Usando realidade virtual mãe é reunida com filha falecida. Será isto um bom uso da realidade virtual?

0 0 vote
Avalie o nosso artigo

Um programa de TV Coreano, denominado Meeting You focou-se na perda de uma familia da sua filha de 7 anos. Num final algo inesperado, o programa reuniu a mãe com a filha usando uma recriação de realidade virtual. Será isto uma boa medida para os pais, ou uma tortura psicológica adicional.

Numa recriação 3D de elevada qualidade, com igual recriação de voz, e a possibilidade de movimento colocada no humano, com o uso de luvas sensíveis ao toque virtual, uma mãe foi colocada num programa de TV Coreano de nome Meeting You, frente a frente com a sua filha falecida de 7 anos.

Apesar da questão técnica do processo ser elogiável, e de a situação poder apenas enganar por uns minutos, sinceramente questiono se este tipo de experiencia é mentalmente saudável para a mãe que se submeteu a isto.

Não quero sequer imaginar o que ela sentiu nestes minutos de interacção. Ver uma filha falecida enquanto se está ainda no processo de luto, tudo devido a umas linhas de código que tentam reproduzir a realidade só pode aumentar o trauma experimentado,

Há aqui uma barreira moral e ética que se questiona se deveria ter sido ultrapassada. Será que isto realmente ajudou a mãe ou a torturou psicologicamente? E será que tirar partido disto para se conseguir audiências é correcto?

O que acham?





error: Conteúdo protegido