Gamepass deu 5 biliões de receita

Isso será muito ou pouco?

A Microsoft acabou de lançar um novo dado para o Gamepass. O serviço teve uma receita recorde de perto de 5 biliões.

Como chegamos a 5 biliões? Bem, há duas formas, uma é tudo com assinaturas, e apenas assinaturas, outra é com assinaturas e compras associadas aos descontos da assinatura. Será de se notar que esta ultima hipotese obriga a assinaturas Gamepass Ultimate.

Ora a Microsoft anunciou oficialmente 34 milhões de assinantes no Gamepass, um valor que, de forma não oficial, e com potencial erro, foi referido como 35 milhões, num perfil de Linkedin.

Ora o serviço inclui 3 tiers. O mais barato é 9.99 e oferece apenas acesso online, e 25 jogos. Está longe de ser algo do mais interessante, apesar que pode servir os interesses de muitos, especialmente quem quer o online e quer gastar pouco.
O PC Gamepass é 11,99 com a livraria total e jogos dia 1, e depois temos o Gamepss Ultimate a 17.99 com tudo o que tem a versão PC mais acesso a jogos em streaming.



Sabemos que pelo menos 11 milhões de assinantes do Gamepass vieram do Xbox Live e estarão no Gamepass basico, e Soubemos em tempos que os assinantes PC eram 10 milhões. Logo , não estaremos muito longe da realidade atual se considerarmos uma realidade tripartida, com aproximadamente 11+11+11 milhões de assinantes pelos três tiers.

33 milhões de assinantes! É menos um pouquinho do que o anunciado, mas vamos ver!

Ora com esta realidade, temos que receita anual?

11 milhões*10 euros*12 meses+11 milhões*11,99*12*12 milhões*17,88*12 = 1 320 000 000 + 1 582 680 000 + 2 374 680 000= 5 277 360 000

Não andamos muito longe da realidade da Microsoft.

Esta situação tem um significado: Eventualmente, e tudo depende do nível de assinantes por tier, a Microsoft terá agora, mais de um ano depois do anunciado, algo perto dos 35 milhões de assinantes realmente ativos no seu serviço.



Motivo para se gabarem? Bem a Microsoft poderá achar que sim, apesar que o investimento no Gamepass subiu substancialmente e continuamos sem saber quanto destes 5 biliões se traduzem em lucro (se algum)! Mas independentemente disso, só é pena que para terem estes 5 biliões de receita ela tenha de acontecer como publicador Third Party e a obter os lucros com o PC e as consolas da concorrência e não com a sua consola, cujas vendas continuam em queda (-22%), e a caminho de se tornar completamente morta em relevância. E que tenham abdicado de vendas do Black Ops 6 para chegarem a estes números que temos de ver se se mantém sem um lançamento como este.

É que, quer se queira quer não, foram as políticas do Gamepass com os jogos no PC e dia um que mataram a sua consola. E é esse mesmo serviço que lhes dá 5 biliões que paira como uma sombra de morte sobre as restantes consolas que se guiam pelas vendas tradicionais e não por serviços de subscrição.

Se a Xbox apresentou 21 biliões de receita, e o Gamepass deu 5, então 16 biliões não vieram do Gamepass, mas de outras consolas. Daí que continuar a apostar num serviço que gera menos que as vendas, e que pode matar as vendas, e consequentemente as receitas nas outras consolas, só demonstra que ou está tudo maluco na Microsoft, ou a ideia é mesmo matar o conceito tradicional de consola, para se tentar dominar todo o mercado.

 

 





19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
4 de Agosto de 2025 20:25

Uma curiosidade é que faz um ano que o Nadella deu a mesma declaração e até agora continua no quase 5 bilhões. De toda forma, enquanto a receita de games da Xbox não superar substancialmente a da PS, sabemos que a operação é um completo desastre. Estamos falando de uma empresa que é praticamente o dobro da outra e pela lógica deveria gerar bem mais dinheiro.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2025 1:27

Triste verdade.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2025 8:48

Verdade Mário, na minha opinião a maioria das pessoas estão feitas um grande rebanho de ovelhas, muito contribuem os ditos influencers que têm interesses por trás e dizem o que lhes convém, muitas vezes não mentindo mas omitindo, os meios de comunicação por exemplo Eurogamer e IGN têm responsabilidades na industria e muitas vezes são os piores, as divisões portuguesas são muito más….o titulo que o IGN deu a esta noticia foi

“Game Pass regista lucros recorde em contraste com os despedimentos…”.

E apesar de já os terem sido avisados mantêm o titulo…

https://pt.ign.com/xbox-game-pass-1/149064/news/game-pass-regista-lucros-recorde-em-contraste-com-os-despedimentos-na-xbox

Depois no texto emendam a mão e fala em receita….mas a informação falsa está dada para quem só lê as gordas, que deve muito bem ser a maioria dos leitores IGN.

É a realidade em que estamos, a malta simplesmente cria a sua verdade, está se literalmente a cagar para tudo e todos e isso reflete-se bem na politica.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2025 9:51

Não só tiveste razão em relação á xbox, como quem diz que és Sonysta claramente não prestou atenção aos artigos que já fizeste a rasgar a Sony, são muito seletivos no que lêem …

É malta que não tem noção que quando a Sony mete a pata na poça é criticada aqui como qualquer outra marca!

Se ultimamente se tem “batido” mais na xbox é porque a mesma se colocou a jeito, e no fundo estas criticas são um grito de revolta, penso que todos os que gostam desta industria gostaram da 360 e queriam que a xbox entra-se novamente nos eixos no mercado tradicional, foi o mercado tradicional que carregou esta industria até aqui!!.

O que me faz ler aqui noticias diariamente é que nesta casa gosta-se de jogos e existe verdadeira preocupação com a industria, sempre que alguma marca meta a pata na poça vai ser chamada á realidade!!

Pode-se não concordar sempre com a PCManias? claro que sim, faz parte e é saudavel, mas o que tem sido facto é que aqui ainda existe gente pensante e que se preocupa!

Bruno
Bruno
Responder a  Alexandre Oliveira
5 de Agosto de 2025 12:15

Isto é para o público ver .. e tem como opinar a diferença do rebanho dos outros ou do meu é que parece que faz diferença.. a discussão saudável não existe quando há tanta gente aqui com certezas …os outros vêm unicórnios e os outros estão certos .. logo aí deixa de ser saudável. Deixar a página é um direito de cada um ..se isto é público entra e sai quem quer acusar todo o resto de um rebanho mata qualquer tipo de discussão saudável que queiras ter……

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Bruno
5 de Agosto de 2025 14:32

Bruno,

Eu quanto mais velho estou menos certezas tenho, e então como isto está!

Em relação ás ovelhas tens de ver o contexto todo da minha frase, que diz em grande parte respeito ás ovelhas que vão atras de influencers de bolso e de noticias como a do IGN noticia que preferiste ignorar.

Por isso coloquei tudo na mesma frase, para dar contexto, e não estou a falar de ninguém em especifico, essas “correntes” de ovelhas na sociedade são bem perceptiveis, dando o exemplo do Gamepass em que vês por toda a internet, influencers e secções de comentários a dizer que está a bater lucros recorde, quando na realidade ninguém sabe, até pode estar, mas ninguém pode afirmar isso! ).
Alguns acham que estão a beber da cura que é barato e é bom…pela minha experiência de vida, o barato na maioria das vezes sai bem caro, esses quanto a mim vão perceber isso da pior forma, mas nessa altura mudam novamente a narrativa…

Em relação ao deixar a pagina, claro que é um direito de cada um, era só o que faltava e o Mário sabe disso, o que ele se refere não é ao ato em si, mas á forma e razões como foi feito, mas sobre isso se o Mário quiser desenvolver é com ele, eu acho que não precisa.

Uns bons anos atrás ouve um comentador daqui que me conseguiu tirar do sério , o que só por si já é um feito, era uma pessoa que comentava aqui e misturava a opinião pessoal nem sempre certa, entre verdades e vendia tudo como se fosse uma verdade absoluta, enfim passei-me e fiquei sob moderação até mais tempo que ele, porque ele “era prata da casa”, conclusão, eu fui maduro aceitei, não me exclui, mantenho-me parte de uma comunidade que não diz tudo o que quero, que me desafia a pensar e que em outras tantas vezes está de acordo comigo e outras tantas não está.

O que nos une afinal é o gosto/preocupação por esta industria e está tudo ok.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Oliveira
Bruno
Bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2025 12:24

Eu nem gosto muito desta indústria nem sou assim muito gamer .. talvez por isso tenha uma opinião diferente …já aqui disse que não dou atenção às specs apenas aos jogos que gosto por isso a minha opinião do preço da nintendo… Não penses que sou fã que não sou ..uma ressalva respeito o teu fairplay….não abandono a pagina apenas deixo de comentar .. é difícil dar opiniões

Bruno
Bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2025 16:27

Está vai para ti e para o Alexandre… Eu realmente tenho de vergar ao vosso fairplay… Vocês conseguem manter um diálogo .. eu já me enervo mais , mas desculpa mas eu acho que o site as vezes é tendencioso. Mesmo que involuntariamente.. ou se calhar sou eu que acho isso só por não estar de acordo com vocês .. não entendo a cena de sempre usar os fans boys ou fãs da Xbox como argumento ….eu como disse eu não abandono o site .. as vezes deixo de comentar tanto por as matérias me passarem ao lado como por ver que é mais do mesmo… Mas resalvo aqui No hard feelings. E em relação ao ataque tens razão .. foi desprovido de juízo … Sorry já aqui pedi desculpa uma vez a um user qualquer. Hoje peço te a ti desculpa se te sentiste mal por as minhas palavras

Bruno
Bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Agosto de 2025 14:26

Dás a cara e o peito as balas .. é a tua posição aqui já sabias que a ias ter .quando começaste isto … Realmente tens uma visão profissional da coisa que te permite ter conclusões diferentes dos normais users que sabem pouco da coisa mas falam de mais . (Eu inclusive) É uma posição ingrata .tens de filtrar mentalmente para não te deixares afetar o que não deve ser fácil ….a cena dos insultos é fácil quando se está atrás de um teclado eu não entendo a cena se defender tanto uma marca .. como não sou viciado em jogos passa me ao lado ..mas curioso pelo futuro o que vão fazer a Xbox e a ps.. não creio que seja intenção da Xbox afundar a indústria… Essa indústria é muito grande já e os japoneses têm um toque especial na atenção ao consumidor isso vê se em varias áreas . Japones é sinal de qualidade… Voltando ao site e aos ataques .. é difícil controlar maior parte das pessoas quer chafurdar na lama ..a polémica alimenta e é mais fácil atacar do que pesquisar ..

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Agosto de 2025 2:19

Mário, sobre o rumor desse possível ps6 portátil, vc acredita que pelas specs ” vazadas” ele poderá rodar games do ps6 em menor qualidade?

error: Conteúdo protegido