O Canal youtube Moore’s law is dead tem vindo a relevar imensos dados sobre a Playstation 6.
Antes de revelarmos estes dados convém deixar-se claro que, mesmo que haja total veracidade nos mesmos, estamos ainda em 2025, pelo que os planos ali delineados podem mudar. Mas eis o que este canal Youtube nos revelou:
O nome de código da PS6 é Orion. Será em principio criada usando Chiplets Navi 5 usados nos Desktops.
Será, claro, retrocompatível com a PS4 e PS5, sendo que a aposta da Sony é em cortar nos consumos (uma obrigatoriedade para que o produto possa ser vendido como consola na Europa). mas igualmente em cortar nos custos, de forma a que o preço final não seja muito alto. A produção poderá começar em 2027 ou inícios de 2028.
A ideia é que o SOC consuma 160 watts, possuindo a consola um CPU de 8 núcleos Zen 6 (ou mais recentes). O GPU terá entre 40 a 48 CU, a correrem a mais de 3 GHZ.
O dado mais interessante é a largura de banda do BUS indicado: 160 bits ou 192 bits em GDDR 7 32 GT/s, o que não se coaduna com as memórias existentes, apontando para algo da cada dos 10 GB de RAM. Ora como isso será impossível, pois a atual consola tem 16 GB, a outra solução são módulos de 3 GB ou 4 GB com uma memória total de 20 GB ou 34 GB. Um dado que o MLID não revelou, mas que podemos desde já adiantar. A largura de banda seria 640 GB/s com 20 GB RAM e 768 GB/s RAM com 24 GB RAM.
A nível de rasterização, dados os ganhos de 65% na performance do RDNA 5 face ao 4, poderemos esperar uma consola 3 x superior à PS5, com ganhos ainda maiores no Ray Tracing.
Há ali uma nota importante, que refere que a AMD tem dado indicações à Sony para o uso de hardware menos proprietário igualando as especificações da Xbox Magnus que está em preparação. Mas dado que esta máquina será um PC, e há rumores de preço de 1200 euros, a Sony poderá não ir por aí.
Este slide é agora sobre a portátil Playstation, que a Sony quer que bata a Xbox Ally X em performance. Terá um consumo de 15 watts com CPU com 4 núcleos Zen 6c, e 12 a 20 CUs RDNA 5.
O Bus de 128 bits na LPDDR 5X-7500 é que apenas nos garante 120 GB/s de largura de banda, o que parece pouco.
Achei esse salto geracional fraquíssimo
Só o salto de RT que é relevante.
Eu acho que esse vazamento está errado… o MLD já tinha errado antes, dizendo que a APU que ele agora diz ser do xbox era do PS6
Acho que ele recebeu essas informações e divulgou como sendo PS6 e Xbox porque é o que dá mais audiência para ele.
Eu nem comento o leak do Magnus, o suposto APU da Xbox, pois aquilo é um bicho tal que a sair assim deverá custar entre os 1200 a 1500 euros ou mesmo mais. Ainda por cima usando Win32, é um PC.
Mas se o objetivo for preço competitivo, o avanço será limitado. Li comentários falando em 400 dólares. Se for isso, não tem milagre.
Temos que aguardar, pois se a aposta for em IA é Ray Tracing, as specs devem ser por aí mesmo. Deve ter carta na manga, principalmente no quesito IA! Ray Tracing deve ser capaz de Patch Tracing e aí o salto visual já é um absurdo!
Tem que ser mais barato. A 700 dólares vai atrasar em muito a migração. Meu medo é virar um crossgen permanente. A depender do tempo de suporte ao ps5, talvez seja até melhor pular apenas para a versão Pro.
Em relação ao portátil, tem tudo para ser mais caro que o próprio PS6.
A PCManias já não estará cá quando sair a PS6. Aliás a única garantia que há é que ela vai estar cá mais uma semana.
Fará muita falta.