Qualquer numero que seja dado é sempre baseado em estimativas de vendas. Mas há alguns dados que nos apontam para valores mais fiáveis!
Vamos tentar chegar a uma conclusão, usando apenas valores conhecidos e relatados.
Situação conhecida e ponto de referencia para partida:
– A AMD informou, até o final de 2024, que havia despachado mais de 100 milhões de chips semi‑custom para consoles desta geração (Gen 9).
Mais recentemente, a Sony anunciou um resultado acumulado de 78 milhões de PS5 vendidos (possivelmente início de 2025). Essa estimativa converte-se em um incremento de ~3 milhões nos primeiros meses de 2025.
Perante isto, qual a estimativa das vendas de Xbox Series X/S.
Podemos fazer aqui uma conta aproximada:
Total AMDGen9 (>100M) – PS5 (~75–78M) – Steam Deck (~4M) ≈ vendas Xbox Series
Se considerarmos 100 milhões exatos de chips AMD e 75 milhões de PS5 + 4 milhões de Steam Deck, o Xbox Series chega a ~21 milhões de unidades até final de 2024.
Este é um valor bastante baixo!
No entanto podemos considerar que o total de chips AMD chegou a cerca de 110 milhões (estimativa possível, com o pico acumulado no fim de 2024), sendo que com o anuncio de 75 M e 78 M de PS5, então a Xbox Series X/S poderia ter chegado a ~31–32 milhões. Note-se que isto é considerando que o valor indicado pela AMD não incluía nada para a Steam Deck, e que os 100 milhões, eram na realidade perto mais de 100 milhões, mas menos de 110 milhões. Nesse sentido os 31 milhões referidos na nossa noticia de à dias não era disparatado. (A Take Two neste documento fala em 107+ milhões de consolas Xbox + PS5, no final de 2024)
Para dados mais recentes, vamos comparar este valor com fontes diversas, temos:
Em junho de 2024, dados da Wikipédia indicavam vendas de 28,3 milhões, e as estimativas do site VGChartz apontam que o Xbox Series X/S tenha vendido aproximadamente 32,46 milhões de unidades até fevereiro de 2025 (mais uma vez um valor que se enquadra nas estimativa), com uma nova correção em junho de 2025 para os 33,27 milhões vendidos, um valor que se manteve desde então
Assim temos que a PlayStation 5 (Sony) vendeu entre 75–78 milhões até final de 2024 (com crescimento no início de 2025), Se aceitarmos que a Xbox vendeu o resto, a um ritmo menor, o que bate certo com os relatórios de vendas e quebras de venda, a quantidade de consolas Xbox Series X|S vendidos até hoje é estimada entre ~32 e 33 milhões de unidades. Um valor que bate certo com o VGChartz.
Mas recorde-se que isto implica ignorar a possibilidade de esse despacho da AMD incluir o Steam Deck, que ao não ser um SOC custom, não tem de ser forçosamente considerado como um chip de consola.
Como ressalva temos de referir que o conhecido leaker de informações da AMD, Kepler, refere que os 100 milhões incluem efetivamente 4 milhões de chips para a Steam Deck, e que nesse sentido a Xbox, na presente data, as consolas XBox ainda não venderam sequer 30 milhões. Mas, para que não nos acusem de não beneficiar a Xbox, vamos tomar esta informação como um mero rumor não confirmado.
Basicamente este artigo era dispensável, mas ele torna-se necessário para explicar a todos os que acharam o numero anteriormente referido como despropositado, que aqui não usamos números à sorte e que eles tem sempre uma base dentro do mais fiável possível, tentando nunca atirar valores para baixo ou apresentar o pior cenário.
Porque se tal fosse o caso, então iriamos apontar para baixo, e para perceberem o porquê, vamos citar o que kepler refere num Thread onde alguém tenta afirmar que a Xbox vendeu 37 milhões:
“They aren’t even at 30M”
“You don’t need 3rd party trackers, you can use AMD’s number and Sony’s number to figure out Xbox sales.”
“Steam Deck is part of SCBU and counted as a console.”
“Van Gogh and all of its variants were developed by SCBU (Semi-Custom Business Unit) and fall under the same reporting as the consoles. Z1/Z2 are repurposed laptop chips (Rembrandt/Phoenix/Strix) and fall under Client segment.”
“Also important to note that AMD’s number is higher than what Sony/Xbox would count as unit sales, since it includes chips sold but still in-flight (i.e being assembled somewhere).
“So Q3 <100 million consoles units with ~66 million PS5 and ~4 million Steam Deck would put Xbox at a maximum of 29 million.”
“Q4 >100 million consoles units with ~75 million PS5 and ~4 million Steam Deck means Xbox sold a minimum of 21 million units.”
“So Xbox sales for this gen range from a minimum of 21 million + Q1/Q2 2025 unit sales to a maximum of 29 million + Q4 2024 + Q1/Q2 2025.”
Podem enterrar os machados já há um vencedor destacado … A swicth 1
Vencedor do que? De um nicho sem nenhum concorrente?
Sim cara é isso mesmo um nicho muito pequeno que ninguém quer saber .. no fundo a malta só quer saber da empresa que vende menos e está falida a x box e os seus fãs .. tá tudo legal cara
Bruno, quer se queira, quer não, a Nintendo é uma coisa diferente.
Lá por a Nintendo ter uma consola (e bem sucedida) não quer dizer que ela esteja no patamar da Xbox ou PlayStation. A Switch é destinada a um mercado menos hardcore e não tem o suporte das restantes. A Switch 2 não representa um corte com a 1, e apesar de poder ter jogos que a 1 não pode, a Switch 2 ainda é uma consola com um CPU com uma capacidade que não se compara aos da PS5 ou Xbox. O que isso implica é que jogos de nova geração que explorem o CPU lhe estão vedados.
E só isto implica que a consola, por muito sucesso que tenha, está em outra liga.
Nesse sentido não se pode esperar que a consola seja vista de igual para igual com as restantes.
Basicamente é realizada para um mercado diferente.
Quando tem uma cota de mercado superior aos dois rivais é difícil chamar nicho .. a nintendo adaptou se bem ..mas não creio que seja uma batalha á parte .volto a dizer essa batalha dos CPUs só os jogares hardcore dão por ela .
Todo o mercado das consolas é nicho.
A Nintendo é de todas a que tem a menor receita, mas a que tem maior lucro (consolas caras, jogos caros, etc). Tem uma receita que é quase 1/3 da Sony, mas um lucro que é quase o dobro.
Mas a quota de mercado não é maior, pelo menos, não atualmente.
117 milhões de PS4 pela última referência mais 80 milhões de PS5 dá 197 milhões de consolas.
A Nintendo anunciou 153,1 milhões de Switch 1 + 6 milhões de Switch 2, pelo que, atualmente, isso dá 159,1 milhões.
E o mercado hardcore é o que distingue as consolas.
A nintendo é a única exclusiva do setor gaming e entretenimento a Xbox e a Sony teem toda uma estrutura diferente por trás .. a cota de mercado está lentamente a inverter nesta fase vem sucedida da nintendo .. na guerra direta na actual geração pensei que a nintendo estivesse a frente não estava a meter a PS4 ao barulho mas tem razão mas seja como for não creio que um empresas de bilhões sejam nicho ..
O mercado das consolas é limitado, e provavelmente está a diminuir. Nintendo e Sony/Microsoft partilham parte desse mercado exatamente porque tem alvos diferentes, sendo que parte do mercado, gosta de ambas as ofertas.
A diminuir em relação ao pico do COVID ? Não sei … Pouco me informo sobre isso mas em questão de finanças os lucros são cada vez maiores …. Agora ser um nicho ? Ou temos várias definições para a mesma palavra ou não estamos de acordo .. há jogos que custam mais que vários filmes de Hollywood.. a mim parece em franca expansão …..como um mercado que move bilhões de euros é um nicho .
Quem tá falida? Nicho é nicho. Consoles são nicho e a Nintendo achou um nicho dentro dos consoles, onde não tem concorrência.
Tens razão , nicho é nicho .
Uma expressão que a gente usa bastante no Brasil. Mas o principal que foi a explicação, você não respondeu.
O engraçado é que a galera do Xbox já está contando vitória com o rumor do Xbox Magnus. O rumor diz que vai ser superior ao ps6, porém bem mais caro. O que acham?
quanto menos você ler o que fanboy do xbox está delirando, melhor
é basicamente a única coisa que eles fazem, poluir a internet com os delírios lunáticos deles e esperar que isso respingue em vc.
Então mas se a galera e os fãs não falarem .. depois vocês ficam sem assunto para escrever aqui nos comentários..já que a maior parte deles comeca sempre no que a “galera” está comentando ….. Parece as tardes da Júlia .. os outros dizem .. os outros
as vezes a gente pode comentar as noticias oficias por exemplo, do tipo o Jason Macdonalds dizendo que a Sony fez over de última hora no PS5?
O phill spencer dizendo que “console de 1000 dólares não ajuda a industria” depois aumentando o preço do SX para ficar mais caro que o PS5 PRO.
Essa semana o Aaron greburguer por exemplo correu no twitter falar que o Grounded 2 tinha vendido 3 milhões de cópias, depois teve que correr dizer que tinha se enganado e eram “3 milhões de jogadores únicos”
Na verdade dá para comentar só os engravatados da MS se comportando igual fanboy babão de twitter, não precisa ler os fanboys babões de twitter do xbox.
Resumidamente. Entre contas partilhadas, jogadores do Gamepass e vendas, há 3 milhões de jogadores.
Mas a prova que as vendas contam e são o que interessa (por muito que lhes interesse ocultar isso) é que a primeira reação foi falar em vendas.
Usas tanta vez o termo fanboys que eu acho que tu também és mais um apenas um da equipa rival.. se nao fosse assim não davas tanta importância…
Aí é que está, Xbox sempre é superior em poder (desde a gen do X1) em relação ao PS, mas sempre termina atrás, qual seria a novidade por parte deles?
Sem saber specs oficiais é complicado.
Mas segundo o Moore’s law is dead, a diferença deve ser semelhante à da atual geração, com as melhorias da PS6 a complementar a diferença.
Seja como for, estamos a falar de algo que já existe, um PC. E que não vai nada que o PC não tenha.
Daí que estão a cantar vitória com que? Uma caixa de PC com o logotipo Xbox?
Se for mais caro, melhor nem lançar. Xbox para ser competitivo precisa de preço baixo.
A questão vai ser se é um PC competitivo. Aí sim, pode ter interesse. Mas os PCs evoluem constantemente, e ter um PC bloqueado não interessa. Se tem upgrades, já é mais caro.
Basicamente não é uma consola! Pode ter interesse, não nego, mas não é uma consola. Ao ficar obsoleto no mercado PC, a Microsoft vai fazer novo hardware a cada dois anos? E compatibilidade? Como se mantém o socket, as dimensões, etc, etc?
Ainda acho que vão lançar um último console de verdade.