The last of us 2 deixou muitos elementos da industria incrédulos.

A qualidade do grafismo, das animações, movimentos e a forma fluída e natural como tudo se passa no jogo deixaram muitas pessoas da industria incrédulas com o que viam.

Num tweet entretanto apagado, o chefe de equipa da Eidos Montreal, David Anfossi, encarregue do novo Tomb Raider veio dizer que toda a animação que tinha sido vista na demo jogada e apresentada pela Sony na E3 2018, era falsa.

A situação foi divulgada por Jonathan Cooper, um dos animadores da Naughty Dog, que se riu com a situação!

Entretanto, percebendo que caíra no ridículo, Anfossi veio pedir desculpa alegando que se tratou apenas de um mau uso de palavras de uma pessoa que fala Francês, alegando que o trabalho da Naughty Dog é uma referência para si.

A Naughty Dog aliás deu depois uma conferência na E3 onde fala sobre as alterações que fez ao seu motor de animações para conseguir aqueles resultados:



Curiosamente não se pode deixar de notar que a frase de Anfossi foi apenas “And fake”, que se traduz como “E falso”. Até que ponto uma pessoa que escreve toda aquela frase de desculpas sem ter problemas de palavras se engana numa frase com 2 palavras, onde a primeira é “E”, é de deixar a pensar. No mínimo é curioso!

A realidade é que alguem referia: “O trabalho da Naughty Dog é de tal maneira bom que certamente vão aparecer pessoas a analisar o que eles fizeram fotograma por fotograma, para tentar perceber como o fizeram”. E tal foi verdade!

Eis a primeira análise, que faz uma análise aos 12 minutos da demo… em 1h, 12m e 49 segundos.

E nem sequer é uma pessoa qualquer, é Dan Lowe, animador da Motive Studios, antiga Visceral Games, onde trabalhou no jogo Star Wars entretanto cancelado, e que estava anteriormente na Ubisoft Montreal onde trabalhou em Far Cry 3, Far Cry Primal, e Watchdogs.

Eis o seu Tweet com o video, e que aconselho verem por mostrar como a Naughty Dog está efectivamente anos à frente do que se faz atualmente.



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

É de impressionar mesmo, esse gameplay rodando em um PS 4 pro que, em tese, só irá ter aumento de resolução, vai ser de arregalar os olhos em um ps 4 base. É esperar, que não apareça algo do tipo: “ambiente controlado”.

Algo que me impressionou muito foram como os combates estão realistas, algo visceral, dinâmico, na espera.

bruno
Visitante
bruno

Todos os jogos que vi na conferência da Sony me deixaram boquiabertos. E não é de espantar que após essa conferência tenha havido imensa gente a questionar-se sobre se os jogos eram desta ou da próxima geração. E a verdade é que, para um hardware do qual toda a gente se queixava, a PS4 base não se portou nada mal nestes 5 anos. O PC pode ter os melhores gráficos, mas são as consolas que governam o salto gráfico, como estamos a ver.

Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

É impressinante, me falta conhecimento, mas esses trabalhos da ND em comparação aos outros estúdios, essa excelência é devido a que é conhecimento do hardware? Talento? Tamanho de equipe? Tempo para lápidar? Todos esses fatores? Qual o segredo kkkk?????

bruno
Visitante
bruno

Tiveste muitos bons jogos nesta E3 e alguns verdadeiramente impressionantes.

Control da Remedy está de cair o queixo;

Spiderman impressiona pelo tamanho do mundo e o nível de detalhe a ele aplicado;

Gohst of Tsushima idem;

etc.

Relativamente à ND, sendo um estúdio first party, ele tem acesso direto ao metal (isto é, ao hardware e seus segredos) e por isso consegue ir tão longe no que faz. Claro todos os fators que enumeraste conta: talento know-how, etc.

Livio
Visitante
Livio

Seu pensamento foi o mesmo do meu, como a pessoa se confunde com uma frase 2 palavras e escreve um texto daquele como pedido de desculpas?

Para quem viu os detalhes em Uncharted 4(apresentados aqui mesmo pelo PCManias)não ficará surpreso por tais animações.

Aí você vê o ridículo de não acreditarem da Ellie tirar aquele pedaço da flecha, algo que pode ser feito ao apertar um botão ou até algo automático do jogo, bem como do super impossível de um inimigo tirar a Ellie debaixo de um carro.

Ewertom
Visitante
Ewertom

É,olhando para este video ao que se vê cada frame,fica bem bacana o trabalho realizado pela equipe,U4 ainda é um jogo que me divirto bastante na campanha devido ao trabalho excelente da produtora.
Mas uma coisa eu refiro que junto da ND está a Rockstar,onde este estúdio sendo externo puxar o hardware além até da produtora,onde as características internas são bem mais conhecidas.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Bom,olhando mais ao fundo se apercebe falta de maturidade de ambas as partes,será que o Jonatham Copeer,antes de soltar este print,entrou em contato com o David Anfossi solicitando explicações ou fatos que comprovariam a veracidade de tais palavras:pois são amigos de trabalho e fazem parte da mesma profissão(criam jogos) e ainda colocando ao ridículo um colega de profissão sabendo da base de fãs da produtora do jogo?
Para mim a pessoa que mais merece descredito no meu ponto de vista foi o sujeito da Nd,que não precisava desta visualização na mídia para aparecer(roupa suja se lava em casa amigo)

nETTo
Visitante
nETTo

Eu acredito essa polêmica somente existiu porque o carinha da Eidos ficou com inveja do trabalho da NaughtyDog ponto. As consequências tem de ser encaradas de frente agora e não arregando como o sujeito o fez, jogou merda no ventilador agora deixa feder.

Incrível como toda vez que a NaughtyDog vai lançar algum jogo vem alguém tentando contestar o trabalho ali exibido, dai o jogo lança, marca um novo padrão de qualidade a ser alcançado e todos se calam como se tudo não tivesse acontecido.

Sobre o gameplay, aqui no Brasil dois youtubers famosos já confirmaram o jogo rodando no PS4 da mesma forma que na conferência, pois tiveram acesso a uma apresentação a portas fechadas e inclusive com uma gameplay diferente do que foi exibido anteriormente.

Pra quem curte este tipo de game, gráficos e animações de ponta vai adorar o produto final, pena que ainda vai demorar a ser lançado.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Na sua visão para definir o futuro da tecnologia dos videojogos, não há dúvida que a Sony foi longe demais na E3 2005. Phil Harrison demonstrou uma demo de físicas com renderização de explosões e nada visto na anterior geração ficou perto disso. A demonstração em si não é demasiado rebuscada, mas existe uma sensação de nítido embelezamento aqui. Uma demo Getaway que decorre em torno de Piccadilly Circus em Londres tinha um aspecto fantástico e parecer correr em tempo real em algo, mas a extrema qualidade dos visuais aguenta-se bem nos padrões actuais – sendo difícil acreditar que corria numa PS3. Depois tivemos a tech demo de Final Fantasy 7 – é em tempo real, mas não sabemos o que foi usado para a correr.
Depois existem os momentos questionáveis e até alguns loucos, como a estranha combinação CG entre Spider-Man 2/Gran Turismo – mas é perto do final que a Sony descarrila. Uma enxurrada de trailers encerra a conferência, onde os infames trailers de Killzone 2 e MotorStorm surgem.

A Sony, tal como todas as empresas que apresentam trabalhos na E3, ou quase todas (puderá haver aqui ou ali uma excepção), embelezam os seus produtos, estar sempre a negar o que acontece ano após ano e que todos os anos gera o mesmo tipo de discussão, do que é real e do que é fantasia, parece que estamos a perder a memória do passado recente.

Analisar o video frame a frame demonstra que está a correr numa PS4??? evidentemente quando ele disse and fake, referia-se a que estamos perante uma demonstração que ou: foi gravada numa máquina superior e depois passada numa PS4 como se de um video se tratasse, ou estava a correr num hardware superior pois a PS4 não foi mostrada apenas o video.

Para mim o video é fake, o TLOU2 vai correr algo parecido, mas não com toda aquela qualidade e fuidez, e talvez o jogo saia simultaneamente na PS5 e ai sim teremos um resultado mais aproximado ao que foi mostrado na E3 de 2018…na PS4 ahahah talvez sem forem 4xPS4 ligadas entre si a bombar…e mesmo assim..lol

Ewertom
Visitante
Ewertom

@ Vitor a sua resposta tem até um embasamento excelente referente as informações naquela E3,agora quanto a demo mostrada de TLoU,acho difícil e até complicado falar algo agora,pois o que esta ali é muito grande,acho que na base aquilo ali não deverá ser o padrão,como aconteceu com Spider Man,onde se vê claramente uma falta de resolução e detalhes nos prédios de NY,pouca,mas visível,como mostrado nos videos anteriores e o slogan PS4pro.
Aguarde novos comentes amigo.
Algumas pessoas aqui sempre dizem que é o mesmo console,mas tenho largura de banda maior e veloz,uma cpu com leve overclock,nova gpu,tenho mais rops e uma memória de 1G a mais para o video,se não me engano.
E com a resolução em checkboard rendering onde não se onera o CPU com GPU como uma resolução nativa.
Na base tenho 1080 a 30 frames e na pro tenho uma resolução mais alta a 60 frames e dizem ser o mesmo jogo,fala isto para a galera do Pc para verem se acham natural.

Nuno Pereira
Visitante

O video da semana passada foi das coisas mais espantosas que vi em anos e anos de videojogos. A naugthy dog têm todo o mérito de estar na frente… na minha opinião junto com a Rockstar games

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

O mesmo Dan Lowe também disse isto: Cyperpunk 2077 looks fantastic! The design work and amount of detail they’ve put in, is really impressive.

Ao contrário da SONY, a CD Project RED divulgou as especificações do computador onde a mesma corria:

CPU: Intel i7-8700K @ 3.70Ghz
MOTHERBOARD: Asus ROG Strix Z370-I Gaming
RAM: G. Skill Ripjaws V, 2 x 16GB, 3000Mhz, CL15
GPU: Nvidia GeForce GTX1080 TI
SSD: Samsung 960 Pro 512 M.2 PCIe
FONTE: Corsair SF600 600W

Se a Sony disser que a sua DEMO corria numas especificações semelhantes, ninguém irá dizer que é FAKE…:)agora na PS4…epah…acredito no dia em as galinhas tiverem dentes

Fernando
Visitante
Fernando

A própria Naughty Dog diz que o game é ainda muito cedo no desenvolvimento, ou seja, tivemos apenas o primeiro gameplay, e ele provavelmente é um conceito correndo em ambiente controlado no motor de jogo.
Provavelmente, o PS4 convencional não é capaz de rodar esse game com essa qualidade em 1080p, mas o PS4 Pro talvez possa.
Talvez, daqui a 2 anos haja alguma confirmação de que esse gameplay era muito ambicioso para o que poderia ser entregue, igual ao famigerado trailer de Uncharted 4 de 2014, que tem gente que insiste em dizer que atingiram a mesma qualidade gráfica.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Também acho que o que estava ali,estava a rodar na pro e também tenho que concordar que no final Uncharted teve uma qualidade inferiorizada(principalmente na palheta de cores)para disfarçar,pois o jogo final os gráficos estavam com uma cor diferente e texturas inferiores,salvo apenas nas custcenes onde a quantidade de objetos na tela e ação é diminuída,gerando uma textura mais suave e polida.
Mas mesmo assim continua sendo um ótimo jogo.

Fernando
Visitante
Fernando

Os resultados finais desses jogos sempre são altos, independente de não chegarem na mesma qualidade dos gameplays de revelação. Pra mim, não só o Uncharted 4, mas o god of war também foi um pouco inferiorizado, mas ainda assim acabou com um nível muito alto. Não é que eles não entregam qualidade, é que apenas criam uma expectativa com visuais que não podem ser alcançados em toda plenitude. Isso é uma das coisas que não gosto desses gameplays que não aparece alguém jogando de verdade. Temos outros exemplos disso na indústria, tipo o gameplay de watchdogs de 2012.

edinho Vander
Visitante
edinho Vander

Gostaria de ver um artigo sobre o motor gráfico usado pelo estúdio e seus detalhes técnicos.