xbox.steampowered.com tem estado activo. O que se passa?

PC-XBox

Planeará a Microsoft passar a vender os exclusivos Xbox para PC no Steam? Ou será que a Valve planeia intrometer-se na plataforma Xbox lançando um pc com o formato consola?

O que planeia a Microsoft fazer com a Xbox? Isso só saberemos amanhã (se soubermos). E a Valve? Terá alguma coisa a ver com isso?

Na realidade não sabemos responder às perguntas de cima, mas há já dados que podemos adiantar.

A Microsoft planeia transformar a Xbox numa plataforma. E como plataforma que é, os seus jogos passarão a correr no PC.

Mas quais os planos exatos da Microsoft para essa situação? E de terceiros que queiram aproveitar-se da mesma?

Querem um pouco de especulação? Vamos lá ver algumas das hipóteses. Mas para já os factos:

FACTO 1

Dentro do domínio STEAMPOWERED.COM apareceu um registo criado a 22 de Julho de 2015, denominado de XBOX.STEAMPOWERED.COM.

FACTO 2

Apesar de o domínio ter estado inactivo desde sempre, o mesmo começou a receber atividade bem recentemente, como o comprovam os registos fornecidos pelo website robtex. Note-se que esta atividade fornecida não se prende com atualizações do website, mas com com mexidas mais nucleares e nível de estrutura. Por exemplo o robtex indica como última actividade da PCManias a mudança de servidor ocorrida a 10 de Dezembro. Aqui o indicado são conexões ao suporte da Steam! Algo deveras pouco normal se o domínio estivesse inativo.

FACTO 3

Não existe um domínio PLAYSTATION.STEAMPOWERED.COM.

ESPECULAÇÃO 1

A mais simples… nada se passa! Apesar da existência dos factos de cima tudo não passa de mera coincidência e a Microsoft não tem qualquer ligação prevista com a Valve, ou a Valve com a Microsoft.

ESPECULAÇÃO 2

Pegando nos 3 factos a Microsoft planeia um acordo com a Steam para ligação de contas. Seja a ideia vender os exclusivos Xbox no Steam, ou criar uma parceria que permita igualmente a compra cruzada PC-Consola para os jogos Third Party, existirá um acordo futuro entre a Microsoft e a Valve.


ESPECULAÇÃO 3

Mais uma vez, pegando nos 3 factos, a jogada não é da Microsoft, é da Valve ou de terceiros associados à Valve. Estando dentro da industria dos videojogos a Valve terá sabido com antecedência dos planos da Microsoftde unificar a plataforma.

Ora não sabemos se a Microsoft já pensou nisto, mas um PC… é um PC. Seja da marca A ou da marca B. E se os jogos da Microsoft vão para PC, o que impede outros fabricantes de lançar PCs com com Windows 10, devidamente alterado para ser automatizado como a Xbox One (e nem precisam de mexer no windows para isso, apenas executar um software devidamente preparado por cima dele).

Esta realidade, pouco falada por sinal, é uma maravilha para terceiros. A Microsoft seria quem teria todo o investimento, mas outros fabricantes poderiam eles criar consolas superiores que correriam as versões PC dos exclusivos Xbox. E elas ao não deixarem de serem PCs teriam todo o suporte da plataforma que a Microsoft sustenta.

Ora não sabemos se a Valve ou os seus parceiros não poderão já ter pensado nisso e estarão a adiantar-se prevendo que algumas das suas Steam Boxes possam passar a ser vendidas nessa modalidade. Seriam PCs com o Windows 10 que comprariam na Steam, mas ao mesmo tempo venderiam mais pois poderiam igualmente correr os exclusivos Xbox, em PCs adaptados para formato consola. E com a devida compatibilidade, até o comando da Steam poderia ser usado (algo que a Microsoft não pode controlar). E quem sabe a Microsoft até é a primeira a querer lançar máquinas dessas?

A plataforma Xbox singraria, mas a consola Xbox One… essa teria os dias contados! E diga-se que esta será uma situação que certamente irá acontecer mais tarde, seja a Valve a avançar, ou outro! Afinal, o PC é um mercado aberto e a Microsoft não o poderá fechar! Até porque para um mercado fechado, já tinha o da Xbox One.

Qual destas três hipóteses será? Haverá outras?

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (2)

  1. O windows 10 já é rápido imagina sem aqueles recursos inúteis(servidor,prefecth,superfecth entre outros).
    Windows 10 otimizado só pra jogos, compatível com jogos da steam, e que rode no médio(em 1080p) todos os jogos e que seja pelo menos 3000 reais (com o monitor) ou 750 euros(não tenho certeza sou do brasil) eu compraria.

  2. Fico me perguntando sera que MS descobriu algo sobre o proximo sistema da NT (NX) e tentara vir com algo similiar antes do seu lancamento? Nao acharia estranho ela usar desta arma, porem acredito que o X box one nao sera esquecido apenas sera mais uma parte de sua estrategia.

Os comentarios estao fechados.