Tecnologia inovadora dos GPUs Vega permitirão duplicar a memória graças a um cache inteligente da largura de banda.

A AMD não pára de impressionar com as tecnologias inovadoras que está a colocar nos seus produtos.

Uma das maiores melhorias e inovações que os GPUs Vega irão trazer para omercado prende-se com a arquitectura de memória e o cache da elevada largura de banda.

Ora esta nova arquitectura de memória permitirá aos GPUs Vega fazerem coisas que os seus antecessores não conseguiam, sendo que uma dessas características, só por si, merece destaque.

Estes GPUs não só gerem o tráfego de dados para a RAM de forma muito mais eficiente, como o fazem de forma a que as alocações de memória sejam tremendamente reduzidas. E o resultado final traduz-se numa poupança do consumo de RAM no GPU de basicamente 50%.

 



Sim, isso quer dizer que uma placa de 4 GB portar-se-à como uma atual de 8 GB, e uma de 8 GB como uma de 16 GB. Tudo graças ao novo controlador de memória que está no núcleo dos chips Vega.

Mas para explicar-mos isso, nada melhor do que ouvir a coisa da boca do Arquitecto Chefe do grupo de tecnologias Radeon, Raja Koduri.

No que toca à perspectiva da cache da alta largura de banda, olhamos para todos os jogos modernos, os grandes jogos que puxam a memória aos extremos, e uma das coisas que analisamos foi a utilização da a memória gráfica – a VRAM. Vimos quanta VRAM um jogo aloca. E quando vimos que um jogo requer, por exemplo, 4 GB, quando vimos quanta dessa memória era efectivamente usada para render os pixels, vimos que muitos jogos, na realidade a maior parte dos jogos, não usam mais do que 50% do que é alocado.

Isso deve-se a que atual/antiga arquitectura de GPU não nos dá a flexibilidade de mover a memória em granularidade fina. Mas com a Vega e com a sua cache de alta largura de banda e o controlador HBC, os jogos irão utilizar a quantidade de frame buffer que usam de forma muito mais eficiente. Assim, de forma efectiva podem pensar na Vega como capaz de duplicar a vossa capacidade de memória para jogos.

Basicamente, é o que explicamos em cima. Se um jogo atualmente usa 4GB, com uma Vega irá apenas usar 2 GB, pois o sistema consegue limitar o uso da RAM

Nesse aspecto a AMD não se limitou a falar, e deu mesmo exemplos. Witcher 3 e Fallout 4 foram mostrados e comprovaram isso mesmo.

 



 

No gráfico vemos as alocações totais e amarelo, e as acedidas pela Vega a rosa. E como vemos o uso da RAM é realmente perto de metade.

O motivo porque isto acontece prende-se com as latência atuais dos GPUs que levam a que os programadores guardem determinados dados na RAM para as evitar. E desta forma é guardado mais do que o realmente é necessário. Mas o novo controlador de Cache de Alta largura de banda é inteligente o suficiente para perceber que dados são realmente necessários e quais não são, deixando o supérfluo de fora, uma vez que não sofre deste problema de latências. E tal poupa não só na memória alocada como permite o salto entre aplicações de forma mais rápida uma vez que a memória não fica cheia de lixo supérfluo.

Não se sabe ao certo se esta tecnologia permitirá efectivamente correr de igual forma, num GPU de 4 GB um jogo que requeira para um determinado nível de detalhe 8 GB de RAM. Mas o certo é que correndo igual a um com 8 GB ou não, certamente correrá melhor do que num GPU de 4 GB antigo, onde o solicitar deste nível de detalhe pura e simplesmente entupiria o GPU.

Tal como com os GPUs Ryzen, as Vega vão inovar em muitos sentidos, e a concorrência terá de se colocar em sentido!

Eis a lista de GPUs Vega previstos para 2017!

AMD Vega 10 & Vega 11 GPUs

Placa Gráfica R9 Fury X RX 480 TBA TBA
GPU Fiji XT Polaris 10 Vega 11 Vega 10
Litografia 28nm 14nm 14nm 14nm
Stream Processors 4096 2304 TBD 4096
Performance 8.6 TFLOPS
8.6 (FP16) TFLOPS
5.8 TFLOPS
5.8 (FP16) TFLOPS
TBA 12.5 TFLOLPS
25 (FP16) TFLOPS
Memoria 4GB HBM 8GB GDDR5 TBA 8GB HBM2
Bus de memória 4096-bit 256-bit TBA 2048-bit
Largura de banda 512 GB/s 256 GB/s TBA 409.6 GB/s
TDP 275W 150W TBA <300W
Lançamento 2015 2016 2017 2017


Posts Relacionados

Readers Comments (10)

  1. OMG!Cpus super eficiente estes hein?Se tudo isso realmente se concretizar a Intel vai ter q investir mto mais nos seus cpus,sabes que dia vão lançar estes CPU Mário?

  2. off-topic

    Mário, viu o novo rumor sobre o Nintendo switch estar equipado com um Tegra X2 pascal?

    http://www.3djuegos.com/comunidad-foros/tema/45318581/0/periodistas-alemanes-desmontan-nintendo-switch-revelando-una-gpu-tegra-x2-pascal/

  3. Mário me perdoe por postar off topic, eu tenho um amigo que é arquiteto e estava querendo montar um pc para fazer modelagem em 3d usando 3d max e outro programa que não me lembro agora para render, ele me pediu ajuda pois estava querendo um pc equipado com uma nvidia quadro e para jogar uns jogos.

    Eu falei para ele que a quadro não era tão boa para jogos e o processador xenon também não, fora que os preços são bem salgados, dai que recomendei que ele comprasse um pc equipado com um i7 + 16 gb ram + gtx 1070, vc acha que esse pc dará conta do recado para o render com o 3d max?

    Ele é um freelancer, não tem uma empresa e nem dispõe de um valor alto para gastar.

    • Daniel…
      Já tive um PC com uma Quadro aqui no trabalho. As quadro são mais eficientes que as Geforce normais, e possuem melhores performances graças a uma ou outra diferença a nível de acelerações por hardware. Mesmo a nível de jogos, as Quadro por norma são superiores.
      vê a imagem que se segue como exemplo:
      https://i.stack.imgur.com/1CX1u.png
      Os Xenon tambem possuem mais núcleos e são preparados para cargas de trabalho mais intensivas. As cache L3 tambem são normalmente o dobro das do i7 , permitindo-lhes melhores tempos de cálculo em circunstâncias iguais.
      Dito isto, dependerá do tipo de trabalhos que ele realiza. Se a máquina vai estar dias e dias consecutivos a render, os Xenon com as Quadro são a escolha, mas se é para trabalhos pontuais, onde demorar 12 horas ou 15 horas acaba por ser basicamente igual o que recomendaste fará o trabalho de forma mais do que adequada por muito menos dinheiro.

      • Mário obrigado pela ajuda, foi mais ou menos o que disse a ele, pois hoje a tarde ele me mostrou um pc já montado com um modelo da quadro que em renderização perde para uma gtx 680. Porque era um dos modelos mais baratos.

        Mostrarei a ele seu comentário e depois cabe a ele escolher o melhor que ele achar e quem sabe ele também vira um leitor do pcmanias ;).

        De novo obrigado por ter me ajudado.

  4. Mário, com o PS4PRO a ter beta teste modo com melhorias gráficas em games já lançados, vc acha possível no futuro o console ser capaz de uma retro compatibilidade com o PS3 como no XONE?

Os comentarios estao fechados.