Todos os leaks com Teraflops para a PS5

A lista que se segue é uma compilação com todos os leaks mais relevantes com indicação de Teraflops para a Playstation 5

Leak 1

Origem: 3D Mark

Fonte: Github

Teraflops indicados: 9.2



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Leak 2

Origem: Mark Hargett

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: Não é indicado, mas dá a entender RDNA 1 com limite de 40 CU, ou 9.2 Tflops

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Leak 3

Origem: Kleegamefan

Fonte: Resetera

Teraflops indicados: Não indica. Apenas garante que não são 9.2

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Leak 4

Origem: Leak de 5 de Fevereiro

Fonte: 4chan

Teraflops indicados: 10

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Leak 5

Origem: Utilizador de forum tecnologia no Japão

Fonte: clien

Teraflops indicados: ~11

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Leak 6

Origem: Jason Schreier

Fonte: Kotaku

Teraflops indicados: 10.7+/~12

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Leak 7

Origem: Tidux

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: 11 ou 12

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Leak 8

Origem: FoxygamesUK

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: ~12

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Leak 9

Origem: OsirisBlack

Fonte: Neogaf

Teraflops indicados: 12+

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Leak 10

Origem: Suposto testador de jogos

Fonte: 4chan

Teraflops indicados: 12.6

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Leak 11

Origem: /u/17791

Fonte: Reddit

Teraflops indicados: 12.9

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Leak 12

Origem:Tommy Fisher

Fonte: Neogaf

Teraflops indicados: 13.3

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Leak 13

Origem: Bryttany Messina

Fonte: Youtube

Teraflops indicados: 14

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Leak 14

Origem: Gamesradar

Fonte: Pastebin

Teraflops indicados: 14

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Leak 15

Origem: Subere

Fonte: Pastebin

Teraflops indicados: 14.2

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Como se pode ver, há para todos os gostos. Será tudo mentiras? Uma delas verdade?

Há um dado curioso.

Bryttany Messina (Alegadamente anterior funcionário da Taldren/Activision) disse que até hoje existiram quatro devkits da PS5: 9.2tf, 10.7tf, 12.8tf e agora 14tf.

Os de 9.2tf são de 2017 sendo que em 2018 a consola foi re-desenhada.

As afirmações de Messina não são disparatadas. 4 Devkits em 3 anos é normal, e um redesenhar em 2018 não tem nada de impossível.

Curiosamente, a ter sucedido isso, a maior parte destes leaks podem ter todos fundamento, tendo apanhado devkits a alturas ou de alturas diferentes.

Fica a curiosidade de todos estes números.



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Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Se esse de 14 Tf for o verdadeiro… o que vai ter de gente cortando os pulsos não está escrito kkk

Olha as brigas que estão acontecendo internet afora… é um fenômeno totalmente bizarro se pararmos pra ouvir a razão que nos resta

Alguém já parou pra pensar o quanto isso é insano? São homens adultos brigando por videogames

Eu nem leio mais muitos comentários, não faz nem sentido

Livio
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Livio

É por isso que não estou animado nessa transição de geração da mesma forma que estava na transição anterior.

Se um diz que hoje o modelo K aumentou em 0.2TF meia hora depois outro vai falar que o modelo W tb aumentou em 0.2TF.

Se um informou há meses que o modelo Q vai ter tal característica e hoje o modelo P diz que vai ter algo semelhante a criançada perturba dizendo que o modelo P foi quem criou.

E é esse tipo de comportamento que influenciou a escolher a opção “nenhuma” na votação do sitio, não é o principal motivo até porque a cotação real/dólar está absurda, fora outras questões de prioridade com paternidade, família…

Fernando
Visitante
Fernando

Eu prevejo que se os 9,2 tflops forem verdadeiros, vamos passar uns 5 anos ouvindo que os exclusivos são o principal motivo de vendas do Playstation, igual ouvimos desde 2016 quando a Sony foi quebrada na potencia. E por mais que todas as listas, estimativas, estudos e rankings de vendas mostrem que os exclusivos atingem uma parte muito pequena dos compradores de Playstation e Xbox.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Fernando vc também está ignorando preço!

E se realmente o PS5 for 9,2 TF e for 100 dólares mais barato por 30% a menos de potencia? O que vc acha que mais vale para as massas?100 dólares a menos ou 30% a mais de potencia?Sony não poderia ter seguido bem consciente por essa caminho sem arriscar perder cota de mercado?

E se o console com o melhor custo benefício e 4K dinâmicos disparar em vendas em relação aos 4K nátivos e começar novamente a receber mais projetos qual vai ser a desculpa?

Vcs Caixistas parecem meio magoados com o PS4…mas entenda!Além de mais poderoso ele tinha o melhor custo beneficio,era mais barato por isso tomou atenção nessas proporções.

Se a MS conseguir ter o console mais poderoso,e no mínimo o mesmo preço de um possível PS5 mais fraco eu volto aqui e digo que o XSX tem realmente a melhor oferta.

Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Só chego a uma conclusão.
A PS5 é um pokémon! Está a evoluir!!!!
Lolll.. Brincadeira a parte, estou ansioso por saber os specs e não percebo a demora da Sony ainda mais agora que a Microsoft já revelou a configuração da série X.
Continuo com o mesmo pensamento, ou a Sony está a guardar um trunfo muito grande ou é um tiro no pé.
Não sei o porquê de me vir tanto a cabeça a Sega Saturn e a solução em cima da hora que foi arranjada para a placa 3d…

nETTo
Visitante
nETTo

Pra mim 10tf+ já esta de bom tamanho vide o que foi possível ser feito nesta geraçao pelos firts party e algumas third com apenas 1,8tf, acredito que a Sony não deva entrar nessa briga por TF com a Microsoft, vejam na minha visão isso é meio subjetivo pro consumidor casual, a Sony tem a vantagem de ter a marca mais forte e que está em mais mercados que o Xbox, portanto, ela deve apostar principalmente em seu conteúdo exclusivo, melhorar seus serviços (PSNow) ao nível do concorrente, trazer a retro como se deve, ter um bom preço de largada, só. Com isso eu sinceramente acho que a Sony vai conseguir manter a esmagadora parte de sua base de +100kk.

PS: Não estou desmerecendo o Xbox, apenas referindo que o Playstation por ser uma marca mais conhecida e estar em mais mercados já trás uma boa margem sobre o concorrente.

PS2: Dizem que é hj que a Sony vai anunciar Horizon ZD pro PC kkk

Os rumores falam em fevereiro, e agora diziam dia 27/28 dia 27 já foi kk

Rui
Visitante
Rui

Não é normal tendo em conta até o próprio historial da sony, estar tao calada, nao venham com conversas que estao de cadeirinha e nao sei que, nem apos a ps2 a consola de maior sucesso de sempre com 150 ps2 vs 25 xbox contra atuais 107 ps4 vs 47 xbox estiveram tao calados.

Nao ha 3 visões possíveis, ou tem uma consola inferior e estao a tentar dar a volta a coisa ( tenho a certeza que é isto, senao a Microsoft não tinha dito nada) ou tem um verdadeiro monstro e quando o soltarem a xbox vai estremecer toda, nao ha uma 3 hipotese, podia quanto muito com esta questão do corona arranjarem uma desculpa para adiarem a consola e terem tempo para a melhorar mas isso era um erro colossal.

bruno
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bruno

Acho que a principal razão para o silêncio deles é só esta:

A foto do logo da PS5 quebrou recorde de likes no Instagram.

A revelação dos specs da Xbox foi assunto que foi rapidamente ultrapassado pelo Corona Vírus, e política nos EUA.

A Sony tem a faca e o queijo na mão. Se a MS fosse uma ameaça que temessem então estariam muito preocupados. E estariam a fazer barulho.

Acabam, no sexto ano da atual geração, de ter o terceiro melhor na história de toda a divisão.

Sabem que quando falarem, irão ser ouvidos. Não falam, porque não querem. Não lhes interessa. A PS4 tem um ano recheado de jogos e a geração ainda não acabou.

Ewertom
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Ewertom

É um ponto interressante colocado por ti @Bruno,mas não sei não,olha o que aconteceu com o PS3 onde de 160 milhões no Ps2 tivemos apenas 90 milhões ou seja 70 a menos e pelo que esta ocorrendo a Mic esta vindo mais forte do que no 360,acho que o monopólio da Sony acaba aqui.

nETTo
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nETTo

Este tipo de análise sua se baseia apenas em uma paixao, e vou argumentar pra ver se vc sai dessa bolha.
1. PS3 de longe é um dos piores causos na história da Sony, em termos de projeto sem dúdivas o maior, como console é descente, mas como projeto fez a Sony sangrar por anos, e o porque disso? Hardware saiu uma bagunça, a começar que o PS3 nem teria GPU, só na reta final que colocaram um remendo no projeto todo errado, depois disso veio a briga pelas mídias, o apoio ao bluray aliado ao processador cell fizeram o preço do PS3 ir as alturas custando quase o dobro do concorrente que já estava no mercado há 1 ANO, veja bem, um ano de diferença, por causa do hardware os jogos no PS3 nos 3 primeiros anos eram mais feios que os do X360 a qual era uma plataforma mais redonda de se desenolver até mesmo porque já usava o Directx, cenário que só foi mudar por meados de 2010 quando o PS3 começou a mostrar coisas interessantes. Diante disso tudo, preço absurdamente mais caro, jogos mais feios, 1 ano de diferença (x360 vendeu 10 milhões até o lançamento do PS3), fizeram com que o PS3 tivesse uma vida difícil naquela geração, ainda sim, mesmo sangrando a Sony ela conseguiu fortalecendo o conteúdo exclusivo fazer com que no fim o PS3 terminasse a frente do X360. E o porque ela conseguiu isso vem no segundo fato.

2. Marca Playstation é maior que a Xbox, veja, não é desmerecer nem nada, é simples fato mesmo, no Brasil apesar de muito conhecido principalmente no Sul do País, o Xbox em regiões como Nordeste e Norte nem conhecido é, em conversas sobre games é normal ver pessoas que não conhecem a plataforma mas sabem muito bem do que se trata o termo Playstation. Voltando a batalha da 7 geração, poque o PS3 foi capaz de terminar a frente do X360 mesmo tendo sido o pior projeto do Playstation contra o melhor Xbox até então e com 1 ano de vantagem pra este último? Já se perguntou o porque isso acontece e ainda o porque a Microsoft não conseguiu com o One? Poise, a força da Marca que é mais relevante e que tem maior alcance faz a toda a diferença.

Pra terminar o 3. Bom, o PS5 já foi parcialmente revelado, já foi dito quais serão as famílias de GPU e CPU, que terá SSD custom, que terá Raytracing por Hardware, que terá retro com o PS4, seu Nome, seu site, a Sony já disse que vai intensificar os investimentos em tripo A’s, esta adquerindo e fortalecendo seus studios internos, está desde 2019 reformulando o PSnow, ou seja, a Sony gostando ou não, está fazendo o dever de casa, não é porque o concorrente por ter um console mais poderoso que tudo isso vai ser posto de lado e do nada as coisas vão rumar pro caminho contrário, sinceramente e a gosto meu prefiro mesmo que o PS5 seja inferior ao XSX, mas que também seja mais barato, porque no final, vários outros fatores inclinam as pessoas a comprar este ou aquele console, e os atrativos do PS5 são os mesmos do PS4 líder absoluto da geração e + alguns que por ventura podem a vir ser anunciados.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Tudo o que realmente tivemos da Sony desde a última matéria da Wired de outubro de 2019 foi um logotipo e o que equivale a um espaço em um site reservado. Aparentemente existem semelhanças técnicas óbvias entre o console da Sony e Microsoft, baseado em todos os rumores, parece que a Sony realmente desenvolveu uma ênfase diferente em termos de design de hardware. Mas é curioso de se ver como a Sony ficou notavelmente silenciosa depois de fornecer algumas informações interessantes no site Wired. As mensagens da Microsoft dão a entender que ela está muito confiante na sua peça de hardware. A Microsoft aparenta estar muito confortável com uma comparação com a máquina de última geração da Sony. Se a máquina da Sony fosse realmente mais poderosa, eles provavelmente saberiam, e eu acho que não estariam divulgando abertamente as suas especificações.

Rui
Visitante
Rui

Isso é obvio, o silêncio a tao pouca distância do lançamento ainda por cima com a concorrência a por as cartas na mesa nao deixa margens para várias leituras na minha opinião. O próprio phill afirmou que a microsoft nao vai ser apanhada na curva nem em preco nem em hardware isto muito antes de sabermos as specs.

A mim parece me óbvio, na geracao ps3 nao esconderam nada nem na geração ps4 que ate foi apresentada antes da xbox, este argumento novo que a consola é inferior mas o rt externo compensa e ultrapassa estou para ver.

Só se estao a espera da lockhart para posicionaram a ps5, entao eu vencedor da geracao passada tenho as specs finais do adversario quase todas e sei que o meu produto é superior nao vinha logo cá para fora capitalizar sobre o vencido e arrumar com ele logo a partida?

Isto é obvio, mas como tudo na vida posso estar enganado, no tempo da ps2 nao perderam tempo a falar nas specs da dreamcast.

E mesmo no tempo da ps2 lembro me bem quando viram as specs da xbox o próprio presidente da sony falou com preocupação face a xbox, lembro me vagamente de um artigo numa revista em que ele fala na preocupação e na questão do disco rígido e na possibilidade de acelerar a ps3 face a diferenca de potencial entre a ps2 e xbox.

Claro que depois a história foi favorável a ps2 mas lembro me desse artigo.

João Silva
Visitante
João Silva

Eu não consigo entender essa confiança cega na Sony ninguém consegue acreditar que ela possa ter errado e que fez um hardware inferior.

Volto a dizer isso não é impedimento a Sony faz exclusivos lindos que justificam a compra do console não importa se ele tenha 9 ou mais TFs.

Agora ficar nessa fé cega achando normal a Sony não revelar absolutamente nada do console a 9 meses do lançamento e achar que é uma super estratégia ?

Não gente ai é demais se ela não mostrou ela com certeza sabe que o produtor EM HARDWARE é inferior se não não estária calada de jeito nenhum. Apresentar AGORA um PS5 muito mais potente do que o Xbox One SX levaria as ações da Sony as estrelas.

O console mais vendido de sempre pronto para desbancar a liderança em hardware que a Microsoft tem hoje ? E ficar guardando a informação ? Não não eu não engulo.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Ou se vc tem algo mais fraco é muito melhor revelar primeiro do que depois do concorrente mais forte.

Carlos
Visitante
Carlos

A sony quer vencer em preço, o ps4 foi lançado a 399 e as pessoas foram ao delírio com esse valor, o pro o console premium que poderia ser mais caro tbm foi lançado por 399, isso já diz muita coisa sobre o preço do ps5. Óbvio que querem o ps5 o mais barato possível e isso será impossível com um console de 12/14tf!

O PS5 terá no máximo 10tf e dificilmente ela vai conseguir vender por menos de 449, se o foco dela for 399 pra acelerar a adoção dos usuários o ps5 vai ser 9tf mesmo.

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

Não entendo o porquê de tanta gente quer saber a toda a força as especificações da consola, estando a quase um ano do lançamento. Além do mais, de que adianta falarem das especificações e não terem nada para mostrar?
Há outro factor para a Sony, que parece que todo o mundo se está a esquecer. A Sony ainda tem vários jogos para lançar durante o ano, jogos que têm de vender para a PS4, começar tão cedo a falar da PS5 pode dar a ideia de que a consola está prestes a ser lançada e muita gente acabar por ficar à espera do lançamento da mesma ante de comprar qualquer jogo. Isto iria ter um impacto muito negativo nas vendas dos jogos.
Eu pessoalmente, não tenho pressa nenhuma em saber as especificações, estou mais interessado em ver os jogos, ou até uma demo técnica ficaria contente.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Também tens razão! Começar a lançar o marketing relativamente a ps5 é cortar as pernas para os jogos que não foram lançados (ghost of tshushima e The last of us 2).
Tudo bem que poderá ser jogado na ps5, mas o pico de vendas será no lançamento!
A única coisa que poderá ser revelado entretanto são as especificações da consola. Porem terá que surgir uma conferência posterior ao lançamento de ghost of tshuhima para se falar dos jogos em si!

Shin
Visitante
Shin

Vou fazer uma pequena lista dos vazamentos do Github.

RDNA1 7nm
GFX1010 = NAVI10 “BERMUDA”
2560:160:64 RX5700 series
GFX1010 = NAVI10 Lite “ARIEL”
2304:144:64 “PS5 rumor”

RDNA1.5 7nm
GFX1011 = NAVI12 “FLUTE” (DLA)
2304:144:64
GFX1011 = NAVI12LITE (???).
GFX1012 = NAVI14 “RX5500”
GFX1013 = “desconhecida”

RDNA2 7p nm “RT,VRS”
GFX1020 = NAVI21LITE “Arden, Sparkman” 3560:224:64 “Xbox Series X”.

RDNA 7nm+ “RT, VRS, IPC+”
GFX1030 = NAVI21 “Rembrandt”
3840 ULAs RX5800 series
GFX1031 = ??? (NAVI22?).
RX 5900 series
GFX1032 = VANGOGH (APU MCM).
GFX1033 = VANGOGH (migrou 32 para 33)

RDNA3
GFX1040 = VANGOGH Lite

Até então rumores apontam para PS5 derivado de Ariel, Gonzalo sendo um RDNA1 mas isso não faz muito sentido pois Mark Cerny falou de suporte a Ray-Tracing e 8K e isso só vai acontecer em RDNA 2. Perceba que as versões “Lite” são GPUs de SoC, isso significa que se não for Ariel só pode ser uma GPU equivalente a Sparkman do Series X. Parece que essa última opção não está acontecendo então a opção que temos para além e Van Gogh Lite.

“Mas Van Gogh é RDNA3 está fora de questão”…

Não sei ao certo, anteriormente Komachi teorizava que Van Gogh era Sparkman por ser um chip do tipo Big Little fora da plataforma FP6
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1181295969423351808?s=20
Depois percebeu que não.
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1195395096738287617?s=20

Especula-se que Van Gogh vai pra Apple e possui configurações similares a FlightFire. Uma característica de Ariel.

Portanto, se já sabemos qual chip vai para a Microsoft e este não é VANGOGH, no caso da Sony, só temos a opção ou é um derivado de Ariel usando 36 CUs da GPU Navi 10 Lite, apareceu nos ultimos rumores como Oberon A0, que em uma versão de consumo não vai passar dos 1800MHz em Stock clock levando 8,294TF, uma versão do mesmo chip baseada em Navi com 40 CUs ativas 9,216TF é possível. Ou então, é um chip muito diferente do que foi demonstrado até então.

De qualquer forma qualquer uma das opções 13TF ou superior é fake pois é inviável. Provavelmente deveria ter assumido um desempenho flops similar as plataformas GCN, exemplo o desempenho sugerido para o PS5 é equivalente a Vega VII de 13TF.
https://twitter.com/blueisviolet/status/1207492237715632129?s=20

Sony não revelou nada, na verdade é uma posição fora do comum, Ariel começou a aparecer no final de 2018, Sony poderia ter lançado o PS5 em 2019 mas não o fez, a razão é uma suposta falta de capacitores. Então eles ficaram cozinhando esse chip enquanto via a Microsoft construir um monstro? Rumores acha que uma versão final pode ir a 2GHz mas isso é improvável para uma versão de consumo no mesmo processo. Consoles nunca investem clock máximo, veja por exemplo o Series X, seu clock seria…

(12*10^12) / (56*64*2) = 1674.107 Mhz

Apenas um pouco acima do Clock base de Navi 10, se a Sony quisesse realmente diminuir custo, diminuiria a tensão então provavelmente um Clock de 1800MHz ainda é alto.

Só veríamos um clock melhor em um processo melhor até aqui sabemos que a vantagem é toda do Series X. Então imagino que só veríamos algo próximo em termos de poder se a Sony virou a mesa.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

A Xbox SX foi relevada em Dezembro de 2019, referindo que era 2x a performance da Xbox X. Com estás informações, a Sony estando em desvantagem, poderia optar por uma destas 2 opções:
1- Alterar o gpu da Ps5, para um com mais CUs e fazer as suas devidas alterações de otimização
2 – Aumento o clock do GPU, se for suficiente para se aproximar da concorrente

Ps: Tendo como ponto de partida a revelação da Xbox SX, a Sony tem aproximadamente um ano até o lançamento da ps5. Eu acredito que pode aproveitar este tempo, se necessário, para alterar a sua plataforma. Basta alterar o fator limitador, que neste caso é o gpu!
O resto da consola manteria se igual

Rui
Visitante
Rui

Nesta altura do campeonato e se o corona nao fizer mais das suas com a consola a ser lancada em novembro as specs estao fechadas nao ha volta a dar, quanto muito pode haver uns tweks nas frequências, que para estarem tao elevadas por alguma razao é.

Nao acham estranho todos os rumores da ps5 ter sempre frequências elevadas? E porque o gpu tem menos capacidade, eu posso estar a ser maluco mas nao vejo outra razao, e o tempo sem se saber nada estamos em março a 3 meses da e3 (se ela existir) e a cerca de 9 meses da consola sair.

Eu tenho todo o interesse em saber as specs e preço, é a unica coisa que me interessa no inicio da geração deixo os teasers ou as demos feitas num pc para os apaixonados, quero ver e saber como é a maquina e quanto custa, e igual na Microsoft.

Em que mes foi apresentado a ps4? Aquela conferência inicial com as tech demos e o ds4.

Shin
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Shin

Veja bem, a Sony no PS4pro simplesmente pediu para a AMD acrescentar um Shader Array extra com as mesmas características do anterior, então o chip ficou mais longo mas era igualmente similar. Dessa vez a AMD pode adicionar WGPs de acordo com a dimensão da matriz do chip, então em um chip maior a idéia não é aumentar o número de ShaderArray mas sim o número de filas WGP.
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/amd-navi-14.g919

Então a diferença entre Navi10 e Navi21 é que Navi21, que segue a organização atualizada de Navi14, consegue acrescentar 1 fila extra por Shader Complex usando 2 Cluster cada um em uma configuração 4+4+4+4 WGP
Com 2 desativos formando 56 CU. O chip é quase um 400×400.

Mas qual o problema dessa organização do chip do Series X? No caso de uma plataforma de meia geração sobra pouca margem de expansão. Eles podem no futuro ativar 64CUs mas para ir além disso requer um novo design.

No caso da Sony esticando a matriz horizontalmente eles eles conseguem dobrar o número de Cluster Array, ou seja, novamente não precisa de um redisign arquitetônico por inteiro.

No futuro a Microsoft provavelmente vai saltar pra EUV buscando vantagem a Sony vai ficar em processos DUV.

bruno
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bruno

Nao e bem assim.

Na PS4 Pro nao acrescentou apenas um shader array, mas um outro GPU completo. Um shader array e um grupo funcional de compute units que partilham e recebem uma wave de instrucoes. Isto significa que cada shader array conta com rasterizers, assembles e tesselators units assim como cache propria. A ps4, creio (mas nao tenho bem a certeza) possui dois destes com 10 Compute units cada (9 activas cada). A Pro possui 4 destes com 10 Compute units cada (9 activas cada).

Ja por isso, quando olho para os dados divulgados pelo Oberon e Ariel faz todo o sentido. Porque sao, nada mais nada menos que duas Navi 10, com 4 shader arrays, cada com 5 WGP (que equivalem a 2 Compute units, ou 128 stream processors cada). Ou seja uma versao mais evoluida do GPU da PS4 Pro, mas com todas as melhorias em performance trazidas pela RDNA.

E tendo em conta que, ja deviamos ter avancado para algo superior as 64 compute units desde os 14 nm, e agora surge a confirmacao que a nVidia esta prestes a lancar um monstro com 7552 cores (superior aos 5120 cores da suposta big navi com 80 CUs) eu so digo que e apenas expectavel uma placa com 80 Compute units ser algo de gama media-alta. E por esta razao que acredito que tens Oberon e Ariel a serem continuamente testados (pelo que tenho lido). Acho que a Sony vai apenas duplicar o GPU e dobrar a velocidade de relogio contando ainda com melhorias da RDNA (e pelos vistos da RDNA 2)

De acordo com os rumores da Wccftech (mas este site ja fez confusao com nomenclaturas dos chips, mas nunca com valores de Sps – por exemplo previu corretamente que o primeiro GPU 7nm da AMD teria apenas 40 Compute Units, mas identificou-o erradamente como Navi 12 e nao Navi 10, este seria um topo de gama), a Navi 21 tera 80 compute units. Isto tem aparecido repetidamente pelo Rogamer e mais recentemente num leak desmentido. Nao ser o que o Komaichi diz sobre isto.

bruno
Visitante
bruno

Ja tens uma ideia com a leak que me puseste do Master e Slave GPU (obs. o IF nao existe so a connectar chiplets – existe dentro de um mesmo GPU para mais facil comunicacao das partes foi anunciado na Vega e voltou a ser anunciado com a 5700).

bruno
Visitante
bruno

O grande problema sao as velocidades de relogio nos testes divulgados pelo Komachi. 800, 911 e 2000 mhz. Sao demasiado rleacionadas com a PS4 para serem ignoradas. Sobre os 2000 mhz, toda a gente assume que sao impossiveis. No entanto a atual 5700 xt consegue chegar aos 1800 mhz sem problemas. A mudanca de nodo deve garantir os 2000 mhz, sem problema.

Seja como for Shin, Ariel nao deu lugar ao Oberon. Pelo que entendi, os dois continuam a ser desenvolvidos.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Quanto mais a Sony demora a revelar o que é o PS5,maiores são as expectativas dos jogadores e pressão a própria Sony.

Como a MS já mostrou praticamente todas as suas principais cartas,o que as pessoas esperam do PS5 é no mínimo equivalente ou superior para brigar de frente…não trata-se apenas de nome da marca…eles tem que mostrar uma resposta a altura.

O silêncio da Sony gera expectativas para o bem ou para o mal,revelando depois se não for algo tão incrível pode
decepcionar.

Claro que um console de nova geração é construído de vários fatores e durante o ciclo de toda uma geração..mas uma boa largada e impressão inicial é importante.

Shin
Visitante
Shin

O ultimo ponto é que as pessoas veem Flops como número definido, não é bem assim, isso é o somatório de todas as unidades, são 3585 Unidades no Series X, 2304 unidades no PS5, como RDNA assume 64 unidades por WGP divididas 4 filas, significa 115,4GF por fila no PS5, 107,1GF. Esse é o desempenho em operações independentes, o fato é que uma GPU maior consegue se mais multithread e com isso aumentar sua simultaneidade mas você também pede no Speedup do programa e nesse ponto quem tem o clock maior é o PS5.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Amdahl

Portanto, programas precisam ser melhor otimizados o Scarlett para aproveitar todo potencial dele e aí tem um conflito. Scarlett está ainda amarrado ao desenvolvimento o Xbox One pois usará Hypevisores capazes de manter a compatibilidade. Embora isso também seja uma verdade para o PS5, o fato é que ao surgir o verdadeiro game PS5 este vai ser programado para ele e portanto usar todos os recursos da plataforma. Diferentemente do que ocorreu entre PS4pro e One X o console da Sony não está tão estrangulado em termos de buffer de memória, a Compressão Delta agora funciona, existe o Binner Raster, então eu não vejo uma diferença tão substancial assim. É como comparar uma RTX 2070 Super com uma RTX 2080 Super, sim tem diferença no desempenho mas na maioria dos casos ambas são boas o bastante.

No caso do PS5 eu aposto em resolução reconstruida por IA. Eles podem manter um Alvo 1280×2160 e ao invés de usar o simples ID Buffer para colhimento Temporal, usa Rede Neurais Convolucionais Rivais, eles podem fazer isso bem pois o Video Display 8K das GPUs AMD tem uma Tensor Unit, algo que a Sony e AMD já patentearam. Ou seja, ainda seria Fake 4K ou 8K mas é Fake capaz de rivalizar com o DLSS 2.0 das Geforces.

Por isso coloco minhas fichas no sucessor do Switch, 1024 CUDAs da Nvidia continuará a ser mais eficiente e a Nvidia está mais evoluída em TBR ou VRS, os DLA Core ajudam na pseudo resolução. Então veremos novamente um portátil capaz re replicar uma extensa gama de jogos nextgen e atuais.

bruno
Visitante
bruno

Nao Shin. O WGP assume 128 unidades (shaper processors e o nome), dividas por 4 filas de 32 (dai o processamento da wavefront a 32 bits). Nao sei se o paralelismo e mau em GPUs… O trabalho de construcao da imagem e altamente paralelo e devido aos stalls (ou atrasos) tens ainda a vantagem extra de poderes correr computacao generica neles, algo altamente benefico como estamos a ver esta geracao.

Sobre a eficiencia da nVidia esperarei pelo menos ate saber comparativas RDNA 2 VS Ampere. A unica razao dessa “eficiencia” era que a nVdia operava com wave de 32 instrucoes, enquanto a AMD com wave de 64 demorando 4 ciclos a dar a manter a compute unit ocupada. Segundo tenho entendido, isto tinha a vantagem adicional de permitir compute generico a correr em paralelo e apesar do trabalho grafico. E em compute generico no gpu a nVidia perde face a AMD basta ver que com o uso do GPGPU em titulos como Hitman 2 ou RoTR no PC (e ha outros) as AMD deixam as nVidia para tras.

Ja por isso, com uma simples instrucao, a RDNA se transforma numa GCN, mas a correr em RDNA consegue perfeitamente rivalizar com a nVidia equivalente. So nao tem unidades aceleracao RT (ainda). Mas se podermos tracar paralelismos, basta ver que os primeiros Zen foram um salto ao bulldozer, mas nao fizeram mossa na Intel.. Mas o Zen2… ui,ui, esse ja foi outra historia, com a perforamcen por core a ficar bastante equivalente e agora a teres a Intel a suar a aumentar, apos mais de uma decada finalmente os cores de 4 para 8 e de 8 para 10.. Logo se o RDNA 2 for o mesmo, veremos onde fica a “eficiencia da nVidia”.

Ja por isso digo, as comparacoes no PC para tracar o perfil da RDNA so contam parte da historia. Nas consolas como a PS4 o uso do GPGPU e muito, mas muito mais frequente. E por isso o GPU da switch continua a ser uma geracao atrasado.

Fernando
Visitante
Fernando

Eu acho muito mas muito engraçado os que desacreditam de um rumor vazado de fontes reais com apenas alguns meses de idade em favor de fanfics criadas por pessoas que dizem ser insiders ou que conhecem um vizinho que é amigo do tio do desenvolvedor.
De tudo vazado até hoje o que se provou certo foi tom warren e Jez corden que dizem a dois meses que o Series X é 12tflops, o github que disse que o SX tem 56 CUs, que em uma frequencia totalmente aveitável de 1675Mhz da 12tflops na lata.
Existem ainda muitas pistas de que a Sony preveu que o rival esta vindo com specs mais altas e foi aumentando o clock da GPU ao longo do desenvolvimento para não terminar com um console na casa de 8tflops.
Convem nao esquecer que 9,2 tflops Navi representam 2x a capacidade de GPU do Xbox One X na vida real e quase 3x o PS4 Pro. É um salto maciço ainda.
Cuidado para não caírem nas mesmas historias do PS4 Pro que seria alterado de ultima hora para bater os 6 tflops Scorpio.
Como eu disse outras vezes, a Sony não luta pelo poder a muitos anos. O PS3 foi a ultima vez e a empresa foi pro fundo do poço, e ainda sem conseguir seu objetivo. O proprio PS4 base venceu na potencia por acaso, por que o Don Mattrick achava que era mais importante um console mais caro por causa do Kinect do que por causa da potencia.
Saiam dessa ficção de que a Sony tem uma carta na manga. Com a Microsoft focada em vencer na potencia, à Sony só resta apostar no custo benefício. Torçam para que eles consigam ser mais baratos e não tenham tomado a decisão errada com o tanto de overclock da GPU. Aliás, dado a potencia do Series X e a velocidade insana de 2GHz do PS5, é melhor esperar um ano pra ver a taxa de falha desses hardwares antes de comprar.

nETTo
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nETTo

Com o dolar do jeito que esta, certamente todos nós esperaremos mais que 2 anos kkkk

daniel
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daniel

Para brasileiros sim, mas aos portugueses, com o euro tendo um valor maior até, a dificuldade será bem menor.

bruno
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bruno

Nao foram os unicos. Kleegamefan tb afirmou ainda antes desses dois que seriam definitivamente acima de 10 Tflops. Jason Schreier tb. Aqui e que a porca torce o rabo porque o primeiro a afirmar que a PS5 seria inferior a 10 foi o Major Nelson, com base numa estimativa e depois todas as leaks se apoiaram nisso, pintando a Xbox como algo acima.

Mas ja que estas nessa, o Mario aqui foi dos primeiros a, por estimativa, adivinhar os “12 Tflops”.

João Magalhães
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João Magalhães
AlexandreR
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AlexandreR

Resposta normal da Sony! Pelo lado da MS, Xbox séries X, pelo nome já implica várias consolas…
E já se fala da lockhart há um bom tempo, para representar a versão (1080p).
A Sony só está a fazer igual.

bruno
Visitante
bruno

A existencia de dois modelos sempre foi uma possibilidade forte considerando que a Sony quer uma forte adocao inicial. Desde que deram cabo de tudo ao permitir “meio de geracao”, agora nao ha outra opcao a nao ser lancar dois modelos -e a decisao mais logica.

O que me espantou foi haverem pessoas a considerarem que so a Xbox faria isso.

O grande problema e que se tera que definir um standard base para construir os jogos futuros.

Livio
Visitante
Livio

Só sei que de rumor alguns apontam algo relacionado ao PS5 para amanhã, já que incluíram informações do Kojima Productions e da dev de GodFall.

Hoje Kojima tweetou uma foto de calendário com destaque para 3 de março, minutos depois a 505 Games informa a data de lançamento de Death Stranding para PC, logo há algo novo que o Kojima pode anunciar.

Platinum Games informa algo novo para muito em breve