Sony vendeu 5.9 milhões de consolas no período de Natal

A Sony veio anunciar que a sua consola vendeu 5.9 milhões de unidades no período de Natal

A Playstation 4 está imparável, e as vendas aumentam a cada dia que passa. Mesmo com a concorrência de uma Xbox One X, a consola mais poderosa do mercado, a tendência de vendas vem provar aquilo que a história já nos tinha mostrado. Que a potência de uma consola não é verdadeiramente o grande factor de vendas, e que o suporte, nomeadamente a nível de exclusivos, continua a ser dos factores mais interessantes no que toca a vendas. Afinal as consolas são feitas para se jogar jogos. E um catálogo mais variado e com jogos apetecíveis que só podem ser jogados nesse hardware, faz ainda muita diferença.

De referir que estas vendas são efectivas e não aos revendedores. Ou seja, estamos a falar de 5.9 milhões de consolas colocadas nas casas dos consumidores. Como consequência disso, o PSN Plus possui agora 31.5 milhões de subscritores. Nada mau se considerarmos que o PSN Plus não é uma obrigatoriedade na Playstation, e que a empresa aposta tremendamente nos jogos Single Player. Já na concorrência o Gold é obrigatório para se jogar online, e a maior parte das apostas da empresa são em jogos multi jogador.

Da mesma forma, a PSN registou um número recorde de vendas em Dezembro.

Como agradecimento a Sony compromete-se a trazer mais experiências fantásticas aos seus fans, incluindo novos jogos exclusivos e serviços de rede mais inovadores.



—-

NOTA a 12/01/2017 –  Para esclarecimento sobre a não obrigatoriedade do PSN Plus, e obrigatoriedade do Live Gold refere-se:

Na Xbox é impossível jogar-se online sem qualquer pagamento. O Live Gold só não é obrigatório em jogos que requeiram mensalidade, mas tal implica sempre um pagamento. Mesmo os jogos alugados no Game Pass ou EA Access requerem pagamento do Live Gold para o online!

Na PSN não só há mais jogos Single Player pois essa é a grande aposta dos exclusivos Sony, como os jogos Free 2 Play não requerem a PSN Plus. Há ainda alguns jogos full price que não requerem o Plus para o online.  O PSNow não requer o Plus para o online!

Fica assim contextualizada a frase de cima.



Posts Relacionados

Readers Comments (32)

  1. Praticamente o mesmo que eu comentei ontem no artigo dos exclusivos.

    Se ninguém tá vendo hoje o X como imagem de potência não será daqui a 2 anos que irão ver.

  2. Penso que que a PS4 irá ultrapassar a PS3 ainda este ano, são números muito bons, mas quem está a vender mais é a Nintendo Switch.. Está já ultrapassou a PS2, tornou-se a console que mais rápido se vendeu, tanto nos EUA como no Japão.. Tomara que a dona Sony acorde para vida e lance um portátil de jeito, pois a Switch vem com tudo em 2018..

    • A nintendo declarou que vendeu em 10 meses, 15 milhões de consoles Switch, o PS4 com 2 meses a mais vendeu 5,2 milhões a mais também, vale lembrar que a Nintendo em 2018 não vai mais ter um fev/mar como foi em 2017 vendendo mais de 1 milhão, então não, o switch está vendendo bem, mas mais que o PS4 acredito que não.

      Álias, a Sony diz que até Março terá shippado 80 milhões de PS4.

      E a Microsoft, cade os números do X, ninguém está falando nada sobre, antes do lançamento eram inumeras noticias de quebra de records de pre venda, depois do lançamento as noticias sumiram?

      • Acho ótimo que tanto o X quanto o PS4 Pro fracassem nas vendas.
        Embora eles não devam esperar que eles vendam tanto assim.

      • Discordo Netto por um detalhe: A Nintendo veio desacreditada com um console de poucos games, porém hj o console está muito mais robusto, com uma ótima biblioteca de jogos e ainda com Provavelmente uma lista ainda mais interessante de exclusivos, fora ainda com uma possível nova roupagem do virtual console, possivelmente com games em alta definição, fora ainda que o console estamos custando 300 dólares. E sinceramente, quem diz que o switch é apenas um portátil turbinado é pq nunca o experimentou ou simplesmente pq defende marcas e está com um certo recalque das ótimas vendas do aparelho, até pq, muitos aqui falaram que o console seria um flop e estão engolindo seco o sucesso do console.

    • O Netto tem razão.

      Neste momento está ela por ela, em termos de velocidade de venda.

      A PS4 já vendeu oficialmente 73.9 milhões de consolas em 4 anos. Isso dá aprox. 1.5 milhões de consolas (por defeito) vendidas por mes.

      A Switch que em Dezembro fez 10 meses, conseguiu 15 milhões o que dá exactamente 1.5 milhões de consolas por mes.

      Não devemos esquecer que a Switch, é um produto mais recente e a PS4 não.

      Isto de todas as formas é uma grande vitória da Sony (e da Nintendo também no que diz respeito à Switch).

      Relativamente a uma portátil Sony, existe uma no mercado. A Vita. E tão cedo esta não terá sucessora. E eu acho que se a Sony quiser lançar uma portátil o deve fazer só quando a próxima PS5 chegar, para garantir um hardware poderoso e 100% de compatibilidade com a consola de mesa.

  3. Excelente números que provam a vitalidade do mercado e, ao contrário das muitas vozes que aqui temos tido, que a estratégia da Sony em investimento em novas e constantes PIs tem gerado frutos. Aliás, não é por acaso que neste mesmo ano que passou, foi um dos melhores da PS4 em termos de suporte (Gravity Rush, H ZD, Uncharted TLL, GT Sport, Knack 2, Yakuza, entre outros).

    Enquanto cliente neste aspeto estou muito contente. Compro a consola por causa dos exclusivos (é por essa razão que desde a PS2 me tenho mantido na PS) e a Sony não me tem defraudado, entregando com qualidade ao mesmo tempo que inova com bons resultados.

  4. Pois é depois de 4 anos com o Xbox One me rendi e comprei o PS4

    Finalmente me cansei ! Game Pass é legal a Live é boa EA Acces também mais cara tudo que tem no Xone tem no PS4 e no PC e nem tudo que tem no PS4 tem no PC e no XOne então não vi mais vantagem em ter o sistema.

    Infelizmente até que a Microsoft volte a dar valor nos exclusivos o combo PC + PS4 é imbatível.

    E pra quem acha que estou falando borracha só conferir tenho os dois consoles.

    Gamertag: chackmt + de 160 jogos
    PSNID: chackmt 4 jogos comecei agora rs.s. com Horizon, Uncharted 4 e GOW3

  5. Pois é depois de 4 anos com o Xbox One me rendi e comprei o PS4

    Finalmente me cansei ! Game Pass é legal a Live é boa EA Acces também mais cara tudo que tem no Xone tem no PS4 e no PC e nem tudo que tem no PS4 tem no PC e no XOne então não vi mais vantagem em ter o sistema.

    Infelizmente até que a Microsoft volte a dar valor nos exclusivos o combo PC + PS4 é imbatível.

    E pra quem acha que estou falando borracha só conferir tenho os dois consoles.

    Gamertag: ******* + de 160 jogos
    PSNID: ******* 4 jogos comecei agora rs.s. com Horizon, Uncharted 4 e GOW3

    Nota: Comentário editado pela moderação a pedido.

  6. Bruno, discordo quanto o fato do switch ser novidade, até pq, penso que o ps4 está vendendo mais por não ser novidade, sendo assim, com uma enxurrada de ótimos jogos na biblioteca, com preço mais barato da versão slim e ainda com as vendas do pro que abrange um público mais exigente de Hardware. Ou seja, abrangendo públicos distintos. Com relação ao ps5 híbrido, eu seria um que compraria sem medo, mas resta esperar e torcer por um, porém creio que a Sony não dormirá no ponto e colocará algo semelhante no mercado, isto está no DNA dela.rs

  7. Olá Mário!
    No texto vc diz que a live é obrigatória para o on LINE.. e desde quando a plus TB não é obrigatória para o on LINE no PS4?

  8. Obrigado pela atenção By-mission e Mário.

    • Só por curiosidade. Se viste não só os valores mensais, mas tambem os anuais da NPD, em 2017 a Xbox vendeu 4.2 a 4.3 milhões de consolas nos EUA. Perante os dados dos outros anos ds NPD, este é o pior ano de sempre da Xbox One, ficando abaixo de 2014 que tinha sido o pior com 4.4 milhões.

      • Só uma correcção dado que a minha frase de cima está incompleta e induz em erro. Os valores de cima não correspondem às vendas globais do ano, mas às vendas da “holliday season” de cada ano.
        Acrescento ainda que estes são valores preliminares da NPD baseados em percentagens e estatistica não em valores exactos.
        Acima de tudo há que se ter exatidão no que é dito.

    • Aliás, queres dados interessantes, Igor?

      Aqui tens:

      Xbox ONE

      EUA – 21.62 m
      Europa – 9.60 m
      Japão – 0.09 m
      Resto do Mundo – 4.02 m

      PS4
      EUA – 24.97 m
      Europa – 28.45 m
      Japão – 5.68 m
      Resto do Mundo – 12.72 m

      E isto já está atualizado para os valores mais recentes.

      Vê-se perfeitamente que somente nos EUA, a casa da Xbox e onde a marca sempre se deu bem, é que a coisa pegou, representando o grosso das vendas desta plataforma. Ainda assim, atrás da PS4.

      No resto do mundo tem sido continuamente esmagada.

      Aliás na Europa, mercado que, ironicamente, ninguém que aqui comenta, considera como um mercado grande, a PS4 ultrapassa as duas nos EUA. E as vendas da Xbox são irrisórias.

      Ainda continuas a dizer que tudo está bem?

      • Na realidade a One neste momento vendeu mais 900 mil consolas do que a 360 tinha vendido nesta altura. Nesse aspecto a Microsoft está bem!
        Agora basta olhar para os resultados da concorrência para se perceber que por muito bem que esteja, está a perder terreno.

      • Bruno, eu sempre considerei o mercado europeu grande, e é ele que faz com que o switch perca em alguns meses para o ps4. Esse mercado é enorme e querendo ou não é a casa do playstation.rs

    • Desculpe dar um choque de realidade mas essa informação reflete somente as vendas nos EUA.

      Segundo as palavras do usuário Gargles da Eurogamer, Dezembro livrou o Xbox de ter seu primeiro ano em que todos os meses perdeu em vendas para seu principal concorrente, o PS4. Entretanto 2017 foi o primeiro ano em que o Xbox não conseguiu ser o primeiro em vendas em todos os meses.

      Se o monstro não conseguiu fazer o Xbox ser o primeiro em vendas em pelo menos 1 dos 2 últimos meses, não vai ser em janeiro de 2018 que conseguirá.

      Engraçado o emoticon no final do tweet do Aaron, devem ter orado muito para conseguir este feito em pelo menos 1 mercado.

      Espero que consigam melhores resultados em 2018, mas olhar para um “grande 2018” devido ter somente 1 resultado positivo em 4 mercados de games(EUA, Europa, Asia e o resto do mundo) e em somente 1 mês no ano é de ficar preocupado.

      • Mas a realidade não é só essa!
        A Xbox ganhou à PS4 em Dezembro, e isso é o que ficará na história. Mas agora que estamos em cima dos acontecimentos podemos ver o porque!
        E o motivo é simples! A Sony retirou o desconte de 100 euros que colocou na PS4 em Dezembro. A Microsoft não fez isso, e manteve a One a 189 euros! Resumidamente a PS4 custava 299, a Xbox 189!
        Depois as vendas da PS4 em Novembro foram históricas. 5.9 milhões nos dois meses! A consequência foi que os stocks foram-se, e durante a primeira semana de Dezembro muitas lojas não tinham PS4 para entrega.
        Não quero dizer taxativamente que se isto não acontecesse a Xbox não ganhava na mesma. Mas isto são realidades que não podemos escamotear!
        Seja como for, insisto. A Xbox não está mal! As receitas são boas, e a consola está ainda, de acordo com o o VGChartz, com mais 900 mil consolas vendidas que a 360, no mesmo periodo.

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*