Sim, é consensual. Eles continuam perdidos na estratégia.
Após o artigo de ontem não posso deixar de partilhar aqui esta perspectiva do futuro da Xbox dada por Laura Fryer.
Para quem não sabe quem esta senhora é, ela foi um dos primeiros membros dos Xbox Studios, fazendo parte da equipa que concebeu e criou a Xbox enquanto diretora do Microsoft Advanced Technology Group. Trabalhou em Gears of war, 1 e 2 e Ultimate como Produtora Executiva, em Halo: The Master Chief Edition, Zoo Tycoon, Crimson Skyes, Infinity Blade III e muitos mais jogos (21).
O seu último cargo conhecido é na Epic Games onde trabalhava no Unreal Engine.
Basicamente esta é uma pessoa da Indústria, conhecedora da Microsoft, e o vídeo que se segue é a sua visão sobre a presente estratégia da Microsoft e o futuro da Xbox.
Vejo muitas análises sobre a situação do Xbox ou sobre o seu futuro. Mas praticamente todas esquecem de um pequeno detalhe, a Xbox nunca deu lucro. É muito bonito ver a visão dela sobre a empresa. Mas mesmo no auge da Xbox, ninguém resolveu a questão financeira. Logo o que hoje parece ruim, talvez seja a única solução para tornar a empresa viável. O dinheiro infinito acabou, ou dar resultado ou fecha.
Isso não era um problema da competência da Laura Fryer. Ela concebeu uma visão de consola capaz. A parte da gestão, ou falta dela, é algo à parte
Sim. Não estou dizendo que é a culpa é dela. Mas que nada adianta idealiza uma empresa se não resolver o básico. A visão dela vai em acordo com o modelo tradicional, mas não acho que isso era o suficiente para Microsoft. O Xbox não foi criado para conviver com a Sony, mas para destruir. A Microsoft sempre desejou o controle e não ser mais um.
Tenho de concordar.
Só um adendo. Uma coisa que pouco se falou, mas é bastante relevante. É que mesmo essa sendo a melhor geração da Sony, a margem líquida foi de 10%. A margem da Microsoft é de 30% e tem segmentos com quase 50%. O mesmo vale para outras gigantes do setor de tecnologia.
Ou seja, games até pode dar dinheiro. Mas talvez não o suficiente para satisfazer as gigantes do setor. Logo a pressão sobre o Xbox só vai aumentar.
Eu acho que o Phill só recebeu esses 100 bilhões do Nadella prometendo 50% de margem
Agora vai ter que entregar ou morrer tentando
As margens são baixas pelos elevados custos operacionais. E isso é um dos fatores que comprovam que o Gamepass não funcionará sem destruir a indústria.
A questão é que a Sony gera largos biliões, mas tem de os investir imediatamente na despesa com os estúdios para a criação de mais jogos. Isso implica que necessita de retorno rápido que não pode ficar diluído no tempo. E isso requer vendas e retorno imediato, com monetizacão adicional vinda da PSN em jogos mais antigos, e não um serviço estilo Gamepass que canibaliza vendas e dá retornos diluídos no tempo ao mesmo tempo que continua a requerer investimento para acrescentar jogos.
Esse é o principal motivo que torna claro que o gamepass nunca funcionará sem destruir a qualidade dos jogos. E como bem referes, igualmente uma das razões pelas quais a Microsoft quer alterar o paradigma. Eles querem criar jogos baratos e o domínio de mercado, para poderem ter as margens a que estão habituados.