Winamp prepara-se para voltar em força em 2019

Quem tem um historial na informática conhece certamente o winamp, um utilitário que em tempos era mesmo indispensável mas que, com o passar dos anos, acabou por se tornar obsoleto. Agora, em 2019, ele prepara-se para regressar… e em força!

Na era pré streaming, o Winamp era sem dúvida nenhumajá foi o leitor preferido dos consumidores de música digital. O MP3 era o formato rei e senhor, e a aplicação criava playlists que permitiam a criação de rádios virtuais que podiam ser partilhadas com os amigos.

Mas em 2003 a aplicação basicamente morreu. Apesar de ainda estar disponível e haver ainda quem a use, desde 2013 que a aplicação não recebe atualizações, tendo sido vendida à Radionomy,  uma plataforma que fornece ferramentas para as estações de rádio poderem operar online.

Mas sabe-se agora que esta empresa, sediada  em Amesterdão, está a preparar o regresso do Winamp em 2019. A situação ocorrerá por intermédio de um aplicação mobile para iOS e Android e na qual o antigo leitor preparado para computadores de secretária vai ser profundamente remodelado. A actualização que coloca a aplicação na versão 5.8 estará disponível dentro de dias e será gratuita, mas não será a única e nem a grande actualização.

Os futuros planos para o Winamp são grandes e poderão sair furados pode dependerem da vontade de terceiros. Mas a ideia é que a aplicação seja um agregador de música digital. Basicamente  uma aplicação que pega num grande número de serviços de streaming existentes na selva que é o mercado das apps e as aglomera aqui neste única plataforma, e isto sem a necessidade de se saltitar entre subscrições. A ideia é a app permitir aceder a podcasts, streams de rádios, listas de músicas e, se possível serviços como o Spotify, Apple Music, Pandora, Google Music, e outros. Esta será a grande novidade da versão 6 que sairá em 2019 e que pretende fazer o Winamp renascer das cinzas, mas que, como facilmente se percebe, ficará dependente da vontade dos detentores destes serviços.





Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of