Xbox com crescimento anual record. Playstation com vendas recordes em Outubro.

Números da NPD para o mercado norte americano mostra que as consolas Xbox e Playstation continuam em bom ritmo de vendas e a bater recordes.

Matt Piscatella da NPD deu a conhecer algumas realidades do mercado Norte Americano que demonstram que tanto Xbox como PS4 estão vivas e em crescendo.

Xbox One

Segundo dados da NPD revelados por Piscatella, a Xbox One é a consola que mais cresceu face ao ano anterior, com um nível de crescimento face ao anomanterior que, para esta altura da vida das consolas, é mesmo recorde.

No entanto, apesar destes números dignos de registo, a Xbox não se revela líder de mercado.



Eis as palavras de Matt:

As vendas da Xbox One mostram o maior crescimento destro das três maiores plataformas de hardware nos EUA este ano, e a Xbox One X em particular, tem-se portando fenomenalmente… Um crescimento ano após ano como este, nesta altura do ciclo da Xbox One, nunca foi visto, conduzido pelo lançamento da Xbox One X e novas formas de entrega de conteúdos. É uma reviravolta de meio de geração que o mercado nunca viu. Isto qualifica-se como fenomenal, mesmo que não seja líder de mercado.

Basicamente o que isto significa é que há uma procura pela Xbox One acima do que seria esperado face às vendas dos anos anteriores e para esta altura do seu ciclo de vida. Matt define ainda a Xbox One X como se portando fenomenalmente, o só pode implicar que é ela quem lidera a procura desta consola, e consequentemente as vendas da Microsoft.

O facto de o crescimento ser o maior de sempre alguma vez registado e superar mesmo o da marca lider de vendas é algo igualmente digno de registo, mas no entanto tal é apenas uma estatística percentual que não se traduz numa superação em número de vendas da consola concorrênte, sendo que em número de vendas a Playstation continua líder de vendas neste mercado.

Fonte: Windows Central

PS4

Se as prestações do crescimento percentual de vendas ano após ano da Xbox One batem os valores da playstation, o mesmo não pode ser dito no que toca à receita proveninete das unidades vendidas, e onde a PS4 teve o seu melhor Outubro desde 2014.



Mas não foram só as receitas, foram os números de venda tambem e a temos de recuar até um Outubro em 2002 para encontrarmos uma consola da Sony com vendas iguais neste mês. A PS2.

Eis os dados da NPD:

As vendas do hardware Playstation 4 atingiram um máximo histórico em Outubro para a plataforma. E se as vendas em dólares do hardware Playstation 4 atingiram o seu ponto mais alto para um mês de Outubro desde 2014, as vendas em unidades da PlayStation 4 atingiram o valor máximo de sempre num mês de Outubro desde a Playstation 2 em Outubro de 2002.

Fonte: IGN

Conclusões

Independentemente de ser líder de mercado ou não, o crescimento da Xbox, mesmo que atingindo estes valores apenas neste mercado só pode ser visto como algo de bom. É a procura pela X mostra que a Microsoft acertou na consola ao criar algo que realmente se torna mais interessante que a S, mesmo que mais cara.

Esta situação é igualmente boa no sentido que mostra à Microsoft que invesrir num produto compensa, algo que parece ter-lhes passado ao lado nesta geração, mas que parece ser agora consciência da equipa Xbox ao aparentar preparar-se convenientemente para a próxima geração. E quem sabe não teremos, no futuro, novamente uma geração competitiva e interessante como a anterior.

Igualmente  interessante torna-se tentar perceber-se quais serão os valores da Black Friday, mas mais particularmente, do mês de Novembro, até porque, à semelhança do ano passado, a Playstation parece ter chegado a esse periodo com os stocks em baixo, como o comprova Benji, um insider com acesso a números de vendas que desde à algum tempo tem vindo a revelar antecipadamente números no Neogaf, e que refere:

A PlayStation 4 vendeu mais unidades só durante o dia de ontem, do que tem vendido em muitos meses recentes. E ainda nem chegamos à quaresma / Black Friday. Muitos consumidores casuais nem estão conscientes da promoção de 199$.

Loucura.

Sem dúvida que os dados de Novembro serão interessantes para se perceber a continuidade ou não destas tendências.

 

 



Posts Relacionados

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of