Publicidade nos jogos e serviços está a atingir níveis insuportáveis.

A alternativa é pagar. E pagar valores que nos jogos passam o custo de um jogo AAA, e nós serviços são uma renda.

A publicidade tem-me vindo a tirar do sério.

Eu compreendo a necessidade de se rentabilizar um produto, mas não ao ponto de a alternativa ao pagamento ser uma verdadeira burla para o cliente.

O exemplo mais flagrante são os sites noticiosos que recorrem a popups extremos onde o utilizador tem de estar constantemente a fechar janelas. Sites esses que quando tem vídeo para ver (muitas vezes de meros segundos ou mesmo indisponíveis), obrigam a ver duas publicidades de 30 segundos cada antes de se aceder ao vídeo.

E isto repete-se novamente a cada notícia com vídeo, ao ponto que, atualmente, deixei mesmo de clicar em notícias video por isso mesmo.



Porque aqui temos dois casos, ouvimos 1m de publicidade e depois temos um vídeo de 20s ou indisponível, ou temos um vídeo longo interrompidos constantemente para se ver mais publicidade.

Esta é uma realidade à qual nem o YouTube escapa, e se estas publicidades eram antes pequenas ou passíveis de se saltar à frente, cada vez mais elas são maiores e intransponíveis.

A intenção é, claro, só uma. Obrigar o utilizador a aderir ao pagamento.

E isto está exacerbado ao extremo nos jogos, onde a publicidade em alternativa ao pagamento é um logro.

Publicidades enormes, duas de cada vez, repetidas de forma constante. E quando há prémios que podem ser comprados ou obtidos por visualização, a opção da visualização oferece prémios ridiculamente inferiores.

Estou a jogar um jogo onde os recursos ofertados pela conclusão dos níveis e requeridos para evoluir são insuficientes. Isto é propositado para obrigar à compra de pacotes cujo preço pode ir aos 50 euros (já vi jogos com pacotes de 200 euros), sendo que o comprado não permite mais do que evoluir mais um pouco, obrigando depois a nova compra.



Apenas como exemplo, neste jogo a atual evolução onde estou requer entre 30 a 60 estrelas. Completar um nível dá algo como 16 estrelas.

Dado haverem 16 situações a evoluir, todas custando esse valor, acabando as estrelas fornecidas no início, a alternativa é só uma: Comprar!

1500 estrelas custam 50 euros, e com a evolução de cada um dos 16 parâmetros evolutivos, o custo aumenta. Resumidamente com a atual média de custos de 40 estrelas que sobe mal pague, as 1500 vão dar para subir os 16 parâmetros apenas 2 vezes. Claramente insuficiente e que requer mais compras.

Mas claro, o jogo tem a alternativa para quem não quiser pagar. Ver um vídeo fornece, nada mais, nada menos, do que 10 estrelas. E o vídeo são dois clipes de 30 segundos cada.

A realidade é que, mesmo com o jogo ainda pouco evoluído, preciso de ver 8 vídeos ou perder 8 minutos, para receber 40 moedas. São 5 horas a ver publicidade para conseguir as 1500 moedas.



Se isto não é forçar a compra e dar uma alternativa não viável à mesma, não sei o que é!

As publicidades estão a passar o limite do razoável. E isto requer regulamentação.



22 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
6 de Junho de 2025 10:52

Em relação ao Youtube, acho lamentável o estado absolutamente abusivo que aquilo está em termos de publicidade, e como já tinha referido antes, eu boicoto produtos com pub abusiva e recuso-me a pagar por premiums ou algo do género.
Hoje em dia está tudo a ficar minado com pub, mas em todo o lado, e os serviços de streaming aos poucos estão a inserir planos com pub ao ponto que o plano com pub de hoje, é o plano sem pub de ontem, e depois admiram-se que a pirataria suba como já acontece nos States, onde a pirataria caiu com o aparecimento do Netflix, e agora subiu cerca de 140% devido à desfragmentação de conteúdo e aumento de preços.

A pergunto que faço é, se o jogo te tenta chular assim tano, porquê perder tempo com ele?

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  José Galvão
6 de Junho de 2025 11:55

Honestamente José, eu não sou hipócrita e sei que o Mário não gosta de falar sobre isso, mas é um assunto que um dia virá a tona, eu uso e muito a pirataria os preços dos serviços aqui no Brasil são abusivos e devido a fragmentação de conteúdo é muito caro pagar todos, os serviços que pago são o Prime e o Netflix que compartilho com minha mãe.

De resto ou uso pirata ou no caso de sites como youtube etc… ad-block não tenho pena e digo mais se os jogos continuarem assim não será apenas meu switch 1 que será desbloqueado.

Honestamente trabalho muito, e meu dinheiro tem a prioridade de colocar comida na mesa e pagar contas essenciais, jogos, filmes etc… são apenas hobbies que nunca em minha concepção devem ser prioridade na hora de pagar contas.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Daniel Torres
6 de Junho de 2025 16:59

Eu percebo que está tudo caro e abusivo, mas quem não tem dinheiro não tem vicios, roubar não é a solução, ainda por cima para coisas que não são essenciais…a outras formas de protesto como não comprar, ou comprar usado, roubar não é solução só porque é fácil.

De hoje para amanhã você acha que os BMW´s estão demasiado caros e vai assaltar um stand é isso?

Eu no meu caso para manter o meu hobby saudavel cada vez sou mais selectivo onde ponho o meu dinheiro e principalmente tempo, com isto estou legal protesto com os jogos que entendo que tenho de protestar e sustento a industria que adoro na mesma, ninguém precisa de jogar tudo!

Mas isto sou eu claro!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Junho de 2025 20:42

Bom, imaginei que minha resposta não agradasse e repondo mais ao Alexandre do que a ti Mário.

Alexandre… você nunca em sua vida me compare a um ladrão e diga que em situações assim eu optaria por roubar ao invés de comprar, isso achei bastante ofensivo, principalmente porque sei que minha condição financeira aqui no Brasil é muito acima do brasileiro comum.

E Mário como eu disse não sou hipócrita, e não critico quem usa o pirata, se quiser apagar meu comentário acima sinta-se a vontade.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Daniel Torres
7 de Junho de 2025 13:19

Daniel,

Você diz e ainda bem que assim é, que sua condição financeira é muito acima do Brasileiro comum.
Felizmente a minha também (mesmo a pagar os meus jogos).

Portanto parto do principio que comprar jogos não será um problema para si, no entanto você sob a capa do protesto comete um crime, você decide tirar vantagem e usufruir grátis de um produto.

E fica ofendido comigo?
Não é correto sob nenhuma optica, não se ofenda comigo por favor, eu apenas não sigo multidões, penso sempre pela minha cabeça, e sim sei que as vezes remo contra maré, é a vida..mas uma coisa garanto, deito-me á noite super tranquilo.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Oliveira
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Junho de 2025 9:56

Como diria o Gabe Newell, pirataria é um problema de má prestação de serviços.
Por muito que digas que é crime, e tens razão, é uma ferramenta que leva as empresas a melhorar o serviço e a combater abusos, já para não falar de que é a única forma de preservação do meio.

Se pirataria é crime, o que achas quando as lojas digitais dizem abertamente que o que é teu, não é teu?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Alexandre Oliveira
7 de Junho de 2025 9:59

Comparar assaltar um stand com pirataria é no minimo descabido, mas de resto tens toda a razão, mas um dia que te vejas privado de aceder ao que é teu, pode ser que reflitas de outra maneira.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Junho de 2025 10:58

Não comprar digital é ficar alienado de uma parte significativa deste meio, que só existe nesse formato.
Se comprar fisico tenho o mesmo problema, ou parte do jogo tem que se fazer o download, ou está injogável sem os patches.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
7 de Junho de 2025 13:06

A pessoa pode comprar digital nesse caso, mas se ficar privado dele não pode dizer que não sabia…são escolhas.
És contra o digital, protesta e não compres!
Agora não tirem é vantagem disso…

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
7 de Junho de 2025 13:04

Vamos por partes:

Comparar um stand a pirataria é descabido:

Moralmente a ação é a mesma, usufruis de um bem/serviço pelo qual não pagaste, o que muda aqui é a facilidade e possiveis consequências.

Mas em todo o caso ajuda-me a perceber qual é a bitola que se usa para tirar vantagem sob a desculpa do protesto!

Usufruto gratis de um Jogo (sob o pretexto de ser caro) que demorou imaginemos 5 anos a ser desenvolvido com milhares de pessoas envolvidas.

Usufruto gratis de um carro que o individuo acha que está muito caro e que o mesmo também imaginemos demorou 5 anos a ser desenvolvido.

Usufruto grátis de uma caixa de chiclete que o individuo acha cara.

Qual a bitola usada para para decidir qual vale a pena piratear…moralmente e a acção em si é a mesma!

Tirar vantagem de um protesto, que é este o caso, usufruir sem pagar, na minha opinião não separa a ação do individuo da ação da empresa abusiva, ambos estão em extremos opostos e ambos errados.
Existem várias formas de protesto dentro da lei!
Aqui soa-me a aproveitamento claro!

Um dia que me veja privado de aceder ao que é meu:

Uma coisa não invalida a outra, e já o disse muitas vezes aqui.

Sou completamente contra a politica por exemplo da Ubisoft de o jogador ter de se habituar a não ser dono dos jogos!

Sou adepto do fisico, e fisico que não traga jogo leva logo com uma cruz!
Mais, quem usa lojas digitais e um dia se vir privado da biblioteca, eu muito infelizmente respondo eu avisei!

Se me vir privado de aceder ao que é meu é porque fui roubado!

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Oliveira
Livio
Livio
Responder a  José Galvão
6 de Junho de 2025 12:19

Atualmente o Youtube deu uma “inovada” na publi, em vídeos ao vivo/live agora ela divde a tela, muta o vídeo principal e foca na publi, antes em uma live ela em tese dava uma paua no vídeo, colocava a publi e depois voltava para o vídeo.

Bruno
Bruno
Responder a  Livio
6 de Junho de 2025 14:47

Mas há adblockers e bons browsers já com isso .. eu uso o Brave não tenho publicidade em lado nenhum e vejo canais piratas sem problema e YouTube igual

Bruno
Bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 de Junho de 2025 18:27

Olha agora é que me ensinaste uma .. nem sabia que tinhas publicidade …. Uso sempre o Brave …peço já desculpa não sabia ..gosto do site e se puder ajudar melhor .. sendo assim passo a usar o Chrome aqui.

Livio
Livio
Responder a  Bruno
6 de Junho de 2025 21:31

Mas para lives funciona? Porque agora a tela fica dividida, em um lado a live mutada e do outro a publi

Livio
Livio
6 de Junho de 2025 12:30

Pois é, regulamentação, essa palavra aqui no Brasil causa pesadelos em alguns, porque acham que o país vai virar uma ditadura e blá blá blá, é só ver o que as Big Techs estão fazendo ….

Voltando ao assunto, recentemente ao acesar o Amazon Prime e assistir a uma série me deparo com publicidade, aquilo me deixou surpreso (negativamente é claro), visto que a piblicidade foi de 1 minutos e 30 segundos, isso quebra o clima do filme. Depois, ao assistir o episódio posterior da série, recebo uma publi de 2 minutos, algo que me deixou bem irritado. Se quiser assistir sem publi tem que pagar R$10,00 mensais.

Dias depois foi noticiado que um tribunal de Justiça no Brasil, ordenou que a Amazon remova a publicidade dos usuários antigos(com asinatura anterior ao inicio da pulicidade), pois isso foi uma decisão unilateral e sem aviso para os assinantes, fora que o pagamento de R$10,00 mensais se caracterizava como venda casada.

Não sei se a Amazon acatou a decisão, não assisti a mais nada, porém minha esposa relatou que ao ver o paramount+ ela não viu publicidade nos filmes ao qual assistiu, provavelmente a Paramount para se precaver deve ter retirado a publi.

error: Conteúdo protegido