Como se comparam atualmente as consolas de nova geração.

Esta análise surge na sequência de alguns comentários aqui na PCManias.

No início desta geração, quando as consolas foram analisadas, a reação da internet foi que a Xbox Series X, ao possuir 12,15 Tflops contra os 10,28 Tflops da PS5 seria tremendamente superior à PS5.

Essa situação foi desmistificada aqui na PCManias onde esclarecemos que as consolas seriam na realidade muito parecidas e equivalentes. A Xbox deveria ter vantagens em algumas situações, particularmente no capítulo da resolução, e a PS5 em outras, pelo hardware adicional da PS5, não seria anormal, vermos casos onde a PS5 reduziria essa diferença, podendo mesmo bater a Xbox series X. Nos piores casos, a diferença que deveríamos ver seria de 18,1% que é a diferença entre os Tflops das consolas.

Para vermos como está a situação atual das consolas, pudemos contar com a ajuda do simpático Tio Hildo, que possui o canal Youtube Brazil Pixel, e onde, usando a sua fantástica ferramenta, analisa as resoluções nativas e de saída das diversas consolas. Nesse sentido, pedi-lhe um resumo de tudo o que analisou, ao que ele gentilmente acedeu.

Será de se referir que a ferramenta do Tio Hildo não faz contagens manuais, mas sim automáticas, baseando-se num algoritmo de análise de imagem denominada Transformada do Cosseno Discreto, que transforma a imagem em algo que pode ser usado para análise, e onde se pode encontrar uma linha vazia que corresponde à resolução nativa a partir da qual a imagem de saída é trabalhada. Este método pode ser usado em qualquer imagem!



Apesar de ser uma ferramenta fantástica que o Tio Hildo foi o primeiro a nível mundial a conseguir automatizar a interpretação dos resultados, esta apenas compara resoluções de saída. Não verifica se há usos de VRS, diferenças na geometria, na qualidade final da imagem, se as sombras, reflexos e efeitos de luz são de idêntica qualidade, se há popins, e outros pormenores gráficos relacionados com o grafismo que por vezes aparecem e diferem entre consolas. É capaz porém de detectar stutterings, e screen tearings. bem como o tempo de fotograma, e os fps de saída.

Basicamente o que se pretende referir é que esta ferramenta não faz uma comparação a 100% da diferença entre as consolas, apenas se focando nas resoluções. E com isto presente, vamos ver o resultado compilado das diferenças em resolução e fps, dos 13 jogos até ao momento analisados pelo Tio Hildo e numa lista enviada por ele.

Note-se que nesta compilação apenas são consideradas as consolas base.

Doom: The Dark Ages (ID Software – Estúdio Microsoft – ID Tech 8)

Este foi o jogo que despertou toda a polémica. Aqui a Xbox Series X apresenta melhor resolução média de 166 pixels horizontais, bem como mantêm-se sempre a 60. A ps5 tem apresente 52 como fps mínimo, apesar de média ser de 59,26. Ambas as consolas descem a 1019 p.
A simultaneidade das duas situações (resolução e fps) registam a maior disparidade já registada entre as duas consolas, e que ultrapassa os valores expectáveis de 18,1%, sendo que os problemas da PS5 se mantêm com a PS5 Pro (medi uma diferença de output pontual que chegou a 36% entre a PS5 base e a X). A situação, como já foi referido em artigo próprio, não passou despercebida nos foruns, e recentemente o Proprio NXGamer referiu que esta disparidade não é normal, questionando-se sobre a vinda de um potencial patch para a consola da Sony.

Forza 5 (Panic Button – Jogo Microsoft adaptado por um estúdio externo – Forzatech Engine)

Modo qualidade: Ambas as consolas ficam bloqueadas a 2160p. Os FPS são idênticos
Modo performance: A Xbox cai para um mínimo de 1620p, a PS5 fica-se pelo mínimo de 1728. Apesar de tudo, a Xbox leva uma vantagem na média de 37 linhas.  Nenhuma das consolas sai dos 60 fps.



Indiana Jones (Machine Games – Estúdio Microsoft ID Tech 7)

Tanto a Xbox como a PS5 apresentam quedas na resolução  até aos 1200p. Mas na média, a Xbox series X apresenta uma melhor  resolução 193 pixels horizontais. Os FPS são iguais

Mandragora – Whispers of The Wish tree (Primal Game Studio – Estúdio Indie – Análise da DEMO – Unreal Engine 4)

A maior disparidade de resolução entre Xbox e PS foi de 201 pixels. A PS5 caiu aos 1554p e a Xbosx aos 1759p. Os FPS são basicamente iguais, sendo que na análise se verificou uma queda de 1 fps na Series X que nunca existiu na PS5, o que lhe prejudicou a média que deixou de ser 60. Será de notar que estamos perante uma DEMO e não o produto final, pelo que os resultados apenas se aplicam à DEMO.



AC Shadows (Ubisoft – Anvil Engine)

Modo Qualidade: A Xbox series X apresenta uma resolução nativa media superior de cerca de 88 pixels horizontais. Os FPS são iguais em ambas as consolas.
Modo Performance: A Xbox Series X tem a resolução nativa média melhor que a PS5 de 103 pixels horizontais. Apesar de os FPS serem praticamente iguais, no troço analisado a Xbox series X dropou 2 fotogramas, o que não aconteceu na PS5. Será de se referir que neste modo a Xbox Series X tem uma resolução de saída ( 2276 x 1280 ) menor que a da PS5 que se mantem a KK (3840×2160).

Far Cry 6 (Ubisoft – Dunia Engine)

A Xbox Series X apresenta uma resolução média superior em cerca de 176 pixels horizontais. Os FPS são praticamente igual, mas no troço analisado a Xbox dropou 1 frame.

Sniper Elite 5 (Criado pela Rebelion, Publicado pela Microsoft – Asura Engine)

Este é um jogo onde a Xbox apresenta melhores resultados. Algo que diga-se, é histórico na série. Apesar de as resoluções mínimas serem iguais e de 1296p, a Xbox tem um ganho médio na resolução nativa de 132 linhas. Apesar de a média de FPS ser similar, as quedas são maiores na PS5 que cai aos 51 fps, contra 59 na Series X



Ghostwire Tokyo (Tango Gameworks – Estúdio Microsoft – Unreal Engine 4)

Modo Qualidade: A Xbox cai para os 1346p, ao passo que a PS5 nunca desce dos 1556p. Apesar de tal, a series X tem, em média, melhor resolução nativa em cerca de  72 pixels horizontais. A Nivel de FPS são parecidos, mas a Xbox apresenta pequenos problemas de frame pacing, ao passo que a PS5 é estável e sem quedas.
Modo Performance: Minimo de 1296p em ambas as consolas. X Xbox series X tem melhor resolução nativa de carca de 16 pixels horizontais. Mais uma vez os FPS são praticamente iguais, mas a Xbox Series X apresenta pequenos problemas de frame pacing, com a PS5 estável e sem quedas.
Modo HFR Qua V-sync: Resolução é fixa e igual nas duas consolas. Os FPS médios da PS5 são mais estáveis. A Xbox caiu para um mínimo de 49 FPS, ao passo que na PS5 o mínimo nunca desceu dos 60.
HFR Perf V-Sync: Resolução é fixa e igual para as duas consolas. Mais uma vez a PS5 tem melhores FPS (mínimo de 82 contra 64 na Xbox), e igualmente FPS mais estáveis.

Guardiões da galáxia (Eidos – Square Enix – Dawn Engine)

Modo Performance: Resolução fixa e igual nas duas consolas. FPS médios semelhantes, mas com menor flutuação na Series X (a PS5 cai a um mínimo de 33, a Xbox não desce dos 48).
Modo RT:  A Xbox series X é melhor em resolução nativa pela diferença marginal de 5 pixel horizontais. Mais uma vez o frame pacing é mais estável na Xbox, apesar que neste modo os fps registam os mesmos valores max e min.
Modo qualidade:  A PS5 apresenta melhor resolução média nativa, com uma diferença marginal de 8 pixel horizontais. No entanto a resolução mínima da PS5 fica-se pelo 1980p, ao passo que a Xbox cai aos 1890p. O frame pacing continua ligeiramente mais estável na Xbox.



Immortals of Aveum – Ascendum Studio – Unreal Engine 5

Frame Gen OFF – 60 Hz: Igual resolução para ambas de 1440p. FPS bem semelhantes. PS5 51.39 – XSX 50.69.
Frame Gen ON – 60 Hz. Igual resolução para ambas de 1440p. FPS semelhantes. PS5 59.33 – XSX 58.36.
Frame Gen OFF – 120 Hz. FPS semelhantes. PS5 53.57 – XSX 55.47.
Frame Gen ON – 120 Hz. FPS semelhantes. PS5 88.73 – XSX 89.63.

Fallout 4 Next Gen Patch – Bethesda (pré Microsoft) – Creation Engine 

Modo Visual: PS5 melhor em resolução em cerca de 42 pixels horizontais. FPS iguais.
Modo Performance: PS5 melhor em resolução por cerca de 27 pixels horizontais. FPS igual.

Crysis 3 remastered – Crytek – Cry engine 3

XSX melhor em resolução média de cerca de 41 pixels horizontais. FPS igual.



Gotham Knights – WB Montreal – Unreal Engine 4

PS5 melhor em resolução por cerca de 32 pixels horizontais. FPS igual.

Conclusões:

Dos 13 jogos analisados, só um é que mostra disparidades acima do normal, que é DOOM The Dark Ages. Os restantes jogos ou apresentam a diferença esperada, ou mais reduzida. Vamos contabilizar:

Jogos com diferenças de performance anormais  – 1 (Jogo Microsoft)
Jogos com diferenças de performance perto do máximo esperado  – 2 – Um deles é uma DEMO, o outro é um jogo Microsoft.
Jogos onde as diferenças são reduzidas face à diferença de Tflops (incluindo casos a favor da X e a favor da PS) – 9



Conclusão

Tal como referido, o equilíbrio das consolas é a tónica dominante. A PS5 consegue reduzir a diferença teórica face à X na maior parte dos casos, e em alguns, até ganhar.

Nada que não tivesse sido dito já antes.

 



7 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
22 de Maio de 2025 10:15

Fique preparado que na próxima geração, provavelmente o ps6 levará vantagem pq será console vs PC ( a Steam Machine da MS) aí o discurso será outro desses caras, Mário! Pq eles dançam de acordo com a música e não será diferente daqui alguns anos…

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Edson Nill
22 de Maio de 2025 19:34

Acho que desde o 360 e o PS3 la em 2005 e 2006 nao vemos console tendo essa “vantagem” sobre o PC.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  KillBoxOneDelta
22 de Maio de 2025 23:44

Como não? Ponha os mesmos custos de montagem de uma máquina e da outra, principalmente no lançamento do console.

KillBoxOneDelta
KillBoxOneDelta
Responder a  Edson Nill
23 de Maio de 2025 3:40

Edson na geração do 360 e PS3 quando ela chegou. Não existia nem computadores com o mesmo patamar de desempenho.

Eu vou além, até o primeiro Xbox de 2001, que concorria com o PS2, conseguia rodar alguns jogos em 1080i uma coisa absurda para época.

Hoje os consoles são lançados já perdendo para placas intermediárias lançadas 1 ano antes como foi o caso do XSX e PS5.

De processador por ser uma APU então nem se fala, clocks reduzidos em mais de 1 GHZ, caches reduzidas de 32MB para 8MB duas coisas que acredite em mim tem impactos massivos no desempenho. E assim vai.

Lembra do SSD do PS5 e seus 10GBs de 2020 usando compressão(de forma RAW é metade disto) ? Hoje SSDs Gen 5 fazem isso de forma RAW sem compressão a 15GBs.

A balança do desempenho nunca balançou tanto para um só lado.

Last edited 1 mês atrás by KillBoxOneDelta
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  KillBoxOneDelta
24 de Maio de 2025 10:46

Não, o Ps5 não foi lançado perdendo pra VGAs intermediárias. Hoje se precisa de uma 3080 ou mais para bater o console em todos os jogos. A 3080 é intermediária?

Quanto ao SSD, não é ele que é revolucionario no Ps5 e sim todo sistema de I/O, ausência de check-in, etc. A velocidade de entrega é tão alta que se for utilizado (não foi utilizado nem por jogos Sony ainda), o PC não chega. São picos de 22GB/s… Um R&C usa em torno de 3.5GB/s. Isso foi já foi destrinchado e explicado aqui de forma exaustiva.

Não adianta você repetir coisas que não são verdade para torná-las uma verdade.

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
22 de Maio de 2025 17:09

OFF: Hogwarts Legacy Switch 2 Preview: A Huge Leap Over Switch 1, But What About Series S And PS4? – YouTube
Pelo lado positivo, otimizaram o game mudando os assets de forma a melhorar a performance. Por outro lado, parece pouco melhor que a versão do ps4 e bem pior que a do Series S. Rodando em 720p30 com upscale para 1440p. Sendo que a versão do ps4 roda a 900p entre 30-50fps.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
22 de Maio de 2025 17:27

Estou começando a achar que o switch 2 não é tão poderoso assim quanto se imaginou …

error: Conteúdo protegido