Utilizador do Resetera coloca post sobre o 4K que reflecte a opinião da PCManias

Um utilizador do Resetera fez o upgrade para uma TV 4K para tirar partido da sua consola. No entanto revela-se desapontado com os resultados!

Faz agora alguns dias um utilizador do Resetera iniciou um novo Thread com um post que referia o seguinte:

Após anos numa posição onde suportei argumentos de ambos os lados, sem saber para qual deveria tombar (fence sitting), comprei uma grande TV de 64″, uma samsug LED 4K HDR. O meu ecrã 1080p era demasiadamente pequeno para o meu gosto pelo que era: ou ia para grande ou não ia de todo. E assim fiz!

Após 4 horas de calibração profissional, era tempo de entrar no deslumbre. Os filmes eram maravilhosos, com imensa clareza de imagem. Mas tomem nota que o efeito não foi nem de longe nem de perto igual à passagem da SDTV para os 1080p, apesar de ser bom o suficiente.

Mas quando chegou a altura de ligar a minha PS4 Pro, não podia ter ficado mais desapontado, e pior do que isso, preocupado com as implicações na industria do impacto do 4K.



De forma simplista. Os jogos certamente tem melhor aspecto/são mais definidos mas eles não ficam com melhor graficos.

E isso despertou-me. Sei que mesmo a toda poderosa X não consegue atingir resoluções nativas de 4K na maior parte dos jogos, e isso com jogos que na base são programados para uma consola bem mais fraca (a S). E nem isso impede a X de custar 500 dólares. E apesar de a resolução ser muito porreira, não há espaço para serem acrescentados novos efeitos gráficos e tornar o jogo mais próximo do fotorealismo.

O que me despertou foi perceber que na próxima geração, com as consolas, a apontarem para 4K nativos, não vamos ter o salto geracional que poderiamos ter se os jogos ficassem nos 1080p, ou então no muito mais saudável, meio termo de 1440p. O salto em performance que antes era usado para melhorar a luz, os polígonos e todos os cálculos, agora está a ser usado para se esticar a imagem com diferenças negligíveis no “realismo”.



E sabem porque? Porque a vida real não precisa de resolução. Podemos ver um jogo de futebol numa TV portátil com 240p ou numa Tv a preto e branco e a imagem será sempre mais realista que o Star Citizen a correr a 16k alguma vez será.

Daí que seja minha opinião que os devs se deviam focar em obter novas técnicas de rendering para fazer avançar o conteúdo da imagem e não a imagem em si. Mas dado que esse não deverá ser o caso, vamos agora avançar a passos de tartaruga com as novas consolas a serem julgadas pela sua capacidade de atingirem altas resoluções para que uma pedra com pouca definição possa ser mais perceptível.

Antes que me perguntem, testei todos os jogos de topo que possam imaginar, (GoW, Horizon, Spiderman, SOTC, AC Origins, RDR2, RE7), e era sempre o mesmo. O HDR é espectacular, mas o facto de ele estar preso aos 4K é meramente uma decisão comercial e não técnica.

Dai que é uma pena que estejamos a perder, quer agora, quer no futuro, avanços técnicos, apenas para que se vendam TVs, em vez de se fazer avançar a industria.

Apesar de sermos obrigados a seguir as tendências, uma vez que as mesmas acabam por ser armas de marketing, a realidade é que sempre dissemos que os 4K são uma praga que vão impedir o avanço gráfico. 6 Tflops ou mais utilizados a 1080p permitiriam grafismos extremamente realistas! Basta imaginar que em vez de se processar 4x mais pixels, se processasse 4x mais os mesmos pixels, e poderiam entender a quantidade de melhorias que se poderia introduzir graficamente.

Nesse sentido, como referido, concordamos plenamente com tudo o que aqui é dito. E vocês, o que dizem? Concordam ou discordam?

Fonte



newest oldest
Notify of
José Galvão
Visitante
José Galvão

Concordo plenamente Mário, acho que podíamos vir a ter um grafismo muito mais detalhado se não fosse a moda do 4k e fazer boa figura na digital foundry, eu imagino o que a PS4 não teria conseguido fazer caso se tivesse mantido os 720p.

Eu fiz o upgrade para uma Sony X900E, TV 4k que foi cobsiderada a melhor em matéria de preço/qualidade, e dou por mim a ver conteúdo 1080p 95% do tempo.

Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

Bom dia Sr. José Galvão, a quanto tempo não no falamos. Então eu também adquiri uma desta e gostaria de saber a calibragem que o senhor usa para Playstation 4?

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Concordo em parte com o que ele diz, mas os 4K já cá estão e não tem como voltar para trás, se a PS5 sair a 1080p vai ser um descalabro…lol…na verdade a resolução ajuda no aspecto em que quanto menor forem os pixeis menor serão os serrilhados e menos precisa de filtros pós processamento para embelezar as imagens. Eu estou neste momento a jogar o Metro exodus na X e delculpem lá mas é o jogo com melhor imagem que eu já vi numa consola, os argumentos desse jogador são válidos nos dois sentidos, ou seja para que os 4K brilhem os artistas gráficos têm que fazer gráficos bonitos, evidentemente que utilizar gráficos que são dimensionados para 1080p e depois esticá-los para 4K não é a mesma coisa.
Na próxima geração a memória vai aumentar, a capacidade dos discos também os GPU e CPU enfim tudo vai tornar-se mais poderoso, pelo que os 4K cada vez mais se vão tornar mais eficientes e mais significativos…é a minha opinião

Edit: E ele mudou de um ecrã pequeno a 1080p para um gigante a 4k…acredito que a melhoria não tenha sido significativa…ele que experimente os 4K numa TV do tamanho da antiga e depois diga se vê ou não vê a diferença

Pegasusplay
Visitante
Pegasusplay

Boa tarde a todos. Acompanho sempre o site Pcmanias por sua qualidade nas informacões. Eu como proprietário de um monitor 23,6″ Fullhd, que pelo tamanho da tela e dada a resolucão de 1920×1080, me oferece uma densidade de pixel de 94 ppi. E recomendo q as pessoas se atentem a isto, pq quanto maior for a tela, mais degradado a imagem ficará. Mas voltando ao assunto em questão, se o Mário pudesse fazer uma matéria de q a próxima geracão pudesse aproveitar os monitores 1440p e os fps q eles suportam. Este meio de games e consoles é meu hobby e sinceramente, penso fazer um upgrade na tela de jogo, mas dependo doq a próxima geracão oferecerá p eu comprar um monitor certo. Eu sempre priorizei frames a resolucões.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Se me perguntassem se eu prefiro 12 Tflop gastos em melhorar o jogo em si e mantê-lo em 1080p ou gastar essa potência em 4K, certamente seria o 1080p mais rico. Sem dúvida alguma.

Mas, como já abriram essa caixa de Pandora, não tem muito o que fazer. Eu gostei bastante dos resultados em 4K, porém, é uma questão de nitidez apenas, o jogo é o mesmo.
Mais NPC’s, mais realismo, maior interação, mundos mais vivos… Certamente são muito mais desejáveis.

Pra mim bastava todas as TVs passarem a ser Qled, Amoled ou na pior hipótese, IPS e aplicar alí o HDR para “gastar” a potência toda em melhorar o jogo invés de subir 4x a resolução (que não parece 4x na prática de jeito nenhum) e alí estaria um salto verdadeiramente interessante.

Roberto
Visitante
Roberto

Concordo inteiramente.

Mas ao desenvolver um jogo para “ps5” em tese eu poderia faze-lo em 1080 para aproveitar todo o processamento disponível certo? ao invés de desperdiçar no 4k