Se o Gamepass já é um problema para aguentar a indústria, mais barato será o quê?
A Microsoft está a preparar uma nova modalidade de acesso ao Xbox Cloud: O objectivo é não obrigar a ter uma subscrição Ultimate.
Actualmente a Xcloud está apenas disponível apenas através do Game Pass Ultimate, que custa 17.99 euros por mês. Mas a empresa quer alcançar outros mercados especialmente para quem joga em mobile.
No podcast oficial da Xbox, Jason Ronald, VP de Next Generation na Microsoft, explicou que muitos utilizadores já usam a cloud como principal forma de jogar. Mas agora eles exploram a oportunidade de tornar o serviço muito mais acessível e de abrir o Xbox Cloud Gaming a mais jogadores.
Vejamos, qual a ideia de um serviço de assinatura? Um serviço de aluguer onde por baixo custo, se obtem centenas de jogos. O custo não é alto, mas com milhões de assinantes, o mesmo torna-se rentável.
Mas isto é uma teoria. O Netflix tinha em tempos 200 milhões de assinantes e foi-se obrigado a subir as mensalidades e a cortar as partilhas para chegar aos 300 milhões, pois não estava a ser rentável.
Da mesma forma, o Netflix chegou a ter lançamentos de filmes de cinema, estreados ao mesmo tempo que no cinema, e isso foi cancelado pois não era rentável.
Ora o Gamepass aposta exatamente no sentido contrário do Netflix. Não tendo sido um sucesso de adesões, tendo-se ficarmos pelos 30 milhões de assinantes, seria de se esperar o cancelamento das contas partilhadas, mas não, elas continuam e até são anunciadas como algo a manter. Seria também de se esperar que os lançamentos dia um acabassem, mas eles continuam, e apesar de um aumento de custos do serviço, a Microsoft vem agora propor uma versão… Ainda mais barata.
E isto quando o custo de um bom jogo iguala ou passa o de um bom filme.
A ideia geral continua cá, alcançar largos milhões de assinantes de forma a tornar a coisa rentável.mmas convenhamos, quem é que vai jogar jogos consola, cujas partidas demoram imenso tempo, num smartphone? Ter uma mensalidade para isso? Para mim não faz sentido, mas poderei ser eu quem está a ver mal as coisas.
Agora uma coisa me parece certa. Se o Gamepass já causou canibalização das vendas, porque oferece jogos a menor custo, sinceramente vejo este novo tier Xcloud a a causar canibalização ao Gamepass ultimate, e até aos restantes Tiers.
Claro que está ideia tem um grande senão. Se atualmente a infra estrutura Xcloud é um problema, ao ter por vezes grandes filas de espera para uma slot, como se pode esperar crescer exponencialmente por aqui? Mas mesmo que se cresça temos de ter em conta que se o serviço funcionar, então os assinantes dos restantes tiers não tem porque não mudar.
Resumidamente, mesmo que o mercado cresça, se o atual entender que pode poupar ainda mais com este serviço, as receitas da Microsoft podem até cair, pois os mais interessados no serviço serão os interessados na consola e em muitos jogos por pouco dinheiro. Mas o que importa isso para a Microsoft?
Convenhamos. Quem se interessa por jogos, tem um PC ou uma consola. E esses, se optarem pelo Xcloud naturalmente vão mudar do ultimate para um eventual muito vier mais barato.
Já o obter jogos clientes. Quem serão? Sony e Nintendo dificilmente permitirão o serviço mas suas consolas, pelo que o crescimento do ,errado terá de vir dos aparelhos moveis.
Se considerarmos (dados oficiais) que os tablets são entre 2 a 4% do mercado global de aparelhos móveis, o crescimento que eles podem dar a este serviço é negligenciável. Restam os smartphones, onde sinceramente, apesar de ver aqui potenciais interessados, questiono se estes serão em número suficiente para compensar o corte das receitas da mudança potencial de milhões de assinantes para um tier de menor custo (mais uma vez aceitando o serviço como preparado para o crescimento do mercado).
Mas enfim, a Microsoft terá estudado isto. Pelo menos tanto como estudou outras situações que levaram à destruição da marca Xbox.
Fiquem com o vídeo onde se falam deste tier.
Mais um, dentre os muitos delírios da Microsoft! Chega a ser patético!
Eu não sou assinante de nenhum serviço .. nem Netflix nem disneys nem Spotify nada vivo offgrid nessa matéria .. para mim tal como o Spotify matou a música os serviços vão matar os produtores .. mas sou dos únicos que conheço que é assim . Mas é o futuro as pessoas querem tudo sem trabalho e na palma da mão . Vários serviços dão prejuízo muitos anos e os accionistas e investidores insistem e quer queira quer não são implementados . O Spotify deu prejuízo mais de uma década e nem isso impede mais investimento.. sim os jogos são um mercado mais pequeno mas em crescimento. Certamente os investidores sabem o que fazem , ninguém investe para perder . O físico só representa mais plástico mais poluição mais fábricas tambem mais algum emprego mas isso não é relevante para quem investe .. as coleções de jogos valem o que valem .. para mim valem 0 .. a música tem uma cultura associada um estilo de vida o cinema é uma arte . Um jogo é apenas um jogo traz boas memórias pouco mais que isso .. se o joga no Cartuxo original ou através do comando da TV é irrelevante.. daqui a uns anos ninguém quer saber do Pac-Man ou do Mário 3 .. joga se 5 minutos para ver como era e pronto é isso .. isto parece que dói a certas pessoas com mais amor a esta forma de entretimento
Minto . Pago 20 euros anuais para jogar online na nintendo . esqueci me desse pormenor…
Microsoft expands Xbox Cloud Gaming to Game Pass Core and Standard subscribers | The Verge
Eles precisam desesperadamente fazer o Gamepass crescer. Baseado nos arquivos do julgamento da Activision, a Microsoft projetava cerca de 65 milhões de assinantes em 2025. Sendo bem otimista, deve ter uns 35. Resumindo, passou da hora de ir para o tudo ou nada. Como dizem aqui no Brasil, o que é um peido para quem já está cagado.
Impingiram o Gamepass e isso matou as vendas de jogos. Agora metem o Xcloud em tudo para matar as consolas.
Depois queres, vender consolas ou PCs Xbox e as pessoas perguntam: Para quê se qualquer máquina de merda corre os jogos em streaming?
Conheces a piada que diz (já é antiga, conheço-a desde os tempos em que eu ainda andava nos Ataris e Amigas):
Um gajo ia na Rua e vê uma placa:
Miolos Microsoft – 10000 euros o kg.
Miolos Apple – 30 cêntimos o kg.
O tipo admirado pergunta:
– Porque raio os miolos da Microsoft são tão caros?
A resposta:
-Você tem nocão de quantos tipos da Microsoft precisamos para arranjar 1 kg de miolos?
Pois é: Ela cada vez me parece fazer mais sentido.
A estratégia pelo visto é utilizar a playstation e o switch 2 para sustentar os estúdios enquanto descobrem o que fazer com o resto.
eu fico é cansado da MS, parece uma criança chata que não desiste da ideia de jerico dela, do tipo bem infantil e mimada mesmo.
Quando eu imagino esse comportamento eu só consigo pensar no Phill Spencer lá emburrado porque a “sony que me forçou Bundle” venceu e ele, que fantasiava em comprar a Nintendo, perdeu.
hipótese rápida sobre porque a MS liberou Xcloud para todo mundo:
é porque o “próximo xbox” não vai ter retro
Bom, obviamente a MS queria imitar a Sony com portátil e console de mesa (se os rumores se confirmarem no final), tanto é que tinham o portátil xbox que seria realmente um xbox rodando jogos do xbox e acabou sendo cancelado
Se a MS cancelou o xbox portátil para lançar o Rog Ally com adesivo “xbox” porque eles não cancelaram o “xbox xbox” para lançar apenas um PC windows também com adesivo xbox?
Para mim todos os rumores de xbox portátil cancelado e no lugar saindo um rog ally com adesivo xbox apontam na direção do “console de mesa” do xbox seguir o mesmo caminho.
Lembrando que a tal APU, segundo os rumores, do Xbox novo é igual a de PC… a MS pode muito bem ter cancelado a versão console e continuado com a versão PC e até os “vazadores” não iriam perceber.
Ano passado veio a público que a Microsoft não tinha renovado o contrato com a AMD pra fabricação de chip console e a turma fanática já tava festejando que então a Microsoft iria fechar com a NVIDIA e aí sim o Xbox iria vencer. Não acho que criar um chip console seja tão simples assim e nem daria tempo de fazer isso agora, com nova geração com previsão pata 2027.
A haver uma consola é preciso duas coisas.
Que seja barata e com performance – É a única justificação para a existência de uma consola.
Que seja retro compatível.
A primeira escolha exige a AMD. A segunda exige a AMD.
No entanto, a segunda opção pode ser conseguida pelo Xcloud. Não é a mesma coisa, não agrada da mesma forma. Mas pode!
O Barato… Aí é que a porca torce o rabo. Fugir à AMD aqui é complicado.