Todos os leaks com Teraflops para a PS5

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

A lista que se segue é uma compilação com todos os leaks mais relevantes com indicação de Teraflops para a Playstation 5

Leak 1

Origem: 3D Mark

Fonte: Github

Teraflops indicados: 9.2



Link para notícia

Leak 2

Origem: Mark Hargett

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: Não é indicado, mas dá a entender RDNA 1 com limite de 40 CU, ou 9.2 Tflops

Link para notícia



Leak 3

Origem: Kleegamefan

Fonte: Resetera

Teraflops indicados: Não indica. Apenas garante que não são 9.2

Link para notícia



Leak 4

Origem: Leak de 5 de Fevereiro

Fonte: 4chan

Teraflops indicados: 10

Link para notícia



Leak 5

Origem: Utilizador de forum tecnologia no Japão

Fonte: clien

Teraflops indicados: ~11

Link para notícia



Leak 6

Origem: Jason Schreier

Fonte: Kotaku

Teraflops indicados: 10.7+/~12

Link para notícia, Link 2 para outra noticia



Leak 7

Origem: Tidux

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: 11 ou 12

Link para notícia



Leak 8

Origem: FoxygamesUK

Fonte: Twitter

Teraflops indicados: ~12

Link para notícia



Leak 9

Origem: OsirisBlack

Fonte: Neogaf

Teraflops indicados: 12+

Link para notícia



Leak 10

Origem: Suposto testador de jogos

Fonte: 4chan

Teraflops indicados: 12.6

Link para notícia



Leak 11

Origem: /u/17791

Fonte: Reddit

Teraflops indicados: 12.9

Link para notícia



Leak 12

Origem:Tommy Fisher

Fonte: Neogaf

Teraflops indicados: 13.3

Link para notícia

Leak 13

Origem: Bryttany Messina

Fonte: Youtube

Teraflops indicados: 14

Link para notícia

Leak 14

Origem: Gamesradar

Fonte: Pastebin

Teraflops indicados: 14

Link para notícia

Leak 15

Origem: Subere

Fonte: Pastebin

Teraflops indicados: 14.2

Link para notícia

Como se pode ver, há para todos os gostos. Será tudo mentiras? Uma delas verdade?

Há um dado curioso.

Bryttany Messina (Alegadamente anterior funcionário da Taldren/Activision) disse que até hoje existiram quatro devkits da PS5: 9.2tf, 10.7tf, 12.8tf e agora 14tf.

Os de 9.2tf são de 2017 sendo que em 2018 a consola foi re-desenhada.

As afirmações de Messina não são disparatadas. 4 Devkits em 3 anos é normal, e um redesenhar em 2018 não tem nada de impossível.

Curiosamente, a ter sucedido isso, a maior parte destes leaks podem ter todos fundamento, tendo apanhado devkits a alturas ou de alturas diferentes.

Fica a curiosidade de todos estes números.



0 0 votes
Avalie o nosso artigo
25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
1 ano atrás

Que APU?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

Ok, entao Oberon e Ariel nao sao dois GPUs? Sao Apu e Gpu respetivamente?

Na pergunta, refiro-me ao APU que mencionas que a Sony produziu para 2019.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

Consegues colocar um link?

Achas que faz sentido, num teste a um APU, andar com os dois códigos?

Quer dizer sabemos que tanto Ariel como Oberon foram, e estão a ser testados. Logo serão o mesmo chip ou não?

bruno
bruno
1 ano atrás

O grande problema sao as velocidades de relogio nos testes divulgados pelo Komachi. 800, 911 e 2000 mhz. Sao demasiado rleacionadas com a PS4 para serem ignoradas. Sobre os 2000 mhz, toda a gente assume que sao impossiveis. No entanto a atual 5700 xt consegue chegar aos 1800 mhz sem problemas. A mudanca de nodo deve garantir os 2000 mhz, sem problema.

Seja como for Shin, Ariel nao deu lugar ao Oberon. Pelo que entendi, os dois continuam a ser desenvolvidos.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

É indicado como sendo a máxima realmente? Tu chegaste a afirmar aqui que a 5700 conseguia ir aos 2000 com pouco prejuízo energético.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

Essa especulação do modo Boost é o maior disparate que já vi. Porquê ter 911 se tem modo Boost? E se é modo Boost e a Sony investiu na retro por hardware porque 2000 e não 1822 MHz?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

Não foi isso que escrevi. Mesmo que tenha, porque 2000 e não 1822 MHz? Deveria ser o segundo.

bruno
bruno
1 ano atrás

Com o devido respeito Shin, a verdade e que todas as leaks ate agora reveladas sao de tipos que estudam codigos nas fabricas produtoras de chips. E pelo que tenho entendido e apenas um tipo que tem acesso a informacao de uma das fabricas.

bruno
bruno
1 ano atrás

Nao e bem assim.

Na PS4 Pro nao acrescentou apenas um shader array, mas um outro GPU completo. Um shader array e um grupo funcional de compute units que partilham e recebem uma wave de instrucoes. Isto significa que cada shader array conta com rasterizers, assembles e tesselators units assim como cache propria. A ps4, creio (mas nao tenho bem a certeza) possui dois destes com 10 Compute units cada (9 activas cada). A Pro possui 4 destes com 10 Compute units cada (9 activas cada).

Ja por isso, quando olho para os dados divulgados pelo Oberon e Ariel faz todo o sentido. Porque sao, nada mais nada menos que duas Navi 10, com 4 shader arrays, cada com 5 WGP (que equivalem a 2 Compute units, ou 128 stream processors cada). Ou seja uma versao mais evoluida do GPU da PS4 Pro, mas com todas as melhorias em performance trazidas pela RDNA.

E tendo em conta que, ja deviamos ter avancado para algo superior as 64 compute units desde os 14 nm, e agora surge a confirmacao que a nVidia esta prestes a lancar um monstro com 7552 cores (superior aos 5120 cores da suposta big navi com 80 CUs) eu so digo que e apenas expectavel uma placa com 80 Compute units ser algo de gama media-alta. E por esta razao que acredito que tens Oberon e Ariel a serem continuamente testados (pelo que tenho lido). Acho que a Sony vai apenas duplicar o GPU e dobrar a velocidade de relogio contando ainda com melhorias da RDNA (e pelos vistos da RDNA 2)

De acordo com os rumores da Wccftech (mas este site ja fez confusao com nomenclaturas dos chips, mas nunca com valores de Sps – por exemplo previu corretamente que o primeiro GPU 7nm da AMD teria apenas 40 Compute Units, mas identificou-o erradamente como Navi 12 e nao Navi 10, este seria um topo de gama), a Navi 21 tera 80 compute units. Isto tem aparecido repetidamente pelo Rogamer e mais recentemente num leak desmentido. Nao ser o que o Komaichi diz sobre isto.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 ano atrás

Ja tens uma ideia com a leak que me puseste do Master e Slave GPU (obs. o IF nao existe so a connectar chiplets – existe dentro de um mesmo GPU para mais facil comunicacao das partes foi anunciado na Vega e voltou a ser anunciado com a 5700).

bruno
bruno
1 ano atrás

Nao Shin. O WGP assume 128 unidades (shaper processors e o nome), dividas por 4 filas de 32 (dai o processamento da wavefront a 32 bits). Nao sei se o paralelismo e mau em GPUs… O trabalho de construcao da imagem e altamente paralelo e devido aos stalls (ou atrasos) tens ainda a vantagem extra de poderes correr computacao generica neles, algo altamente benefico como estamos a ver esta geracao.

Sobre a eficiencia da nVidia esperarei pelo menos ate saber comparativas RDNA 2 VS Ampere. A unica razao dessa “eficiencia” era que a nVdia operava com wave de 32 instrucoes, enquanto a AMD com wave de 64 demorando 4 ciclos a dar a manter a compute unit ocupada. Segundo tenho entendido, isto tinha a vantagem adicional de permitir compute generico a correr em paralelo e apesar do trabalho grafico. E em compute generico no gpu a nVidia perde face a AMD basta ver que com o uso do GPGPU em titulos como Hitman 2 ou RoTR no PC (e ha outros) as AMD deixam as nVidia para tras.

Ja por isso, com uma simples instrucao, a RDNA se transforma numa GCN, mas a correr em RDNA consegue perfeitamente rivalizar com a nVidia equivalente. So nao tem unidades aceleracao RT (ainda). Mas se podermos tracar paralelismos, basta ver que os primeiros Zen foram um salto ao bulldozer, mas nao fizeram mossa na Intel.. Mas o Zen2… ui,ui, esse ja foi outra historia, com a perforamcen por core a ficar bastante equivalente e agora a teres a Intel a suar a aumentar, apos mais de uma decada finalmente os cores de 4 para 8 e de 8 para 10.. Logo se o RDNA 2 for o mesmo, veremos onde fica a “eficiencia da nVidia”.

Ja por isso digo, as comparacoes no PC para tracar o perfil da RDNA so contam parte da historia. Nas consolas como a PS4 o uso do GPGPU e muito, mas muito mais frequente. E por isso o GPU da switch continua a ser uma geracao atrasado.

bruno
bruno
1 ano atrás

Nao foram os unicos. Kleegamefan tb afirmou ainda antes desses dois que seriam definitivamente acima de 10 Tflops. Jason Schreier tb. Aqui e que a porca torce o rabo porque o primeiro a afirmar que a PS5 seria inferior a 10 foi o Major Nelson, com base numa estimativa e depois todas as leaks se apoiaram nisso, pintando a Xbox como algo acima.

Mas ja que estas nessa, o Mario aqui foi dos primeiros a, por estimativa, adivinhar os “12 Tflops”.

bruno
bruno
1 ano atrás

A existencia de dois modelos sempre foi uma possibilidade forte considerando que a Sony quer uma forte adocao inicial. Desde que deram cabo de tudo ao permitir “meio de geracao”, agora nao ha outra opcao a nao ser lancar dois modelos -e a decisao mais logica.

O que me espantou foi haverem pessoas a considerarem que so a Xbox faria isso.

O grande problema e que se tera que definir um standard base para construir os jogos futuros.

Livio
Livio
1 ano atrás

Só sei que de rumor alguns apontam algo relacionado ao PS5 para amanhã, já que incluíram informações do Kojima Productions e da dev de GodFall.

Hoje Kojima tweetou uma foto de calendário com destaque para 3 de março, minutos depois a 505 Games informa a data de lançamento de Death Stranding para PC, logo há algo novo que o Kojima pode anunciar.

Platinum Games informa algo novo para muito em breve

error: Conteúdo protegido