The last of us 2 adiado sem data. Jogo retirado da Playstation Store

O jogo The Last of us foi mesmo adiado sem data, tendo sido retirado da Play Store. Será que o jogo chegará a sair para a PS4, ou ficará adiado para a PS5?

A Sony tinha anunciado que devido ao COVID 19 e à recolha das suas equipas em casa, bem como à limitação nas capacidades de distribuição de produtos que se verificam um pouco por todo o mundo, o seu jogo The last of us 2, previsto para finais de Abril teria ficado adiado sem data certa de lançamento.

Apesar de tal, ainda era especulado que eventualmente fosse possível as lojas receberem vouchers para as pré reservas que permitiriam o download de uma versão digital que serviria temporariamente até à recepção da versão física.

Mas essa situação parece que ela mesma está de lado, muito provavelmente porque em alguns países as lojas estão mesmo encerradas e sem possibilidade de contactar os clientes para essa distribuição. O motivo é que a Sony retirou o The last of us 2 da Playstation Store, dando assim a entender que mesmo a hipótese de versões digitais fica sem efeito.

Veremos como a coisa corre, mas caso esta situação perdure no tempo existe a possibilidade de algumas lojas encerrarem, pelo que se recomenda que entrem em contacto com as lojas para averiguar como está o ponto da situação, e recuperar o vosso dinheiro.



No meio de tudo o que rodeia este jogo, há rumores, certamente mais más línguas do que rumores, que referem que o adiamento de The Last of us se deve a problemas de performance na PS4 base, tendo assim o jogo ficado como futuro lançamento exclusivo na PS5. Tal não nos soa a muito coerente dado que o jogo foi desenvolvido com a PS4 em mente, tendo desde sempre sido pensado para essa consola.



96 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio Lucas
Antonio Lucas
5 meses atrás

Não acredito nesses rumores de que foi adiado por causa da perfomance do ps4, esse jogo já está em desenvolvimento há muitos anos e a naughty dog conhece o hardware do ps4 melhor do que provavelmente qualquer um. Como o jason do kotaku disse, o jogo já está pronto, só foi adiado porque não tem como produzir a versão física devido ao covid-19

nETTo
nETTo
Responder a  Antonio Lucas
5 meses atrás

super concordo, a NaughtyDog mais que qualquer outro estudio da Sony é o que melhor conhece a plataforma a nível de hard e soft, afinal o ICETEAM é se não uma subdivisão deles

Rui
Rui
5 meses atrás

É no mínimo estranho, porque existe o digital.

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

eu fui um destes

entretando a amazon não cancelou a minha pré compra

engraçado que ela me enviou dois emails, no primeiro vinha uma data estipulada de 2022, dai depois da repercursão que isso deu eles me enviaram um novo email explicando que aquela data era apenas uma data safe

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Rui
5 meses atrás

De estranho não tem nada, com as lojas físicas fechadas e em Layoff como fica a distribuição de vouchers??

Agora o que me parece é que se a situação não melhorar parece que vou comprar Bundle da PS5 com o Last of Us caso esta não seja adiada rsssss. (brincadeira a espera já vai longa e quero por as mãos num dos jogos que ocupa o meu Top 3.)

Joao Ferreira
Joao Ferreira
5 meses atrás

Uma vez que já está em produção á muito tempo e até já foi adiado, esperam uma melhor oportunidade para lançamento. Também não acredito que seja por problemas na PS4 base. A Naughty Dog conhece o hardware melhor que ninguém.
Na PlayStation os jogos físicos ainda teem um grande impacto nas vendas e não pretendem perder isso. Tal como eu, muita gente não compra digital no lançamento. Por outro lado se retardarem muito e a PS5 não for adiada, fica muito em cima.
Concerteza irá também sair na futura geração. Outra hipótese era lançamento simultâneo mas não acredito que já esteja pronto. A Sony tem aqui uma situação delicada para resolver…

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Joao Ferreira
5 meses atrás

João jogos Day One também compro todos físicos neste caso edição especial.
Digital só mesmo um bom negocio.

Este tipo de jogo costuma ter um marketing muito forte e vender muitas edições físicas é um dos pesos pesados e a Sony não ia simplesmente vender em Digital sem gerar um marketing massivo.

No entanto é uma situação complicada para se resolver tal como disseste, a não ser que a PS5 atrase ai fica mais fácil…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
5 meses atrás

COVID-19 é um motivo conveniente para adiar o jogo, que já foi adiado uma vez a partir de Fevereiro, para o lançamento do console novo, principalmente depois dos seguidos fiascos que tem sido a revelação do PS5 até agora, e a Microsoft ganhando popularidade e intenções de compra.
Pra quem falava mal do Xbox SX não ter exclusivos apenas de nova geração no começo, o PS5 será lançado nas mesmas condições. Enquanto o Xbox SX tera Halo como principal jogo, o PS5 terá TLOUS2.
Mas pra falar a verdade, isso era muito óbvio.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Fernando Medeiros
5 meses atrás

Fernando “depois dos seguidos fiascos que tem sido a revelação da PS5” ?
Que eu saiba foi só uma revelação e nem foi destinada ao publico em geral…
(mas sim foi mazinha rsss).

O Covid 19 é motivo para adiar um jogo como é motivo para adiar filmes como é motivo para adiar a minha ida ao barbeiro como é motivo para a minha filha não ir mais as aulas este ano lectivo!!!

Se a Sony tivesse a intenção de lançar o TLU na PS5 lançava e pronto qual era o stress?? (qualquer das formas esse jogo dará sempre para jogar na PS5 via retro-compatibilidade)

Agora com estes acontecimentos toda a gente vai ter de repensar estratégias…na minha empresa é assim na sua não?

marcos
marcos
Responder a  Alexandre Oliveira
5 meses atrás

Estranho esse adiamento apos uma penca de criticas de crush feitas por ex funcionários inclusive que grande parte dos programadores deixaram a ND e que se não fosse isso o game ja estaria pronto ano passado!

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
5 meses atrás

Claro que sim,Fernando..

A Microsoft está a ganhar imensa popularidade e Sony está assustadissima.

Por isso é que bastou revelar um logo ou um comando para rebentar Record de popularidade em partilhas nas redes sociais e levar ao esquecimento tudo o que a MS revelou.

Aliás é precisamente por a MS estar tão bem, mas tão bem, que tens um conjunto de palhaços a reunir-se num discord e a fazer FUD sobre a PS5 no Reset Era.

E sim, o atraso no lançamento deste jogo so pode ser devido ao que dizes… Nunca mas nunca poderia ser devido ao facto de lançar nesta altura prejudicar vendas, como aliás aconteceu com dois jogos que foram apanhados no meio disto:

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-04-13-reino-unido-final-fantasy-7-remake-vendeu-o-dobro-de-resident-evil-3

Rui
Rui
Responder a  bruno
5 meses atrás

Eu concordo com o fernando no fiasco, no tlou2 não, tudo ate agora tem sido um fiasco na apresentação gradual da consola e mesmo o comando foi muito falado e não pelas melhores razões mas por ser um quase ripoff do comando da X. É so ir ver os varios videos do youtube sobre a revelação do comando e no twitter no próprio dia.

E se a sony esta assustadissima o que dizer da Microsoft entao que como um todo vale 6 7 8 9 10 vezes mais que a sony.

Eu compreendo a situação do covid mas se o jogo está pronto lançavam digital 1 e depois físico afinal quantos jogos ao longo da historia fizeram o mesmo?

E nao quero causar celeumas eu gostei do comando tirando o analógico parece ergonomicamente bem melhor que o ds4 do chassis aos bumpers e aos gatilhos mas la está aquilo é quase o comando da X, de resto o logo e a apresentação gdc foi um fiasco sem hype triste e confuso mas é a minha opinião.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Na minha opiniao e de muitos e muitos youtubers famosos é muito idêntico o design até o richard da DF disse isso um “comando muito xbox”, nao sao iguais obvio.

Mas claro que eu nao peguei no comando para ter a certeza absoluta.

E eu estava me a referir ao design nao as funções o comando da ps5 tem mais gimmicks e uma vibração aparentemente melhor, mas convém lembrar que antes desta vibração fantástica ja a xbox one tinha impulse triggers e a switch haptic vibration e esta é a mesma empresa que disse que vibração é tecnologia do passado e agora quebra o legacy do dual shock e chama se dual sense ironias do destino.

Mas no comando nao tenho problemas em dizer para mim o melhor em design é o da X pelo simples facto que nao é possivel fazer melhor é perfeito ergonomicamente, mas como o ds é quase um ripoff com mais features o melhor comando desta geracao (com o analógico no sitio errado) é o da playstation. Ha que admitir, copiou a ergonomia tem a bateria, tem a vibração haptic e o microfone é o mais completo. E é bonito.

marcos
marcos
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

O controle de xbox sempre foi melhor e mais confortável (minha opinião). Não vejo problema algum em copiar o design pois se é para melhor, ótimo!

José Galvão
Responder a  Rui
5 meses atrás

@Rui

Palavra de honra que não acho o dualsense assim tão parecido ao comando da Xbox quanto isso, desde os triggers ás manetes, nada tem a ver um com o outro, as pessoas estão é a pegar em coisas como o feedback dos triggers semelhante aos da Xbox e a vibração semelhante à Switch para olhar para a foto e ter a ilusão de que é muito Xbox, só quando tiveres o comando na mão é que saberás, mas se olhares com atenção, verás que é bem diferente do da Xbox.

Quanto ao comando da XO ser perfeito, se para ti é, tudo bem, para mim nem por isso, posso-te dizer que lido diariamente com o comando da XO e com o DS4, ambos têm pontos fortes e fraquezas.
Para começar, considero o comando da XO um passo atrás a nível ergonómico em relação ao comando da 360, embora confortável, o dá 360 era quase perfeito.
Os triggers apesar de serem confortáveis, têm um grande problema, quando os estou a premir, a falange do meio do meu dedo indicador, esbarra contra o vinco da carcaça do comando, isso não acontece no DS4 que apesar de ter os triggers menos confortáveis, o acto de os pressionar torna-os melhores que no comando da XO.
Nos analógicos prefiro os da XO devido à sua textura, os do DS4 são mais macios o que provoca um ligeiro escorregar dos polegares quanto tenho as mãos mais suadas, o facto de serem simétricos ou assimétricos é-me completamente indiferente em termos de habituação, prefiro a posição dos do DS4 porque torna o comando todo ele simétrico, tendo o d-pad alinhados com os botões principais, tornando-o mais utilizável em mais géneros de jogos como por exemplo, jogos de luta e plataformas..
Nos botões em si, prefiro o feedback do input do DS4 de longe, quando pressiono na XO parece-me mais ”plastificado, mais solto, no DS4 é seco e firme, o tamanho dos mesmo também prefiro os do DS4,
A vibração também prefiro no DS4, é mais robusta e sente-se melhor, a da XO parece-me algo ”aguda”, outro passo atrás face ao comando da 360.

A nível ergonómico são ambos excelentes embora prefira a do DS porque encaixa melhor na minha mão especificamente, também prefiro a textura do DS4, o material presente no da XO é mais escorregadio que o da PS4 que nunca parece desviar um milimetro nas mãos.
A única coisa acho o DS4 inferior é nos analõgicos devido à textura dos mesmos, e já agora, o d-pad da XO também é melhor, isto apesar de preferir o toque do do DS4.

Olhando para o Dualsense, quem conhece bem o DS4, nota de imediato melhorias, para começar os L2 e R2 estão ligeiramente maiores e mais profundos, os L1 e R1 estão significativamente maiores o que é bom, os do DS não são maus mas se fossem maiores tmabém não se perdia nada e ainda bem que assim será, os analógicos têm uma textura nova que julgo que tenha mais grip que os anteriores em que, como já descrevi, por vezes escorrega o polegar.
De resto resolve-se o problema da luz sempre acesa e claro a bateria que segundo a Sony será bem melhor, as pegas do comando são ainda maiores o que deverá permitir uma área de maior conforto para a palma da mão, só espro que aquele material não seja tipo o da XO com aquele tipo de textura algura escorregadia, a ver vamos.
O d-pad se for igual ao da Vita, então teremos o melhor d-pad desde os tempos da Saturn, o da Vita é para mim o melhor de sempre numa portátil.

No geral a Sony optou por melhorar praticamente tudo o que era menos positivo no DS4, mudou o design e saiu do molde tradicional, já a Microsoft apesar de já ter um excelente comando, parace que optou pela lei do menor esforço, meteu um botão share, mudou o d-pad e mais pilhas, mas o que parece contar para muita gente não é isto, é o Dualsense ser um comando muito Xbox…

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

Rui o comando e mais arredondado, as pegas mais fechadas e mais curto no centro. Se realmente quisermos entrar no quem imita quem teremos que ir ate a geracao PS1 e trazer a Nintendo para o meio e ai, as coisas ficarao deprimentes para o da Xbox.

O unico comando verdadeiramente inovador da Xbox foi o adaptive controler, o que e dizer muito, tudo o resto e baseado em tecnologia pre-existente como assim teria que ser. Eu nao estou a criticar, mas se quiserem pegar nisto para fazer guerrinhas e preciso lembrar a velha maxima de que quem tem telhados de vidro nao deve atirar pedras.

Vitor Calado
Vitor Calado
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Se o napoleão pusesse o cavalo branco á frente e o cavalo preto atrás também iam parecer iguais…salta á vista que a foto do comando da xbox está numa escala maior que o da PS5, seria uma sorte para os jogadores se tivessem um comando igual ao da xbox que é um ótimo comando, infelizamente em 2020 a Sony continua a ter um layout de comando próprio para jogos de luta…enfim se tivessem copiado o comando na integra ficariam com um ótimo comando, vamos ver o que vcs vão dizer quando a PS5 vier em forma de paralelepipedo igual ao da series X…LOL…vai ser conicidência???

bruno
bruno
Responder a  Vitor Calado
5 meses atrás

Jogadores PS vao ficar com um optimo comando, vitor, podes ter certeza.

Quem nao e PS, pode ficar ou nao.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

E se for ver das pegas qual foi o primeiro controle a implementar?? Podemos dizer então que o controle do One é uma cópia?

Nem precisa dizer qual foi o primeiro a implementar as pegas do jeito que são agora.

Joao Ferreira
Joao Ferreira
Responder a  Rui
5 meses atrás

Em relação ao comando se formos por aí, eles são na maior parte das vezes influênciados em algo que já saiu anteriormente. No caso do DualSense a pega dele ficou mais parecida com o da Xbox. Agora se pegarmos no da Microsoft, em quem ele se inspirou ?! Concerteza também foi buscar características de alguém…

Rui
Rui
Responder a  Joao Ferreira
5 meses atrás

Antes da xbox a Microsoft ja fazia comandos e se quiserem ser honestos sabem que a ergonomia e filosofia do comando da xbox sempre foi diferente do dual shock, mas é muito parecido com o dual sense quem mudou?

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

@Mario eu também gostei mt do comando da 360 bem melhor que o da PS3, embora no meu caso o compartimento das pilhas do 360 incomodava os dedos, pelo menos para o meu tamanho de dedos e posição que coloco para jogar, (sempre achei cómico o uso de pilhas nesse comando).
Mas fora isso é um comando excelente passei horas e horas com ele muito bom mesmo.

Joao Ferreira
Joao Ferreira
Responder a  Rui
5 meses atrás

O comando da Xbox original tem como base o da Dreamcast que por sua vez vinha na sequência de outro. Existe pela internet vários infográficos que o comprovam.
O Microsoft Sidewinder nos anos 90 também tem algumas parecenças com outros da altura.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Joao Ferreira
5 meses atrás

@João Ferreira sim o comando da XBOX é baseado no da Dreamcast e agora conta com o botão share…lá se vai a originalidade que os fanboys apregoam…ainda não perceberam que no que toca a design e não só nesta industria, todos vão buscar influencias aqui e ali…salvo algumas raras excepções.

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

Fiasco? Eu falaria em fiasco quando anunciam uma Gamescom cheia de jogos, criam hype e depois fazem um show de indies. Isso e um fiasco, que a MS tem repetido desde 2016. Fiasco maior, e trazer a consola monstro, true 4K e… usar um multi e maioritariamente indies para a vender.

A Sony, bastou lancar um logotipo, e quebrou os records de likes de noticias de gaming em geral. Atencao, falamos de noticias de gaming em geral, incluindo PC. Mostra uma fotografia estatica e nao muito reveladora de um comando, e nao so faz o mesmo…, como remete ao esquecimento um evento online da MS para anunciar jogos. Tiveste aqui um user que noticiou que estava num canal de youtuber Xbox e o tipo deixou de acompanhar o evento da MS para falar do comando… os viewers passaram de 300 para 5000 e terminaram em 15000.

Que me digas que a Sony revelar os specs da forma que revelou nao foi correta. Isso concordo. Podemos ate falar num fiasco lolizado nisso – mas do resto. Nao e fiasco quando nao se apresenta nada e nao ser se reparaste- a Sony nao apresentou nada. Nao falou nada. Nao sabemos como e a consola, nao sabemos as features do comando, nao tivemos demonstracoes. A Ms ja fez isso tudo, mas a Sony nao. E tudo isto me diz uma coisa – a Sony nao esta com pressa nenhuma em faze-lo. Isto revela absoluta confianca.

Tu achas que se a Sony estivesse nervosa nao teria ja feito um video (e ja existem videos, devido aos artigos da Wired e mesmo alguns leaks que monstram o SSD em accao), posto o mesmo online para combater imediatamente todas as noticias negativas? Claro que teria posto. Pos? Nao! Isto sao tudo coisas que ela podia fazer, mas nao faz. E se nao faz, nao o faz por inepcia, mas fa-lo de proposito.

Mais uma vez, isto revela so uma coisa – confianca completa no que estao a fazer. Se essa confianca e infundada ou nao, nao sabemos, so o tempo o dira.

Relativamente ao comando so ter sido falado por ser um ripoof do da Xbox, nao sei onde andas a ver noticias, mas nao foi isso nos foruns (claro, ha sempre as vozes de fundo do costume mas as thread na maioria dos posts so falaram de designs inovadores e mostraram fotos) e comentarios de DEVs a elogiarem maravilhas sobre o mesmo.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
5 meses atrás

E a revelação de um controle que tirou a atenção de um Inside Xbox com várias novidades, segundo dizia a MS…

Como sempre torce para que a concorrência faça as mesmas decisões “corretas” ao qual sua marca adorada optou.

José Galvão
5 meses atrás

Não acredito minimamente na possibilidade de passar a ser um jogo PS5, esses alegados problemas de performance que os fanboys andam a espalhar é no mínimo ridícula, em Outubro a ND mostrou o seu jogo aos media que passaram mais de 3 horas com o jogo, e nenhum deles reportou problemas com o jogo.

O que se passa aqui é que o jogo é um enorme investimento por parte da Sony, e por causa do covid-19 o seu potencial de vendas nunca será atingido case o jogo fosse lançado na data prevista.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

Um jogo PS5 vai ser sempre nem que seja via retro-compatibilidade, mas percebo a ideia, ser lançado exclusivamente PS5 parece improvável.
Lá está se isto continuar assim a PS5 acaba por ser adiada e o problema do timing fica resolvido.

eduard08
eduard08
5 meses atrás

nao acredito que a sony va se privar de ganhar tanto dinheiro saindo o jogo directo na ps5
penso que vao fazer o mesmo que fizeram com o primeiro, no principio sai na gen actual e depois de vender um máximo sairá numa versao remasterizada para a ps5

AlexandreR
AlexandreR
5 meses atrás

Alguém tem uma opinião sobre o Dreams? Sinceramente não aprecio muito a criação de jogos, mas as suas críticas são absurdas(no bom sentido)

Rui
Rui
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Aquilo nao é um jogo, é uma ferramenta muito boa para criares as tuas próprias ideias se tiveres tempo e paciência ou experimentares ideias de outros, dentro do género deve ser dos melhores mas ja houve outros “jogos” no passado como o dreams.

Se fosse um jogo da xbox dizia já é um bom jogo para exprimentar quando sair no gp 😁

José Galvão
Responder a  Rui
5 meses atrás

@Rui
Para mim é um jogo, mesmo que não te apeteça criar nada, tens um modo campanha, e a quantidade de jogos que aquilo tem é quase inesgotável.
Tirando o Little Big Planet e o Mario Maker, que outros jogos é que já existiram como o Dreams?

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

Mario maker e o project spark mas de certeza que ha mais.

Vitor Calado
Vitor Calado
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

Project Spark é um criativo jogo de mundo aberto que permite a qualquer jogador construir, jogar e compartilhar tudo que eles puderem imaginar e criar. É uma maneira simples, mas poderosa, de construir e jogar em seus próprios mundos, histórias e jogos. Compartilhe suas criações com a comunidade dinâmica e ainda jogue em criações da comunidade. As criações e possibilidades são infinitas! ONLY ON XBOX ONE & PC ** Imagens meramente ilustrativas.

https://www.amazon.com.br/PROJECT-SPARK-STARTER-PACK-XBOX/dp/B00KUXO9FY

Deto
Deto
Responder a  Vitor Calado
5 meses atrás

esse jogo já acabou.

José Galvão
Responder a  Vitor Calado
5 meses atrás

Qual Project Spark?
O mesmo que a Microsoft retirou do serviço em 2016?

É que nem sequer está na mesma liga que os jogos citados, e já agora, Vitor, quando responderes a alguém não o faças dessa forma pois pareces um anuncio e ainda vincas mais a veia de fanboy.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

Retirar o apoio não impede de o jogares ele é jogavel e foi lançado em 2013 e foi um fiasco ja do outro lado falar em suporte nao é um bom caminho ou tenho de relembrar jogos iconicos como o gt5 que ficaram sem suporte em menos tempo?

É que se existe empresa que deixa a malta desamparada em suporte aos seus jogos é a sony.

Mas que fique claro o dreams que eu saiba dentro desse estilo é o melhor para quem aprecia.

Mas pronto a conversa ja descambou e nao fui eu que comecei.

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

So a Sony? A MS por acaso nao repetiu os mesmos feitos?

Fernando Molina
Fernando Molina
5 meses atrás

Sem querer entrar na discussao de qual controle é mais bonito, quem copiou quem, quem ofuscou quem, que nem comecou a geracao e já tá chato pra cacete, vou falar do TLOUS part 2, que pra mim, repetindo, PRA MIM, é um absurdo um jogo ser anunciado em 2016 e já estarmos em 2020 e o jogo ainda sem data, e nao me interessa os motivos, acho isso desrespeito demais

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Tambem acho @Molina,ta demorando demias.5 anos pra fazer um game.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Sou obrigado a concordar!
Nessa geração, cada first party entregou praticamente apenas um jogo!
A Sucker Punch entregou o Infamous e só agora vem o Ghost of tsushima, Naughty Dog uncharted 4 e so sabe-se lá quando o TLOU 2, Santa Mónica só o god of war, guerrilla teve 2, o killzone e o Horizon.
Está ficando bem complicado fazer jogos.

Deto
Deto
Responder a  Felipe Leite
5 meses atrás

2013: last of us PS3
2014: last of us left behind
2016: Uncharted 4
2017: uncharted lost legacy
2020: last of us part 2

Que narrativa nova é essa que a ND não faz nada a 5 anos?

em 2020 vai fazer 3 anos que a ND entregou lost legacy, que da em conteúdo a mesma coisa que Uncharted 4.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
5 meses atrás

Blz então@Deto Last of Us part 2 ta em produção inicial desde quando?2 anos(não)3 anos(não)4 anos(não) por incrivel que pareça last of Us está em produção a pelo menos desde 2015 ou seja 5 em desenvolvimento.
Nossa que mágica@Deto a ND fez um jogo com conteudo de lost legacy em apenas 12 meses e não consegue entregar Last of Us em 2 anos,interessante,interessante mesmo.

nETTo
nETTo
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Segundo a própria NaughtyDog Tlou Part2 começou a ser desenvolvido somente depois do lançamento de Uncharted Lost Legacy. (Link já postado)

Cronologicamente
Tlou Remaster é de 2014
Uncharted 4 veio 2 anos depois (2016)
Uncharted Lost Legacy ano seguinte (2017)
Tlou Part2 2020

Antes disso, a ND havia entregue no PS3
Uncharted 3 em 2011 e Tlou em 2013.

Vcs são bons de conta simples né

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Ewertom, relembro-te de Crackdown 3. Anunciado em 2014. Esteve em producao quanto tempo? Nao foram 1, nao foram 2, nem 3, nem 4 mas 5 anos. E chegou o que chegou em 2019.

Quem tem telhados de vidro, nao atira pedras.

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
5 meses atrás

Quantos estudios o jogo esteve em mãos?quantas empresas estavam envolvidas no projeto cloud?
São situações diferentes que serão esclarecidas posteriormente ,sei e sabemos a responsabilidade da Microsoft neste game que era o carro chefe do futuro cloud gaming.
Mas e a ND que tanto fez no PS3 entregando jogos a cada 2 anos e se vê amarrado em um game a 5 anos,isso não é ter telhado de vidro é ter a ver acontecido algo de errado na direção do estudio onde como afirmei ao user @Deto,se tem equipe para fazer uma DLC do tamanho de Lost legacy em apenas 12 meses o porque a demora do game em ficar pronto,sendo que estamos tendo lançamento de Final Fantasy 7 e afins em plena crise mundial pandêmica o porque retirar o game até das lojas digitais?
Algo vai mal a ND,e sim ela não é tão perfeita assim como pinta internamente.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Simples, DLC aproveita boa parte do que foi feito em Uncharted 4, The Last of Us 2 aproveita em quê?? Só o motor e com alterações.

Isso é o mesmo que perguntar do porquê Forza sai de 2 em 2 anos e do GT5 ter demorado uns 5 anos no PS3 (lembra de GT6 ter saído em menos tempo?)e GT Sport ter demorado 4 anos no PS4

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
5 meses atrás

A engine do game se baseia em que jogo @Livio,ou você acha que a ND iniciou a produção do TLU com uma nova engine gráfica.
Percebe o raciocínio.Nao há desculpas,algo ocorreu e todos sabemos disso.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Ewerton o Lívio não diz que usou uma nova engine. Dizque Sao jogos com jogabilidades diferentes e mecânicas diferentes e isso obriga a trabalho. Para além do mais retirar mais leite de pedra, isto é melhorar o grafismo obriga a alteraçoes no motor para optimizar e usar melhor os recursos no sistema.

Todos os jogos passam por isso.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Não viu que citei o motor do jogo, se não sabes motor = engine e pessoas do meio falam tanto um quanto o outro. E o motor tem as mesmas características do Uncharted 4? Não porque há sempre a evolução e refactory/melhorias levam tempo.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

E que importa isso?

Tens dois casos:

1 – um jogo anunciado em 2014 pela MS a prometer melhorias da Cloud e demorou 5 anos a chegar, com downgrade e sem as maravilhas da Cloud. Mudou de mãos? Vários estudios? A verdade é que era um estúdio ou estúdios que não entregaram mais nada. A verdade é que foi anunciado 5 anos antes.

2 – um AAA de um estúdio que entregou o último jogo em 2017. Não só os valores de produção são mais elevados como o jogo implementa várias tecnologias de ponta.

E no entanto o segundo caso é um exagero.

E curioso… Ninguém… Mas ninguém se queixa da Rockstar. E no entanto uma empresa que passou Tb 5 anos a desenvolver um jogo.

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
5 meses atrás

O que esta em causa aqui e a ND e seus adiamentos constantes @Bruno,sabemos que a Rockstar assim como a Project Red,trabalham a anos em produção de um game,mas olha a riqueza de RDD2 ou The Witcher e suas incontáveis horas de game play em contra partida os jogos da ND,uma coisa ou tipo de jogo(mundo aberto)não tem nada a ver com TLU.
Você que entende bem de GPU e programação sabe disso.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Sei? Fazes imensas assunçoes erradas. Primeiro que Uncharted deu menos trabalho que the Witcher. Segundo que TLoU demorou 5 anos. Estamos em 2020, o jogo foi anunciado em 2016 e em 2017 o estúdio entregou um outro jogo. Eu conto 4 anos/3 anos. Terceiro… Que um jogo por ser mundo aberto da mais trabalho que um SP automaticamente e que eu sei disso.

The Witcher, não tem nem metade do detalhe de Uncharted. O jogo foi pouco optimizado, um port do PC, e quer o combate quer a movimentação/deslocação são o mínimo aceitável. Não tens animações contextuais de movimento quase nenhumas e o combate muito menos.

O jogo está a milhas do refinamento que os jogos da ND (ou da Sony em geral) tem nesse departamento.

O que lhe vale é a história, as quests, e o sistema de crafting.

Para por em termos simples. É um mundo aberto muitíssimo equilibrado cheio de conteúdo e que obtiga os jogadores a utilizar os itens com cabeça e quests que evitam a repetibilidade. Cada quest é única!

Mas não, a nível de polimento não chega ao nível de um Resident Evil, de um God of War e muito menos de um Uncharted! O movimento é do mais básico e o combate não tem nada de contextual. E animações contextuais Tb ocupam muito, muito tempo! E sim co tribuem muito para o fator mais importante… Gameplay.

Aliás, estando no topico, curioso que days gone foi dilacerado devido às duração mas The Witcher 3, que é muitíssimo mais longo foi elogiadissimo.

Days Gone até nem chega a ser muito repetitivo.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Felipe Leite
5 meses atrás

Meus amigos. Fazer jogos as três pancadas cada um faz….
Já me chega a Ubisoft, EA e por aí adiante que só querem dinheiro!
Eu quero é jogos de qualidade e de alto calibre e isso a Sony fornece! E eu não tenho dúvidas, Ghost of tsushima e The last of us 2 vão ser mais 2 jogos de categoria mundial!
Respeitem a Sony e as políticas, pois eu não quero jogos feitos a pressa é com buggs

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Se pra voces tá tudo bem um jogo ser anunciado em 2016 e nao ter sido lancado até agora sem problema, mas eu acho um desrespeito, e falo de qualquer uma, nao só da Sony, mas pra alguns aqui a Sony está sempre certa, o que está tudo bem tambem, só dei minha opiniao

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Então o caso do jogo que citei acima em resposta ao seu primeiro comentário, ao menos pra mim é pior.

Esqueci de referir que este Studio ao qual eu guardo o mistério nem sequer produz outras franquias como a ND, é um mono franquia que está a 5 anos por entregar sua próxima obra.

Lembrei de um indie muito famoso que teve a sua primeira versão também em 2015 e só em 2020 foi ter sua sequência. É 5 anos pra lá, é 5 anos pra cá, mas o mais estranho é não ouvir ninguém reclamar disso, ainda sim reclamam do outro jogo que passou dos 3 anos de demora

Deto
Deto
Responder a  nETTo
5 meses atrás

É o tal jogo com 4h de campanha e orçamento de AA que os fãs da marca juram ser AAA?

AA: o que custa caro é campanha SP, logo a campanha dura 4h e tem o mesmo boss repetido 7x com final por QTE para economizar orçamento.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Ori 1 : 2015
Ori 2 : 2020

eita, 5 anos para um INDIE, mas demorar 4 anos para sair de Uncharted 4 (AAA) 2016, com lost legacy no meio (AA), e lançar Last of Us part 2 (AAA),2020 é ruim?

Bom: 5 anos para SEQUÊNCIA INDIE

Ruim: 4 anos para dois AAA de franquias diferentes.

Por isso o xbox está nesse estado, os “fãs” da marca estão mais preocupados em falar mal da Sony na internet do que cobrar respeito da MS.

Sabe o que é curioso? estou andando e obrando para a data de lançamento do Ori, não sou bitolado e não perco meu tempo tentando achar alguma coisa pra falar mal do xbox, mas já que vc resolveu inventar uma “regrinha” nova, não tem problema, aplicamos no xbox e a MS vai seguir passando vergonha frente a Sony.

o xbox é tão flopado que até nas regrinhas que os seus defensores inventam, ele flopa.

lembro quando “não vale exclusivo que não é de estudio da Sony”,

Ai aplicando a regra no xbox, teriamos que cortar Halo 1, 2 e 3 + Gears 1, 2 e 3 e Forza Horizon 1 , 2 e 3 do xbox…. auhuhaha

Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
5 meses atrás

Ori foi feito por um estúdio first amigo.@Deto não viaja não.posso colocar aqui então o Infamous,last Guardian 9 anos e afins,cara o assunto e o The last of Us e o que aconteceu para a retirada do jogo ate nas lojas digitais,sendo que outras empresas lancaram seu jogos normalmente.O jogo ta pronto mesmo ou encontraram algo de errado e esta sendo feito correção?Pois tirar ate das lojas digitais e devolver o dinheiro fica meio estranho sendo o exemplo de outras empresas que repito lancaram seus jogos normalmente.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Ewertom o facto de Ori ser first e ainda assim ter demorado 5 anos so torna as coisas piores..

E sim podes colocar esses. E eu coloco Scalebound ou Rose Son of Rome como resposta.

Sim, outros foram lançados. E que se lixaram nas vendas. Resi 3 está atrás de Resi2, Final Fantasy Remake areas de FF XV.

Pior dois títulos que Tb foram adiados e ambos com marketing do lado da Sony.

Sobre o estar terminado ou não que importa? Foi adiado e foi…

Mas retirar das lojas pode ter uma miriade de motivos.

As lojas de videojogos estão fechadas. Lançar só online vai alienar os retalhistas. A última empresa a fazer isso não se deu nada bem com as suas consolas. Foi a Sega e todos sabemos o que ocorreu com a Saturn.

Com a PS5 no horizonte achas mesmo uma boa ideia a Sony lançar esse peso pesado exclusivamente online e lixar parceiros como a GameStop? É suicídio!

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
5 meses atrás

Ai meu Deus…….@Bruno o jogo Ori foi feito pela Moom studios ou seja nao é um estudio first party,,,,,,,,,Vanos ser sensatos pelo amor de Deus.
Rapaz temos exemplos de ambos os lados mas a demora nos games da Sony tem sido campeões,mas não vamos entrar no caminho tomado pelo User Deto que se mostrou muito mal informado

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Ori foi ou nao desenvolvido por uma FP? Se decide na resposta, para um ele é de FP , para outro não.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
5 meses atrás

Como eu respondi do trabalho @Livio faltou o ponto de interrogação no coment anterior ao user @Deto,mas vamos lá então já que entraste no assunto e você que tem um Xbox e sabe que o jogo não foi feito por uma empresa First né ou seja você também @livio nos seus anos de vivência sabe o que eu quis dizer ali.
Maturidade…isso falta para muitos aqui quando o assunto é Sony.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

E quem não está com maturidade?

Ué não são os fans do Xbox que vivem dizendo que um jogo FP sai com no mínimo 5 anos e vivem afirmando que este tempo já é um padrão atual no desenvolvimento? A Sony é campeã em atrasos sendo que a concorrente tá fazendo o mesmo.

E estão reclamando de um que foi anunciado há 4 anos e segundo relataram acima está sendo desenvolvido há 3 só porque é da concorrência?

@Ewerton você não é novo por aqui e sabes que há um botão chamado “Editar” em que podes voltar e editar o que escreveu.

Tenho Xbox (Aliás meu One já deve ter feito aniversário de encostado no quarto) mas não tenho Ori logo não sei quem foi que desenvolveu, leia a resposta ao @Deto e veja que todo o contexto ali é de afirmação pois para dar base a sua resposta você utiliza jogos de First Party (Sim The Last Guardian foi desenvolvido junto com a Japan Studio) da Sony.

É como a resposta do @Andrio ao @Fernando(Medeiros): “A vontade de escrever( e impor sua opinião) é tão grande que acaba se contradizendo”. Nem reler o que escreveu para ver se tem algo de errado.

Tudo isso porque o jogo foi adiado e por respeito aqueles que reservaram a edição física a edição digital foi removida das lojas. Respeito sim porque uma coisa é saber que vais receber sua cópia física horas ou poucos dias depois da digital estar disponível e outra é não saber quando vais receber a cópia física(já paga em alguns casos) e outros estão a desfrutar da cópia digital, que bela desigualdade que em nada surpreende pelo lado que sempre propõe isso. (Ex. teclado e mouse vs joystick)

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

@Ewertom o Deto nao se motrou mal informado, tu e que tens que ter mais cuidado com o que escreves pois parece que estavas a corrigir o Deto em cima quando disse que Ori era um indie, e tu afirmaste depois que era um first (sim afirmaste, pois nao puseste a pontuacao correta – escreveste mal? Culpa tua, nao atacas as outras pessoas pela confusao que criaste)

Nao, a Sony nao campea de coisa nenhuma, tem sido sim, a mais atacada por isso. A MS tb demora 5 anos a entregar jogos, ou mais, e varios estudios esta gen so entregaram um jogo esta geracao. A ND que tanto estas a criticar vai ter 3 jogos novos, AAA, e um remaster quando chegarmos ao final. Em comparacao a 343 industries, so entregou um jogo em 2015, e o proximo chegara em 2020.

Nao queres comparacoes? Se criticas, levas com comparacoes em cima.

O ND ate trabalhou bastante bem, tendo em conta o panorama geral dos estudios e tendo em conta que nao se limita a entregar sequelas que acabam por ser mais do mesmo com pouca inovacao. The Last of Us e Uncharted nao sao o mesmo. E TLoU part 2 chegara nem 4 anos apos o anuncio original (Dez de 2016). Logo do anuncio ate agora foram 3 anos e poucos meses. Muito menos que Crackdown 3, e muitos outros titulos por ai.

Deto
Deto
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

o que sera demora mais para fazer?

a) indie
b) AAA

Livio
Livio
Responder a  Deto
5 meses atrás

Como já disse, onde estão os jogos da gestão phil que já tem 6 anos?
Não gostam de dizer que 6 > 4? 6 anos de gestão contra 4 de um teaser

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Só para corrigir, Mário.
The Order 1886 é da RAD

nETTo
nETTo
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

RAD teve apoio tanto tecnólogico quanto humano da Santa Mônica.

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

O Mario fez uma valente confusao nessa lista.

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Só uma correção sobre a trilogia Uncharted, ali a ND ficou somente na supervisão, quem produziu mesmo foi a Bluepoint o qual usou toda a expertise adquirida pela ND ao porta Tlou pro PS4

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Guerilla para além de ter cedido sua Engine e experiência a Kojima Productions, ainda envolveu 80 pessoas de seu Studio no suporte a Death Stranding

Japan Studio co-produziu Bloodborne junto a From Software

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Consegui ler os demais comentários depois de fazer um comentário em relação a um dos últimos posts do Fernando Molina e uma coisa está me intrigando.

Nos comentários a respeito da falta de jogos (exclusivos de qualidade) para o Xbox One uma das respostas é que os jogos da gestão Phil começarão a aparecer, pois um jogo não se faz da noite para o dia e que levam uns 5 anos. Pois bem, o teaser do TLoU 2 tá fazendo 4 anos, 4 < 5, porquê a reclamação toda? E pegando a carona, onde estão os jogos da gestão Phil já que este tá fazendo 6 anos que assumiu a principal cadeira da divisão?

Fernando Molina pode ter dado esta gafe por estar muito ansioso pelo jogo e se estiver em quarentena isto pode ter influenciado.

Se analisarem bem a ND não está há 5 anos sem entregar nada, a plataforma PS também não.

O que a MS tem para entregar este ano feito exclusivamente para o One?

Como o Bruno falou, quem tem telhado de vidro não se joga pedra.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Absurdo mesmo Molina é um jogo que teve sua última versão em 2015, está em desenvolvimento desde então, não teve sequer um gameplay demonstrado, mas lança daqui a alguns meses.

De que jogo estou falando???

Deto
Deto
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Não tem gameplay pq a versão do SX é um remaster do xbox caixão.

simples assim.

SX é uma maquina de remaster do xbox one… faz o jogo para o xone e bota 4k 60~120fps no xbox SX.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Vou ter que repetir mais uma vez, não me interessa se um jogo é de A, B ou C, eu acho um absurdo um jogo ser anunciado em 2016 e até agora nada, como acho absurdo também o Cyberpunk 2077, e um monte de outros, por incrivel que pareça, esse artigo é sobre qual jogo???? entendeu pq falei de TLOUS 2, não entendo pq voces se dóem tanto quando o assunto é Sony, se voces continuarem batendo palma assim a ND vai anunciar um jogo e lança lo daqui 10 anos, ah mas é ND, não tem problema nenhum

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Aí fica mais absurdo ainda, pq apresentaram o jogo em 2016 então??? será que eu to tão errado assim???

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Pegando o final da conversa, visto que o acesso estava down para o Brasil, independente que seja The Last of Us 2, mas um jogo para uma nova geração, que usa um motor diferente da geração anterior, que em nada aproveita de código do jogo anterior e ainda sendo de First Party (onde suga ainda mais o hardware) não acho um absurdo o jogo não ter saído 4 anos depois de se apresentado um teaser.

5 anos de desenvolvimento para jogos de dev FP não acho absurdo. Horizon Zero Dawn foi um que durou mais ou menos isso.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Acho que sim, porque se vc pensar que o TEASER da PSXperience foi no dia 05/12/2016, ou seja, em fins de 2016, e se a ND anunciar que somente a partir de 2017 o studio passou a se dedicar ao game.

bruno
bruno
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Molina, pior absurdo, para mim, e anunciar um titulo em 2014, e so o lancar em 2019 e esse titulo ser Crackdown 3.

Agora demorar 5 anos e redefenir um genero e standard eu so digo que e o mais compreensivel, sobretudo na situacao excepcional em que vivemos.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  bruno
5 meses atrás

Mas eu não sei pq voces estão falando de títulos da Microsoft, eu não estou aqui defendendo a Microsoft, esses jogos que voces citaram são absurdos também a situação, eu comentei de TLOUS 2 exatamente pq é uma matéria sobre o jogo, qualquer opinião aqui contraria à Sony é bombardeio pra tudo que é lado, tá ficando dificil comentar aqui

Falou minimamente mal do PS5, do controle do PS5 ou da ND por aqui, voce está condenado

bruno
bruno
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

O curioso e haver silencio quando o resto acontece Molina, so isso.

O mesmo acontece em politica, temos sindicatos de trabalhadores que so fazem protestos quando a direita esta no poder. Qual e o mal disto, diz-me tu?

E o que eu referi foi simples, TLoU, demorar 5 anos num estudio que entregou o ultimo titulo em 2017, nao tem nada de asbsurdo. Sobretudo de uma Publisher que entregou o ultimo titulo nem 5 meses faz.

Sobretudo sendo o jogo que e. Por isso essa critica ainda e mais inexplicavel, quando vivemos numa epoca especial, onde ate os lancamentos estao a ser afectados, e tudo esta a ser afectado.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  bruno
5 meses atrás

Ok posso ter me excedido nesse ultimo comentário, se sim peço desculpa, não vou mudar sua opinião e nem voce a minha, também estou muito na espera desse jogo, por isso a bronca dessa demora

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
5 meses atrás

Falamos porque vc nunca vimos vc reclamar de tais atrasos

Crackdown 3 5 anos
ORI 2 5 anos
Halo Infinity 5 anos

E vc reclama de Tlou Part2 que por mais que vc ainda insista em dizer que está demorando muito, quando muito está por enterar 3 anos ainda já que e segundo a fonte que vc já conheci, começou a ser desenvolvido apenas após o lançamento de Lost Legacy o qual saiu em Ago/17. Dito isto vamos sair do achismo e se basear em informações reais.

Talvez pra vc esteja difícil de entender que o Teaser saiu em dez/16, e a ND começou Tlou Part2 somente em ago/17, mas os fatos etão contra vc neste caso

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Cara, eu só dei MINHA opiniao, nao precisa dizer pra eu deixar de achismo, se pra voce nao tem problema esse tempo de espera ok,e dai que eu nao falei de outros jogos, qual o problema de eu falar desse, voce fala de caixista isso, caixista aquilo, comeca a reparar nos seus comentarios, da minha parte terminou esse assunto, se cuida ai

bruno
bruno
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Pronto… vamos lá acalmar.

Eu tbm peço desculpas Fernando. Respondi ao teu comentário ao ler os outros comentários e depreendendo coisas erradas deles e vi agora que te respondi fora de contexto e não merecias essa resposta da minha parte. A culpa é minha que tenho que ler com mais cuidado.

Percebo que falas apenas porque estas mortinho por deitar as mãos na sequela.. um sentimento que muitos aqui partilham. O mal está naqueles que se aproveitam para gerar confusão.

Há uma coisa que tens que perceber… Qdo se trata da Sony geralmente mais tempo significa que terás uma experiência mais completa e a ND é perfeccionista no que faz. Há vídeos sobre o sistema de upgrades que revela que o estúdio colocou animações contextuais em que vês a Ellie melhorar a arma/equipamento em tempo real. Eles vão assim ao pormenor. E tornam a experiência mais imersiva. E a ND já reiterou que tudo o que vimos foi baseado na PS4 base em mente portanto estão mesmo a puxar pelo sistema ao máximo.

Nesta altura as lojas estão fechadas. E a Sony, ao lançar só online como alguns fãs defendem cria um problema enorme com retalhistas como a GameStop. Que perdem imenso dinheiro com isso.

Sobre os 5 anos… Tem se tornado norma nesta geração. Há muitos estúdios que só lançaram um jogo nesta geração, fora da Sony como a Rocksteady ou a Rockstar.

Horizon esteve em produção 7 anos. A 343 industries lançou o último jogo Tb há 5 anos. Os jogos tem demorado mais tempo.

error: Conteúdo protegido