A produtora anunciou 3 milhões de jogadores, mas estes terão vindo do Gamepass.
Doom 3: The Dark Ages estará a portar-se muito mal a nível de vendas. E dos 3 milhões de jogadores que a Bethesda anunciou na semana passada, 2,2 milhões terão jogado o jogo pelo Xbox Game Pass.
Desde que os estúdios de jogos AAA começaram a promover seus jogos abordando o número de jogadores em vez de quantas cópias eles vendiam, houve quem visse nesses números um grande sinais de alerta, criado com o intuito de disfarçar a realidade das vendas e enganar jogadores, fazendo-os pensar que o jogo é um sucesso quando, na verdade, ele tem um desempenho muito abaixo do esperado.
Nesta realidade, quando a Bethesda revelou que DOOM: The Dark Ages atingiu três milhões de jogadores, houve quem levantasse a orelha a ver se se conseguia saber mais sobre o desempenho real do jogo. Ora de acordo com alguns analistas, as reações negativas à revelação são justificadas, e mais recente DOOM teve um desempenho muito pior do que sua editora faz parecer.
De acordo com a Alinea Analytics , quando o anúncio foi feito, The Dark Ages tinha vendido menos de um milhão de cópias — 800.000 para ser exato — e, embora seja um número louvável, não é tão impressionante, considerando que estamos falando de DOOM — um jogo AAA que é um dos Franchisings mais icônicos de todos os tempos.
Dessas 800.000 vendas, Alinea estima que 200.000 foram na PlayStation 5, 200.000 na Xbox e 400.000 na Steam. O resto dos jogadores acederam a The Dark Ages pelo Xbox Game Pass, pagando efetivamente 12 dólares em vez dos 70 que o jogo custa.
Este pode ser uma boa altura para se perceber se realmente o Gamepass consegue sustentar um jogo deste orçamento. O que, mesmo que aconteça vai implicar muito mais tempo para o novo DOOM atingir o ponto de equilíbrio e começar a gerar lucro, o que provavelmente não agradará aos investidores do estúdio.
Outra empresa de análise, a Ampere, relata uma distribuição de vendas ligeiramente diferente , observando que dos 3 milhões de jogadores anunciados, 500 mil vieram da PlayStation 5, e o resto da Xbox, sem indicar quantas vendas e quantos usos da subscrição Game Pass.
Independentemente da empresa, ambas mostram um fraco desempenho de DOOM: The Dark Ages.
É impressão minha ou todo jogo da Bethesda é ultrapassado? Uma hora o público vai cansar. Independente do gamepass não acredito que muitos estão dispostos a pagar 70 dólares pelo mesmo game de 2016 com leves melhorias gráficas.
Sou um fã de Nioh. Joguei o 1 e 2 por mais de 100 horas. Mas não irei comprar o Nioh 3, ao menos não tão cedo. Já cansei de ver os mesmos assets reaproveitados ano a ano. E acredito que boa parte do público de Doom pense igual.
O sucesso do passado não é garantia de sucesso eternamente e mecânicas que eram divertidas ficam ultrapassadas com o tempo.
OFF: A Very Poor LCD Display / No Real HDR Support – Switch 2 HDR Tested On Display And In Docking Mode – YouTube
Me pergunto quanto a Nintendo ganha com a venda de cada console. Claramente tudo que utilizaram é de qualidade inferior com foco no custo.