Este artigo tornou-se necessário por ver a reacção das pessoas nos comentários a notícias aqui publicadas sobre a falta de exclusivos na consola nos dois primeiros anos. E daí que se torna necessário deixar claro que ao contrário do que se tenta pintar, a Microsoft e a Xbox estão aí para as curvas, e preparam uma grande geração.
Esquecendo todo o ramo da especulação, especialmente o relativo à performance das consolas, cujos valores são apenas rumores e nada confirmado, vamos entrar apenas no domínio daquilo que se sabe ser realidade.
E nesse aspecto tivemos uma entrevista de Matt Booty, o responsável pelos estúdios Xbox, que deu a conhecer que a Xbox série X não deverá ver nenhum exclusivo para o seu hardware num prazo que medeia entre um a dois anos.
Naturalmente este é um dado extremamente relevante de ser conhecido. Havendo um suporte Cross-Gen com os jogos a saírem suportando a Xbox One, Xbox One X e Xbox série X, não haverá grande necessidade de as pessoas irem a correr para um upgrade.
Esse é aliás o grande objectivo da Microsoft. Manter a base de utilizadores activa de forma a que a passagem seja mais gradual, não tendo assim quebras de receita pelo que poderia ser um investimento numa nova geração com uma base de utilizadores ainda baixo.
Ora isto contrasta tremendamente com a ideologia standard do mercado das consolas e que será seguida pela Sony. A existência de um salto geracional, com o abandono gradual do hardware anterior! E nesse aspecto a empresa planeia dar o total suporte à sua PS5, com jogos que necessitarão forçosamente das suas especificações técnicas para poderem ser executados. Tal poderá implicar uma quebra dos números de vendas dos jogos, mas será um aplicar dos motivos pelos quais as equipas first party existem… O criar jogos capazes de promover e vender consolas.
Naturalmente que ambas as ideologias acabam por dar no mesmo… e ambas acabarão numa transição. A diferença está no tempo em que isso ocorrerá, e acima de tudo no que as pessoas que vão aderir à nova consola, irão tirar partido dela.
E aqui não haja dúvidas que a Microsoft se prende a uma geração anterior. Todo o conceito de design e concepção de jogos ficará preso às limitações do hardware mínimo em que o jogo tem de correr. E tal é uma desvantagem clara!
Os jogos Cross-Gen podem e devem até existir durante a janela de lançamento de uma nova consola, mas não durante dois anos. E muito menos quando uma consola dura no máximo 7 anos, o que quer dizer que tal implica deitar fora 30% da vida útil da consola, e no caso de uma consola de meio de geração, um investimento que poderia ser adiado para uma consola melhor, ao mesmo preço, que realmente tirará partido a 100% da geração.
É uma decisão polémica, mas que não deixa de ter a sua lógica monetária.
Eis algumas declarações de programadores no início da geração passa que demonstram como o Cross-Gen é limitativo, uma vez que o nuclear do jogo tem de ser mantido:
Comecemos por Marcin Iwinski, CEO da CD Project Red, sobre The Witcher 3 não ir para as consolas da geração anterior.
Teríamos de colocar um par de anos no desenvolvimento dessas versões… e o resultado seria apenas assim assim. Não faremos isso.
E Abbie Heppe, director de comunidade da Respawn sobre Titan Fall na Xbox 360 e Xbox One:
Não é fácil. Há tanto que se passa que é realmente difícil passar de uma consola para a outra. Quando estás a criar um jogo a cobrir a actual geração, nunca é fácil cobrir o mesmo para uma consola uma geração atrás.
O director de desenvolvimento da Techland, Pawel Zawodny disse o seguinte relativamente a Dying Light:
O problema começa quando o desenvolvimento de um jogo chega a um ponto onde cada nova ideia fica impossibilitada nas capacidades dos novos sistemas.
Ficas impaciente ao querer implementar ideias brilhantes que irão revolucionar a industria. Quão injusto é isso? A certa altura não podes avançar se não cortares algo das gerações passadas. Pelo que o grande desafio não passa por fazer gráficos igualmente bonitos no hardware mais antigo. É fazer com que a nova geração seja mais rica, sem comprometeres o que podes meter na anterior.
Nicoll Hunt da I Fight Bears, refere:
Tendo trabalhado com equipas que despacharam jogos para a nova e a antiga geração ao mesmo tempo, sinto-me mal por eles quando vejo as reações online sobre como a versão de nova geração, não é nova geração o suficiente.
A grande questão é que, se tudo isto é verdade, e se há realmente motivos para que se discuta e debata esta situação e suas possíveis implicações, não é possível prever-se até que ponto a mesma limitará a nova consola da Microsoft. Se é que limitará de todo!
Sim, é certo que as experiências de nova geração ficarão de fora… mas se isso é uma realidade, a consola não vai deixar de ter exclusivos. Exclusivos que vão correr na Xbox One e Xbox One X, mas mesmo assim exclusivos.
E o que é relevante perceber-se é que, se as inovações que uma nova geração pode trazer são muitas, não são elas que vão definir os grandes jogos.
Se isso fosse assim, a Switch estaria relegada para um plano terciário. É ultrapassada e limitada face à Xbox One e PS4. Mas na realidade ela tem grandes, grandes jogos, mesmo que com grafismos com artes gráficas diferentes.
Que precisa de ficar claro é que o que se pretende discutir aqui no website é apenas possíveis consequências de uma decisão. Mas não vamos extrapolar e presumir que tal é um factor que vai afastar a Microsoft, ou sequer a tornar menos competitiva.
As consolas, são e sempre foram interessantes por um motivo… pelos jogos que possuem. E será a qualidade do apresentado que vai definir o futuro. Entre um Crackdown 3 desenhado a pensar na Xbox One, ou um GTA V desenhado a pensar na Xbox 360, o último atrairá muitos, mas mesmo muitos mais clientes, e será sempre mais atractivo que o primeiro.
Não nos vamos por isso iludir com performances (que aqui nem vem ao caso), ou sequer com políticas temporárias (e não definitivas). As mesmas podem ter consequências, terão certamente consequências mas, como sempre, serão de menor importância face à qualidade dos jogos apresentados.
E basta que a Microsoft os apresente, e que eles tenham o selo de apetecíveis, que tudo o resto se torna secundário.
https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-xbox-series-x-rear-port-configuration-revealed-in-new-leak
Series X é muito similar ao conceito de Mini PC utilizado nos Ryzen V1000. Ele provavelmente eliminou a Southbridge externa e usa uma interna adjunto ao SoC, isso explica porque o Chip precisa ser grande. As tensões são baixas pois usa Cabo padrão C7 o mesmo usado em Radio e TVs, então você não vai ver um console de mais de 250w e sim na faixa dos 150 à 200w de potência. Ele tem 3 portas USB de interface e Ryzen alimenta 4 portas, essa porta eliminada pode está sendo reservada a algum componente como o Leitor de BDROM. Todas são portas USB 3.0 Super Speed então não servem para VR.
Isso derruba o mito de potência o Series X é econômico e não potente. Não é atoa que foi comparado com GPUs de notebook pelo CEO da Nvidia.
Acesse o link e verá mais do Ryzen V1000.
http://linuxgizmos.com/signage-oriented-mini-stx-sbc-taps-ryzen-v1000/
Sobre a falta de jogos no lançamento é simples de entender. A Microsoft não pretendia continuar o Xbox One. O Xbox One seria continuado pelo Serviço Cloud Game, eles tem planfetos sobre isso. Quem muda isso é a gestão Phil Spencer e essa gestão cria o Scorpio e o Scarlet é uma segunda geração do Scorpio. Para alimentar essa plataforma Spencer começa a adquirir estúdios e reinvestir em produções porém o faz tardio, a partir de 2018 e como o tempo de produção dos jogos atuais requer de 3 ou 4 anos como tempo mínimo ele não pode alimentar o Scarlet com tantas produções, por isso precisa vender o Scarlet como parte do Xbox One, como uma versão XX, se alimentando do conteúdo de final de geração do XO e promovendo continuidade.
A Sony que desde sempre viu o PS5 como um PS4_3 ela conscientemente começa atrasar suas franquias no pós 2018 para preparar o que se tornou PS5, com o objetivo de se defender do Scarlet. Por tanto, a Sony vai ter um deck de conteúdo maior mas igualmente estamos falando de jogo dessa gen remanejado. E será isso até 2023/2024.
As pessoas estão na empolgação dessa geração mas essa geração não vai começar até os consoles Pro ou X. Porque eles com certeza existirão e serão corretivos daquilo que deu errado.
Estás errado, na minha perspectiva.
A única coisa que faz sentido no que escreveste foram as portas suportadas pelo Ryzen (só não te esqueças que desta vez estamos a falar de uma APU logo podem haver diferenças) e sobre a entrada de energia, logo o expectável consumo energético.
E que a ausência de exclusivos é uma necessidade imposta pela recente aquisição de estúdios e falta de tempo para entrega é títulos no final de este ano.
Tudo o resto, nem penses.
Sobre a Séries X ser ou não nova geração é simples: olha Hellblade 2 e já ves. Não há hardware nenhum em consola nenhuma que suporte aquilo. Aquilo está em linha com as demos RT da nVidia de há dois ou três anos atrás e será o standard da nova geração.
Sobre a PS5 ser uma PS4_3, mais uma vez…nem por isso. E sobre a Sony querer isso, isso é falso. A Sony tem sido peremptória: para a PS geraçoes de consolas existem e continuarão a existir não há tal coisa como o “fim das gerações”.
Sobre o adiantamento dos títulos recordo-te que, do anunciado, a plataforma é a PS4 não a PS5. Até a data o único jogo da PS5 de que se tem conhecimento é Godfall da Gearbox.
O adiamento deve-se a dois factores: lançamento em período oportuno para melhores vendas e tempo para polir. Estás a ler mais que isso desta situação.
Todos os consoles atuais são APUs então eu não sei o que está tentando expressar. Sony fez essa mudança na revisão do PS4pro usando cabo C7 assim que melhoraram a distribuição de calor.

O consumo médio do PS4pro revizado e do One X são os 170w, o Scarlet estará dentro dessa faixa. Não é por ser uma APU que consome menos mas sim porque na APU as regras de consumação são mais severas a custa da perfomance. Se o Chip de Scarlet é maior que Navi10 significa que seu clock estimado precisa ser menor para consumir o mesmo, e muito menor para consumir ainda menos e nesse ponto se Navi10 como tem um consumo médio de 230w (RX5700), isso faz o Clock médio estimado para o Scarlet cair para algo menor do que 1500MHz. É por isso que o Vapor Cooling que a Microsoft tem uma enorme densidade, mais calor dissipado, menor consumação e portanto, maior clock. Porém não tem milagres, o chip é maior que Vega 20 e o clock medio de Vega 20 são os 1700MHz.
Hellblade 2 faz parte de todo trailer promocional de inicio de geração que não equivale a representação de qualquer game do mundo real. Quando houver gameplay usamos ele como referência.
Os consoles são todos X86, eles piscam e o jogo do PS4 está no PS5.
Quem define gerações de consoles é competição de mercado. Scarlet existe para recuperar mercado Xbox, PS5 existe para manter mercado PlayStation 4.
As marcas não farão mudanças no seu modelo de negócio a não ser que tenha um motivo competitivo. Veja por exemplo o Streaming, estão falando disso pois o Google entra nesse circuito, isso afeta muito mais a Microsoft que a Sony pois a Microsoft teme um Google não apenas com jogos mas com programas nuvem.
No ambiente onde jogos são digitais, os consoles são apenas máscaras para a mesma coisa que já existe no PC.
Por favor le o que escrevi em cima.
O que eu disse, sobre o APU, e que as limitacoes no numero de portas do ryzen desktop podem nao se aplicar relativamente nas consolas. E um processador criado de raiz para a consola que engloba GPU e CPU, logo esse limite pode ser ultrapassado se a cliente o entender. Sobre o consumo, nao discordei de ti, concordei!
Sobre o ser uma APU, a escolha ocorre porque o sistema oferece vantagens relativamente a processadores discretos, e sobre o consumo recordo-te que as consolas muito provavelmente chegarao nos 7 nm+ o que permitira melhorias sobre o consumo. Alias, a TMSC esta bastante optimista relativamente aos yields obtidos nos 7nm+ e nos 5 nm, pelo que esquece todas as metricas dos 7nm. Logo, relativamente aos clocks, sobretudo tendo em conta o sistema de dissipacao de calor e o design da consola, nada se pode concluir sobre ser menor que a equivalente no PC. Ha todo um conjunto de factores que afectam isso, desde nodo, a problemas na arquitetura que podem ser melhorados (e as consolas serao RDNA2 potencialmente).
Hellblade 2 foi criado in-engine. Nao e um trailer qualquer, mas sim algo que aponta para a qualidade expectavel. E ha um salto enorme entre esse e o que e conseguido atualmente.
Sim, sao todos x86. Mas nao sao todos GCN, com a RDNA a apresentar melhorias que a GCN nao tem. E o Zen a apresentar performance que o Jaguar nao tem. E ainda mais, com Ray tracing e SSD a bordo e a servir como extensao a RAM. Todo este sistema, e unico e muito diferente das atuais consolas e com programacao pensada para tirar partido disso, teras coisas qe nao conseguias teres antes. Basta ver os efeitos de particulas de fumo, ou a geracao procedural de terrenos, que esta geracao conseguiu tao bem permitindo mundos abertos bastante detalhados e luxuriantes, algo que antes era impossivel.
Logo, apesar de o jogo da PS4 poder estar na PS5 (ou seja, retrocompatibilidade, nada de novo, dado que os da PS1 estavam na PS2 e alguns da PS2 estavam em algumas PS3), isso nao impede que o que e feito para a PS5 seja completamente impossivel de ser feito para a PS4, ou seja, nao impede que as geracoes sejam distintas.
A geracao de consolas e definida pelo hardware e pelo novo standard grafico que podes criar com ele. Sempe assim foi, e sempre assim sera. Sobre o mercado, evidentemente que do ponto de vista economico, os novos modelos existem para se venderem e o seu lancamento deve ser feito de modo a vender (para como dizes permitir a transicao do publico) e de modo a competir com a concorrencia (de modo a evitar, como dizes, que o concorrente o ultrapasse). Tudo isto faz parte, mas isto nao define uma geracao. O hardware sim. E a Nintendo nao e uma excepcao a regra. Todas as suas geracoes trousseram algo de novo no hardware.
Num ambiente de jogos digitais na nuvem as consolas sao obsoletas? Pois nao sei. Porque ao contrario da opiniao popular o poder da nuvem nao e infinito e representam grandes milhoes de investimento, O teu hardware tera que ser partilhado por utilizadors e qtos mais users tiveres mais poder precisas. As consolas neste aspeto sao fundamentais, porque sao elas que impoe o standard grafico nos jogos. Sempre foi assim, e sempre assim sera. PC e apenas sinonimo de hardware mal aproveitado e usado.
Mario, eu sou usuário de PC e sempre tive um gosto especial pelas franquias da Microsoft, gosto muito de Halo e Gears, e defendi muito a Microsoft quando ela iniciou essa filosofia de trazer seus jogos para o PC e Switch e outros, mas devo dizer que nessa geração onde a Microsoft foi mal nas vendas é até compreensivo ela levar seus games a outras plataformas a fim de aumentar sua arrecadação, porém nessa nova geração Series X ela tinha a oportunidade brilhante de fazer algo diferente, Mario imagine um Xbox Series X soberbo com um Hardware parrudo e a seguinte time-line de lançamentos Exclusivos day-one.
Novo Forza
Halo Infinite
Novo Gears
Novo Killer Instinct
Hellblade 2
Seria um lançamento digno de um gigante, com certeza agradaria muito o público gamer, é claro não sou nenhum executivo da Microsoft e tão pouco tenho os números para embasar o que estou dizendo, mas como um fã da marca eu acho que seria sensacional.
A Microsoft é uma empresa que tem como Core business os serviços. Vender uma peca de hardware só interessa se com ela forem os serviços. O grande problema da Xbox é que os seus serviços limitam-se aos clientes da consola e isso quando a geração corre pior, tem consequências nas receitas. O investimento para manter uma consola com jogos é elevado e se as vendas ficarem limitadas (por norma os jogos vendem uma percentagem de 1 dígito da base de clientes), dá prejuízo.
Ora sendo o negócio nuclear da Microsoft o Windows 10, a expansão é lógica. Isso aumenta as possibilidades de venda, o que já justifica o investimento.
Contra senso é depois o Gamepass, mas isso é outra história, e a Microsoft refere que é um investimento.
A sony acaba de criar uma area na PS store dedicada a PC windows 10.
Pode ser a conformação de seus jogos rodando em PC.
Ou não… Pode ser a confirmação que a Sony vai passar a vender os seus exclusivos consola, aqueles jogos que sempre foram para PC, na sua loja, ficando assim com a percentagem que de outra forma seria de outra loja.
Desculpa Marcos mas onde foste buscar isso?
O que tenho visto sao um conjunto de posts a fazer um enorme alarido apenas porque Godfall, um jogo da Gearbox e publicado pela Gearbox tem no website da playstation – nao na PS store – listado como plataformas, PS5 e PC..
Alias a PS Store nao tem nenhuma seccao dedicada ao PC pelo menos ca em PT.
q?
agora marcar um MULTI como tendo versão para PC virou “sony tem store para PC”
Mais outro indicio de que as coisas estão mudando na sony. a menção de “Windows PC” dentro da loja do playstation.

Isso pode querer dizer tudo… Pode não querer dizer nada, e pode querer dizer alguma coisa.
A realidade é que o jogo em causa não é da Sony e sempre se soube que iria para PC, pelo que a indicação em causa pode ser apenas uma mera indicação. Algo que não existia no passado, mas mesmo assim uma mera indicação.
Também pode significar outra coisa. Que a Sony passará a vender os IPs third party de que garantiu exclusividade, na sua loja. Ou seja, se quisesses este jogo, normalmente ias adquiri-lo no Steam. Mas eventualmente no futuro poderás ter de os adquirir na loja da Sony. Isto aplicar-se-ia a uma série de IPs Sony que não estão nas mãos das suas first party.
Outra possibilidade é a de a Sony levar os seus exclusivos para o PC. Mas para isso este indício vale zero pois o jogo sempre se soube que sairia no PC.
Isso nao e a ps store, e o website Playstation.com.
Esse jogo nao aparece na PS Store, tanto quanto sei.
alias, a referencia ao PC ou desapareceu ou entao so aparece em algumas regioes. Portugal e estados unidos ja nao tem.
esse bobagem ai saiu do mesmo site que falou que last of us 2 sai no PC por causa da vaga de emprego na ND.
viram que dá click falar bobagem e foram garimpar outro papo furado para ganhar clicks.
Mudando de assunto.
Há um rumor vindo da Polónia que refere que o Cyberpunk 2077 vai ser adiado.
Depois a notícia está dada de duas formas:
Forma 1:
Speaking in a podcast, which you can watch below, Niespielak says that the original Xbox One console is not powerful enough to run the game properly and apparently, Cyberpunk 2077 performance on the console is “extremely unsatisfactory”.
Link
https://www.altchar.com/game-news/cyberpunk-2077-delayed-because-of-current-gen-consoles-new-source-claims-aRRcH8e4RHYT
Forma 2
Rumour: Cyberpunk 2077 Was Delayed Because It Runs Badly on PS4 and Xbox One
Link
http://www.pushsquare.com/news/2020/01/rumour_cyberpunk_2077_was_delayed_because_it_runs_badly_on_ps4_and_xbox_one
O que concluir disto?
Será que é mesmo as duas consolas ou alguns websites são incapazes de dar a notícia abrangendo apenas uma consola?
Sinceramente não posso afirmar. O podcast está em polaco e é 1h 34m, pelo que não vou ver.
Na eurogamer cascaram na Xbox video-cassete mesmo…
“No entanto, segundo avançado por Borys Niespielak, (obrigado ao ResetEra) uma fonte polaca validada pelos nossos colegas no Eurogamer Polónia e respeitada no seu país, o problema principal está nas consolas de actual geração.
Niespielak diz que as suas fontes lhe confirmaram que o principal problema é a Xbox One original, que não tem poder suficiente para correr o jogo com a qualidade que a CDPR deseja.”
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-01-22-rumor-cyberpunk-2077-adiado-devido-as-actuais-consolas
A notícia do adiamento do Cyberpunk foi revelada semana passada, o que saiu hoje é que o motivo para isso pode ter sido os novos consoles
Que muitos jornalistas querem criar guerras de plataforma.
Graficamente, é um jogo que não foge do que já foi entregue.
Mas é Tb o primeiro da CD Projekt Red para a atual geração.
E não se pode dizer que optimização seja o forte deles..
The Witcher 3 foi um título desenvolvido nos PCs da era PS3 e que por acaso rodou nas novas consolas, se me faço entender.
Não sei se o problema é realmente só o One base(video cassete não pode kkk)ou se é o PS4 base também, mas desde quando mostraram o primeiro gameplay, eu já achei que até o One X teria problemas, imagina o resto, agora se prometeram lançar pra essa geração atual, incluindo o One base, se virem
Enquanto a Sony aposta que todo mundo vai migrar a MS aposta o contrário.
veremos no final de 2021 qual estratégia esta dando certo.
Nem precisa esperar vê o rumor do Cyberpunk 2077 adiado por culpa do Xbox One de lançamento…
Sim está alterado, mas não muda o fato e que podes perguntar aos users brasileiros da página a Xbox One original é APELIDADO CARINHOSAMENTE, e acredite por muitos jogadores de Xbox e caixistas assumidos de Xonão Vídeo-cassete.
No mais peço desculpas se ofendi aos users mais sensíveis do site.
https://m.facebook.com/xonaosemfreio/
https://youtu.be/r0paREkYuQo
Sim sim, eu também uso One video cassete, ele parece mesmo um, e eu acho ele muito bonito mesmo assim kkk
Sim apesar de ter PS acho zuado o design do PS4 Slim e o PS4 Pro parecem pirâmides… Ou melhor camadas de um bolo.
Sempre vou rir desse meme
https://images.app.goo.gl/mq39Ltm6nuiLY3Az6
Dificilmente a Sony fará algo mais bonito que o PS3 fat e a Microsoft que o One S branco
Gosto mais da da PS2 FAT e a PS2 SLIM as mais bonitas de sempre, por isso acho a One S muito bonita me lembra muito a PS2.
Para mim as mais bonitas pra serem exibidas com orgulho na sala são a PS3 FAT e PS4 FAt e a xbox one s, design muito da hora.
Eu sou das poucas pessoas (pelo jeito) que acham o Xbox One Fat lindo. Chamar de videocassete não afeta nada. E… ele realmente lembra um.
Eu também acho, ele dá aquela sensação vintage justamente por se parecer um videocassete
Pois, não sei, ele me parece ter uma cara Premium (embora seja difícil de explicar), bem construido, aparência de materiais relativamente bons, nada extravagante como PS4 e seu design mais agressivo…
Bom, eu gosto.
Concordo, tem algo vintage alí mesmo.
É como se tivessem pedido a Bang & Olufsen o design pra fazer algo barato.
Denovo
Quais jogos Exclusivos tem nos seus 02 primeiros anos?
Não fara diferença 02 anos apoiando os consoles antigos
Tens informação sobre isso, ou estás a especular?
Porque a realidade é que até hoje nenhuma consola partilhou os exclusivos durante dois anos. E pior, nenhuma fez isso com a concorrente a não o fazer.
Podemos esperar e até acreditar que a consola não vai sair prejudicada com o lançamento de jogos de qualidade. É isso que o artigo defende.
Mas não podemos garantir isso. A consola pode não sair prejudicada… ou pode sair tremendamente prejudicada.
Mas uma coisa é certa. Quem a pagou no lançamento vai estar limitado a ver o que ela pode oferecer por dois anos.
Infamous
Killzone
Driveclub
Foram os jogos lançados nos primeiros dois anos do PS4.
Unico que é nova geração é o Driveclub
Pq os outros dois são Jogos Cross-Gen
Na realidade em 2015 foi lançado um jogo que teve fraca recepção, mas que ainda hoje o considero um marco do que é a qualidade gráfica desta geração. Questiono mesmo se ele foi batido a nível gráfico. Chama-se The Order 1886.
Mas seja como for, há várias questões aqui.
Mesmo os jogos que referes são jogos que nunca poderiam ser Cross Gen. Infamous usa efeitos de particulas geradas pelo GPGPU e efeitos de reflexo e volumetria de luz que teriam de ser repensados se o jogo fosse para a PS3.
killzone usa voxel cone raytracing nos reflexos, algo que teria de ser repensado se o jogo tivesse de correr igualmente na PS3.
Driveclub corre com um grafismo invejável para a geração, tens chuva animada por fisica individual das gotas, efeitos de térmica nos travões, e muitos outros pormenores que não poderiam existir se o jogo tivesse de correr tambem na PS3.
Agora, em defesa da Microsoft, o que ela disse foi que não haveriam exclusivos XsX. E se isso pode limitar a concepção do jogo, o certo é que ela não disse que os jogos seriam iguais e que correriam o mesmo código.
Daí que eventualmente poderemos vir a ter jogos com optimizações separadas e mesmo jogos com características diferentes, garantindo-se apenas que há uma versão para as consolas inferiores,
Isto sou eu a extrapolar, nada me garante ou deixa de garantir isto, e por isso não abordei no artigo, mas mesmo assim é uma possibilidade que não pode ser descartada.
@Mario, Driveclub e a 60 fps? Nao e 30 fps? Lembro-me na epoca porque houve um escandalo enorme em torno dos 30 fps de Driveclub e dos 60 fps de froza 5.
Esquece… é 30 fps.
Nota interessante: Há rumores para todos os gostos sobre a revelação da PS5, sendo que as datas mais faladas são 5 e 12 de Fevereiro.
Nunca tomei nenhuma como certa, até que ontem o Daniel Hamad, uma figura respeitável e que não é bitaiteiro escreveu no Twitter:
What if PS5 reveal in Fortnite? send tweet
Ora as pessoas associaram logo isto ao jogo, e nem deram grande atenção achando que isso não tem lógica nenhuma.
Mas metendo o termo no dicionário Inglês há uma tradução muito interessante:
Fortnight ou “fort nite” significa “daqui a duas semanas”. Mais exactamente um periodo de 14 dias
Ora dia 22… mais duas semanas… é 5 de Fevereiro!
Confesso que agora fiquei com a pulga atrás da orelha.
Humm.. interessante.
Numa outra nota:
https://wccftech.com/rumor-amd-radeon-5950-xt-big-navi-nvidia-killer-will-have-80-cus/
A questão que eu coloco é:
Isto é dual GPU?
Porque a AMD lançou agora a Radeon Pro Vega II Duo.
Há um conjunto de questões que estão no ar que não tem resposta.
O que é o Oberon… e o que é o Ariel?
Eles estão ambos associados à PS5. Julgava-se que o Oberon era a evolução do Ariel, mas a realidade é que foi referido pelo Komachi recentemente que ambos ainda estão a ser testados. Ou seja, não houve um abandono do Ariel.
Na Radeon Pro Vega II, tens dois GPUs dedicados a compute. Mas e se aqui tiveres um optimizado para grafismo, e o outro para compute, e combinares os dois para “tocarem a mesma música” (Flute?).
Eu sei, estou a especular forte… Mas é para isso que servem os comentários… não são artigos, e não prendem ninguém, sendo apenas locais para discussão e troca de ideias, e aqui estou a especular sobre um dos rumores que tem vindo a correr.!
Pelo que tenho entendido, a big Navi, AKA Navi 21, é um único chip de 505 mm2.
Mas, como sabemos, muitas vezes podemos começar com dois chips discretos e criar um único monolítico.
Sempre assim foi.
Falso alarme
I do love when one of my joke tweets goes viral and a bunch of gamers who have no idea what sarcasm or irony are end up in my mentions to tell me how I’m wrong and not a real gamer. lol
O Andrio mandou uma foto de NY com o número 13 logo abaixo, pode ser que faltam 13 dias
O Andrio?
@Joao Mario
Nao sei se o teu comentario e ignorancia pura ou uma tentativa basica e triste de iniciar guerras ou trolar, mas estas errado.
Indo pela ignorancia pura, deveras saber que o termo cross-gen se aplica apenas a titulos que tenham sido lancados em duas plataformas em simultaneo, a de nova geracao e a da geracao anterior. Logo so por isso nao se aplica.
Se querias tentar vender a patranha de que o grafismo nao e assim tao bom, olha para isto:
Killzone Shadowfall
https://www.gamersyde.com/news_our_shared_images_of_killzone_sf-14876_en.html#galerie-9
https://www.gamersyde.com/news_our_shared_images_of_killzone_sf-14876_en.html#galerie-4
Killzone 3
https://www.gamersyde.com/news_killzone_3_images-10319_en.html#galerie-5
https://www.gamersyde.com/news_gsy_review_killzone_3-10562_en.html#galerie-9
Achas que o grafismo e o mesmo? Tens modelos e texturas menos detalhados no segundo alem de pior iluminacao.
Infamous second son:
https://www.gamersyde.com/news_we_reviewed_infamous_second_son-15112_en.html#galerie-14
https://www.gamersyde.com/news_we_reviewed_infamous_second_son-15112_en.html#galerie-24
https://www.gamersyde.com/news_we_reviewed_infamous_second_son-15112_en.html#galerie-33
Infamous 2 (PS3)
https://www.gamersyde.com/news_infamous_2_shows_itself-10794_en.html#galerie-2
https://www.gamersyde.com/news_infamous_2_shows_itself-10794_en.html#galerie-8
https://www.gamersyde.com/news_infamous_2_shows_itself-10794_en.html#galerie-6
O mesmo. Modelos menos detalhados, menos efeitos, pior sistema de iluminacao e resolucao, etc no ultimo caso.
Respondendo a tua primeira questao, aponto que te esqueceste de varios titulos lancados nos primeiros dois anos: Knack, Little Big Planet 3, The Order 1886, Bloodborne e Until Dawn, todos next gen only.
Seja la onde for que querias chegar, esquece. Exclusivos sao e sempre foram importantes em qualquer ano apos o lancamento da consola.
Revê os links…
Abre as imagens e aponta directamente para elas pois assim não está a dar.
?? No meu smartphone carrega a imagem. É preciso esperar 3 segundos, mas carrega.
Carrega… mas carrega a mesma imagem em todos os links para o mesmo jogo!
Não no meu caso.
Por exemplo, os dois links do Killzone

Bem, ja testei no smartphone e no PC e carrega a imagem. Primeiro aparece essa pagina, mas depois carrega a imagem individual. Como faco para postar uma foto do PC?
Estranho!!! Não vale a pena pores a imagem. Não tenho porque duvidar! Mas aqui… não! Não sei pq!
PS: Já sei porque!
É o meu pop up blocker (e anti nónio)!
Desligando-o aparece!
Mas Mario, nas palavras do executivo da Microsoft pode ter um entendimento dubio em relação a essa situação, ele disse que pode ser que leve de 1 a 2 anos para vermos jogos only Series X, então não acho certo usar os 2 anos como base, pelos novos games Microsoft Studio que foram anunciados, a maioria tem um grafico bem simples, então certamente é compativel com a geraçaõ que no caso vai ser a anterior, porém pode ser que após 1 anos já comece a sair jogos exclusivos, eu acho que falta muita clareza nas entrevistas dos executivos da Microsoft, eles parecem que deixam mais dúvidas do que respostas no ar, até mesmo o Phil lider da divisão falta com a clareza em muitas entrevistas, é esperar para ver.
Sephirot. O que podes ter a certeza é que se fosse 1 ano, não dizias 2. Se dizes que pode ir a dois, eu considero que estás fazer controlo de dados e que certamente vais ficar mais perto disso do que de outra coisa. Senão não dizias!
De resto concordo com a falta de clareza… O que já não concordo é que essa falta de clareza seja feita a seu desfavor. Porque sempre que ela existe é por norma para deixar no ar dúvidas sobre situações que podem não ser muito favoráveis. Porque se for a seu favor… eles são super claros!
[OFF-relacionado a jogos] “Que maravilha” é esse mundo de jogos em mídias digitais:
fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/2020-01-23-ea-remove-tetris-do-ios-e-android-e-quem-comprou-perdera-o-acesso
Aproveitei recentemente uma promoção. 35€ comprei AC Unity e Darksiders III, novos. Versão física.
E ainda tenho mais 85 € para gastar (equivalente a um Gamepass a 10€ mes).
Isso é inaceitável.
No futuro o que vejo que querem, é que eu não compre o jogo, mas o alugue e ele fica num servidor, caso tenha qualquer problema mínimo, estarei impedido de jogar e no fim paguei e não tenho nada. E pode ser que se tenha jogos espalhados por assinaturas diferentes…
Espero que esse futuro não aconteça, isso não é progresso em nenhum nível
Modelo tradicional infinitamente superior, e ainda compro jogos bem mais baratos usados que podem ser meus pra vida toda