesse sentido, se isso for vantajoso para o detentor da plataforma a nível de receitas que permitam a criação de mais e melhores jogos, eu nada tenho a dizer. Até porque o jogo ao ser disponibilizado noutros sistemas será certamente a preço superior (quem sabe full price) e não deixa de estar disponível na consola.
Que a Sony tenha tirado valor ao PSNow com isto, tenho de concordar. Já à consola. Discordo!
Isso acontecerá se os jogos disponibilizados forem no dia do lançamento. Jogos com 4 anos dão mais receita vendidos no PC do que realmente se tornam uma mais valia na consola. Eu vejo a coisa assim!
Mas como o PsNow alcança o mesmo mercado, o PC, ter o jogo de um lado ou do outro, não me parece haver muita diferença.
O Windows é efectivamente um rival. Mas não é do rival. A Microsoft nada ganha com jogos vendidos fora da sua store. O comercio de jogos no windows é livre.
Mas como foi dito, e não sei porque se ignora esta realidade, mas quando se toma outras coisas como certas quando se fala se fantasia, isto é uma referido como uma experiência. Uma forma de se verificar se desta forma se consegue cativar jogadores PC a aderir à consola.
Ignorar esta realidade e tomar como verdade sem limites “os exclusivos no Pc” é fantasiar. Desculpa mas é!
Curiosamente, pelo que foi feito e dito, e tendo os pés na terra, isso são os ünicos dados reais, não vejo nisto o futuro desastroso que vocês veem. Verei se um dia essas coisas que vocês temem (e eu também temo) se tornarem efectivamente realidade. Mas neste momento são fantasias baseadas em medos.
Eu não vos critico. O Phil Spencer disse o mesmo e foi o que foi.
Mas a Sony e a Microsoft são empresas diferentes com visões diferentes. Não vamos julgar sem que as coisas sejam realidade. Exprimir receios sim. Tomar atitudes sem as coisas serem uma realidade. Não.
E com isso que nao concordo.
Com a ideia que o streaming e uma ameaca… quando os rivais mal conseguem ter pernas para andar, quando o Stadia esta na calamidade que esta que nem a performance prometida entrega, a nVidia esta a perder catalogo e o Xcloud mal saiu dos testes. Onde esta a ameaca do streaming? A Sony com um servico que oferece nao so o melhor catalogo, como oferece o melhor dos dois mundos (opcao de download e jogo presencial) estar ameacada pelo streaming??
Como tu mesmo te fartas de dizer, e preciso saber se a economia da coisa funciona. E estamos a ver que nao esta a funcionar. Tens DEVs assustados com esse futuro, DEVs a removerem titulos de servicos, Google com um catalogo da treta e a cobrar full price por titulos e a MS a esconder numeros.
Onde esta a ameaca do streaming?
Sabes o que e a verdadeira ameaca, destruir o catalogo exclusivo.
Tudo o que vejo e uma empresa que esta a ter a melhor geracao de todos os tempos, a nivel financeiro, tomar todo um conjunto de decisoes altamente questionaveis, apenas para tentar fazer alguma coisa. Eu nao vejo ponderacao nisto, vejo disparates.
A Sony ganha imenso dinheiro da plataforma que tem. E esta destruir essa plataforma com decisoes como esta. Disse isso quando a MS o decidiu fazer e tendo em a forma como a consola acabou em que perdeu 30 milhoes de clientes (se nao mais)… Nao ha justificacao nenhuma para esta decisao, a nao ser uns idiotas la dentro, que jogam em PCs, soa designers ou programadores e andam com a ideia de trazer os titulos para o PC, influenciados com a narrativa da justica e nao sei que mais.
Esta decisao e uma estupidez.
https://www.businessinsider.com/sony-says-cloud-gaming-future-threat-to-playstation-business-2019-2
https://www.tweaktown.com/news/64813/sony-sees-cloud-free-play-potential-threats/index.html
A Sony acha isso… E eu concordo! Já te expliquei porque!
E a Sony não destruiu ainda nada… Nesta fase apenas foi anunciado 1 (UM) jogo no PC. Com 4 anos. O resto é presunção, histerismo, não sei o lhe chamar!
Isso… e de 2018. E o que dizem e que a Cloud pode ser uma ameaca ao hardware e os free-to-play uma ameaca a venda de jogos.
E relativamene a resposta a isso… ja o fez. Chama-se PS Now.
Acaba de ter o terceiro melhor ano em toda a historia da divisao e e terceiro apenas porque os dois anteriores foram melhores. E estamos a falar do sexto ano da geracao! Ultrapassou o Steam em MAU e forcou a Microsoft a vir com outras metricas, quando esta anda a oferecer jogos de forma quase gratuita com o Gamepass. O Stadia esta em cacos. O geforce Now esta a perder catalog. Ja se passou mais de um ano dessa declaracao.
O que e que isso tem a haver com colocar titulos no PC?
O resto e logica,nao e histerismo E uma pessima decisao, E um decisao estupida. E uma decisao que nao tem justificacao nenhuma. A Sony acaba de quebrar uma regra que nunca devia ter quebrado. A Nintendo nunca a quebrou e ainda hoje esta viva. A Microsoft quebrou-a e sofreu um enorme retrocesso do qual ainda nao se recuperou. Anda agora a oferecer jogos de forma gratuita e farta-se de falar sobre o hardware para angariar clientes e compor numeros nos relatorios e mesmo com isto, perde para a Sony.
Repara, tu dizes-me que o jogo ja foi lancado ha 4 ou 6 anos e por isso nao faz diferenca.
Eu pergunto-te – lembras-te do que diziam para justificar remasters de titulos como Uncharted ou God of War 3? Que muita gente saltou a geracao anterior a frente e por isso seria uma nova forma de tornar a voltar ao titulo. E a prova e que depois tiveste vendas!
E muito simples. Ao longo do tempo a plataforma acumula exclusivos…. e depois ganha utilizadores. E simples assim.
Bruno… tu sabes perfeitamente, aliás tu mesmo o disseste, que a Sony nunca apostou no PSNow senão como uma forma alternativa de acesso.
E mau seria se a Sony fugisse das tecnologias.
Agora o que a entrevista dá a entender (e porra, tu podes lê-la, escuso de estar sempre a dizer o mesmo), é que isto é uma experiência, que é feito para mostrar aos hardcore gamers o que estão a perder ao não terem uma Playstation.
Se isto é treta, se é paleio, se é mais do que isso. Eu não sei! Mas tambem não sou eu que estou a tentar passar a ideia que a Sony está perdida e que todos os exclusivos vão para o PC. Eu limito-me a ter os pés assentes na terra e a pensar de acordo com as realidade que do que efectivamente há.
Repito que se isso acontecer é uma coisa. Até lá é histerismo. E eu tento manter os pés na terra, e lidar com factos. Aliás isso foi uma das coisas que vocês sempre gostaram na PCManias.
Dizes que não é histerismo. É lógica! Mas que lógica?
A mesma que a PS5 é 9.2 Tflops?
Estás a presumir… não estás a fazer mais do que isso. Nada, mas mesmo nada, nesta fase, te garante que seja mais do que o que é dito.
E sim, a plataforma ganha com os exclusivos. Os exclusivos são super relevantes. Sempre o disse e continuo a dizer.
Mas um exclusivo com 4 anos já não é exclusivo nenhum. É um título numa prateleira. Não vende consolas. Aliás nem se vende a si e é despachado por meia dúzia de euros.
Não vejo mal nenhum que esses títulos possam gerar mais receita que depois é usada para mais e melhores exclusivos.
E nem percebo porque tu vês. Afinal o jogo continua na consola e não desaparece só porque passa a estar disponível no PC, provavelmente a Full Price.
Mário, saiu esse rumor, que achei interessante pela mensagem “criptca”
https://wccftech.com/playstation-5-11-tflops/amp/
Começo a achar que todos têm um rumor preferido!
Na realidade 52 CU a 1743 Mhz são 11.6 Tflops.
Mas eu não acredito em rumores baseados na interpretação da língua dos pombos. 😉
Lollll essa foi do melhor!
E que importa isso…? Se tu dizes que isto e uma reaccao ao streaming, eu demonstro que o streaming ja Sony o tem activo e esta pronta para responder e vingar nesse mercado! Por outro lado, tendo a consola com os seus exclusivos eles continuarao a fazer o que sempre fizeram ao longo de 25 anos! Ajudam a vender a consola mesmo contra o streaming. O que eu nao percebo e porque uma resposta ao perigo da subscricao e colocar o conteudo que diferencia a tua plataforma nas outras plataformas retirando valor a tua plataforma! Que logica ha nisto?
Sobre a minha logica, ela e esta…
Horizon Zero Dawn vendeu 10 milhoes de copias em dois anos. O preco do jogo anda pelos 15 euros, pelo que indo por baixo estaremos a falar de um jogo que gerou 150 milhores com um orcamento de 75 milhoes. Teve um lucro de 100% muito provavelmente e portanto ja se pagou. Logo, ha necessidade de lancar o jogo no PC? Claro que nao!
Logo, a Sony vai lancar para ganhar mais dinheiro? Numa plataforma para o qual ninguem, mas mesmo ninguem, faz titulos singeplayers exclusivos? O PC sofre da praga da pirataria, e quem joga no PC fas-lo por performnace para poder andar a pagar 5 euros por jogo. Que dinheiro vai receber com isto?
Eu nao estou a dizer, mais uma vez repito isto, que a Sony esta a mentir. Estou a dizer que ja se contradiziu ao lancar este titulo, ja destruiu o significado de “Only on Playstation” com esta atitude e que, portanto, nao importa o que apartir de agora digam ou facam, acabam de justificar a potenciar a narrativa de que todos os seus jogos chegam ao PC. Mesmo que a empresa no incio tente colocar tempo, tu vais ver como em dois tempos a pressao cresce para que os lancamente cheguem mais cedo! Tambem estas a dizer que isto e histerismo?
Vejamos agora o oposto…
1 – A Sony esta geracao lancou remasters e se os tivemos um a seguir aos outros foi porque eles vendem. E alguns destes titulos tinham anos no mercado. Logo, nao se vendem? Por acaso, ate vendem!
2 – As consolas mantem-se pelos exclusivos, vendem pelos exclusivos. Estas mesmo a tentar passar a ideia que os PC players nao estao dispostos a esperar para jogar certos jogos e vao andar a manter uma consola e um PC apenas porque nao aguentam esperar? Por favor!
3- Se o publico for convencido que todos os exclusivos chegam ao PC, achas mesmo que nao fara mossa nenhuma nas vendas de consolas?
O que eu continuo a achar incrivel e que tu continuas a considerar isto como histerismo – quando e uma reaccao perfeitamente normal a uma decisao monumentalment desastrosa!
Não vale a pena pegar em tudo o que dizes. Argumentar seria entrarmos num ciclo de repetição de argumentos. Estamos com ideias diferentes, e respeitemos as mesmas.
Deixa só que te diga que o argumento que Horizon Zero Dawn já se pagou não tem qualquer lõgica.
Se ele pode render mais algum, porque não o fazer? Porque motivo a Sony não pode, tal como a Microsoft, tirar o melhor partido dos dois mundos, aumentando a receita?
Se der deu. se não der não deu… Mas porque raio não podem tentar?
A única coisa que eu não quero é que a Sony faça o mesmo que a Microsoft. Quero exclusivos, exclusivos. Mas bolas… Um exclusivo é um software criado com o intuito de fazer a diferença, e ajudar a vender consolas. Isso acontece nos primeiros 2, 3 anos. Depois disso o jogo ser exclusivo ou não só serve para se vir aqui nas medições de pirilaus entre consolas. O jogo está arrumando a um canto, ninguém lhe pega. É quase dado com todo o DLC.
Agora respondendo às tuas 3 questões.
1 – Isso acabou! A PS5 será retro compatível e provavelmente até poderá melhorar os jogos.
2 – O que os PC Players estão ou não dispostos a fazer eu não sei. Mas se estão dispostos a esperar 3 anos por um jogo, não tem verdadeiro interesse no jogo. E se não o tem também nunca viriam para a PS. Servirão apenas como fonte adicional de receita para a PS ao fim de 3 anos.
3 – O público pensa o que quer… Não houve quem pensasse que era boa ideia ir aos magotes para a praia de carcavelos numa altura de contenção do COVID 19? Se as pessoas vivem num mundo onde os pés não estão assentes no chão, o que se fazer? Agora se os jogos forem para o PC passado 3 anos, muitos deles já se casaram, trabalham e alguns morreram sem terem jogado o jogo. E agora poderão não o poder fazer.
Diz-me… quantas vezes deixaste de ir ver um filme de sucesso ao cinema a pensar que “ele um dia vai passar na televisão”?
Muito bom argumento!
“ Diz-me… quantas vezes deixaste de ir ver um filme de sucesso ao cinema a pensar que “ele um dia vai passar na televisão”? “
Eu não me importo que os exclusivos passado 2/3 anos passem para o Pc!
A Sony tem em média um lançamento de 2/3 jogos por ano, portanto….
Nem e assim tao bom, porque ja ha dois anos que nao piso uma sala de cinema precisamente a pensar isso… sobretudo porque tenho TVC1 na NOS, onde por acaso vi o ultimo avengers pela primeira vez.
Desculpa Bruno não resisto:
E esse Roque Santeiro, hein? 😁
Basicamente não vês esses filmes porque não te interessam. Se tivesses verdadeiro interesse ias ver.
É o mesmo com os jogos. Há quem se interesse mais, quem se interesse menos pelas novidades. Mas o certo é que os lucros que as empresas apresentam são na sua maioria dos que se interessam mais.
Não entendi a referência.
É uma novela brasileira clássica. A ideia era comparar com jogos de qualidade, mas bastante antigos.
Bem, para tua informacao, sempre tive ideia de jogar RE, mas so joguei a saga completa em 2004 (e falo do 2 e do 3, e depois do 1). A razao? Nunca tive meios para os jogar na altura em que sairam e mais tarde nao tinha forma de os adquirir. Estamos a falar de titulos que demorei quase 10 anos a jogar.
(Alias, RE e um caso especial porque me tornei fa antes de jogar os titulos)
TR II, TR III so joguei em 2002. Mesmo agora, ainda nao pus as maos em AC Unity ou AC Black Flag. Nao porque nao me interesse, mas porque nao tenho tempo. Eu nao me ponho a comprar jogos logo dia 1 se sei que nao tenho tempo para os desfrutar.
Ok Bruno… e isso e uma realidade tua e de milhões. Nem sequer a ponho em causa. É uma situação que existe.
Agora, convenhamos, não é por compras dessas que a industria tem lucros. Um jogo com 10 anos está à venda por trocos e com lucro irrisório. E se for usado então o lucro pode mesmo ser zero.
Pois, mas enquanto tu falas de lucros eu falo de intencao de compra.
O jogo nao rende apos anos? Ok. Mas a Sony anda a fazer os jogos so para os vender ou para angariar clientes para a plataforma? E nesse sentido um jogo com anos nao tem peso?
Os exclusivos existem para duas ter uma oferta que distingue a consola das restantes.
Desde que hajam jogos actuais que façam isso, a coisa está feita. Não é um exclusivo de 4 anos que vai fazer a diferença agora. São os novos, os que saíram recentemente e os que estão para sair.
Após 4 anos um exclusivo é um mede pirilaus. Algo que só serve para nas guerrinhas de consolas vir dizer “a minha tem mais que a tua”. O seu efeito como exclusivo morreu.
Na realidade morre antes de 4 anos, e até morre antes de 3, mas pronto, não abusemos.
Se esses jogos, que estão na gaveta puderem financiar mais jogos obtendo receita extra, porque não o fazer?
Eu não percebo esse estardalhaço. Juro que não percebo.
Discordo quando dizes que um exclusivo com 4 anos nao faz diferenca.
Mais uma vez, tiveste remasters a serem lancados e a serem vendidos. E tens uma clara aposta das duas empresas em retrocompatibilidade…
Pode nao gerar dinheiro, mas sera que nao vai angariar utilizadores novos para a plataforma?
simples
a sony cansou dos exclusivos nao venderem nem 5 milhoes mesmo com 100 milhoes de consoles vendidos
Caro Marcos…
Só para que as pessoas não pensem… Olha mais um com óculos de cor que vem aqui tentar armar confusão, e justificar as atitudes da concorrência, pode mandar, por favor, o link que comprova que a Microsoft vende mais jogos que a Sony devido ao Windows, ou que as vendas de jogos aumentaram na Xbox com o suporte ao Windows?
É que nesse aspecto eu não o posso ajudar pois nunca consegui encontrar esses dados que, pelo que vejo, leu!
A única coisa que li foi que só a PSN gerou mais receita que toda a divisão Xbox. Mas poderia ser que fossem dados incompletos que não contabilizavam o grande aumento de vendas de jogos Xbox no Windows.
a TENCENT gera 3 vezes mais receita que a SONY
e por isso ela é melhor?
Provalvelmente tambem estara cansada dos consoles que vendem 100 milhoes e de receber em media 1600 euros por cada um dos 100 milhoes.
Bom dia! Off topic https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-13-grande-parte-do-sucesso-da-naughty-dog-esta-relacionado-com-os-bolsos-sem-fundo-da-sony-diz-ex-funcionario
Estive a ler a noticia, o artigo da Kokatu e os comentarios da eurogamer.
Os comentarios da Eurogamer sao a coisa mais nojenta que ja vi. Acho imensa piada aos valentoes que se poe a dizer “estou habituado a trabalhar 11 horas por dia e normal” ou “trabalho de domingo a domingo, nao sei porque se queixam” – sim sao mesmo excelentes trabalhadores, por isso e que andam a escrever nos comentarios em tudo qto e notica.
Esta e uma situacao gravissima, um ambiente toxico, e apartir do momento em que tens pessoas a irem para o hospital por burnout, algo urgente deve ser feito na tua empresa.
Adoro os jogos da ND, mas acredito em tudo o que esse tipo diz. Esta em concordancia com o artigo do Jason Schreier, que se resume a isto, ha toda uma cadeia de producao e tens pessoas a lavorarem horas e horas porque 1) esperam por alteracoes de colegas e 2) continuam a trabalhar em coisas que no fim podem ate nem ser usadas no jogo final e 3) tens atrasos porque pessoal com experiencia decide sair da empresa.
Tudo coisas que podem ser resolvidas se se organizar o trabalho por turnos e se organizar melhor a cadeia de producao.
Os titulos da ND distanciam-se do resto sobretudo devido a quantidade de detalhe e trabalho que e posto la dentro (animacoes, set pieces, desenho dos niveis, tudo e controlado e feito ao pormenor, mas nao se tratam de sistemas automaticos, e tudo feito pelos devs propositadamente). Nao me sinto bem a jogar esses titulos quando a pessoas a ir para o hospital por causa disso.
Não sei se tome isso como verdade ou não. Mas se é é escandaloso.
A questão que coloca é a seguinte:
A naughty Dog tem duas equipas, uma que está com o Tlou 2, outra que esteve com o Uncharted.
Ora a equipa do Tlou não entregou nada ainda. E está a desenvolver o jogo desde o primeiro, sendo que o único que fez foi o remaster lançado para a PS4 (que envolveu apenas algumas pessoas para a adaptação). Podemos dizer que mais de 6 anos a produzir um jogo leva a isto? Questiono! Tenho de questionar.
Já a outra equipa entregou o Uncharted em 2016 e o Lost Legacy em 2017. Desde então está a trabalhar num outro jogo que não sai para já e nem sequer está anunciado, pelo que não vejo que sejam eles que estão sob pressão.
Agora porque taio uma equipa que está a trabalhar um jogo à quase 6 anos está sob pressão? Só se tiver de o acabar rapidamente porque nos 6 anos não fez o que deveria ter feito.
Não estou com isto a tomar partidos. Condeno qualquer acto semelhante ao que é referido. É chantagem, é escravatura!
Agora para que acredite nestas histórias, para que não as tome como ataques ou vinganças de ex funcionários, tenho de perceber o porque disto. E perceber como é que a Naughty Dog que está a produzir este jogo desde o lançamento do primeiro está com tanta pressão, mas equipas de outras empresas que neste tempo lançaram vários jogos, não estão.
Ou será que estão mas não se queixam?
Eu gostava de perceber antes de criticar.
Acho que a historia das equipas nao se confirmou.
Havia essa ideia, mas depois tiveste o grosso do estudio a trabalhar em U4 (que sorfreu de imenso crunch), depois uma equipa a preparar o U TLL que era para ser um DLC e tb sofreu imenso crunch, e depois, passaram para TLoU part II. Estar 6 anos em producao nao deve ser entendido como algo que esta ha 6 anos a ser construido. Pode ter tido uma pequena equipa a planear o jogo com a historia e desenho e depois dos uncharted, ter entrado em producao com construcao efectiva do jogo.
Segundo, este comentario nao e isolado, Ja tiveste muitos outros antes disto de ex-trabalhadores (Amy Hennig foi um deles) e o schreier ate publicou um livro sobre isto anteriormente. E um problema que dura ha imenso tempo na ND (e outros estudios tb como a Rockstar). E sao praticas deploraveis, infelizmente comuns e em que a empresa contrata pessoal sem experiencia e os poe a trabalhar horas e horas para assim produzir e reduzir custos. Tudo com a promessa de que irao ter um contrato permanente, contrato esse que nunca chega e e como a cenoura agitada em frente ao burro para o fazer andar. A EA em Anthem e na Bioware sofreu do mesmo. E triste mas e comum.
Pelas discussoes que vi, parece mesmo que a falta de organizacao interna e uma verdade tambem. Dizem que a ND quase nao tem produtores, e que reagem por forca de trabalho bruta. Em comparacao a Santa Monica tem imensos produtores
Curiosamente, algo que David Jaffe disse foi que a Santa Monica era um estudio que em execucao ultrapassa a ND, e pode estar a referir-se a isso.
E um problema gravissimo que e preciso resolver com urgencia. Depois disto… nem sei se apoie o jogo, porque me da nojo saber o que custou para ser feito.
Onde está isso confirmado? Ou são as pessoas que se queixam que dizem isso?
Porque acima de tudo acho estranho o timming disto. Como já tinha achado o timming da mesma história à Rockstar. Ou seja, a semanas de lançarem o seu novo jogo.
Poderá ser um ex funcionário a tentar vingar se…
Duvido. As pessoas tb diziam o mesmo da QD mas depois esta foi condenada em tribunal por praticas toxicas de trabalho… e vieram a publico fotos… Realmente vergonhoso o que faziam la dentro.
Qto a ND, o problema e que este nao e o primeiro, e apenas o ultimo de dezenas e dezenas de queixas. As condicoes de trabalho na ND ja deram origem a dois livros sobre o crunch e os efeitos devastadores sobre os devs e respectivas familias.
Agora, a ND nao e o unico estudio a sofrer disto, Isto e um problema que atinge toda, mas toda a industria. E nao, aos finorios que estejam a pensar vir para aqui dizer que MMOs geram mais dinheiro e por isso o estudios tem a vida mais folgada esquecam – ha queixas tb na Epic devido a Fortnite bem como Anthem foi alvo de queixas do genero. Curiosamente, a Guerrilha e daqueles que menos queixas gerou.
Eu, como digo, nao me custa acreditar que seja assim na ND. Os jogos dela sao polidos ate a perfeicao, tudo dentro do lugar, tudo cuidadosamente contruido, todas as set pieces, os detalhes , as animacoes. Tudo extremamente cuidado – dai os jogos serem considerados obras primas. E o maximo iteractividade, a quantidade de tecnologia que colocam em cada jogo que lancam e o que conseguem fazer. Infelizmente, isto tem um custo muito alto.
Jogos exclusivos é um fator crucial pra um nicho de 10% a 15% dos consolistas; o restante preza mais por fatores como preço, custo-benefício, poder, retrocompatibilidade. Sam Sharma, ex-produtor da Guerrilla Games e que trabalhou em HZD, twittou para fanboys que ficaram desesperados com a notícia: “Criamos um jogo e gostamos. Agora, mais pessoas podem se divertir. E de que forma isso prejudica a sua diversão? Por favor, sejam gentis consigo mesmos. O prazer do jogo não diminuiu porque outras pessoas podem jogar”. Uma parte dos consumidores parece não gostar de jogos, mas do nome “only on” na capinha; eles são como crianças mimadas que levam um brinquedo novo pra escola e este perde a graça se outro coleguinha leva um igual.
Por acaso é mais. Mas para saberes isso não pode ser num questionário onde questionas os principais motivos de compra, mas sim directamente se os exclusivos contam ou não.
Porque naturalmente que factores como o preço ou custo beneficio surgem primeiro. Convêm porém notar que custo benefício engloba muita coisa dependendo do conceito de benefício.
Seja como for, mesmo que fossem 10 a 15%, 200 milhões de consolas vendidas estamos a falar de 30 milhões de utilizadores. Isto é basicamente 60% do que vendeu a Xbox. Não me digam que tal não é relevante.
Quanto ao que esse senhor diz, é a opinião dele.
Tu na tua ultima frase não olhas para as consolas como aquilo que elas são… um negócio, com concorrência e onde a distinção é um fator de atração. Olhas como um cliente que quer escolher livremente e ter acesso a tudo.
Mas isso é utópico. Isso seria bom num mundo ideal, onde a concorrência não mata empresas. Seria bom num mundo onde todos são amigos e felizes, não num mundo concorrencial onde as empresas tem como objectivo a sua sobrevivência que passa por superar a concorrência.
E daí que os exclusivos são um fator de distinção. E são essenciais.
Agora a realidade é que os exclusivos passado uns anos deixam de o ser no sentido em que se tornam esquecidos e irrelevantes em número de vendas. Nunca deixando de fazer parte do catálogo de uma consola, manterem-se exclusivos ou não é uma irrelevância. É apenas um nome num papel que lista exclusivos. E daí que não vejo que a sua rentabilização em outras plataformas seja algo mal visto.
Mas mesmo aí coloco alguns senãos. O jogo pode ser adaptado a realidades da nova plataforma, mas terá de ser colocado à venda a um preço superior (eventualmente full price) e não pode ter melhorias no código (as restantes como resoluções e fps são inerentes ao hardware) não presentes na consola. Se isso acontecer é desvirtuar a consola e a criação de um fator que poderia justificar o esperar pelo jogo.