Tarifas de Trump podem prejudicar as consolas nos EUA.

As tarifas sobre os produtos fabricados na China poderão mesmo avançar, e os EUA propõem uma taxa de 25% que vai abranger as consolas fabricadas na China.

Sony, Nintendo e Microsoft vêem-se sob ataque pelas novas regras de importação dos EUA, que poderá colocar uma taxa de 25% a todos os produtos fabricados na China.

O problema é que todas as três empresas fabricam as suas consolas nesse país, por ser onde os custos de produção são mais baixos. Mas a nova tarifa de taxação que Donald Trump pretende impor vai colocar uma taxa de 25% adicionais sobre do preço de venda, e a avançar, prejudicará e muito as vendas de consolas no País.

Assim, numa carta conjunta, estas empresas pediram já a Donald Trump que excluísse as consolas do lote. Eis um estrato da carta:

Um aumento de preço de 25% muito provavelmente colocará uma nova consola fora do alcance de muitas famílias Americanas que esperam ir ao mercado já neste Natal. Caso mesmo assim hajam vendas, os consumidores gastarão mais 840 milhões do que fariam normalmente, de acordo com um estudo pedido pela Consumer Technology Association e feita pelo grupo económico independente Trade Partnership.



Apesar da lógica no pedido, a realidade é que não há porque se tratar estes produtos de forma diferente dos restantes. E talvez por essa consciência, todas as três empresas estão à procura de um fabricante de outro país que lhes forneça as consolas para venda nos EUA.

Tal, apesar de ser mais económico que a taxa de 25% colocada por Trump, poderá mesmo assim levar a um aumento significativo do custos das consolas nesse país.



Naturalmente o resto do mundo não afectado pela situação, podendo continuar a receber as consolas de onde elas sempre vieram.

Ora esta situação é acima de tudo penalizadora para a Microsoft que tem nos EUA o seu principal mercado. No resto do mundo, onde não existirão novas taxas, a Microsoft tem uma quota muito pequena face ao que Sony e Nintendo possuem.

Com as consolas nos EUA a serem mais caras, especialmente numa geração que se avizinha e onde as consolas não terão um preço baixo como atractivo, o potencial mercado desce. E tal afectará todas as empresas, no sentido que este é o maior mercado a nível mundial.

Mas uma quebra por igual, pelos motivos já expostos, prejudicaria mais a consola da Microsoft do que qualquer outra.

A possibilidade de as empresas absorverem um maior prejuízo neste mercado para manter os preços está fora de hipótese pelo valor da taxa (25%). Daí que uma alternativa para o fabrico se torna fundamental.

Infelizmente os fabricantes de consolas não são os únicos com este problema, e outras empresas, como a Apple, estão a querer mudar o local de fabrico dos seus produtos para outros países, o que está a criar uma saturação de mercado e dificuldades em se arranjar fornecedores.

Talvez esteja na altura de os Gamers Americanos fazerem uma vaquinha para ajudarem a China na compra de mais batatas ou outros produtos agrícolas. Afinal Trump recentemente referiu que  dessa forma ele está disposto a ceder!.



newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

Eu sei que a minha opiniao ate pode ser impopular, mas com esta medida do Trump, eu ate concordo, apesar de nao concordar com tudo o que ele tem feito.

Ja falaste de justica, mas a verdade e que a China ditou um conjunto de regras para iteraccao com o mercado ocidental que de justo nao tem nada e tem criado imensos problemas as industrias ocidentais. E a culpa nao e tanto da China mas do poder politico ocidental que aceitou essas condicoes evidentemente sem pensar muito bem no que estava a aceitar (pior, sem ter nocao do que estava a aceitar, ou a aceitar por outros incentivos). Tu ate podes nao ter nocao, mas a competitividade chinesa nao deriva da capacidade de trabalho, mas de exploracao, violcacao de regras ambientais e violacao de direitos humanos

Comecemos com coisas basicas:

– Proteccao ambiental e controlo que qualidade: Nao e nenhuma novidade que na China as empresas nao seguem regras de proteccao ambiental, controlo de qualidade ou outras que empresas ocidentais tem que seguir. Isto so por si viola o principio da concorrencia e o mais hilariante de isto tudo e que, com olhos no mercdo chines, o poder politico europeu e americano nao impos nenhuma condicao para os produtos chineses entrarem no nosso mercado, mantendo as mesmas regras aos fabricantes europeus.

– Direitos humanos: MS, Sony, Nintendo, Apple, utilizam a foxconn como linha de montagem. E claro que e barato… Os trabalhadores nao sao pagos, fazem turnos de 12 horas minimo sobre ameaca de violencia e tens pessoas a colocarem pedidos e mensagens de ajuda dentro dos produtos. Que controlo e que ha sobre isso?… Se fosse ca, acreditas mesmo que alguem aceitaria estas condicoes numa empresa? Mais uma vez, toda a gente preferiu fechar os olhos a isto, tudo com a ilusao de que iriam para la vender os produtos.

– Direitos humanos parte 2: Achas mesmo que essas empresas estao preocupadas em assegurar boas condicoes de trabalho e invesitr em proteccao individual e controlo ambiental para proteccao da saude do trabalhador. Isto sao custos que as empresas ocidentais seguem devido as leis que no mundo ocidental lutamos para conseguir, mas que a China, no grosso nao segue (nao estou a dizer que todas as empresas sao assim).

Sobre a Huawei, apesar de eu achar injusto o que foi feito, ha alguns dados que e preciso ter em consideracao:

– A China, para poderes ter la um produto a venda, tens que partilhar IPs. Isto foi uma condicao que eles puseram, e que as empresas ocidentais aceitaram (logo, aqui nao os estou a culpar), mas tens que ver que a Huawei nesse aspeto foi benefeciada porque teve acesso a IPs de apple e afins com que desenvolveu os seus produtos (e depois tornou-os mais baratos).

Terceiro – relacao com a Coreia do Norte e Russia.

– Nao, eu nao sou fa de dar tudo aos americanos, o Vietnam e um exemplo. Mas o mundo ja por eles e governado e uma coisa e certa – as pessoas sao livres como nao o sao na Coreia do Norte nem o foram na Russia no tempo da URSS. Hoje temos uma boa qualidade de vida – ou pelo menos a melhor possivel. A coreia do Norte e uma enorme violacao de direitos humanos e um crime que atualmente continua a ser cometido. No entanto, ha imensos relatos de pessoas que fugiram, que indicam que o governo chines tem activamente capturado refugiados e devolvido para uma morte certa, a Coreia do Norte. Eles nao fazem isto porque gostam, mas e importante nao ignorar, que apesar da China hoje estar aberta ao capitalismo, tiveste la e ainda tens um forte governo comunista com tracos de ditadura. E basicamente, porque dinheiro interessa a toda a gente e que tens a china de hoje. Mas basta ver as recentes noticias sobre as tentativas de abuso do governo chines para se ver que eles nao sao um pais irmao e muito menos tem uma politica puramente democratica, com o governo a ter grande controlo sobre todos os aspectos da sociedade – incluindo possivelmente empresas como a Huawei.

– Continuando nesse aspecto – e obvio que sempre vai haver espionagem. Esse nao e o motivo, a grande questao e: quem esta receber essa informacao?

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Todo mundo fecha os olhos pro que acontece na China.
Todos se fartam de falar do absurdo da escravidão dos negros nos EUA, Brasil por exemplo, mas, bom, se fingir que não está acontecendo tudo bem, o que importa é comprar nosso iPhone, nosso PS4 ou qualquer outra quinquilharia com um excelente custo benefício… Dane-se os chineses! Não defendemos os direitos desses humanos, mas se for pra defender uma Xiaomi, uma Huawei… Há, aí sobra argumento, afinal, não podemos causar nenhum dano ao precioso “mercado”, imaginem a cadeia de eventos… Que eles paguem por nossos pecados.

Livio
Visitante
Livio

Já já a China terá o Brasil como concorrente nesses mesmos aspectos que citaste

Jefferson
Visitante
Jefferson

Trump ta fazendo quase as coisas certas por todos os motivos e meios errados,

Roberto
Visitante
Roberto

Brasil é um dos poucos países que fabricam consoles além da china (ps4 e xbox one), talvez essas empresas aumentem a fabricação a partir daqui para exportação

bruno
Visitante
bruno

Olha, nao seria nada mal para voces. E a mim, sinceramente, dar-me-ia prazer comprar consolas que sei serem fabricadas no Brasil.

Isto considerando que os trabalhadores sao tratados de forma justa (nao sei qual a realidade do brasil neste aspeto).

Livio
Visitante
Livio

Não entrando muito no ramo da política pois sei que em um artigo anterior a moderação teve que suar para organizar, mas nos últimos anos a situação tende a se inclinar para a China. Em um dos últimos, a reforma da previdência (ainda em votação) praticamente vai fazer muito trabalhador a não se aposentar. No meu caso eu estaria apto por tempo de serviço a se aposentar com 62 anos, com a reforma sendo aprovada vai ser lá para os 70. Há uns 2 anos vieram com a falácia da reforma trabalhista dizendo que a aprovação iria criar mais empregos, daí mês passado um ministro do tribunal do trabalho diz que foi um erro terem acreditado que a reforma criaria mais empregos. Nas viagens de metrô constantemente escuto pessoas a reclamar que estão trabalhando sem carteira de trabalho assinada, daí o que isso implica? Não tens os direitos trabalhistas e se não me engano não há a contribuição previdenciária, ou seja, dificulta ainda mais para se aposentar.

Não é uma situação como a da China mas se mudanças mal feitas continuarem, em breve estaremos próximos da China. E assim como no Streaming tem muita gente que bate palmas até falando que “na escravidão não tinha desemprego”

PS: quando citei acima que no meu caso teria que trabalhar até por volta dos 70 anos é para receber os “100%” (que no caso é o cálculo dos 80% maiores salários, isso se posteriormente não alterarem). A pessoa pode se aposentar antes mas vai receber um proporcional do que deveria receber. É trabalhar até quase a morte ou usar o pouco do benefício para comprar os remédios.

Edson
Visitante
Edson

Exatamente!!! Aqui virou um hospício onde a barata vai às ruas pedindo a chinelada em manifestações.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pois é Edson, no Brasil as pessoas são muito ingênuas e acreditam ainda em políticos, colocado assim por escrito deixa a coisa ainda mais ridícula.
Tem que bater nesses caras sem dó (cobrar o que é justo), invés disso, estão levantando os caras nos ombros.
Morro de vontade de ir embora daqui mas, não tenho condições pra isso. Ainda.
Amo meu país, mas nós somos um povo sem noção, e uma nação é feita quando todos estão remando na mesma direção, não cada um pro próprio interesse.
E esses marxistas arruinaram a mente dos jovens, a tendência é o caos.

bruno
Visitante
bruno

Isso tambem e uma realidade em Portugal, mas acho que a nossa idade da reforma esta mais baixa, la para os 68 anos.

Enfim assim sao as coisas, mas condordo com todos voces, as pessoas hoje apoiam coisas que nem se consegue perceber porque e que sao apoiadas.

Ja por isso, ainda ha pouco, falei em agentes que tentam tornar algo que nao e assim tao grande, em algo maior.

BLoggers, youtubers, pessoas em foruns, que iniciam temas ou poem posts para venderem uma ideia. Estou farto de ver isso em foruns como o reset Era em que ha threads abertas por pessoas em que se nota que aquilo nao e alguem a tentar iniciar uma conversa, mas a tentar criar uma situacao ou questao que nao existe, criando um problema do nada. O intuito nao e discutir algo, mas sim vender uma ideia.

Por exemplo, de mes a mes, aparece um genio algures a dizer que a Sony estara em grande sarilhos porque a unica vantagem que tem sao os exclusivos… e isso nao sera suficiente no futuro. Quando os temas sao recorrentes, e este aparece de mes a mes, nota-se que nao e uma opiniao, mas alguem a tentar vender a ideia iniciando uma discussao e tentando dirigi-la conforme lhe aprouver.

E o mesmo se passa na politica, e e por isso que e muito suspeito ver as pessoas assim, o que signfica que dentro de quem faz barulho ha quem esteja a ser pago para dizer o que diz e convencer outras pessoas.

Por aqui ja houveram bastantes escandalos sobre isso. Um deles foi um blogger que se passava por imparcial, mas que fabricava noticias e criava falsas questoes com o intuito de apoiar o govenro em funcoes da altura (esse primeiro ministro esta agora preso por corrupcao). Outro e o caso dos caciques, o que esta relacionado com os apoiantes e membros de partidos politicos e como alguns elementos la no meio ascendem na hierarquia. Tiveste alguem que ascendeu a uma posicao importante porque deu uma dentadura a uma miuda e essa miuda comecou a faze barulho no bairro em que estava angariando apoiantes. Outros que recolhem pessoas nas ruas e basicamente trocam favores para terem votos no interior dos partidos.

E nojento, mas e o estado em que as coisas estao.

Shin
Visitante
Shin

Eu vou deixar um post do meu guru Sean Malstrom que além de explicar bem a situação, compartilha da mesma opinião.

https://seanmalstrom.wordpress.com/2019/07/11/new-world-disorder/