É a “consola” portátil da Microsoft.
As fotos vieram de Jez Corden, e mostram uma máquina estilo steam deck, com botões Xbox.
mas já falaremos a seguir às fotos:
O que na realidade temos em cima, mas que Jez Corden não refere, é a ASUS Rog Ally 2. Um PC a 100%, criado com base no SOC Z2 da AMD, e que deverá ter duas versões, uma com o AMD Aeirth pois e outra com o Z2 Extreme, com consumos de 20 watts e de 36 watts, respetivamente.
Supostamente virá equipada com 16 GB no Aeirth, e 32 no Z2 Extreme.
Ora na realidade está máquina de Xbox só tem os botões. Isto é um PC puro e duro, e ainda por cima, caso seja adoptado pela Microsoft, a empresa cai, mais uma vez, no erro de ter duas versões, com RAM e potencia diferente. Se tal for o caso, parece que a lição da Xbox Series S não serviu de nada. Ou isso, ou os conceitos de consola perderam-se vez na Microsoft, e o oferecer igual qualidade de jogo, e os mesmos jogos, a todos foi pelo cano abaixo.
Agora uma coisa é certa. O que aqui temos é um PC puro e duro. E se isto se chama Xbox, as consolas morreram para a Microsoft, e após Biliões em investimento, a empresa volta à estaca zero que é o PC, com lançamentos na PS5, de onde, provavelmente, nunca deveria ter saído.
Problemas com 16 GB de Ram ? Acho que não. Eu chego mais perto de usar tudo isso com aplicativos profissionais como o Visual Studio, Visual Studio Code e o Sql Server todos rodando ao mesmo tempo com qualquer jogo a 1440P.
Tu achas que quando um jogo como o Indiana Jones pede 16 GB de RAM não os usa? Que pede essa RAM porque sim?
E tu tens noção que num PC Standard, como os que correm o Indiana Jones and The Great Circle, que pede 16 GB de RAM, tem também pelo menos 8 GB de VRAM (o jogo não corre com menos).
E que numa consola destas o que tu tens é Zero de VRAM, logo precisas de partilhar a RAM com o GPU.
Aqui ao contrário de uma consola de mesa, a RAM principal não é GDDR, mas sim antes uma memória LPDDR que na versao 5x deverá ter perto de 120 GB/s de largura de banda, o que para os dias de hoje é claramente pouco, e menos ainda quando a RAM ao ser mais reduzida requer trocas de conteúdo constantes para poder ser aproveitável.
Temos ainda de tomar em conta que o Windows está longe de ser leve, e que como tal consome muita RAM.
16 GB nos dias que correm, é possível, mas não recomendado. Mas numa máquina com RAM partilhada, é muito menos, e 16 GB pode ser um sério problema com jogos mais recentes.
Mario eu uso uma coisa chamada MSI afterburner.Onde monitoro tudo.O Indiana Jones em 1440P com tudo setado no máximo. Consome uns 11.5 GB de média com picos de uns 13GB em algumas áreas como nos Himalaias.
16GB está totalmente nos conformes para jogar em 1440P. Alguns jogos mais antigos você leva até em 4K com isso tranquilamente.
Mas Indiana Jones leva-te 8 GB de VRAM mínimo. Sem eles 16 GB será insuficiente. Para ser suficiente numa ram unificada, terás de ter largura de banda, coisa que aqui não há.
Fico realmente impressionado que uma pessoa que se diz trabalhar com programação não saiba disso e cometa tantas gafes. Jesus!
Sparrow você não tem cacife absolutamente nenhum para falar nada meu trabalho como analista .netcore
Então fique caladinho aí.
Dá um gancho de umas duas semanas neste cara Mário. Merece faz tempo.
Quem sabe ele volta a comentar sem provocar os outros.
Ele não falou do teu trabalho. Ele comentou que não percebe como é que alguém ligado à area não identificou imediatamente estas situações tão coerentes de uso de RAM.
Tem jente que nao toma rumo neste site por causa dessa tolerância sua. Eu fui banido por muito menos antes. Parece que não é igual pra todo mundo.
“Eu fico realmente impressionado que um apessoa que diz que trabalha com programação nao saiba disso..”
Isso é construtivo onde ? Veio pra agregar alguma coisa ?
Veio só para provocar.
Killbox. Com o devido respeito… eu quando te respondi pensei o mesmo! Apenas não o disse por respeito.
Tu nas tuas ultimas respostas aparentaste não teres noção de como se analisa a resolução de uma imagem, bem como agora aparentaste que não sabias que numa memoria unificada tens de meter lá os dados do CPU+GPU e que isso só pode ser compensado com um SSD e largura de banda.
Ora ninguém é obrigado a saber como estas coisas se processam. Nem mesmo alguém ligado à programação! Eu estava afastado da programação há vários anos (retornei agora com a execução destes 2 jogos que vos dei a conhecer), mas no dia a dia ao falar com quem estava ligado, por vezes ficava chocado sobre como era possível alguém ativo na área não saber certas coisas.
Daí que isso será normal!
Por isso, sem afirmar que não sabias, mas apenas que não aparentaste saber, não estranho o espanto do Sparrow. Porque como referi, eu mesmo fiquei surpreso com o que escreveste.
Agora o que se passou foi que, apesar de eu soar muitas vezes a seco, sem intenção, aqui tive o cuidado de não querer ofender ninguém, e nesse sentido limitei-me a explicar.
Mas o Sparrow não é eu. E não foi mal educado! Apenas mostrou surpresa como é que algo que ele, sem formação especifica, sabe, e tu, com essa formação, não aparentaste saber.
OFF..
Teaser 1
https://www.pcmanias.com/wp-content/uploads/2025/05/lv_0_20250511221332.mp4
Teaser 2
https://www.pcmanias.com/wp-content/uploads/2025/05/lv_0_20250511222531.mp4
Bacaninha pra um Hardware de 40 anos atrás.
Queria pedia sua ajuda ou de alguém pra tentar consertar um problema do jogo Racedriver Grid da Codemasters. Da era 360 e PS3.
Aquilo só roda 4 threads. E meu PC tem bem mais que isso. E um processo está atropelando o outro no software porque ele não gerência direito o multithreading quando se passa das 4 threads. Fiz correções. Mas ainda o jogo está quebrando.
É PC… Look 16 bits, mas PC. Um hardware de há 40 anos atrás não faria nunca aquilo.
Experimenta isto:
https://community.pcgamingwiki.com/files/file/2579-race-driver-grid-6-8-thread-cpus-fix-resolution-fix/